Dia Internacional da Mulher celebrado em Estremoz com várias atividades

O Dia Internacional da Mulher celebra-se na sexta-feira, dia 8 de março, pelo que o município de Estremoz preparou um conjunto de atividades, para as quais contam com a envolvência de toda a população.

A primeira atividade, marcada para as 10 horas, do dia 8,  chama-se “Celebrar as mulheres” e prevê a declamação de poemas, a construção de um “M” humano, dança de aquecimento e uma caminhada de quatro quilómetros, bem como jogos lúdicos. As inscrições podem ser feitas no Posto de Turismo de Estremoz, até ao amanhã, quarta-feira, dia 6 de março, ou através do telefone 268 339 227.

Nesse mesmo dia será feita a entrega da carta dos direitos humanos das mulheres.

Já entre sexta-feira e domingo, decorre a iniciativa “Mulheres ao Museu”, que conta entrada livre, para mulheres, no Museu às Peças e ainda um peddy papper com a oferta de um brinde por grupo.

Já no sábado, 9 de março, pelas 14.30 horas, tem lugar a conferência “Mulheres na sociedade antes e depois do 25 de abril, no Auditório da Biblioteca Municipal de Estremoz, com a participação de Ana Beatriz Cardoso, Aurora Rodrigues, Manuela Fidalgo Marques e moderação de Ivone Carapeto.

Sem previsão de novas descargas, nível de água continua a subir na Barragem do Caia

Imagem de arquivo

A água armazenada na Barragem do Caia é, ao dia de hoje, quarta-feira, 6 de março, de 185 milhões e 672 mil metros cúbicos, com o nível da água à cota de 232,55 metros, o que corresponde a 97,72% da capacidade máxima da albufeira.

Desde há precisamente uma semana (28 de fevereiro), a água armazenada subiu em um milhão e 524 mil metros cúbicos, o que representa um aumento de 0,8%.

Ainda assim, não está prevista, para já, a realização de novas descargas de superfície, depois daquelas que se efetuaram entre os dias 9 e 26 de fevereiro. De acordo com o gestor da Associação de Beneficiários do Caia, Luís Rodrigues, a barragem tem ainda “algum poder de encaixe”, sendo intenção armazenar a maior quantidade possível de água.

CCDR Alentejo assina acordos colaborativos no âmbito da Escola de Coesão

A Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) assinou, com diversas entidades, entre as quais Municípios, Comunidades Intermunicipais e Agrupamentos de Escolas da região, dois acordos colaborativos no âmbito do Projeto “Escola da Coesão”

Na cerimónia esteve presente o vice- presidente substituto legal do presidente do Conselho Diretivo da CCDRA, Aníbal Reis Costa, bem como a vice-presidente da CCDRA, Carmen Carvalheira, tendo na sua intervenção, Aníbal Costa referido que “A CCDR Alentejo, está empenhada na capacitação e envolvimento dos jovens como forma de se contribuir para a Política da Coesão dando a conhecer o impacto da política europeia na região”, adiantando que “urge preparar cidadãos europeus ativos através do conhecimento e participação dos jovens as políticas de coesão”.

Recorde-se que na “Estratégia de Desenvolvimento do Alentejo 2030, um dos desafios estratégicos tem a ver com o reforço da ação coletiva regional e, neste sentido, é importante formalizar os termos de trabalho conjunto para a implementação do projeto Escola da Coesão”.

A Escola de Coesão é uma iniciativa com potencial agregador e de desafio para os agentes do território, relacionada com capacitação, das pessoas, das instituições e do ecossistema dos Fundos à escala da região Alentejo. O objetivo principal é de dar a conhecer o impacto da politica europeia assente na boa governação, considerada fundamental na definição das políticas públicas”.

