Surto de Covid obriga a fechar hospital em Serpa

Um surto de Covid-19 obrigou a fechar Hospital de São Paulo, segundo a Comissão de Utentes, que diz ter sido informada que o Hospital de Serpa encerrou, entre outros, o Serviço de Urgência por tempo indeterminado.

A Comissão deseja uma rápida recuperação a todos os afetados, manifestando a mais sincera solidariedade com as pessoas e instituição. Ainda segundo informa a Comissão de Utentes, que considera que um serviço público de saúde, que dá resposta a população, ainda mais na situação de crise sanitária que vivemos, não deve encerrar por tempo indeterminado.

A Comissão de Utentes pede, por fim, que sejam encontradas respostas que permitam que o serviço volte a funcionar. “Neste sentido apelamos às diversas entidades envolvidas que trabalhem na solução, mesmo que provisória, para manter manter o serviço em funcionamento”, lê-se no comunicado.

Técnicas para o sucesso de uma entrevista de emprego no “Desmarca-te”

A Fábrica do Empreendedor, em Elvas, prossegue o ciclo formativo “Desmarca-te”, ao longo deste mês de fevereiro, por via online. Esta segunda-feira, dia 8 de fevereiro, assim como na quinta-feira, dia 11, às 18 horas, decorre uma conferência sobre “Técnicas para o sucesso de uma entrevista de emprego”.

Este ciclo gratuito de workshops tem como objetivo capacitar os participantes, promover o desenvolvimento de competências pessoais e comportamentais que facilitem a inserção em mercado de trabalho, a aquisição de competências que tornem os participantes parte ativa na construção do seu próprio futuro e na definição de um projeto de vida profissional.

Este está estruturado em três eixos: emprego, empreendedorismo e competências transversais, sendo que os interessado podem inscrever-se no link http://www.seagency.org/inscricoes/.

Os workshops realizam-se via Zoom.

Workshop no Centro Juvenil de Montemor

O Centro Juvenil de Montemor-o-Novo vai organizar um workshop de Doodle Art, com o jovem artista Ricardo Santos, mais conhecido por Mr. FoxStory.
A Doodle Art consiste em criar um aglomerado de cartoons e caricaturas, objetos ou formas numa composição final, criando assim um mural de pequenas ou grandes dimensões consoante o desejo do jovem artista.
O workshop vai funcionar de forma mista: as primeiras sessões serão on line e as restantes poderão ser marcadas para serem presenciais, tendo em conta a situação da pandemia.
Os interessados devem fazer a sua inscrição no e-mail juventude@cm-montemornovo.pt .

Alandroal com mais três casos covid e seis recuperados

O concelho de Alandroal regista, este domingo, dia 7, mais três casos de infeção por covid-19 e também mais seis pessoas recuperaram da doença.

Há 58 casos ativos, dos 288 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Alandroal, já morreram três pessoas e recuperaram 227.

Portalegre sem novos casos Covid

A situação epidemiológica, no concelho de Portalegre manteve-se, nas últimas 24 horas, uma vez que não se registaram novos casos de infeção por Covid-19, nem recuperações.

Dos 943 casos confirmados, desde o início da pandemia estão 68 ativos e 828 já foram dados como recuperados. Da doença, em Portalegre já morreram 47 pessoas.

GNR ajuda Município de Redondo a desinfetar instalações

Depois do edifício da Câmara Municipal de Redondo e dos Estaleiros Municipais, seguiu-se uma vasta operação de higienização e desinfeção, no último fim-de-semana, no Centro Escolar de Redondo e respetiva cantina e na entrada da Piscina Municipal Descoberta.
Esta ação de prevenção e de combate à Covid-19, numa estreita colaboração entre uma equipa da Guarda Nacional Republicana (GNR) e a Câmara Municipal, foi levada a cabo no seguimento da confirmação de casos positivos no Centro Escolar e por facto da entrada da Piscina Municipal Descoberta ser local regular de testagem.
“É com um enorme sentido de responsabilidade para com todo o concelho” que a autarquia de Redondo “entende ser imperiosa a desinfeção dos espaços, tornando-os mais seguros para os funcionários e para todos os munícipes que com eles interagem, e atenuando os riscos associados ao agravamento da pandemia”.
A Câmara Municipal de Redondo deixa um agradecimento especial à GNR, por todo o apoio, disponibilidade e cooperação na vanguarda de mais uma ação por um bem comum: a saúde.

