De visita ao InPP, Ricardo Pinheiro destaca investigação feita a partir de Elvas “para o mundo”

Ricardo Pinheiro e os restantes candidatos do Partido Socialista (PS), pelo círculo eleitoral de Portalegre, à Assembleia da República, estiveram esta quarta-feira, 6 de março, de visita ao InnovPlantProtect (InPP), em Elvas, com o objetivo, não só de conhecerem as instalações e equipamentos tecnológicos do laboratório colaborativo, mas também de trocarem ideias sobre como estão a decorrer os trabalhos da agenda mobilizadora InsectERA.

A comitiva foi recebida pelo diretor executivo do InPP, Pedro Fevereiro, e por Daniel Murta, diretor geral e presidente do Conselho de Administração da EntoGreen, a entidade que lidera a InsectERA. Esta Agenda Mobilizadora visa a criação de um novo setor bioindustrial em Portugal, usando os insetos como ferramenta para o desenvolvimento de novos serviços e produtos, em áreas como a alimentação animal e humana, indústria cosmética ou dos bioplásticos.

O consórcio pretende fomentar a economia circular e alavancar o desenvolvimento de soluções tecnológicas inovadoras à base de insetos para o mercado. A Agenda conta com 42 parceiros e um financiamento de cerca de 43 milhões de euros. O InPP lidera o eixo “InFrass”, um dos nove eixos da Agenda, que visa utilizar os insetos como ferramenta para a criação de novos fertilizantes orgânicos, sustentáveis e de elevada qualidade, adaptados aos desafios agrícolas do futuro.

Lembrando a investigação científica, em torno da proteção de plantas, que está a ser desenvolvida a partir de Elvas “para o mundo”, e os desafios da próxima década em “perceber-se como se pode reduzir o uso de insecticidas na agricultura nacional e europeia”, Ricardo Pinheiro assegura que era “muito importante” a campanha do PS visitar o InnovPlantProtect. “Começamos a perceber que as principais agendas mobilizadoras, que o Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) tinha, também chegam aos territórios do interior. Há mais de 40 investigadores, de muitas nacionalidades, na Estação de Melhoramento de Plantas de Elvas”, começa por dizer.

Assegurando que este é um projeto que permite um “valor acrescentado na economia local”, Ricardo Pinheiro explica que este é um programa que vai de encontro aos “grandes projetos europeus”. O candidato diz ainda ficar “muito satisfeito” por perceber que é possível, a partir do Alto Alentejo e de Elvas, neste caso, serem “desenhados projetos desta dimensão”.

Já Daniel Murta considera a visita de Ricardo Pinheiro ao InPP “muito importante”, dando-se, desta forma, a conhecer ao candidato o trabalho que, neste âmbito, tem vindo a ser feito no distrito de Portalegre. “A Agenda Mobilizadora InsetERA tem a ambição de construir novas fábricas, que vão converter bagaço de azeitona em fertilizantes, proteínas e óleos, através da utilização de insetos”, adianta, explicando que a missão do InPP é a de “avaliar como é que estes produtos finais, que são derivados de insetos, produzem produtos de elevado valor, entre eles, para a proteção das plantas e dos solos”.

Pedro Fevereiro, por sua vez, diz ser importante receber qualquer representante da Assembleia da República ou do Governo, sendo isso fundamental para que se compreenda o “esforço” que tem sido feito em torno deste trabalho de desenvolvimento de inovação. No que toca a esta Agenda Mobilizadora, Pedro Fevereiro explica que, através do trabalho do InPP, pretende-se “valorizar, no âmbito da agricultura, os subprodutos que surgem deste nova indústria dos insetos”.