A concretização da ação da Escola de Coesão será feita através de uma vasta rede de parceiros regionais, nacionais e internacionais o que lhe permite atuar de forma abrangente, e divide-se em quatro eixos. O primeiro denomina-se “ASOC – At School on Open Cohesion”, o segundo “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo mais”, o terceiro tema ver com um “Ciclo de Conferências Ligar Erasmus e Politica de Coesão – Ligar Jovens Alentejanos à Europa+ e uma Conferência anual que liga Política de Coesão com ERASMUS+ e o quarto é “Summer School”

O primeiro acordo colaborativo assinado com a “Acessível Êxito Associação, promotora das Mentes Empreendedoras, é referente ao eixo, “Embaixadores da Coesão “Jovem Coesão Alentejo +” e pretende entre outros “dinamizar uma cultura colaborativa de território, em ambiente associativo, recreativo e cultural, à luz da transição digital, energética e ambiental em curso”.

O segundo acordo colaborativo foca-se no eixo “ASOC – At School on Open Cohesion” e pretende através de uma parceria que fomente o trabalho em rede, com o objetivo de promover o conhecimento da política de coesão e o impacto da politica da União Europeia (UE) no Alentejo.

Para além da CCDRA, foram signatários do acordo os Agrupamento de Escolas de Montemor-o-Novo, de Nisa, Escolas 2 de Beja, de Redondo, de Vendas Novas, bem como a Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares (DGEstE) as Comunidades Intermunicipais do Alto Alentejo (CIMAA), do Alentejo Central (CIMAC), e do Baixo Alentejo (CIMBAL), o Instituto Politécnico de Portalegre, responsável pelo Centro Europe Direct do Alto Alentejo, Agência de Desenvolvimento Regional do Alentejo (ADRAL), responsável pelo Centro Europe Direct do Alentejo Central e Litoral Associação de Defesa do Património de Mértola, responsável pelo Centro Europe Direct do Baixo Alentejo e as câmaras municipais de Beja, Montemor-o-Novo, Redondo e Vendas Novas.

IPDJ Alentejo desenvolve atividades integradas no “Mês da Juventude” de Évora

A Direção Regional do Alentejo do IPDJ, em parceria com diversas associações juvenis e outras entidades, irá realizar algumas atividades direcionadas para o publico jovem, e não só, integradas no “Mês da Juventude”, promovido pela Câmara Municipal de Évora, o qual está a decorrer e se estenderá até dia 31 de março.

Estas iniciativas do IPDJ Alentejo, integradas naquela realização da autarquia eborense, estão enquadradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de abril, tendo como principal objetivo dar «voz e palco» aos jovens, oferecendo uma programação muito variada, englobando múltiplas atividades em diversas áreas, entre as quais a arte, o associativismo, a dança, o desporto, a formação, o empreendedorismo, a música, a saúde, o voluntariado e muitas outras.

Inscrições abertas para Caminhada Granfondo EuroBEC

Estão abertas as inscrições para a Caminhada EuroBEC Granfondo, a realizar no dia 17 deste mês e inserida na segunda edição do EuroBEC Granfondo.

A inciativa, cujas receitas revertem para uma instituição de cariz social do concelho, tem um custo de sete euros, que dá direito à tshirt do evento e a um lanche convívio.

As inscrições podem ser feitas AQUI.

Classificação geral do Torneio da Malha “João Brioso”

O torneio da malha do concelho de Elvas “João Brioso” decorre desde o passado dia 1 de março e prolonga-se até dia 25 de abril.

Depois de duas jornadas a classificação geral está ordenada por escalão, da seguinte forma:

Seniores:

1º lugar – José Branca (São Brás e São Lourenço) 17 pontos

2º lugar – Avelino Gomes (São Brás e São Lourenço) 11 pontos

3º lugar – José Monteiro (Assunção) 10 pontos

Veteranos:

1º lugar – José Domingos (Caia, São Pedro e Alcáçova) 5 pontos

2º lugar – João Lúcio (Caia, São Pedro e Alcáçova) 4 pontos

3º lugar – Manuel Mantas (Terrugem) 4 pontos

Feminino:

1º lugar – Joana Lopes (Borba) 8 pontos

2º lugar – Mónica Xavier (Vila Boim) 3 pontos

3º lugar – Célia Carvalho (Caia,São Pedro e Alcaçova) 3 pontos

 Sub – 13:

