Viana do Alentejo melhora abastecimento de água

Encontra-se a decorrer a empreitada de implementação de zonas de controlo e monitorização do abastecimento de água, no concelho de Viana do Alentejo, levada a cabo pelo Município vianense. Esta intervenção tem como objetivo “a prestação de um melhor serviço de abastecimento de água aos munícipes do concelho”, de acordo com divulgação da autarquia.
Por um lado, vão ser seccionadas várias zonas de abastecimento de modo a que se consigam isolar eventuais roturas, reduzindo assim as áreas abrangidas e afetadas. Por outro lado, a substituição de equipamentos degradados nas redes de abastecimento e a colocação de medidores de caudal e de pressão em zonas específicas da rede, permitem tornar a rede de abastecimento mais eficiente, tendo como resultado a redução de roturas na rede e sucessivas perdas de água.
Esta empreitada está a ser executada pela empresa Hubel – Indústria da Água, Ambiente e Obras Públicas, SA e faz parte de uma candidatura conjunta com diversos municípios do Alentejo Central. O investimento total é de cerca de cem mil euros, financiado por fundos comunitários na ordem dos 75%.