A Associação ARTMOZ e a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo reuniram-se esta segunda-feira, em Évora, para dar continuidade aos preparativos da terceira edição da Bienal Internacional do Alentejo (BIALE_27). No encontro, o vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, Henrique Sim-Sim, e o presidente da ARTMOZ e diretor artístico da BIALE, Carlos Godinho, analisaram o reforço da parceria institucional que liga as duas entidades desde a realização da primeira edição do evento, em 2023.
A próxima edição da Bienal terá como tema central a EcoCultura, estruturada nos eixos da arte, ambiente e ruralidade. A organização prevê a realização de residências artísticas em Beja, Estremoz, Évora e Ponte de Sor, além de conferências, workshops e iniciativas de envolvimento com escolas e comunidades. Depois de reunir mais de duas centenas de artistas de vários países nas edições de 2023 e 2025 e atrair cerca de 4.600 visitantes a Estremoz, a ARTMOZ pretende expandir a presença territorial da BIALE_27, consolidando-a como um dos principais acontecimentos culturais do Alentejo em 2027.
O Comando Territorial de Portalegre, através do Posto Territorial de Nisa da Guarda Nacional Republicana, no dia 29 de maio, deteve um homem de 54 anos por tráfico de estupefacientes no concelho de Nisa. A detenção ocorreu no âmbito de uma operação de fiscalização rodoviária.
Durante a ação, os militares da Guarda abordaram um veículo do qual emanava um forte odor a produto estupefaciente, tendo sido confirmada a posse de droga. Da operação resultou a apreensão de 6,40 doses de liamba, 9,18 doses de haxixe, um telemóvel e 8 975 euros em numerário. O detido foi presente a tribunal e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Nisa.
A Câmara Municipal de Borba tem uma reunião do seu executivo esta quarta-feira, dia 3 de junho, pelas 10 horas, no Celeiro da Cultura.
A reunião apresenta a seguinte ordem de trabalhos:
Ponto 1. Período Antes da Ordem do Dia:
Período de Intervenção do Público
Ponto 1.1 Assuntos Gerais de Interesse para a Autarquia e Atividades da Câmara.
Ponto 1.2 Expediente.
Ponto 1.3 Relatório Preliminar – Concurso Público nº 20EMP/2026 para Empreitada de Reabilitação de Habitação Social do Chalé 16 Fogos. (Para conhecimento).
Ponto 2. Ordem do Dia
Ponto 2.1 Aprovação da ATA Nº 5/2026.
Ponto 2.2 Programa Juventude em Movimento 2026.
Ponto 2.3 Protocolo entre o Município de Borba e a Associação de Dadores Benévolos de Sangue da Orada.
Ponto 2.4 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e o Grupo Recreativo e Cultural das Festas de S. Tiago de Rio de Moinhos (Festas em Honra de S. Tiago).
Ponto 2.5 Protocolo de Parceria entre o Município de Borba e a AJO Associação Jovem de Orada (Festas de Nossa Senhora da Orada 2026).
Ponto 2.6 IN VINO BORBA Normas de Participação.
Ponto 2.7 Celebração de Venda do Lote n.º 10-F da Zona Industrial do Alto dos Bacelos.
Ponto 2.8 Celebração de contrato de arrendamento para fins não habitacionais entre o Município de Borba e JOAQUIM FERREIRA, LDA.
Ponto 2.9 Alteração às Normas de Utilização Internas de Cadeiras de Quatro Rodas Elétricas de Mobilidade Reduzida.
Ponto 2.10 Alteração ao artigo 11.º do Regulamento de Taxas Urbanísticas e Administrativas do Município de Borba.
Ponto 2.11 Designação de dois elementos a integrar no Conselho de Gestão criado no âmbito do Protocolo de Cooperação com vista à criação do Centro de Interpretação do Período da Guerra da Restauração.
Ponto 2.12 Proposta de abertura de Procedimento de Contratação Pública para aquisição de uma viatura pesada de mercadorias.
Ponto 2.13 Proposta de adjudicação da empreitada “Requalificação dos espaços exteriores da Ermida de Nossa Senhora da Vitória Barro Branco – Borba”.
O Grupo MOTORPOR reforçou a sua presença no Alentejo com a expansão da sua atividade ao concelho de Elvas a partir de 1 de junho de 2026, através da aquisição do negócio da Bouticauto, que operava localmente sob a marca Boutigest, consolidando a sua cobertura no distrito de Portalegre.
