Elvenses visitam Nossa Senhora em Dia da Imaculada Conceição

Em Dia da Imaculada Conceição, que se assinala esta quarta-feira, 8 de dezembro, a Capela de Nossa Senhora da Conceição, nas Portas da Esquina em Elvas, está de portas abertas até às 20 horas.

Na cidade, lembra Sebastião Sequeira, membro da Confraria de Nossa Senhora da Conceição, há muitos devotos, sendo uma tradição esta romagem até àquele espaço religioso, atualmente, só aberto, em ocasiões e dias como este, convidando todos a visitar a “padroeira de Portugal e mãe de todos”.

Nesta visita à capela, os fiéis, adianta Sebastião Sequeira, procuram rezar, acabando, em alguns casos, em dar “uma esmolinha”, à Confraria, em troca de uma estampa. “Antes, abríamos a capela das 9 às 17 horas, mas destruíram tudo, partiram azulejos, e decidimos fechar, porque não temos pessoal para estar aqui a guardar”, acrescenta.

Dentro do possível, apesar da falta de verbas, a Confraria, com a ajuda da Câmara de Elvas, tem procurado sempre manter, nas melhores condições, a capela.

Apesar da capela estar encerrada, no dia a dia, Sebastião Sequeira garante que basta os interessados em visitá-la, para cumprir alguma promessa, entrarem em contacto com algum elemento da confraria.

Ao meio-dia e meia, e no âmbito das celebrações deste feriado religioso, há missa na Igreja da Sé. Desde o passado dia 29, que a Confraria tem realizado a tradicional novena, diariamente, pelas 19 horas.