Depois de buscas em Elvas e Portalegre PSP detém duas pessoas e apreende armas, droga e carros

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública deu cumprimento na manhã desta quinta-feira, dia 21 de março, nas cidades de Portalegre, Elvas e Torres Novas, a vários mandados de busca domiciliária, no âmbito de investigações por suspeita de crimes de tráfico de estupefacientes, posse de arma proibida e furto, que decorriam há vários meses.

A operação foi coordenada pelas Esquadras de Investigação Criminal de Portalegre e de Elvas e contou com um forte dispositivo composto por polícias de várias outras valências, apoiados por duas subunidades da Unidade Especial de Polícia (UEP), nomeadamente pelo Corpo de Intervenção (CI) e pelo Grupo Operacional Cinotécnico (GOC), e ainda por várias Equipas de Intervenção Rápida (EIR) dos Comandos Distritais de Castelo Branco e Santarém.

Destas buscas resultou a dentenção de dois homens com 44 e 65 anos de idade e a apreensão de várias armas e munições: duas armas de Classe D (espingarda de caça); duas armas de Classe A (um revólver com número de série adulterado e uma arma de airsoft); uma réplica de arma de fogo e 47 cartuchos (46 de calibre 12GA e um de calibre 16GA).

Foram ainda apreendidas duas viaturas de alta gama, as quais haviam sido furtadas em Espanha, e produto estupefaciente (17g de liamba, 140 sementes e 20 plantas de cannabis).

Um dos detidos foi libertado e notificado para comparecer perante a Procuradoria da República e o outro, após ser presente à Autoridade Judiciária, vai recolher ao Estabelecimento Prisional por ter contra si Mandados de Detenção para cumprimento de pena de prisão.

“Dune: Parte Dois” em exibição em Elvas esta sexta-feira à noite

“Dune: Parte Dois” é o filme em exibição, na noite desta sexta-feira, 22 de março, no Auditório São Mateus, em Elvas, pelas 21h30.

Esta segunda parte do “Dune” explora a jornada mítica de Paul Atreides, que se une a Chani e aos Fremen durante um golpe de vingança contra os conspiradores que destruíram a sua família. Ao enfrentar uma escolha entre o amor da sua vida e o destino do universo, ele lutará para evitar um futuro terrível que só ele pode prever.

Os bilhetes encontram-se à venda em ticketline.pt ou meia hora antes da sessão na bilheteira do Auditório São Mateus.

“A Birra da Morta” esta sexta-feira à noite no cineteatro de Elvas

“A Birra da Morta”, peça de teatro da Escola Secundária D. Sancho II e da associação juvenil Arkus, sobe ao palco do cineteatro municipal de Elvas, na noite desta sexta-feira, 22 de março, pelas 21 horas. A entrada é gratuita.

A iniciativa está inserida no âmbito do 26º Improvis’Arte, o Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas, que inclui ainda amanhã a apresentação de outras peças, na Escola Secundária, bem como em Vila Boim e em Badajoz.

Logo pelas 9h30, no auditório da Secundária D. Sancho II, a Arkinhus apresenta “A Máquina do Tempo”, peça que volta a ser apresentada, no mesmo local, pelas 11 horas. “Querida, Conta-me o teu Segredo”, da turma 11ºB, é apresentada, pelas 10h10 em Vila Boim e ao meio-dia em Badajoz.

IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva em Ourique

IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva: Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional vai ser apresentado na sexta-feira em Ourique.

A ACOS, em conjunto com a União dos Agrupamentos de Defesa Sanitária do Alentejo, as Cooperativas Agroalimentares de Espanha e a Federação dos Agrupamentos de Defesa Sanitária Ganadeira (FADSG) e com o apoio da Associação de Criadores do Porco Alentejano e do Município de Ourique, está a organizar o IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva e Desenvolvimento Rural – Caminhos para a Sustentabilidade e Renovação Geracional, com data marcada para 14 e 15 de novembro, em Ourique.

Em território de excelência de pecuária extensiva, Ourique vai ser o palco da apresentação oficial do Congresso, a 22 de março, às 12h00, no decorrer da Feira do Porco Alentejano. Vão estar presentes as entidades organizadoras, portuguesas e espanholas, para prestar informações sobre os propósitos do Congresso, os problemas que são comuns a ambos os lados da fronteira, e as mais-valias do trabalho em conjunto. Secas sucessivas, aumento extraordinário dos fatores de produção e descidas muito significativas da rentabilidade deste tipo de explorações, assim como a sua importância para a manutenção e valorização dos espaços rurais, são algumas das questões comuns que importa tratar em conjunto.