1º lugar – Marco Matos (Barbacena) 4 pontos

2º lugar – Carolina Marino (Orada) 2 pontos

3º lugar – Vitória Conceição (Caia, São Pedro e Alcáçova) 1 ponto

Alentejo recebe 3º encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial

Tendo como cenário o Parque Mineiro de Aljustrel, recentemente inaugurado, o terceiro Encontro da Rede Portuguesa de Turismo Industrial e a apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial” realiza-se quinta-feira, dia 7 de março, num evento promovido pelo Grupo Dinamizador da Rede Portuguesa de Turismo Industrial em parceria com a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

No âmbito da iniciativa, que reúne várias dezenas de parceiros nacionais e regionais, representantes das Entidades Regionais de Turismo, da Direção Regional de Turismo dos Açores e do Turismo de Portugal, vão ser dadas a conhecer as 180 experiências, entre as quais 15 nos territórios do Alentejo e do Ribatejo, que estão disponíveis para os visitantes e turistas, entre 16 e 30 de março.

“O Turismo Industrial – integrado na Estratégia Turismo 2027 que visa reforçar a atratividade dos territórios, valorizar os produtos e os processos produtivos nacionais, e captar o interesse da procura turística nacional e internacional ao longo de todo o ano – tem despertado, cada vez mais, o interesse dos visitantes e de empresas de vários setores, como o agroalimentar ou o extrativo. No Alentejo e no Ribatejo, por exemplo, no ano passado a oferta era de nove experiências e este ano são 15, promovidas por nove parceiros que apresentam atividades como colóquios, degustações, filmes, oficinas, workshops e visitas guiadas”, explica José Manuel Santos, presidente da Entidade Regional de Turismo.

Para além da apresentação da Agenda Nacional “À Descoberta do Turismo Industrial”, no decorrer do evento vai ser feito um ponto de situação sobre o “Estado da Arte do Turismo Industrial em Portugal” e assinadas as declarações de colaboração, entre novos parceiros e a Turismo do Alentejo e Ribatejo.

O encontro vai servir, também, para dar a conhecer o Parque Mineiro de Aljustrel que, inaugurado em dezembro de 2023, tem várias ofertas associadas ao Património Industrial.

O programa completo para ver abaixo:

Acionista maioritário do CD Badajoz assume controlo total do clube

O acionista maioritário do Club Deportivo (CD) Badajoz, Lanuspe SL, assumiu esta quarta-feira, 6 de março, com poderes absolutos, o controlo efetivo “do funcionamento e organização” do clube, tendo decidido demitir, quer o diretor-geral, Miguel Ángel Leyva, quer o diretor desportivo, Patricio Arana.

De acordo com um comunicado do clube, Miguel Ángel Leyva foi despedido “por fraude, abuso de confiança e deslealdade”, depois de “assinar o seu próprio contrato em nome do clube, como contratante, e em seu nome como contratado, e com um salário conforme sua conveniência”. Já Patricio Arana é despedido por “abandono injustificado do seu posto de trabalho e funções”.

Lanuspe SL é uma empresa dedicada à atividade de relações públicas e organização de eventos, com sede em Alicante.

O comunicado para ler na íntegra:

De visita ao InPP, Ricardo Pinheiro destaca investigação feita a partir de Elvas “para o mundo”

Ricardo Pinheiro e os restantes candidatos do Partido Socialista (PS), pelo círculo eleitoral de Portalegre, à Assembleia da República, estiveram esta quarta-feira, 6 de março, de visita ao InnovPlantProtect (InPP), em Elvas, com o objetivo, não só de conhecerem as instalações e equipamentos tecnológicos do laboratório colaborativo, mas também de trocarem ideias sobre como estão a decorrer os trabalhos da agenda mobilizadora InsectERA.

A comitiva foi recebida pelo diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e por Daniel Murta, diretor geral e presidente do Conselho de Administração da EntoGreen, a entidade que lidera a InsectERA. Esta Agenda Mobilizadora visa a criação de um novo setor bioindustrial em Portugal, usando os insetos como ferramenta para o desenvolvimento de novos serviços e produtos, em áreas como a alimentação animal e humana, indústria cosmética ou dos bioplásticos.

O consórcio pretende fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras à base de insetos para o mercado. A Agenda conta com 42 parceiros e um financiamento de cerca de 43 milhões de euros. O InPP lidera o eixo “InFrass”, um dos nove eixos da Agenda, que visa utilizar os insetos como ferramenta para a criação de novos fertilizantes orgânicos, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptados aos desafios agrícolas do futuro.