Elvas tem mais dois casos e 14 altas; total chega a 1300

O concelho de Elvas regista este domingo, dia 7, mais dois casos de infeção por Covid-19 e também mais 14 pessoas recuperaram da doença.

Há, agora, 171 casos ativos, dos 1300 registados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Elvas já recuperaram 1108 pessoas e morreram 21.

Montemor com mais seis casos Covid e 29 recuperados

O concelho de Montemor-o-Novo regista este domingo, dia 7, mais seis casos de infeção por Covid-19 e 29 pessoas recuperaram da doença.

Há, agora, 174 casos ativos, dos 1019 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, em Montemor-o-Novo já recuperaram 789 pessoas e morreram 56.

 

Viana do Alentejo melhora abastecimento de água

Encontra-se a decorrer a empreitada de implementação de zonas de controlo e monitorização do abastecimento de água, no concelho de Viana do Alentejo, levada a cabo pelo Município vianense. Esta intervenção tem como objetivo “a prestação de um melhor serviço de abastecimento de água aos munícipes do concelho”, de acordo com divulgação da autarquia.
Por um lado, vão ser seccionadas várias zonas de abastecimento de modo a que se consigam isolar eventuais roturas, reduzindo assim as áreas abrangidas e afetadas. Por outro lado, a substituição de equipamentos degradados nas redes de abastecimento e a colocação de medidores de caudal e de pressão em zonas específicas da rede, permitem tornar a rede de abastecimento mais eficiente, tendo como resultado a redução de roturas na rede e sucessivas perdas de água.
Esta empreitada está a ser executada pela empresa Hubel – Indústria da Água, Ambiente e Obras Públicas, SA e faz parte de uma candidatura conjunta com diversos municípios do Alentejo Central. O investimento total é de cerca de cem mil euros, financiado por fundos comunitários na ordem dos 75%.

60 trabalhadores municipais e bombeiros testam negativo em Avis

Durante a manhã do passado sábado, dia 6, foram realizados 60 testes rápidos de antigénio a trabalhadores do Município de Avis, que se encontram em trabalho presencial e a elementos da corporação dos Bombeiros Voluntários Avisenses, tendo todos apresentado resultado negativo.

Caso tenha sintomas que possam estar associados à infeção por Covid-19, o Município de Avis aconselha a “contactar a Linha Saúde 24 através do número 808 24 24 24 e seguir as indicações; a importância de continuar a cumprir as recomendações da Direção-Geral da Saúde: use máscara, higienize as mãos com frequência, respeite a etiqueta respiratória e mantenha o distanciamento físico.

Borba com mais cinco casos Covid e 12 recuperações

O concelho de Borba regista, este domingo, dia 7, mais cinco casos de infeção por Covid-19 e também mais 12 pessoas recuperaram da doença.

Dos 473 casos confirmados, desde o início da pandemia, 116 estão ativos e 349 já foram dados como recuperados.

Da doença, em Borba, já morreram oito pessoas.

Arronches com mais dois casos de Covid-19

O concelho de Arronches regista, este domingo, dia 7, mais dois casos de infeção, por Covid-19, num total de 47 casos ativos.

Desde o início da pandemia, foram registados 158 casos de infeção, dos quais 107 já foram dados como recuperados.

Da doença, já morreram, em Arronches quatro pessoas.

Estrutura de Apoio à Vacinação em Alter do Chão

A primeira fase do Plano de Vacinação contra a Covid-19 está, aos poucos, a arrancar em todo o território nacional. Assim, o Município de Alter do Chão já preparou a Estrutura de Apoio à Vacinação, onde irá decorrer todo o processo, instalada no Polo da Universidade de Évora, em Alter do Chão. Nesta fase, serão vacinadas pessoas com mais de 80 anos e pessoas com mais de 50 anos com patologias.

A estrutura de Alter do Chão foi idealizada e colocada com o objetivo de cumprir as regras de distanciamento social, mas nunca esquecendo a sua privacidade e a importância de uma temperatura ambiente estável. Para além das normais salas de espera e vacinação, possui ainda uma sala de recobro, onde prevenimos o facto de alguém se sentir mal e precisar de repousar ou assistência médica.

A identificação dos munícipes é feita e comunicada aos mesmos pelo Serviço Nacional de Saúde, mas também o seu médico ou enfermeiro de família poderá informá-lo sobre a fase em que será vacinado. Em Alter do Chão como noutros municípios, não é possível pedir a marcação da sua vacina para a Covid-19; por isso, espere até ser contactado.