O IV Congresso Luso-Espanhol de Pecuária Extensiva deverá ser um ponto de encontro para troca de experiências, permitindo aos técnicos e produtores discutir aspetos relacionados com a renovação geracional nos territórios rurais e aprofundar os conhecimentos com vista à otimização dos recursos a nível da produção e da sanidade e da reflexão sobre o potencial de geração de valor deste setor de atividade.

Neste dia vai ainda ser apresentado o site do evento, no qual já podem ser obtidas informações e efetuadas inscrições, acessível em: https://congresoganaderia.com/

Leangel Liñarez vence segunda etapa da Volta ao Alentejo

O venezuelano Leangel Linarez, da Tavfer-Ovos Matinados-Mortágua, é o vencedor da segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola, que uniu esta quinta-feira, 21 de março, a Vidigueira a Grândola, numa distância de 180 quilómetros.

Daniel Babor foi segundo e Scott Mcgill terceiro nesta segunda etapa da Alentejana, em que o vencedor da primeira etapa, Thomas Silva, foi nono. Ainda assim, o ciclista da Caja Rural – Seguros RGA mantém a camisola amarela.

Amanhã, na terceira etapa da prova, o pelotão parte de Mourão, pelas 11h20, para um percurso de 168 quilómetros, que termina em Reguengos de Monsaraz. Esta etapa conta com três metas volantes, em Alandroal, Vila Viçosa e Redondo, e prémios de montanha em Monsaraz e Serra d’Ossa.

Exposição “Aníbal Falcato Alves” inaugurada no sábado em Estremoz

Integrada no Programa Comemorativo “50 anos em Liberdade: Comemorações do 50º aniversário da Revolução de Abril de 1974”, a Sala de Exposições Temporárias do Museu Municipal de Estremoz Prof. Joaquim Vermelho, em Estremoz, irá receber, de 23 de março a 2 de junho, a exposição “Aníbal Falcato Alves”.

Aníbal Falcato Alves nasceu em Estremoz, em 1921. Aos 10 anos começou a trabalhar como caixeiro, profissão que conservou durante 40 anos. Fez o curso de canteiro artístico. Em 1971, ingressou no ensino como professor de trabalhos manuais, profissão que abandonou em 1991. Autor de vasta e riquíssima obra sobre a cultura alentejana, que compreende recolhas gastronómicas e peças de artesanato em madeira e papel, realizou inúmeras exposições na região. Data de 1987 a sua primeira exposição individual, em Almada, no Grupo de Teatro Campolide; contando com mais de 30 exposições no país, entre individuais e coletivas. Fundador do Cine Clube de Estremoz, então um dos mais importantes do país, e do Círculo Cultural de Estremoz. Sócio da Sociedade de Belas Artes na altura do ressurgimento, bem como da Gravura e da Cooperativa Árvore, na sua fundação. Militante do PCP desde a década de 50, teve participação destacada na luta contra a ditadura fascista e integrou ativamente as campanhas do General Norton de Matos e Humberto Delgado. Faleceu em junho de 1994.

A inauguração da exposição está marcada para sábado, dia 23 de março, pelas 16 horas.

Hidroginástica e futsal adaptado, dos Jogos do Alto Alentejo, levam centenas a praticar desporto

As primeiras modalidades da 22ª edição dos Jogos do Alto Alentejo (JAA) foram “um sucesso” nos concelhos de Sousel, Ponte de Sor e Portalegre, levando mesmo centenas de pessoas à prática de hidroginástica e de futsal, esta última seguindo a premissa dos JAA Adaptados, em parceria com as várias IPSS que integram esta iniciativa.

O desporto e a competição, mas sobretudo o companheirismo e a confraternização entre todos os participantes continuam a moldar esta iniciativa única, que há mais de 20 anos faz parte do dia-a-dia dos norte-alentejanos.

Até ao final do mês de junho, serão várias as modalidades que os atletas do Alto Alentejo terão à sua disposição. Inscreva-se junto do seu Município.

Nos JAA, a próxima atividade, o Tiro ao Alvo, decorre a 24 de março e nos JAA-Adaptados, o 12 de abril marca a primeira jornada de Boccia.