Lembrando a investigação científica, em torno da proteção de plantas, que está a ser desenvolvida a partir de Elvas “para o mundo”, e os desafios da próxima década em “perceber-se como se pode reduzir o uso de insecticidas na agricultura nacional e europeia”, Ricardo Pinheiro assegura que era “muito importante” a campanha do PS visitar o InnovPlantProtect. “Começamos a perceber que as principais agendas mobilizadoras, que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tinha, também chegam aos territórios do interior. Há mais de 40 investigadores, de muitas nacionalidades, na Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas”, começa por dizer.

Assegurando que este é um projeto que permite um “valor acrescentado na economia local”, Ricardo Pinheiro explica que este é um programa que vai de encontro aos “grandes projetos europeus”. O candidato diz ainda ficar “muito satisfeito” por perceber que é possível, a partir do Alto Alentejo e de Elvas, neste caso, serem “desenhados projetos desta dimensão”.

Já Daniel Murta considera a visita de Ricardo Pinheiro ao InPP “muito importante”, dando-se, desta forma, a conhecer ao candidato o trabalho que, neste âmbito, tem vindo a ser feito no distrito de Portalegre. “A Agenda Mobilizadora InsetERA tem a ambição de construir novas fábricas, que vão converter bagaço de azeitona em fertilizantes, proteínas e óleos, através da utilização de insetos”, adianta, explicando que a missão do InPP é a de “avaliar como é que estes produtos finais, que são derivados de insetos, produzem produtos de elevado valor, entre eles, para a proteção das plantas e dos solos”.

Pedro Fevereiro, por sua vez, diz ser importante receber qualquer representante da Assembleia da República ou do Governo, sendo isso fundamental para que se compreenda o “esforço” que tem sido feito em torno deste trabalho de desenvolvimento de inovação. No que toca a esta Agenda Mobilizadora, Pedro Fevereiro explica que, através do trabalho do InPP, pretende-se “valorizar, no âmbito da agricultura, os subprodutos que surgem deste nova indústria dos insetos”.

Cerca de 350 atletas no Trail do Sport Arronches e Benfica

Imagem: Sport Arronches e Benfica

O IV Trail do Sport Arronches e Benfica está marcado para sábado, 9 de março, sendo a prova composta por duas distâncias – trail curto (20 quilómetros) e longo (30 quilómetros) –, para além de uma caminhada de cerca de 11 quilómetros.

Com partida de Mosteiros e chegada ao Estádio Municipal de Arronches, as provas vão contar com a participação de “cerca de 350 atletas”, sobretudo dos concelhos da região, de acordo com Marco Vitória, um dos responsáveis do clube. “A grande maioria, se calhar 80 a 90 por cento é aqui da nossa região, não só do nosso distrito, mas também dos distritos vizinhos”, acrescenta.

Com animação do DJ PG, oferta de almoço, servido pelo chef Luís Aranha, e porco no espeto para todos os atletas, terminadas as provas, explica ainda Marco Vitória, o trail conta, desta feita, com um novo speaker (Paulo Canas). Desta feita, foi ainda aumentada a distância do trail longo, para se “poder apresentar um pouco mais de trilhos da Serra de São Mamede”. “Esperamos que as pessoas venham e que se divirtam connosco”, diz ainda o responsável.

A prova, que tem como padrinhos António Parente e Ana Miranda, está incluída no Circuito de Trail da Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre. O trail longo tem partida às 9 horas, o curto às 9h30 e a caminhada às 9h35.

Barbacena e Vila Fernando com sessão sobre biorresíduos esta quarta-feira

As sessões de esclarecimento da população do concelho de Elvas  sobre separação de biorresíduos prosseguem esta quarta-feira, desta feita em Barbacena e Vila Fernando.

A primeira sessão está marcada para as 16 horas, no Pavilhão Multiusos de Barbacena, seguindo-se às 17.30 horas, no salão da junta de freguesia de Vila Fernando.

