“A Solidariedade Não Tem Idade”: PSP sinaliza mais 649 idosos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) levou a cabo a Operação “A Solidariedade Não Tem Idade/2022”, entre os dias 11 de julho e 23 de setembro, na sua área de responsabilidade em Portugal Continental e na totalidade das Regiões Autónomas da Madeira e dos Açores.

Na edição deste ano, os agentes realizaram 3839 contatos individuais de prevenção criminal e 317 ações de sensibilização.

Destes contactos/ações resultaram a sinalização de 649 idosos, tendo sido verificadas 407 situações de risco social e, destes, 298 pessoas foram de imediato encaminhadas para instituições de apoio social.

Entre os vários fatores de risco verificados, 140 idosos foram sinalizados por falta de autonomia, 81 por apresentarem quadro clínico grave que exigia acompanhamento médico imediato, 40 por habitarem em condições de vida degradantes, 52 por ausência de redes de contacto, 53 por suspeita de reiterada vitimização de índole criminal e 21 por insuficiência económico-financeira.

Esta operação de cariz preventivo, é realizada anualmente pela PSP desde 2012, maioritariamente através dos Polícias das Equipas de Proximidade e Apoio à Vítima (EPAV).

Tem como principal objetivo intensificar o contato direto e diálogo com a população mais idosa (+65 anos), visando a deteção tão precoce quanto possível de casos de fragilidade social, vulnerabilidade física e ou psíquica e suspeitas de crimes contra a integridade física, bem como a promoção do apoio imediato e necessário através de respostas concertadas com as entidades parceiras.

De um modo geral, os idosos, pelas suas limitações de locomoção e fragilidades psíquicas, tornam-se vítimas preferenciais em relação a crimes contra o património (roubo, burla, extorsão), contra a liberdade pessoal (ameaça, coação, sequestro) e contra a integridade física (ofensa à integridade física, violência doméstica, maus-tratos). A estas vulnerabilidades somam-se, pontualmente, as de cariz económico, materializadas em frágeis condições de habitação, higiene, saúde pública, saúde individual (muitas vezes dependentes de medicação regular) e/ou alimentação. E todas estas variáveis, sem um círculo familiar ou de vizinhança ativos e solidários, potenciam as situações de anonimato que inviabilizam eventuais intervenções de cariz assistencial, podendo mesmo, por vezes, culminar na morte do idoso.

Os Polícias destas Equipas procuram recolher indícios que apontem para algum destes indicadores de risco, informação essa que posteriormente é partilhada com as entidades parceiras com capacidade de intervenção neste domínio, instituições locais de apoio/assistência social ou serviços médicos, salvaguardando as áreas de intervenção próprias de cada uma.

A edição de 2022 voltou a detetar grandes lacunas de literacia digital entre este segmento da população. Ciente deste problema, a PSP desencadeou há vários meses o trabalho de constituição como entidade parceira do Programa EUSOUDIGITAL. A assinatura do respetivo protocolo terá lugar no dia 3 de outubro, na Direção Nacional da PSP, num evento aberto à comunicação social.

A PSP associou-se a este programa com o objetivo de, em conjunto com os parceiros, promoverem a capacitação digital dos portugueses.

Os Polícias afetos ao policiamento de proximidade são voluntários nesta causa de promoção da capacitação digital da comunidade sénior em segurança, ensinando-os a recorrer às novas tecnologias e alertando-os para os perigos associados à utilização das mesmas (cibercriminalidade). Neste contexto foram formados 397 Polícias como mentores.