Adeptos de “O Elvas” lançam desafio para “encher” o Patalino

A iniciativa “vamos encher o Patalino” tornou-se viral nas redes sociais, com os sócios e adeptos de “O Elvas” a responderem afirmativamente ao desafio espontâneo, lançado nos últimos dias.

Na sequência desta iniciativa das claques do clube, “O Elvas” quer voltar a encher o Patalino no último jogo oficial da temporada, marcado para 7 de abril, frente ao Vitória de Setúbal, que já assegurou presença na fase de subida à Liga 3.

Em sinal de agradecimento e apreço pela iniciativa, os responsáveis de “O Elvas” decidiram atribuir prémios aos melhores, mais criativos e originais vídeos. Na prática, pretendem incentivar os elvenses a publicarem vídeos de apoio à equipa de futebol e que mostrem ao mundo a cidade de Elvas, os seus monumentos, história, cultura e hospitalidade.

Elvas: prazo para entrega de trabalhos ao Concurso de Poesia termina esta sexta-feira

Termina amanhã, sexta-feira, 22 de março, o prazo para entrega de trabalhos ao 26º Concurso de Poesia Escolar de Elvas, o mais antigo do país.

Promovido pela Escola Secundária D. Sancho II e a associação juvenil Arkus, este concurso, aberto a poesias escritas em português, inglês ou espanhol, por pessoas de todas as idades, explica o professor Carlos Beirão, encontra-se ainda na “fase de recolha” dos trabalhos.

O concurso está dividido em quatro categorias, que correspondem a quatro faixas etárias: alunos de 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, secundário e seniores. Os três melhores em cada uma das categorias serão premiados.

Cada participante pode apresentar até três poesias, “escritas a computador”, sendo que cada uma delas deve ser assinada por um pseudónimo. “O júri, quando estiver a avaliar as poesias, apenas sabe a faixa etária e vê um pseudónimo, não sabendo mais nada sobre a pessoa que está a participar”, explica Carlos Beirão.

Os trabalhos, em que poetas e poetisas têm “liberdade total” no que concerne aos temas, podem ser entregues, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou através de email (poesia@ae3elvas.edu.pt). Na segunda semana de maio, serão distinguidos os vencedores, numa sessão solene.

Secundária de Elvas apresenta “Querida, conta-me o teu segredo” esta quinta-feira

“Querida, conta-me o teu segredo” é o nome da peça de teatro que é apresentada esta noite de quinta-feira, 21 de março, no auditório da Escola Secundária D. Sancho II, em Elvas, pelas 21 horas.

Este espetáculo, que promete animar a noite, é um original dos alunos da turma B do 11° ano, e insere-se na programação do Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas.

“O Elvas” desloca-se a Évora no domingo para defrontar o Lusitano

“O Elvas” desloca-se este domingo, 24 de março, a Évora, para defrontar o Lusitano, em jogo da 25ª jornada da Série D do Campeonato de Portugal.

O jogo tem início marcado para as 16 horas. À mesma hora, realizam-se, nesta Série D, mais os seguintes jogos: Real – Juventude de Évora; Louletano – Oriental; Moncarapachense – Barreirense; Serpa – Sintrense; Imortal – Vasco da Gama da Vidigueira. O jogo entre o Vitória de Setúbal e o Fabril do Barreiro começa às 18 horas.

Neste momento, “O Elvas” ocupa o sétimo lugar da classificação geral, com 35 pontos. O Lusianto de Évora é terceiro, com 42.

Como habitualmente, a Rádio ELVAS acompanha, no domingo, o jogo dos “azuis e ouro”, com relato e reportagem em direto.

Congresso das Açordas de Portel até 7 de abril

Portel acolhe mais uma edição do Congresso das Açordas, entre amanhã, dia 22 de março e o dia 7 de abril. A iniciativa este ano assume-se como uma quinzena gastronómica.

Quem quiser degustar as maravilhosas açordas, consideradas um ex-líbris do concelho terá de se deslocar aos restaurantes aderentes.

Segundo José Manuel Grilo, presidente da Câmara de Portel “como havia dificuldade em que todos os restaurantes estivessem presentes na habitual tenda, este ano alterou-se o formato”.

Apesar desta alteração do formato do evento, “as iniciativas culturais vão continuar a marcar presença durante este período, como é o caso do Cante Alentejano que pode ser ouvido nos diversos restaurantes aderentes”, acrescenta o edil.