A integração será feita com continuidade operacional, mantendo equipas e instalações, assegurando a manutenção do serviço de após-venda e da comercialização de viaturas. Com esta operação, o grupo passa a integrar a estrutura da MOTORPOR, que ultrapassa os 400 colaboradores distribuídos por 13 cidades, reforçando a sua estratégia de proximidade e expansão no setor automóvel em Portugal.
O auditório do Museu da Tapeçaria de Portalegre – Guy Fino foi transformado num espaço de reflexão e partilha acerca de temas tão importantes como a habitação, a transição energética justa e a coesão social e territorial. A Plataforma Supraconcelhia do Alto Alentejo organizou o seminário “Casas e Sítios – Desafios e Estratégias Integrativas”, onde a Secretária de Estado da Habitação, Patrícia Gonçalves Costa, destacou que “a resposta ao problema da crise habitacional, tem de ser edificada através do conhecimento de quem está no terreno”.
“A casa é o princípio e a problemática da habitação é muito mais do que a oferta e a procura. A política pública tem de ser desenhada com o contributo de todos os agentes locais. Temos de tentar resolver este problema de forma estruturada e nas suas várias dimensões, porque a crise habitacional exibe-se de forma diferente em todos os territórios. (…) A resposta tem de ser dada no setor público, no setor privado, no setor corporativo, e não se resolve só com financiamento, mas agindo em todos os elementos da cadeia: desde os custos dos terrenos, até ao produto final”, elaborou.
Ao longo do dia, foram várias as intervenções de representantes de instituições da sociedade civil, entidades governamentais e autarquias. Joaquim Diogo, Presidente do Conselho Intermunicipal da CIMAA, sublinhou a importância de “abordar com coragem”, temas que têm “resoluções complexas”, como a habitação e a pobreza energética, e deixou alguns desafios para o futuro.
“Temos um Instituto Politécnico pujante, que forma profissionais de excelência, mas depois, infelizmente, não têm possibilidade de se fixar no nosso território. É importante que todos nós, autarcas, consigamos em conjunto, numa lógica de coesão territorial, criar políticas diferenciadores para inverter esta tendência. Considero ainda que temos de oferecer ainda mais soluções no âmbito da habitação, por exemplo, através do investimento em habitações colaborativas. Desta forma, conseguimos ter casas disponíveis para a população, ao mesmo tempo reabilitamos imóveis – que muitas vezes estão devolutos – no centro histórico dos concelhos.
A Câmara Municipal de Elvas vai realizar a cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada de ampliação do Lar de Santa Eulália, “uma obra de grande importância para a freguesia e para o reforço da resposta social dirigida à população”.
A cerimónia terá lugar esta quarta-feira, dia 3 de junho, pelas 19h00, nas instalações do Lar de Santa Eulália.
Este, segundo o município, “é um momento marcante para Santa Eulália, que representa um investimento no bem-estar, na dignidade e na qualidade de vida da nossa população sénior, reforçando o compromisso com o desenvolvimento social e com o futuro da freguesia”.
Chegaram ao fim as gravações do segundo telefilme da série “Contado por Mulheres”, da RTP, que ao longo das duas últimas semanas decorreram no concelho de Elvas, com o apoio da Câmara Municipal e do Elvas Film Office.
Depois de “O Apagão”, gravado no Centro Histórico de Elvas, foi a vez da cidade e da freguesia da Terrugem receberem a equipa de filmagens do episódio “O Turismo das Vacas Felizes”.
No elenco deste último há nomes bem conhecidos da ficção nacional, como Dalila Carmo e Maya Booth, entre outros.
Com produção da Ukbar Filmes, “O Turismo das Vacas Felizes” e “O Apagão” contaram com a colaboração de muitos elvenses, tanto na figuração como na disponibilização de locais para as filmagens.
Estes dois telefilmes irão estrear em 2027 na RTP e estao integrados na segunda temporada da série “Contado por Mulheres”.
Foram reportadas à Rádio ELVAS, esta segunda-feira, 1 de junho, queixas relativas às condições térmicas na ala de Ortopedia do Hospital de Santa Luzia, em Elvas, onde, segundo relatos de utentes, se faz sentir um “calor insuportável”.
De acordo com as informações recebidas, tanto doentes como profissionais de saúde têm manifestado desagrado face às elevadas temperaturas registadas no espaço, levantando preocupações quanto ao conforto e bem-estar de quem ali permanece diariamente.