Associação Académica do IPP realiza debate com candidatos do círculo de Portalegre

A Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre vai realizar um debate eleitoral com os candidatos do círculo eleitoral de Portalegre, esta quarta-feira, dia 6 de março, pelas 21 horas, no auditório da ESECS.

O debate irá contar com os sete cabeças de lista com representação parlamentar na Assembleia da República.

O objetivo deste debate centra-se em temas importantes para a comunidade estudantil como a empregabilidade e a habitação.

Na moderação deste debate estará a professora do Politécnico de Portalegre, Rosália Rodrigues, doutorada pela Universidade da Beira Interior em Ciências da Comunicação.

O debate terá uma duração aproximada de uma hora e meia e todos terão tempo para possíveis questões.

Para mais informações a publicação do mesmo está no Instagram e Facebook da Associação Académica do Instituto Politécnico de Portalegre.

GNR efetua 113 detenções e deteta 140 crimes relacionados com caça

A GNR, através do Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA), deteve 113 pessoas e identificou 140 crimes relacionados com o exercício da caça, em todo o país, entre 20 de agosto de 2023 e o passado dia 28 de fevereiro, no decorrer da Operação Artémis.

“Foram fiscalizados 19.012 caçadores, tendo sido detetados 140 crimes e efetuadas 113 detenções”, revela a GNR em comunicado, onde explica que, com esta operação, procura-se “prevenir e detetar irregularidades inerentes à atividade cinegética, em todo o Território Nacional”.

59 das 113 detenções dizem respeito a “exercício de caça em terrenos não cinegéticos, nos terrenos de caça condicionados sem consentimento de quem direito, nas áreas de não caça e nas zonas de caça às quais não se tenha legalmente acesso”. As outras 59 devem-se ao “exercício da caça de espécies não cinegéticas, caça de espécies cinegéticas que não constem na lista de espécies que podem ser objeto de caça ou fora dos respetivos períodos de caça, das jornadas de caça e em dias em que a caça não seja proibida ou por processos ou meios não autorizados ou indevidamente utilizados e ultrapassar as limitações e quantitativos de captura estabelecido”.

Durante as ações de fiscalização foram ainda registadas 432 contraordenações, das quais a GNR destaca 131 por o caçador não ser portador de documentação obrigatória durante o exercício da caça; 77 por transporte de armamento fora das condições legalmente previstas e 45 por infrações praticadas pelas entidades gestoras das zonas de caça.

Esta operação caracteriza-se ainda “pela realização de ações de sensibilização e cooperação no âmbito das atividades relacionadas com o ato venatório, bem como ações de fiscalização ao exercício da caça”.

Festival do Peixe do Rio termina com “Caldeta para todos”

O concelho de Alandroal foi, entre 23 de fevereiro e o passado domingo, 3 de março, palco de mais uma edição do Festival do Peixe do Rio, evento que, mais que a degustação da iguaria nos restaurantes aderentes, proporcionou um conjunto de atividades – desportivas, culturais e de lazer – a todos quantos se quiseram associar à iniciativa.

No passado domingo, foram muitos aqueles que quiseram participar numa caminhada, pelo percurso pedestre “Pedra Alçada”, que teve início, pelas 9 horas, na Junta de Freguesia de Santiago Maior. A iniciativa terminou com a tradicional “Caldeta para todos” a ser servida no polidesportivo da Aldeia da Venda.

No mesmo dia, realizou-se ainda um concurso de pesca desportiva, organizado pela Associação de Pesca Pesquisindex “Os Marujos”, em Juromenha, para além da feira de produtos locais e um workshop de construção de peixes, na Praça da República de Alandroal.

As imagens do percurso pedestre e da “Caldeta para todos” para ver na galeria abaixo:

Fotos: Município de Alandroal

Melhores equipas de rugby de Portugal e Espanha no Torneio “Cidade de Elvas”

Imagem: Rugby Clube de Elvas (Facebook)

O Rugby Clube de Elvas (RCE) promove no sábado, 9 de março, a partir das 11 horas, a sexta edição do “Torneio Internacional Cidade de Elvas”, dedicado a escalões de formação.