O autarca espera que o evento seja um novo impulso ao setor turístico, à economia local e à restauração.

A quinzena gastronómica de Portel, culmina com uma açorda no parque para toda a população e um espetáculo musical pelas 14.00 horas com Miguel Azevedo no Parque da Matriz.

A programação completa e os restaurantes aderentes que pode conhecer AQUI.

Casa Florbela Espanca perpetua e divulga legado da poetisa calipolense

A Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, foi adquirida, em 2021, pela artista plástica Franquilina Triet Celestino.

Depois de adquirir esta casa, onde viveu a poetisa e que estava em avançado estado de degradação, a CEO deste espaço decidiu remodelá-lo e dar-lhe vida, tendo em conta a importância de Florbela Espanca, em Vila Viçosa, e também com o objetivo de perpetuar o legado da poetisa.

Franquilina Triet Celestino esteve em entrevista na Rádio ELVAS, para nos falar deste projeto da Casa Florbela Espanca, bem como as atividades desenvolvidas e os objetivos futuros.

A entrevista completa a Franquilina Triet Celestino, CEO da Casa Florbela Espanca, em Vila Viçosa, para ouvir no podcast abaixo:

Garraiada em Vila Boim este sábado

A Ganadaria Tiago Carranca promove no sábado, dia 23 de março, uma garraiada, em Vila Boim, por ocasião da Páscoa.

A iniciativa está marcada para as 16 horas e conta com o apoio da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim.

Comissão Europeia lança inquérito sobre simplificação administrativa da PAC

A Comissão Europeia lançou um inquérito, destinado a agricultores ou empresas ligadas ao setor, sobre a simplificação administrativa da Política Agrícola Comum.

O inquérito deve ser respondido, de forma anónima, até dia 8 de abril e está disponível nas 24 línguas oficiais da União Europeia, AQUI.

O objetivo da Comissão Europeia, com este inquérito, é simplificar estes procedimentos e até final do ano, aprovar reformas na área administrativa, para que corresponda aos anseios dos agricultores.

Tudo para saber sobre este tema no programa “Espaço Europa” desta semana, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Peça de teatro “Ovos Misteriosos” diverte público escolar de Campo Maior

A programação da iniciativa do Município de Campo Maior “Março – Mês do Teatro” prosseguiu ontem, dia 20 de março, com a peça “Ovos Misteriosos”, com duas sessões dirigidas ao público escolar.

A Companhia “Teatro do Botão” contou a história de Cacilda, uma galinha que decidiu fugir da prisão e planeou tudo ao mais ínfimo pormenor. Quando chegou a atingir a liberdade, instalou-se num ninho e pôs um ovo, mas juntaram-se mais quatro que não sabe de onde vierem ou o que são.

Corrida e Caminhada de Ramos no domingo em Fronteira

Fronteira será palco, na manhã de domingo, 24 de março, de mais uma Corrida e Caminhada de Ramos.

Trata-se de uma iniciativa desportiva organizada pela Junta de Freguesia de Fronteira, com a colaboração técnica da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre.

Numa extensão de cerca de seis quilómetros, a prova, revela o presidente da Junta, António Luís Palrão, que tem como padrinho o atleta Paulo Guerra, contou já, no passado, com a participação de Aurora Cunha.

“A partida efetua-se da zona desportiva Cândido de Oliveira, junto ao Pavilhão Municipal de Fronteira, e o trajeto não é muito complicado, também para incentivar a participação de pessoas de várias idades”, explica ainda o presidente da junta.

A caminhada, no domingo, tem início pelas 9h55, começando as provas de corrida cinco minutos depois.

Évora acolheu reuniões das Redes de Articulação Funcional do Portugal2030

O Programa Regional Alentejo 2030 foi o anfitrião das reuniões da Rede de Monitorização & Avaliação e da Rede de Coordenação, nos dias 19 e 20 de março, respetivamente, ambas partes integrantes do ecossistema de implementação dos Fundos Europeus. As reuniões decorreram no PACT – Parque do Alentejo de Ciência e Tecnologia, em Évora.

A Rede de Monitorização & Avaliação é um elemento vital na estrutura de coordenação técnica dos Fundos Europeus, unindo os organismos responsáveis pela monitorização e avaliação dos programas do Portugal 2030. Com o objetivo de promover o desenvolvimento contínuo dessas atividades, esta rede visa garantir a eficácia e o funcionamento adequado do sistema de monitorização e avaliação em Portugal, além de facilitar a partilha de experiências e boas práticas entre os membros da rede, fortalecendo assim a capacidade de avaliação de políticas públicas no país.

