Elvas: prazo para entrega de trabalhos ao Concurso de Poesia termina esta sexta-feira

Termina amanhã, sexta-feira, 22 de março, o prazo para entrega de trabalhos ao 26º Concurso de Poesia Escolar de Elvas, o mais antigo do país.

Promovido pela Escola Secundária D. Sancho II e a associação juvenil Arkus, este concurso, aberto a poesias escritas em português, inglês ou espanhol, por pessoas de todas as idades, explica o professor Carlos Beirão, encontra-se ainda na “fase de recolha” dos trabalhos.

O concurso está dividido em quatro categorias, que correspondem a quatro faixas etárias: alunos de 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, secundário e seniores. Os três melhores em cada uma das categorias serão premiados.

Cada participante pode apresentar até três poesias, “escritas a computador”, sendo que cada uma delas deve ser assinada por um pseudónimo. “O júri, quando estiver a avaliar as poesias, apenas sabe a faixa etária e vê um pseudónimo, não sabendo mais nada sobre a pessoa que está a participar”, explica Carlos Beirão.

Os trabalhos, em que poetas e poetisas têm “liberdade total” no que concerne aos temas, podem ser entregues, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou através de email (poesia@ae3elvas.edu.pt). Na segunda semana de maio, serão distinguidos os vencedores, numa sessão solene.