Questionada sobre a situação, a Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo (ULSAALE) informou que a resolução do problema está já em curso. O porta-voz da ULSAALE, Ilídio Pinto Cardoso, adiantou que “hoje mesmo vai estar uma equipa de AVAC no Hospital de Santa Luzia para solucionar a questão”.
A intervenção deverá permitir corrigir a situação reportada no serviço, numa altura em que as altas temperaturas já se sentem na região.
O Banco Alimentar Contra a Fome recolheu 6.284 quilos de alimentos durante a campanha realizada no passado fim de semana, dias 30 e 31 de maio, nas superfícies comerciais de Elvas e Campo Maior. Deste total, mais de 4.500 quilos foram angariados em Elvas e cerca de 1.600 quilos em Campo Maior.
Os dados são avançados por Graça Mocinha, responsável pela delegação de Elvas do Banco Alimentar, que destaca um aumento da quantidade de alimentos recolhidos em comparação com a campanha realizada em maio de 2025.
“Em termos de quilos até houve um aumento”, refere Graça Mocinha, explicando, no entanto, que o tipo de doações tem vindo a alterar-se. Segundo a responsável, os bens alimentares mais económicos, como as massas, são os mais oferecidos pelos consumidores. “Apesar de termos mais quantidade, notamos que aqueles bens alimentares que aumentaram muito os preços, como os cereais, diminuíram muito face aos anos anteriores”, explica.
Além dos cereais, a campanha revelou também uma redução nas doações de outros produtos essenciais, como leite, azeite, óleo e salsichas. “Notámos uma diminuição das dádivas de salsichas, um decréscimo das dádivas de leite e, em relação ao azeite, nem se fala, porque é um dos produtos alimentares mais dispendiosos”, afirma.
Graça Mocinha alerta ainda para as dificuldades sentidas pelo polo de Elvas em responder às necessidades das famílias apoiadas. Quando os alimentos recolhidos não são suficientes, a delegação tem de recorrer a Portalegre, que, por sua vez, necessita frequentemente de solicitar apoio à estrutura de Lisboa. “Aquilo que nós recolhemos não chega para as famílias que ajudamos aqui no concelho”, sublinhou.
A responsável aproveitou também para agradecer a todos os que contribuíram para o sucesso da campanha, quer através da doação de alimentos, quer através do voluntariado. “Gostava de agradecer aos voluntários que deram do seu tempo durante o fim de semana. Para que os bens alimentares cheguem a casa de quem necessita, precisamos de pessoas que também deem o seu tempo”, destacou.
Graça Mocinha chamou ainda a atenção para a diminuição do número de voluntários disponíveis para colaborar com a iniciativa, uma tendência que se tem agravado nos últimos anos. “Temos tido alguma dificuldade de ano para ano, porque as pessoas que se voluntariam para estas causas têm vindo a decrescer”, lamentou.
A campanha de recolha de alimentos prossegue até ao próximo domingo, dia 7 de junho, através da campanha Vale, disponível nos supermercados aderentes, e da plataforma digital “Alimente Esta Ideia”.
Contou com cerca de meia centena de jovens basquetebolistas, em representação de quatro clubes do Alentejo, o convívio de mini basket que o Clube Elvense de Natação (CEN) promoveu no Pavilhão Desportivo Municipal na manhã de ontem domingo, 31 de maio.
Além do emblema anfitrião, participaram as equipas da AJES de Estremoz, Salesianos de Évora e Beja Basquetebol Clube.
O convívio deste último dia de maio em Elvas encerrou um conjunto de iniciativas similares que decorreram ao longo da época desportiva em clubes filiados na Associação de Basquetebol do Alentejo.
A vila de Monforte recebeu, na manhã deste domingo, 31 de maio, a Caminhada Sénior integrada na 24ª edição dos Jogos do Alto Alentejo. O Município de Elvas associou-se ativamente à iniciativa, fazendo-se representar por uma comitiva de 40 alunos da Universidade Sénior de Elvas.
O evento reforça o compromisso da região com a promoção do desporto, do envelhecimento ativo e do convívio entre a comunidade sénior dos diferentes concelhos alentejanos.
Os Jogos do Alto Alentejo prolongam-se até ao próximo dia 21 de junho. Esta ampla manifestação desportiva é organizada pela CIMAA (Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo), numa parceria conjunta com os 15 municípios que integram o distrito de Portalegre.
A antiga Boutigest, em Elvas, passou oficialmente a integrar o grupo Motorpor a partir desta segunda-feira, 1 de junho, assumindo a atividade de comercialização de viaturas usadas e seminovas, bem como o serviço de pós-venda, através de uma oficina multimarca.