No âmbito desta missão, a reunião concentrou-se na monitorização e reporte, temas cruciais para a avaliação eficaz do progresso alcançado e na identificação de áreas que necessitam de ajustes para otimização dos resultados.

Por sua vez, a Rede de Coordenação desempenha um papel fundamental na prestação de apoio técnico aos órgãos responsáveis pela gestão e coordenação dos Fundos Europeus. Nesta reunião, foi debatido o estado atual da implementação do Portugal 2030, abordando questões essenciais para garantir uma execução eficiente e eficaz dos programas.

Além dessas sessões, a Reunião do Grupo de Trabalho de Simplificação, realizada em 19 de março, merece também destaque. Este grupo visa promover a simplificação dos processos de apoio e capacitar os envolvidos no ecossistema dos Fundos Europeus para implementar e beneficiar de formas simplificadas de apoio.

Estas reuniões, que representam momentos-chave no progresso do Portugal 2030 e reforçam o compromisso contínuo com a excelência na implementação dos Fundos Europeus, destacando o papel crucial do Alentejo no cenário nacional de desenvolvimento regional, foram acompanhadas pela Comissão Diretiva do Alentejo 2030, assim como por vários membros da Autoridade de Gestão que integram estas redes colaborativas, enfatizando o compromisso total desta os objetivos e a execução eficaz do programa regional.

Procissão de Nossa Senhora das Dores esta sexta-feira em Campo Maior

A procissão de Nossa Senhora das Dores realiza-se amanhã, sexta-feira, dia 22 de março, em Campo Maior.

O padre Rodrigo de Sousa Oliveira revela que esta manifestação religiosa evidencia “as dores que Nossa Senhora sentiu ao ver Jesus Cristo no caminho até ao Calvário”.

Procissão de Nossa Senhora das Dores decorre amanhã, às 21 horas, com saída da Igreja de São João Baptista, em Campo Maior.

Agrupamento nº 1 de Elvas promove atividade “Ser Leitor é Cool”

O Agrupamento de Escolas nº 1 de Elvas promoveu, na manhã de ontem, quarta-feira, dia 20 de março, a atividade “Ser leitor é cool”.

A vereadora Vitória Branco, em representação da Câmara Municipal de Elvas, esteve presente nesta iniciativa, que tem como objetivos a promoção da leitura e o desenvolvimento da expressão e compreensão escrita e oral.

Participaram nesta atividade alunos do 5º e 6º ano de escolaridade.

MCPE reconhece “importância da estabilidade política” criada por Rondão Almeida

O Movimento Cívico Por Elvas (MCPE) esteve reunido para fazer uma análise à atual situação política nacional, tendo em conta os resultados das eleições legislativas de 10 de março, assim como à situação política municipal.

Em comunicado, o MCPE, que felicita quer o Executivo Municipal, quer as Juntas de Freguesia, pelo “excelente trabalho” que têm vindo a desenvolver em conjunto, reconhece “por unanimidade a importância da estabilidade política criada pelo Presidente Rondão Almeida, conseguindo unir os eleitos do MCPE com os do PS”.

O comunicado para ler na íntegra:

“A Direção do Movimento Cívico Por Elvas – MCPE, reuniu num restaurante da nossa cidade.

Esta reunião teve como pontos da ordem de trabalhos a análise da atual situação política nacional no seguimento dos resultados das Eleições Legislativas de dia 10 de março e a situação política municipal, assim como a estratégia a seguir pelo MCPE- Movimento Cívico Por Elvas.

No âmbito da abordagem à situação política municipal, reconheceu por unanimidade a importância da estabilidade política criada pelo Presidente Rondão Almeida, conseguindo unir os eleitos do MCPE com os do PS.

Felicitou o Executivo Municipal e as Juntas de Freguesia, que em conjunto têm vindo a desenvolver um excelente trabalho em todas as áreas do Poder Local.

Manifestou todo o seu apoio ao Presidente Rondão Almeida, pelos mais de 50 projetos, que irão ser executados no nosso Concelho, nunca esquecendo nenhuma das Freguesias Rurais.

