De portas abertas, escolas de Campo Maior dão a conhecer trabalho dos alunos

O Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro e a Escola Secundária de Campo Maior estão de portas abertas à comunidade, entre hoje e amanhã, dias 28 e 29 de maio, para que, nesta reta final do ano letivo, alunos e comunidade educativa darem a conhecer todo o trabalho desenvolvido.

Esta, que é já a terceira edição da iniciativa “Encontra-te na Escola”, promovida pelo Agrupamento de Escolas, explica o diretor, o professor Jaime Carmona, e estando o trabalho “à vista de todos”, é uma oportunidade, quer do Centro Escolar, quer da Secundária, dizerem “com muito orgulho” que fazem parte do concelho de Campo Maior.

“É uma oportunidade de nos abrirmos à comunidade e de dizer que temos alunos, professores, pessoal não docente e pessoal especializado dinâmicos o suficiente para não destoar e mostrar o que de bom se faz. É um trabalho que nos dá muito orgulho, depois de já termos passado por situação pouco dignificantes e fáceis, e com uma pandemia que foi marcante, mas da qual, aos poucos, nos vamos levantando”, assegura Jaime Carmona.  O diretor garante que o mais importante é transmitir a mensagem de uma escola “dinâmica e criativa”, numa vila de “gente muito boa”.

Recordando que são muitos os alunos da Secundária que, terminado o 12º ano, entram em “bons cursos” superiores. “Quando temos alunos satisfeitos, temos uma imensa alegria. E ser professor também é isso: é trazer alegria aos alunos e contribuir para o seu desenvolvimento”, garante.

O professor, que convida todos a visitarem as duas escolas do agrupamento por esta ocasião, explica ainda que, através das atividades promovidas no âmbito desta iniciativa, mostra-se o “quão diversificada” a escola consegue ser. Até amanhã, não faltam diversas exposições com trabalhos dos alunos, workshops, palestras, espetáculos de teatro e dança, para além de torneios desportivos, entre outras atividades.

Este “Encontra-te na Escola” arrancou na manhã desta terça-feira, no Centro Escolar, com uma arruada com tambores, pelas turmas de segundo ano. Presente na abertura esteve a vereadora São Silveirinha, que sendo professora de profissão, diz ser sempre uma “enorme alegria” poder voltar à escola, a uma “casa” que também é sua. “Poder observar tudo aquilo que os alunos nos ensinam a nós, adultos e professores, é sempre um enorme prazer. Temos aqui uma série de dinâmicas muito diversificadas e tenho a certeza que eles nos conseguem sempre surpreender da melhor forma”, acrescenta.

No decorrer de uma visita aos vários espaços do Centro Escolar onde decorrem as atividades, a Rádio ELVAS foi encontrar um grupo de alunos de 5º e 6º anos, sob a orientação da professora Ana Bentes, a ensinar a produzir as mais diversas obras de arte: desde a pintura, à escultura e ao desenho. A professora de Educação Visual, que reconhece o talento dos seus alunos, explica que, com a iniciativa, procura-se mostrar como fazer aquilo que, com “muito gosto”, estas crianças e jovens trabalham durante as aulas.

Presentes nesta abertura da iniciativa, a par do diretor do Agrupamento de Escolas e da vereadora São Silveirinha, marcaram também presença, entre outros, a vereadora Fátima Vitorino e o presidente da Junta de Freguesia de Degolados, João Cirilo.