A mudança representa uma nova etapa para o negócio automóvel na cidade, mantendo, no entanto, a mesma equipa, instalações e política comercial que os clientes conhecem há vários anos. A principal novidade passa pelo acesso a um portefólio significativamente mais alargado, que inclui mais de mil viaturas seminovas e usadas em stock, além de viaturas novas de 20 marcas diferentes.
Para José Manuel Pires, diretor do Polo de Elvas da Motorpor e antigo gerente da Boutigest, a concretização deste projeto representa um marco importante, tanto a nível pessoal como empresarial.
“É um orgulho muito grande para mim, em termos pessoais, a concretização deste projeto. Isto visa percorrermos o caminho daquilo que é o negócio da indústria automóvel hoje. Temos de ser grandes, temos de ter dimensão, um bocadinho à semelhança do que é o mundo hoje”, afirma.
Segundo o responsável, apesar da mudança de identidade, a essência do negócio mantém-se inalterada. “Continuamos a ser os mesmos, no mesmo local, com a mesma equipa e a mesma política comercial. Continuamos aqui para dar o melhor aos nossos clientes, como sempre fizemos durante todos estes anos”, garante.
A integração na Motorpor permite agora responder a uma maior diversidade de necessidades dos consumidores. “Temos acesso a uma plataforma do grupo que nos permite disponibilizar praticamente qualquer tipo de viatura que o cliente procure, seja uma carrinha, um SUV, um modelo desportivo ou um utilitário. Estamos perfeitamente capacitados para responder a qualquer necessidade”, assegura.
Grupo reforça presença no Alentejo
José Manuel Pires destaca ainda a dimensão da Motorpor, considerando-a uma das maiores distribuidoras automóveis do sul do país. “O grupo Motorpor é hoje um dos maiores distribuidores do negócio automóvel a nível nacional. Opera essencialmente na zona sul do país, mas já conta também com algumas unidades de negócio no norte. Este setor precisa de dimensão e volume, e é isso que este projeto nos permite alcançar”, refere.
De acordo com o responsável, a integração no grupo traz benefícios tanto para a empresa como para os clientes, através da criação de sinergias e de uma maior capacidade de resposta. “O nosso foco continua a ser prestar um serviço de qualidade e estar à altura de responder a todas as solicitações dos nossos clientes”, acrescenta.
Oferta para todos os perfis
A nova realidade da Motorpor em Elvas traduz-se também numa oferta diversificada de veículos, abrangendo diferentes segmentos e tecnologias.
“Temos carros para todos os gostos e para todas as carteiras. Desde utilitários aos segmentos mais premium, veículos elétricos, híbridos, plug-in hybrid, mild hybrid, carrinhas, SUVs e desportivos. Este projeto permite-nos oferecer um leque muito vasto de produtos”, explica José Manuel Pires, deixando ainda um convite à população: “Gostava de convidar todos os elvenses e não só a visitarem-nos e a conhecerem esta nova realidade.”
Pós-venda mantém equipa e serviços
O serviço de pós-venda, já assegurado anteriormente pela Boutigest, continua a funcionar sem alterações significativas.
“Continuamos a prestar o serviço de pós-venda que sempre prestámos, com as mesmas pessoas, os mesmos procedimentos e a mesma política comercial. A diferença é que agora contamos com o suporte de um grande grupo, o que nos permite prestar um serviço ainda melhor e com mais opções para os nossos clientes”, sublinha.
A chegada da Motorpor a Elvas constitui mais um passo na estratégia de expansão do grupo no Alentejo, depois da sua presença em Portalegre, Évora, Beja e Sines. A nível nacional, a empresa encontra-se atualmente representada em 12 concelhos.
Um workshop de Cante Alentejano decorre ao longo da manhã de ontem, domingo, 31 de maio, no Museu de Arqueologia e Etnografia de Elvas (MAEE) António Tomás Pires.
A iniciativa, integrada nas comemorações do quinto aniversário daquele espaço museológico, contou com a participação do Grupo Coral Infantil de Elvas.
O workshop esteve a cargo de Miguel Rondão, Jorge Grenho, João Grenho e Carolina Dimas, responsáveis pelo projeto musical de Cante Alentejano Infantil sediado na Banda 14 de Janeiro.
No dia em que se assinala o Dia Mundial da Criança, o foco do programa “Ambiente em FM” vira-se para o futuro com a consulta pública da nova Estratégia Nacional de Educação Ambiental (ENEA 2030), que decorre até 16 de junho.