Na componente habitacional, congratulou pela Estratégia do Município, na qual esta a ser realizado o maior investimento de sempre na Habitação, investimento este também a pensar na Classe Média.

Na sua preocupação com o meio ambiente, muito grato verificar o importante investimento do Município na aquisição de novas viaturas e equipamento diverso, assim como a aquisição de recipientes específicos para dejetos de animais de companhia e na aquisição de um sistema completo para a recolha seletiva e posterior tratamento dos bioresíduos.

De louvar o apoio à formação dos nossos jovens, pelo que não podemos deixar de felicitar o atual executivo, por ser o concelho que mais bolsas de estudo atribui aos alunos do ensino superior.

Neste sentido também elogiamos o acordo celebrado com o IPP para que a Escola Superior Agraria de Elvas passe a chamar-se Escola Superior de Biociências de Elvas, e amplie a sua oferta formativa com o novo Curso de Desporto.

Damos também os parabéns ao Presidente Rondão Almeida pela intensão de celebrar um acordo com o IPP para a requalificação dos pavilhões devolutos do Antigo Ciclo de Santa Luzia, visando a ampliação das instalações da Escola Superior de Biociências de Elvas, com o objetivo de chegar aos 1000 alunos.

Elogiamos também a preocupação do nosso presidente no que diz respeito à área da saúde. Alertando mais uma vez as entidades competentes para os investimentos necessário a realizar tanto no Hospital de Elvas como no Centro de Saúde de Elvas.

Felicitamos o trabalho dos nossos vereadores, na nova dinâmica que trouxeram nestes últimos dois anos a áreas como animação, social, desportiva e cultural, do Nosso Concelho, posicionando Elvas como cidade anfitriã por excelência.

Foi aprovado por unanimidade um voto de confiança a todos os autarcas pelo excelente trabalho que têm vindo a executar e pela estratégia definida pelo Presidente Rondão Almeida até ao final do mandato.

Elvas Sempre”

Conferência no sábado na Casa da História Judaica de Elvas

No âmbito das comemorações do Dia Nacional dos Centros Históricos, a Casa da História Judaica, em Elvas, recebe a conferência “A Presença Judaica em Elvas”, no próximo sábado, dia 23 de março, pelas 16 horas.

A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Elvas, conta com duas comunicações: “Quotidianos e sociabilidades judaicas na Elvas medieval”, por Beatriz Felício (CHAIA-Universidade de Évora), e “Vigiar a Fé num território de fronteira: a presença da Inquisição em Elvas (séculos XVI-XIX)”, por Bruno Lopes (CIDEHUS-Universidade de Évora).

Nesta conferência podem participar todos os interessados, bastando para o efeito estar no local e hora indicado.

Segunda etapa da “Alentejana” arranca da Vidigueira para 180km de prova

A segunda etapa da Volta ao Alentejo Crédito Agrícola une esta quinta-feira, 21 de março, a Vidigueira a Grândola, numa distância de 180,9 quilómetros.

Esta etapa inclui três metas volantes – em Viana do Alentejo, Torrão e Melides, e um prémio de montanha, a ser disputado na Serra de Grândola. Com partida marcada para as 11h30, a chegada do pelotão está prevista para as 15h46.

De recordar que ontem, a primeira etapa da prova foi vencida por Thomas Silva, da Caja Rural – Seguros RGA.

Indigitado primeiro-ministro, Luís Montenegro toma posse a 2 de abril

O líder da Aliança Democrática, Luís Montenegro, foi indigitado primeiro-ministro, na noite desta quarta-feira, 20 de março, pelo Presidente da República.

À saída da reunião com Marcelo Rebelo de Sousa, no Palácio de Belém, e em declarações aos jornalistas, Montenegro revelou que irá apresentar a composição do Governo no próximo dia 28 e que acordou com o Presidente a marcação da tomada de posse para 2 de abril.

“Era importante fazê-lo hoje – nesta passagem do dia 20 para dia 21 – apesar desta hora tardia, visto que amanhã de manhã (hoje) terei uma reunião com a presidente da Comissão Europeia e com os meus colegas líderes de partidos políticos que compõem o Partido Popular Europeu”, explicou.

A indicação de Luís Montenegro para primeiro-ministro acontece depois de conhecidos os resultados dos votos da emigração para as legislativas, em que o Chega consegue eleger mais dois deputados, enquanto Aliança Democrática e PS elegem um deputado cada.