Europa Criativa apoia artistas em mobilidades e residências

A mobilidade, quer seja para fins de trabalho, estudos, investigação, coprodução ou participação num programa de residência ou de intercâmbio, faz parte da vida e da carreira dos artistas e dos profissionais da cultura. A mobilidade pode não ser apenas uma questão de escolha pessoal, mas também uma questão de sobrevivência profissional.

A Comissão Europeia, através do Programa Europa Criativa, “vai apoiar os artistas, quer individuais, quer em grupo, na viagem para outro país para aí realizarem as suas coproduções”, como nos referiu Ana Pereira (na foto), do Europe Direct Alto Alentejo.

A primeira fase de candidaturas decorre até Maio de 2023, no âmbito do programa Europa Criativa. O programa “Cultura Move Europa” para a mobilidade dos profissionais da cultura na Europa conta com um orçamento de 21 milhões de euros e deverá promover a mobilidade de 7000 artistas dentro e fora da UE através de dois tipos de ações: mobilidade individual e, a partir de 2023, residências artísticas.

O programa “Cultura Move Europa” é o tema da edição desta semana do programa Espaço Europa, com Ana Pereira, do Europe Direct Alto Alentejo.