Alentejo tem mais 13 óbitos e 154 casos Covid

O Alentejo regista, este domingo, dia 7, mais 154 (+0,6%) casos positivos de Covid-19 e mais 13 óbitos devidos a esta doença.

Na região, já foram identificados 26.939 casos de infeção e reportadas 794 mortes, desde o início da pandemia, de acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nos últimos oito dias, no Alentejo, os números diários de novos casos de pessoas infetadas foram os seguintes: 254 casos no domingo 31 de janeiro; 409 casos na segunda-feira 1 de fevereiro; 230 casos na terça 2 de fevereiro; 389 casos na quarta-feira 3 de fevereiro; 343 casos na quinta 4 de fevereiro; 186 casos na sexta-feira 5 de fevereiro; 315 casos no sábado 6 de fevereiro; e 154 casos no domingo 7 de fevereiro.

Na defesa da sua saúde e da saúde dos outros, no cumprimento das normas da DGS, aconselhamos: lave ou desinfete as mãos com frequência, mantenha uma distância mínima de dois metros com outras pessoas e use máscara fora de casa.

Crato tem pronta a Estrutura Concelhia de Vacinação

A Câmara Municipal do Crato preparou e adaptou o salão dos Bombeiros Voluntários do Crato, para ser um espaço dedicado em exclusivo à vacinação contra a Covid-19. O local está pronto e já recebeu vistoria da saúde pública.

“O novo espaço está a postos para se iniciar o processo de vacinação tão aguardado no Crato; no que depender da agilização das forças locais, tudo faremos para que este processo ocorra com serenidade e em segurança; logo que recebamos indicações, as portas estão abertas e com condições, para dar a esta população a confiança de que só conseguiremos atingir a imunidade de grupo e controlar a pandemia através da vacinação,” refere Joaquim Diogo, presidente da Câmara Municipal do Crato.

Este centro de vacinação dispõe de quatro salas individuais de vacinação, uma sala comum de pós vacinação, uma sala de preparação das vacinas, um gabinete médico com um profissional em permanência, uma sala de espera ampla e que garante o distanciamento físico entre as pessoas e por fim, uma zona administrativa na entrada que fará os inquéritos iniciais.

O presidente da Câmara Municipal do Crato, o presidente e o vogal executivo do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA), respetivamente Joaquim Araújo e Raúl Cordeiro, estiveram presentes no ato de vistoria, que ocorreu no passado dia 4.

Montemor já tem microchips para animais de companhia

A Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, com a publicação do despacho 10286/2020 e fazendo um cálculo para o ano 2021 de esterilizações no Canil Municipal – Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia (CROAC), formalizou o pedido de 1125 Microchips e os respetivos créditos no Sistema de Informação de Animais de Companhia (SIAC).
O Município já foi informado, através da Divisão de Identificação Registo e Movimentação Animal da Direção de Serviços de Proteção Animal (DSPA), que os microchips já se encontram disponíveis nos Serviços Regionais de Alimentação e Veterinária.
Esta iniciativa, sem custos para a autarquia, equivale a um apoio de cerca de oito mil euros, que vai dar um contributo importante na Campanha de Identificação de Cães e Gatos.
No Canil Municipal de Montemor-o-Novo, situado na Zona Industrial da ADUA, pode encontrar o próximo melhor amigo da sua família. A cada momento, devido à pandemia, as condições de acesso ao canil são adequadas às normas da Direção-Geral da Saúde em vigor. Para mais informações, contacte: 934 527 291 (telemóvel CROAC) ou do 266 898 100 (geral da Câmara Municipal).

Vila Viçosa com mais oito casos Covid e 20 altas

O concelho de Vila Viçosa regista, este domingo, dia 7, mais oito casos de infeção por Covid-19, e também mais 20 pessoas recuperaram da doença.

Há, agora, em Vila Viçosa, 74 casos ativos, dos 432 confirmados, desde o início da pandemia.

Em Vila Viçosa, 350 pessoas já recuperaram da doença, e oito morreram.

Campo Maior hoje com um óbito, três casos e 25 altas

O concelho de Campo Maior regista, hoje, domingo, dia 7, mais uma vítima mortal, num total de nove pessoas que já morreram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Nas últimas 24 horas, há registo de mais três casos de infeção e 25 recuperações. Há agora 92 casos ativos, em Campo maior, dos 624 confirmados, desde o início da pandemia.

Da doença, já recuperaram 523 pessoas.

ACOS promove Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra

A ACOS, Associação de Agricultores do Sul, em colaboração com a Casa do Azeite, vai realizar o 10º Concurso Internacional de Azeites Virgem Extra – Prémio CA Ovibeja.

Mantém-se a abrangência internacional do concurso e dos membros do Júri, assim como a presidência de José Gouveia, especialista em azeites a nível mundial.

O presidente da ACOS, Rui Garrido, refere que “já receberam vários azeites para o concurso, que este ano vai ter menos provadores e vai decorrer nas instalações da ACOS. Temos o nosso laboratório de azeite e sala muito amplas o que nos vais permitir, com a presença de 10 ou 12 provadores, realizar a iniciativa”.

Podem ser apresentados a concurso azeites virgens extra provenientes de produtores individuais, de associações de produtores, de cooperativas e de empresas de embalamento devidamente registadas.

Mais informações e consulta do regulamento da edição de 2021 do concurso, na página oficial em: www.azeite-ovibeja.pt.

Campo Maior já tem estrutura para vacinação contra a Covid-19 (c/vídeo)

Uma estrutura para vacinação já foi instalada no Centro Comunitário de Campo Maior, a pedido da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA). Esta estrutura destina-se à nova fase, incluída no Plano Nacional de vacinação contra a Covid-19, e é dirigida a pessoas com idade igual ou superior a 80 anos, ou maiores de 50, mas com problemas graves de saúde, do concelho de Campo Maior.

João Muacho, presidente da Câmara de Campo Maior, explica que “esta fase de vacinação se traduz em esperança para a população a quem se destina, e em particular aos campomaiorenses”. Este espaço conta com “seis boxes, que podem ser ampliadas até um máximo de oito, e contempla uma zona para pré vacinação e pós vacinação, porque as pessoas têm que estar 30 minutos a aguardar para o caso de terem uma reação adversa”.

Esta estrutura “tem todas as condições para que a ULSNA e os seus enfermeiros possam desenvolver a administração das vacinas e, contará com a colaboração de uma equipa do município para a higienização do espaço”, diz João Muacho.

O Município campomaiorense que instalou uma estrutura no Centro Comunitário da vila para vacinação. As pessoas a quem se destina esta fase vacinação serão previamente contactadas.

Elvense Fernando precisa de um dador de medula óssea compatível

Está a ser feito um apelo, através das redes sociais, para que a população possa doar medula óssea, que se destina a um elvense que, foi recentemente diagnosticado com Leucemia Mieloide Aguda.

O Fernando tem 42 anos e foi, recentemente, diagnosticado com esta doença, depois de ter passado por um Leiomiossarcoma e metástase.

Neste momento, o Fernando precisa de um dador de medula óssea compatível.

Para doar medula óssea, basta que se dirija ao Centro Hospitalar da sua área de residência e ao doar sangue, inscrever-se como dador de medula óssea, não custa nada e pode salvar uma vida!

São Vicente e Ventosa não tem casos ativos de Covid

A freguesia de São Vicente e Ventosa, no concelho de Elvas, depois de registar alguns casos de infeção por Covid-19, não tem, agora, qualquer caso ativo.

A Junta de Freguesia, numa medida de prevenção, e após adquirir cerca de 50 testes rápidos, acabou por promover a testagem de todos os funcionários da junta, da escola e do lar, segundo revela o presidente, João Charruadas. “Adquirimos 50 testes rápidos, antigénicos, numa medida que foi para prevenir. Com esses testes ainda conseguimos identificar um caso positivo, que podia ser um perigo para estas três instituições”, adianta.

Com o lar, garante Charruadas, a Junta de Freguesia “foi sempre mantendo o contacto, dia a dia”, colaborando “a cem por cento”.

Agora, e depois de alguns focos de infeção identificados na freguesia, já todos aqueles que surgiram infetados recuperaram da doença. “Conseguimos resolver a situação e temos zero casos ativos na freguesia”, garante.

O presidente da Junta de Freguesia de São Vicente e Ventosa revela ainda que foram gastos cerca de 900 euros nestes testes para despistagem à Covid-19. Desde o início da pandemia, a Junta de Freguesia comprou também cerca de 70 viseiras para as crianças, adquiriu mais de quatro mil máscaras de proteção e álcool gel, procedeu à desinfeção de vários espaços e levou as compras, feitas nos estabelecimentos de São Vicente, assim como os medicamentos, a casa daqueles que cumpriam o período de isolamento.