Fruto de um trabalho colaborativo iniciado em 2025, o documento propõe uma abordagem integrada entre setores como o ambiente, a educação e a mobilidade para promover a literacia climática e a mudança de comportamentos na sociedade portuguesa.
Em declarações sobre a importância do tema, José Janela, da Quercus, sublinha que a estratégia é um instrumento essencial para reforçar a cidadania participativa e a conservação da biodiversidade. A associação ambientalista apela à participação de todos os cidadãos no envio de propostas, defendendo que o envolvimento ativo das comunidades e a valorização do conhecimento científico são fundamentais para responder aos desafios ambientais atuais.
Tudo para saber sobre o assunto com José Janela, da Quercus. O programa desta semana para ouvir, na íntegra, no podcast abaixo:
O Grupo Motard de Campo Maior celebrou o seu 25.º Aniversário com uma festa aberta à população, que decorreu no dia 30 de maio junto às Piscinas Municipais.
Num dia de muita animação, o Presidente do Município, Luís Rosinha, passou pelo espaço e teve oportunidade de conviver com as dezenas de pessoas que por ali passaram e felicitar o grupo por um quarto de século a levar orgulhosamente o nome de Campo Maior a todo país e mesmo além fronteiras.
As crianças do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette viveram, na manhã desta segunda-feira, 1 de junho, momentos de grande animação e diversão na Escola Básica de 1.º Ciclo (EB1) da Boa-Fé, em Elvas, numa iniciativa promovida pela Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, por ocasião do Dia Mundial da Criança.
A celebração contou com várias atividades recreativas e desportivas, proporcionando aos mais novos uma manhã diferente, marcada pela música, dança, jogos e convívio. Antes do início das atividades, o Município de Elvas procedeu à tradicional entrega de prendas às crianças, gesto que foi recebido com entusiasmo pelos alunos.
O presidente da Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, João Rondão, destacou a importância de assinalar esta data de forma especial para as crianças. “Em conjunto com o agrupamento, uma vez que este é um dia especial para os mais novos, sentimos a obrigação de proporcionar um momento diferente, onde se pudessem divertir e sentir que este é verdadeiramente o seu dia”, afirmou.
O autarca sublinhou ainda o papel das autarquias na promoção do bem-estar das crianças, considerando que iniciativas desta natureza fazem parte das suas responsabilidades. “É para isso que cá estamos. Ver as crianças felizes, a brincar e a divertir-se, mostra que vale a pena celebrar este dia, porque as crianças são o futuro da nossa sociedade”, acrescentou.
Também a diretora do Agrupamento de Escolas Adelaide Cabette, Paula Rondão, enalteceu o envolvimento das várias entidades na organização da iniciativa e agradeceu o apoio prestado. “Sem dúvida que este é o dia delas. Estão muito contentes e a divertir-se imenso. Temos o DJ, um lanche para todas as crianças, disponibilizado pela Junta de Freguesia, os jogos dinamizados pela Escola Superior Agrária (pelos alunos do CTeSP de Desporto e Atividade Física da Escola Superior de Biociências de Elvas) e ainda as prendas oferecidas pelo Município. Está tudo reunido para que passem uma manhã diferente, animada e digna de uma criança”, referiu.
Com música, brincadeiras, atividade física e momentos de convívio, a comemoração do Dia Mundial da Criança proporcionou aos alunos da EB1 da Boa-Fé uma experiência memorável, assinalando a data de forma festiva e especial.
A Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre (EHTP) encerra o ano letivo 2025/26 com 97 alunos e prepara-se para assinalar o seu 18.º aniversário com novidades na oferta formativa. Em entrevista à Rádio Elvas, o diretor da instituição Nuno Miranda fez o balanço das atividades, anunciou a abertura do novo curso de Técnico de Turismo e destacou a aposta em formações “fora da caixa”, como o birdwatching, para atrair visitantes de maior poder económico ao Alentejo.
O ano letivo que agora termina é classificado pela direção da EHTP como globalmente positivo, sustentado pela dedicação dos alunos, que são “o foco da atividade”. Atualmente, a instituição conta com 97 estudantes, distribuídos entre o nível 4 (equivalente ao secundário com dupla certificação, cerca de 40%) e o nível 5 (pós-secundário, cerca de 60%).
No nível 5, a vertente internacional assume um peso esmagador: “Cerca de 70% são alunos internacionais, que vêm maioritariamente dos PALOP (Países Africanos de Língua Portuguesa) fazer a sua formação e depois seguem para o mercado de trabalho. Muitos até se mantêm por Portugal e fazem falta na nossa economia”, revela o responsável.
