Lançado concurso da obra para Aproveitamento Hídrico do Xévora de 25 milhões de euros

25 milhões de euros: é este o valor do projeto que vai ser lançado, na próxima semana, a concurso público, para a construção da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora. Um projeto que, há mais de 20 anos, não saía do papel, e que este sábado, 13 de janeiro, deixou felizes os campomaiorenses e, principalmente, os agricultores.

A notícia chegou esta tarde, através da ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes, na sessão de apresentação do projeto, em Campo Maior. Em declarações à Rádio Campo Maior a ministra revela que esta era “uma grande ambição da população de Campo Maior e dos agricultores, de há mais de 20 anos, para aproveitamento da Barragem do Abrilongo e a sua água para desenvolver a agricultura neste território”.

Maria do Céu Antunes esclarece que, quando chegou ao ministério, em 2019, este era um processo que já tinha começado, mas que aguardava a chegada “de um processo de Espanha, que demorou muito tempo”, mas foi possível desbloquear, para além disso foi necessário também compatibilizar os recursos ecológicos, que segundo diz “foi outro “processo longo, que levou a aprovação de uma Declaração de Impacto Ambiental condicionada, mas que não é impeditivo de realizar o projeto, simplesmente foi adaptado a essa declaração”.

O desbloqueio destas duas questões levou a que hoje fosse possível anunciar o concurso, que contempla “uma obra de 1600 hectares de regadio, num montante de até 25 milhões de euros, que tem de estar concluído até final de 2025, uma vez que é financiado pelo Plano de Desenvolvimento Rural 2020, que termina em dezembro desse ano”.

Maria do Céu Antunes garante ainda que “esta grande obra, que será em breve uma realidade e que já não tem retorno,  vai permitir desenvolver a área agrícola neste território”.

Para Nelson Barreto, da direção da Associação de Beneficiários do Xévora, este é um dia que demonstra a vontade de todos para que “este projeto pudesse ser uma realidade” e que trouxe “ânimo aos agricultores, que já não acreditavam que esta obra se concretizasse” A obra, segundo Nelson Barreto, “vai permitir ter água de forma mais eficiente, novas culturas, um aumento de postos de trabalho e gerar riqueza, nesta zona”.

São cerca de 60 os regantes da Associação de Beneficiários do Xévora, que agora podem fazer “os seus investimentos, alterar culturas e explorações”. Esta obra, acrescenta, vai permitir “aproveitar de forma eficiente a água que entra na Barragem do Abrilongo”.

Luís Rosinha, presidente da Câmara de Campo Maior, enaltece a importância deste projeto que, permite mais um investimento no concelho, que terá um grande impacto na vida dos agricultores. “Esta é uma obra estruturante que, há mais de 20 anos que não saía do papel, por isso, é um momento decisivo para os projetos futuros e novas culturas, mas acima de tudo, é um dia feliz para todos os campomaiorenses, porque este tipo de números são efetivados no terreno e é na vida das pessoas que têm retorno”, garante.

O autarca diz ainda que esta obra vai permitir fazer uma “gestão da água de forma mais sustentável, sendo este um dia importante para a agricultura, mas também para o ambiente”.

Ricardo Pinheiro, deputado do partido Socialista na Assembleia da República, eleito pelo círculo eleitoral de Portalegre demonstra-se satisfeito com esta obra: “fico feliz porque o Alto Alentejo teve hoje um investimento muito significativo, por parte do Governo Central, e que vai beneficiar as populações deste território”.

A apresentação do projeto para a construção da rede de rega do Aproveitamento Hidroagrícola do Xévora, que será lançado a concurso na próxima semana, teve lugar no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior.