“Destino Serra de São Mamede” apresentado na BTL

O Município de Arronches participou, entre os dias 28 de fevereiro e 3 de março, em mais uma edição da Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), como sempre com o intuito de promover o que de melhor se faz no concelho no maior certame da área realizado em Portugal.

À semelhança do ano anterior, a autarquia apresentou-se nas instalações da Feira Internacional de Lisboa em conjunto com os municípios de Castelo de Vide, Marvão e Portalegre, concelhos que integram a área do Parque Natural e que recentemente cofundaram a Associação de Municípios da Serra de São Mamede.

Foi precisamente essa instituição que levou a efeito, na passada sexta-feira, primeiro dia do corrente mês, uma apresentação denominada ‘Destino Serra de São Mamede’, com a qual deu a conhecer aquilo que são os objetivos da associação, promovendo então uma ação de mostra de artesanato e de degustação de produtos regionais.

Presente nesta apresentação, o presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Santos, mostrando-se conhecedor daquilo que tem sido a atividade da associação, não quis deixar de elogiar o trabalho que se encontra a ser efetuado em parceria pelos quatro municípios que integram o Parque Natural da Serra de São Mamede, uma cooperação que acarreta grandes benefícios para o território.

Por parte das autarquias envolvidas, estiveram nesta ocasião, o presidente e vereadora da Câmara Municipal de Arronches, respetivamente João Crespo e Maria João Fernandes, a vereadora de Castelo de Vide, Helena Esteves, o vice-presidente de Marvão, Luís Costa e a vice-presidente do Município de Portalegre, Laura Galão.

A representar a presidência da direção, coube a Luís Costa ter a palavra, explicando o vice-presidente de Marvão que esta associação foi constituída sob a ideia de que unidos os municípios são mais fortes na promoção deste que é um território de excelência. Para isso, os integrantes da associação encontram-se a desenvolver estratégias supramunicipais, cujo objetivo é otimizar os serviços ao serviço das pessoas, das atividades económicas e de quem visita e regressa ao Parque Natural da Serra de São Mamede. Por fim, foram elencados alguns dos projetos que a associação se encontra a desenvolver e qual a abordagem a adotar na concretização dos mesmos.

Terminando da melhor maneira, os presentes foram convidados a apreciar o artesanato da região, no caso os bordados e os trabalhos em cortiça e madeira, bem como a degustar os produtos típicos, tendo o concelho de Arronches cedido uma série de enchidos de porco alentejano, acompanhados pelo chá ‘Aroche – Infusão de Arronches’.