Novo curso de Técnico de Turismo abre horizontes
Historicamente focada nas áreas de cozinha, restaurante e bar, a única escola de hotelaria da rede sediada no interior do país vai alargar o seu leque formativo já no próximo ano letivo, introduzindo uma resposta que escasseava na região.
“Vamos abrir o curso técnico de turismo. É uma resposta que não existe aqui, quer em Portalegre, quer nos concelhos à volta. Vamos apostar para ver se conseguimos ter pelo menos 15 alunos para arrancar com a turma já este ano”, avança o diretor Nuno Miranda, lembrando que o turismo representa já mais de 12% do PIB nacional e é um motor crucial na criação de emprego.
O responsável lamenta, contudo, que Portugal ainda apresente níveis de certificação profissional muito abaixo da média europeia (cerca de 40% face aos 70% registados no norte da Europa), justificando a importância estratégica da EHTP.
Birdwatching e o turismo que “gasta mais dinheiro”
Para além da formação inicial, a escola tem expandido o seu raio de ação na formação contínua de ativos, abrangendo agora os distritos de Portalegre, Évora, o norte de Beja e, recentemente, uma fatia significativa de Castelo Branco. É nesta área que a instituição está a desenhar ofertas direcionadas para nichos de mercado altamente rentáveis, como o curso de observação de aves (birdwatching) no Alto Alentejo, desenvolvido em parceria com a Comunidade Intermunicipal (CIMAA) e os municípios locais.
“Queremos disponibilizar aquilo que está a começar a despontar. Se pensarmos que alguém que seja observador de pássaros traz uma câmara fotográfica que, das mais simples, custa 2 mil ou 3 mil euros, percebemos que são turistas que trazem um valor acrescentado maior”, explica. Sem argumentos de “sol e praia”, o diretor Nuno Miranda defende que o trunfo do interior reside na diferenciação: “O que nós temos para oferecer é um turismo de cultura, de natureza, de sentar à mesa, comer uma boa refeição, um bom vinho, e essas pessoas não se importam de pagar um bocadinho mais se tiverem um bom serviço.”
Emprego garantido e aposta na fixação de talento
Questionado pela Rádio Elvas sobre a procura por parte do setor da hotelaria e restauração, o diretor assegura que o mercado tem capacidade para absorver todos os formandos. “Se tivermos a terminar o ano com 20 ou 25 alunos para ir para estágio, eles todos têm sítio. Mas se tivermos 250, eles todos têm sítio para fazer estágio e grande parte deles tem sítio depois para trabalhar”, garante Nuno Miranda.
Esta dinâmica transforma a escola num polo de atração para territórios de baixa densidade, fixando não só estudantes que optam por permanecer na região após o curso, mas também quadros técnicos e docentes que escolhem Portalegre para assentar arraiais e construir vida.
O poeta popular campomaiorense José Mnauel Soutino apresentou na tarde do passado sábado, 30 de junho, o seu terceiro livro de poemas, “O Caminho das Palavras”.
A sessão, que teve lugar no Centro Cultural de Campo Maior, contou com vários convidados e momentos culturais, da responsabilidade da Academia Sénior da CURPI.
De cariz vincadamente popular, “O Caminho das Palavras” é composto por poemas que exploram a vida do autor, as suas vivências, a sua família, a sua terra e as tradições do povo campomaiorense.
O concelho de Monforte passa a dispor, a partir desta segunda-feira, 1 de junho, de um novo serviço de Transporte a Pedido, uma solução de mobilidade flexível criada para complementar a rede de transportes públicos existente, sobretudo em locais e horários onde a oferta regular é mais reduzida.
O projeto, promovido pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), permitirá à população deslocar-se entre freguesias do concelho, bem como para outros municípios da região, mediante marcação prévia.
O presidente da Câmara Municipal de Monforte, Miguel Rasquinho, explica que a autarquia aderiu desde o início ao projeto, defendendo a sua rápida implementação no território. “É um procedimento que já vinha a decorrer desde o ano passado, que nós agarrámos com as duas mãos. É um projeto liderado pela CIMAA, que entendemos que tinha de ser rapidamente implementado no concelho”, afirma.
