Melhores equipas de rugby de Portugal e Espanha no Torneio “Cidade de Elvas”

Imagem: Rugby Clube de Elvas (Facebook)

O Rugby Clube de Elvas (RCE) promove no sábado, 9 de março, a partir das 11 horas, a sexta edição do “Torneio Internacional Cidade de Elvas”, dedicado a escalões de formação.

Das “principais equipas” de rugby, não só de Portugal, como de Espanha, participam neste torneio cerca de 700 crianças, desde os sub-6 aos sub-12, revela Luís Miguel Bagulho, da direção do clube. “Consegue-se reunir uma série de miúdos importante, que podem praticar rugby e em que cada equipa faz quatro ou cinco jogos, movimentando-se as crianças todas, entre atletas masculinos e femininos”, adianta.

Lembrando que o rugby é um desporto “muito inclusivo”, Luís Miguel garante que o grande objetivo, com a realização deste torneio, é “transmitir bons princípios” a estes jovens atletas. “Não queremos fazer aqui campeões, nem temos aqui Cristianos Ronaldos. O rugby é um desporto eminentemente coletivo, em que um jogador sozinho não consegue fazer a diferença. É um desporto de grande integração, porque precisa de miúdos rápidos, mais gordinhos, de miúdos altos. Qualquer pessoa tem lugar no rugby e as raparigas também já estão a jogar”, garante.

Com o intuito de passar valores aos atletas, e contando com a colaboração da VALNOR, este é um “eco-torneio”. “Não queremos que este torneio tenha só uma vertente desportiva, pelo que também temos uma vertente social, de coesão e de boas práticas”, explica Luís Miguel Bagulho.

Em prova, pelo RCE, vão estar cerca de 80 dos mais de cem jovens atletas da formação. Os jogadores da equipa sénior, num plantel que se pretende “competitivo”, assegura o responsável, são sempre “a referência” dos mais novos.

No decorrer do torneio, será ainda prestada uma homenagem a José Manuel Picão de Abreu. Este elvense, recentemente falecido, foi presidente da federação portuguesa da modalidade, bem como do conselho de arbitragem. “É uma personagem a que Elvas e o rugby português muito devem. No caso de Elvas, está perpetuado pela quantidade de sobrinhos que têm passado pelo clube e que continuam a passar”, diz ainda o dirigente do RCE.

O torneio, no sábado, será realizado em vários estádios e complexos desportivos de Elvas, tendo o Estádio de Atletismo e Rugby como local central.