Ponte de Sor com mais três casos Covid e 18 recuperações

O concelho de Ponte de Sor registou, nas últimas 24 horas, mais três casos de infeção por Covid-19, e também mais 18 pessoas recuperaram da doença.

Há agora 115 casos ativos, dos 760 confirmados, desde o início da pandemia.

Em Ponte de Sor, já recuperaram 620 pessoas e morreram 25.

Avis com mais uma recuperação da Covid-19

O concelho de Avis regista mais uma recuperação da covid-19, num total de 121 pessoas que já recuperaram da doença.

Nas últimas 24 horas, não se verificaram novos casos de infeção, pelo que há agora cinco casos ativos, dos 130 confirmados, desde o início da pandemia. Em Avis, três pessoas faleceram devido ao novo coronavírus.

Crato regista sétima vítima mortal por Covid

O concelho do Crato registou, nas últimas 24 horas, mais uma vítima mortal por covid-19, num total de sete pessoas que faleceram devido à doença.

Nas últimas 24 horas, também mais duas pessoas recuperaram da doença, num total de 279 recuperações. Há agora cinco casos ativos, dos 291, confirmados, desde o início da pandemia.

Nisa com mais um caso de Covid-19

O concelho de Nisa registou, nas últimas 24 hora, mais um caso de infeção por Covid-19.

Dos 315 casos confirmados, em Nisa, desde o início da pandemia, 53 estão ativos, 244 já foram dados como recuperados e 18 faleceram devido à infeção pelo novo coronavírus.

Câmara de Elvas continua a apoiar alunos carenciados com entrega de refeições

A Câmara Municipal de Elvas, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho, tem vindo a servir 90 refeições diárias, a alunos carenciados do concelho, ou seja, beneficiários de Ação Social, ou seja, de escalão A ou B.

Desde o dia em que as aulas foram suspensas, que o município faz esta entrega de refeições. Maria João Farelo, chefe da Divisão socioeducativa do município, explica que “este número de refeições diárias tem vindo a aumentar, uma vez que a cada dia que passa, mais encarregados de educação fazem este pedido ao município”.

As refeições abrangem 17 alunos do Agrupamento de Escolas nº 1, com sede na Boa-Fé; 31 alunos do Agrupamento de Escolas nº 2, com sede em Santa Luzia; e 42 alunos do Agrupamento de Escolas nº 3, que engloba a escola secundária e as escolas básicas das localidades rurais.

Até à data as escolas de acolhimento no concelho de Elvas eram as Escolas de Santa Luzia e a Secundária D. Sancho II. Mas, como adianta Maria João Farelo, a partir de amanhã “também a escola da Boa-Fé, terá esta função e onde serão servidas mais refeições, uma vez que a zona onde se encontra que tem algumas especificidades a nível de carência económica, e surgirão com certeza mais pedidos, aos quais a Câmara responderá de forma positiva”.

Apesar de, a partir de amanhã, as aulas serem lecionadas à distância, “o município vai continuar a assegurar estas refeições, em regime de take-away, que podem ser solicitadas a qualquer momento, junto dos diretores de turma ou diretores de agrupamento, que farão chegar essa necessidade ao município”. Também “os alunos, filhos de trabalhadores essenciais terão direito à refeição, na escola de acolhimento que frequentam”.

As refeições são levantadas nas três escolas de acolhimento, já nas freguesias rurais, as refeições são levantadas nos refeitórios escolares de cada freguesia, diariamente.

Município de Elvas que entrega, diariamente, 90 refeições completas, a alunos mais carenciados do concelho, ou seja beneficiários de Ação Social, escalão A ou B.

Monforte com mais um caso Covid

O concelho de Monforte registou, nas últimas 24 horas, mais um caso de infeção por covid-19, num total de 26 ativos.

Dos 197 casos confirmados, desde o início da pandemia, 165 já recuperaram da doença e há a lamentar seis vítimas mortais.

Incêndio deflagrou em armazém na Zona Industrial de Montemor

foto arquivo

Um incêndio urbano deflagrou na manhã de ontem, sábado, dia 6, na Zona Industrial da Adua, em Montemor-o-Novo.

Segundo o CDOS de Évora, ardeu um armazém de peças automóvel, bem como a loja e o refeitório. Deste incêndio não há vítimas a registar, apenas danos materiais.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para o ocorrência foi dado às 9.05 horas de sábado, e no local estiveram os Bombeiros Voluntários de Montemor-o-Novo, a GNR e o Serviço Municipal de Proteção Civil, num total de oito operacionais, apoiados por três viaturas.