Das “principais equipas” de rugby, não só de Portugal, como de Espanha, participam neste torneio cerca de 700 crianças, desde os sub-6 aos sub-12, revela Luís Miguel Bagulho, da direção do clube. “Consegue-se reunir uma série de miúdos importante, que podem praticar rugby e em que cada equipa faz quatro ou cinco jogos, movimentando-se as crianças todas, entre atletas masculinos e femininos”, adianta.

Lembrando que o rugby é um desporto “muito inclusivo”, Luís Miguel garante que o grande objetivo, com a realização deste torneio, é “transmitir bons princípios” a estes jovens atletas. “Não queremos fazer aqui campeões, nem temos aqui Cristianos Ronaldos. O rugby é um desporto eminentemente coletivo, em que um jogador sozinho não consegue fazer a diferença. É um desporto de grande integração, porque precisa de miúdos rápidos, mais gordinhos, de miúdos altos. Qualquer pessoa tem lugar no rugby e as raparigas também já estão a jogar”, garante.

Com o intuito de passar valores aos atletas, e contando com a colaboração da VALNOR, este é um “eco-torneio”. “Não queremos que este torneio tenha só uma vertente desportiva, pelo que também temos uma vertente social, de coesão e de boas práticas”, explica Luís Miguel Bagulho.

Em prova, pelo RCE, vão estar cerca de 80 dos mais de cem jovens atletas da formação. Os jogadores da equipa sénior, num plantel que se pretende “competitivo”, assegura o responsável, são sempre “a referência” dos mais novos.

No decorrer do torneio, será ainda prestada uma homenagem a José Manuel Picão de Abreu. Este elvense, recentemente falecido, foi presidente da federação portuguesa da modalidade, bem como do conselho de arbitragem. “É uma personagem a que Elvas e o rugby português muito devem. No caso de Elvas, está perpetuado pela quantidade de sobrinhos que têm passado pelo clube e que continuam a passar”, diz ainda o dirigente do RCE.

O torneio, no sábado, será realizado em vários estádios e complexos desportivos de Elvas, tendo o Estádio de Atletismo e Rugby como local central.

“Destino Serra de São Mamede” apresentado na BTL

O Município de Arronches participou, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), como sempre com o intuito de promover o que de melhor se faz no concelho no maior certame da área realizado em Portugal.

À semelhança do ano anterior, a autarquia apresentou-se nas instalações da Feira Internacional de Lisboa em conjunto com os municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, concelhos que integram a área do Parque Natural e que recentemente cofundaram a Associação de Municípios da Serra de São Mamede.

Foi precisamente essa instituição que levou a efeito, na passada sexta-feira, primeiro dia do corrente mês, uma apresentação denominada ‘Destino Serra de São Mamede’, com a qual deu a conhecer aquilo que são os objetivos da associação, promovendo então uma ação de mostra de artesanato e de degustação de produtos regionais.

Presente nesta apresentação, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, mostrando-se conhecedor daquilo que tem sido a atividade da associação, não quis deixar de elogiar o trabalho que se encontra a ser efetuado em parceria pelos quatro municípios que integram o Parque Natural da Serra de São Mamede, uma cooperação que acarreta grandes benefícios para o território.

Por parte das autarquias envolvidas, estiveram nesta ocasião, o presidente e vereadora da Câmara Municipal de Arronches, respetivamente João Crespo e Maria João Fernandes, a vereadora de Castelo de Vide, Helena Esteves, o vice-presidente de Marvão, Luís Costa e a vice-presidente do Município de Portalegre, Laura Galão.

A representar a presidência da direção, coube a Luís Costa ter a palavra, explicando o vice-presidente de Marvão que esta associação foi constituída sob a ideia de que unidos os municípios são mais fortes na promoção deste que é um território de excelência. Para isso, os integrantes da associação encontram-se a desenvolver estratégias supramunicipais, cujo objetivo é otimizar os serviços ao serviço das pessoas, das atividades económicas e de quem visita e regressa ao Parque Natural da Serra de São Mamede. Por fim, foram elencados alguns dos projetos que a associação se encontra a desenvolver e qual a abordagem a adotar na concretização dos mesmos.

Terminando da melhor maneira, os presentes foram convidados a apreciar o artesanato da região, no caso os bordados e os trabalhos em cortiça e madeira, bem como a degustar os produtos típicos, tendo o concelho de Arronches cedido uma série de enchidos de porco alentejano, acompanhados pelo chá ‘Aroche – Infusão de Arronches’.

Projeto “Escolas de Atletismo” da AADP apresentado em Campo Maior

A Associação de Atletismo do Distrito de Portalegre (AADP) está a lançar um projeto desportivo denominado de “Escolas de Atletismo”, nos vários concelhos do distrito, sendo que na passada semana foi apresentado em Campo Maior, com o objetivo de cativar os mais novos para esta modalidade.

Luís Rodrigues, presidente da associação, revela que se pretende “colocar os miúdos a mexer, desde o primeiro ciclo e até no jardim de infância, com atividades adaptadas”, pelo que “a intenção é cativar atletas, mas acima de tudo que os mais novos pratiquem desporto”.

O projeto foi já apresentado ao Agrupamento de Escolas de Campo Maior, e neste caso, será desenvolvido em parceria com o Grupo Campo Maior Trail Runners, sendo que se pretende que “todas as escolas possam aderir a este projeto”.

Associação de Atletismo de Portalegre que está a lançar o projeto “Escolas de Atletismo”, que conta com o apoio da Federação Portuguesa de Atletismo.

Workshop prepara funcionários do Município e Juntas de Freguesia para separação de biorresíduos

Preparar os funcionários do Município e das Juntas de Freguesia para a separação dos biorresíduos e consciencialização da população, foi o objetivo do workshop sobre este tema que se realizou na passada segunda-feira, 4 de março, no Centro de Negócios Transfronteiriço.

O vereador Tiago Afonso, em representação do Município de Elvas, deixou uma palavra de apreço por todos os funcionários que desempenham diariamente a sua função de manter o concelho limpo e destacou a importância que vão ter no dia a dia para consciencializar os residentes.

Proporcionar informação a todos os que diariamente desempenham as suas funções junto da população, através de exemplos e tendo em conta a legislação do Regulamento Geral de Gestão de Resíduos (RGGR).

Concurso de Poesia de Elvas: trabalhos podem ser entregues até dia 22

O mais antigo concurso de poesia escolar do país, promovido pela Escola Secundária D. Sancho II e a associação juvenil Arkus, que já vai para a sua 26ª edição, vai ganhando “outra dimensão”, uma vez que, atualmente, não é um concurso só nacional, mas também internacional.

Seguindo os moldes das últimas edições, explica o professor Carlos Beirão, presidente da direção da Arkus, e “limadas algumas arestas”, o concurso volta a aceitar poesia escrita em português, espanhol e inglês. “Temos muitos alunos a estudar espanhol e inglês, não só na nossa escola, como nas outras escolas da região e também na Extremadura, Madrid e Sevilha, porque nós estamos a alargar, cada vez mais, este concurso à Península Ibérica”, adianta.

O concurso está dividido em quatro categorias, que correspondem a quatro faixas etárias: alunos de 1º ciclo, 2º e 3º ciclos, secundário e seniores. Os três melhores em cada uma das categorias serão premiados.

Cada participante pode apresentar até três poesias, “escritas a computador”, sendo que cada uma delas deve ser assinada por um pseudónimo. “O júri, quando estiver a avaliar as poesias, apenas sabe a faixa etária e vê um pseudónimo, não sabendo mais nada sobre a pessoa que está a participar”, explica Carlos Beirão.

Os trabalhos, em que poetas e poetisas têm “liberdade total” no que concerne aos temas, podem ser entregues, até dia 22 de março, na biblioteca da Escola Secundária D. Sancho II ou através de email (poesia@ae3elvas.edu.pt). Na segunda semana de maio, serão distinguidos os vencedores, numa sessão solene.

Euromilhões com jackpot de 63 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot, no valor de 63 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou ontem, terça-feira, 5 de março, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 267 mil euros, saiu a dois apostadores no estrangeiro.

Para Portugal veio um terceiro prémio, de 17 mil euros, num total de sete contemplados.

O quarto prémio, de 1.145 euros, saiu a 34 apostadores, um deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 02 – 15 – 17 – 23 – 36 e pelas estrelas 03 e 08.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.