Segundo o autarca, este serviço representa uma resposta importante às dificuldades de mobilidade sentidas pela população, sobretudo nas ligações entre freguesias e aos principais centros urbanos do distrito. “A disponibilização do Transporte a Pedido permite às pessoas deslocarem-se, com marcação prévia, dentro do concelho, mas também para Portalegre e Elvas, para tratarem de assuntos importantes. Temos aqui uma alternativa importantíssima para colmatar quase na totalidade estas carências”, acrescenta Miguel Rasquinho.
O serviço funciona mediante reserva até às 15h00 do dia útil anterior à viagem. As marcações podem ser feitas através do número gratuito 800 500 506, nas Juntas de Freguesia ou na Câmara Municipal de Monforte.
Além de melhorar a mobilidade da população, a iniciativa pretende também reforçar a atividade dos taxistas do concelho, através da prestação deste serviço de proximidade.
Numa primeira fase, o Transporte a Pedido irá assegurar os seguintes circuitos:
A Rádio Nova Antena assinala 14 anos no grupo Alentejo em FM e recebeu uma mensagem de felicitação de Henrique Sim-Sim, vice-presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, por ocasião de mais um aniversário da integração da estação no Grupo, assinalado neste dia 1 de junho.
Na mensagem dirigida ao diretor da Rádio Nova Antena, António Ferreira Góis, o responsável destacou o papel da comunicação social local e regional na promoção da identidade cultural alentejana, sublinhando a importância das rádios locais na difusão de informação, na produção de património cultural e sonoro, no combate ao isolamento das populações e na promoção do desenvolvimento local.
Henrique Sim-Sim referiu ainda que uma radiodifusão regional livre, plural e forte constitui um elemento fundamental para o desenvolvimento do território, defendendo a continuidade das políticas públicas de modernização tecnológica e transição digital do setor. O vice-presidente da CCDR Alentejo salientou igualmente a importância destes meios na promoção do pluralismo, no combate à desinformação e na preservação da identidade cultural da região.
A terminar, expressou votos de sucesso a todos os profissionais da Rádio Nova Antena, reconhecendo o trabalho desenvolvido pela estação ao serviço das comunidades alentejanas.
Mensagem na íntegra
”Exmo. Senhor Diretor da Rádio Nova Antena
António Ferreira Góis
Reconhecendo o papel fundamental da Comunicação Social local e regional nas políticas de proximidade e na valorização da identidade cultural do Alentejo, felicito, enquanto Vice-Presidente da CCDR Alentejo para a área da Cultura, a Rádio Nova Antena pelo seu percurso de dedicação à nossa Região.
As rádios locais têm importantes funções sociais, designadamente no âmbito da difusão de informação, produção de património cultural e sonoro, combate ao isolamento e promoção do desenvolvimento local, assim como na promoção da diversidade informativa e no fortalecimento da Democracia, mantendo os cidadãos informados sobre temas de proximidade que muitas vezes escapam aos grandes media nacionais.
A sustentabilidade de uma radiodifusão regional livre, plural e forte é um pilar inalienável do nosso desenvolvimento. É com essa convicção que valorizamos as políticas públicas que reforçam a modernização tecnológica, a transição digital e a capacidade de emissão, garantindo que a informação de rigor chega a todo o território, mesmo aos locais mais isolados. Estes são instrumentos vitais para assegurar o pluralismo, combater a desinformação e manter viva a identidade e cultura que nos define.
Assim, é com enorme satisfação que saúdo V. Exa. e todos os profissionais desta estação, expressando os meus votos de sucesso na continuidade da vossa nobre missão.
A Academia Sénior da Comissão Unitária de Reformados, Pensionistas e Idosos (CURPI) de Campo Maior vai encerrar o ano letivo mais cedo do que o habitual, para permitir que as alunas se dediquem à preparação das tradicionais flores de papel das Festas do Povo.
O encerramento das atividades letivas será assinalado com uma programação especial, com destaque, na quarta-feira, dia 3 de junho, para um desfile de vestidos e roupas produzidos em papel pelas próprias alunas.
Segundo a presidente da instituição, Anselmina Caldeirão, com a iniciativa pretende-se mostrar que, em Campo Maior, a criatividade vai muito além das flores de papel. “As pessoas em Campo Maior não só são habilidosas para as flores. Temos vestidos e roupas encantadores para este desfile”, assegura.
Mas a festa de encerramento das atividades tem início já esta segunda-feira. “Vai ser dia 1, dia 2 e dia 3. Vai participar a tuna e vamos ter uma exposição dos trabalhos que foram elaborados durante o ano”, adianta a responsável.
O encerramento antecipado das atividades está diretamente relacionado com a proximidade das Festas do Povo, uma vez que muitas das alunas estão envolvidas na decoração das ruas. “Este ano a academia vai, de facto, encerrar um pouco mais cedo, devido às festas. As pessoas que frequentam a academia, ainda que nós também iremos enramar aqui a nossa zona exterior, porque também a Oficina da Flor de Papel se propôs a um projeto, está quase terminado, elas também têm as suas ruas”, acrescenta Anselmina Caldeirão.
O desfile de quarta-feira contará ainda com a participação de um grupo de Fronteira, algo que deixa a presidente da instituição particularmente satisfeita. “Estou feliz porque vamos receber um grupo de Fronteira. Contactei a minha amiga presidente da Junta de Freguesia de Fronteira e ela prontificou-se”, revela. No final do desfile haverá um lanche-convívio entre participantes e convidados.
Mas mesmo após o encerramento oficial das atividades letivas, no próximo dia 12 de junho, a instituição promove ainda uma sardinhada na Ermida da Enxara, reforçando o espírito de convívio que caracteriza a CURPI. “A nossa CURPI é isto: é uma CURPI em movimento”, diz a presidente, aproveitando para deixar o convite para as Festas do Povo de Campo Maior: “Venham às nossas festas, porque de facto são umas festas que merecem ser vistas.”
Em jeito de balanço, Anselmina Caldeirão considera que este foi mais um ano positivo para a Academia Sénior, frequentada por cerca de 30 alunas, deixando agradecimentos às voluntárias e às entidades locais que apoiam a instituição. “Tenho de agradecer a todas as pessoas que frequentaram a academia – foram cerca de 30 – e às voluntárias, que nunca abandonam esta casa”, sublinha. O agradecimento estende-se aos seus colegas no executivo da Junta de São João Baptista, ao presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, e ao presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton.
A campanha “Elvas, Comprar é Ganhar” está de regresso a partir desta segunda-feira, 1 de junho, com o objetivo de apoiar o comércio tradicional e dinamizar a economia local.
A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Elvas, desta vez com o “Património Mundial” como mote, prevê a atribuição de 300 prémios, num valor global de 75 mil euros.
Segundo o vice-presidente da Câmara Municipal, Nuno Mocinha, aderiram à campanha, que decorre até 2 de agosto, cerca de 40 estabelecimentos comerciais, número que considera positivo face às expectativas iniciais.
“O comércio local não vive dias fáceis”, sublinha o autarca, explicando que esta campanha pretende estimular as compras no centro histórico e, simultaneamente, injetar dinheiro na economia local. “Os montantes envolvidos nesta campanha são 75 mil euros, que a Câmara, no fundo, mete à disposição através das compras que as pessoas fazem. Vão tendo vouchers e esses vouchers depois vão a sorteio e aqueles que são sorteados trocam os prémios no próprio comércio local”, explica.
Nuno Mocinha considera ainda que a iniciativa representa uma forma de reconhecimento para quem continua a apostar no comércio tradicional. “Pensamos que é uma forma, por um lado, de estimular o comércio, e por outro lado, também de reconhecer e agradecer a quem faz compras no centro histórico”, acrescenta.
A campanha realiza-se, este ano, numa altura diferente daquilo que tem sido habitual. Inicialmente prevista para a época da Páscoa, a iniciativa acabou por ser adiada devido à necessidade de regulamentar o sorteio. “Havia aqui uma expectativa, para não lhe dizer promessa, de se fazerem duas campanhas durante o ano. Uma seria na altura da Páscoa, outra na altura do Natal. Mas houve necessidade de regulamentar todo este sorteio, o que levou o seu tempo legal”, refere o vice-presidente.
Apesar do “atraso”, o autarca mostra-se confiante no sucesso da campanha de verão. “Estamos expectantes que corra bem mais esta campanha. Também é bom para animar o nosso comércio. O desejo é que corra bem, essencialmente para os comerciantes e para aqueles também que venham a ser agraciados com os prémios”, afirma.
No âmbito da iniciativa, cada estabelecimento aderente recebe gratuitamente 200 cupões. Por cada compra de valor igual ou superior a dez euros, o cliente recebe um cupão, até ao máximo de dez cupões por fatura.
Depois de preenchidos, os cupões devem ser depositados na tômbola instalada no Posto de Turismo de Elvas. Os sorteios realizam-se nos dias 30 de junho e 3 de agosto.
Cada premiado poderá utilizar até 25 vales de compras, no valor de 20 euros cada, no mesmo estabelecimento comercial, durante a campanha.