IPPortalegre reconhece excelência da comunidade académica com apoio de entidades parceiras

Foram mais de uma centena os premiados que viram o seu trabalho reconhecido, na tarde de 1 de março, no Campus Politécnico.

A habitual entrega de prémios, que o Politécnico de Portalegre realizava por ocasião do dia 25 de novembro (Dia da instituição), deu lugar a um evento único, que só foi possível com o apoio de um número alargado de entidades parceiras.

Caixa Geral de Depósitos, Delta Cafés, Câmara Municipal de Portalegre, Câmara Municipal de Ponte de Sor, A. Matos Car, Ensino Magazine, Família do Dr. Francisco Tomatas (Confispor), Óptica Reis, Agrocinco, APDIO – Associação Portuguesa de Investigação Operacional, Santander, Multiribeiro, Colgate, Professor Doutor António Cipriano Pinheiro, Laboratório de Inovação Social do Alentejo, Farmácia Esteves Abreu, ACIPS – Associação Comercial e Industrial de Ponte de Sor, PRCAR, E.Leclerc, GNT & Associados SROC, Softinsa, Kyndryl, Farmácia Roque, Ilustratown, Portalegre Palace, Bolschare Agriculture, Selenis, Evertis, Cersul – Agrupamento de Produtores de Cereais do Sul, JCasado, Transnil Indústrias, Tekever, Pierre Fabre, Jornal Alto Alentejo e CCDP.IPP associaram-se a esta iniciativa, que também contou com financiamento no âmbito do PRR (programa Impulso Jovens STEAM).

Um dia muito feliz

O auditório Dr. Francisco Tomatas foi pequeno para receber todos os que se associaram ao evento; uma cerimónia singela, mas emotiva, com apontamentos musicais a cargo de jovens talentos da Escola de Artes do Norte Alentejano.

O propósito do Politécnico de Excelência foi apresentado pelo presidente do Politécnico de Portalegre, Professor Luís Loures: “entendemos que são ações coletivas, como a que hoje aqui levamos a cabo que, mais do que premiar o mérito, podem contribuir para aproximar a oferta da procura, dando visibilidade tanto a quem procura, como a quem oferece, contribuindo assim de forma direta para enaltecer um fator determinante para a competitividade de qualquer território: o talento. Reconhecendo que a simples ação de cooperar e agir de forma coletiva com os outros, trabalhando juntos em prol do mesmo objetivo, constitui uma prática fundamental que, no final do dia, nos educa e nos permite desenvolver uma mentalidade mais aberta e flexível e mais participativa e solidária”.

Na sessão de abertura, Martim Carvalho, presidente da Associação Académica do Politécnico de Portalegre, partilhou uma reflexão sobre o tema do evento. “A excelência não é um destino, mas sim uma jornada; é um processo contínuo de busca, pela melhor versão de nós mesmos e é essa busca que nos reúne aqui hoje. «Excelência», não se trata apenas das melhores notas, trata-se de fazer a diferença, de deixar a sua marca no mundo”, considerou.

Palavra de ordem: reconhecimento

Com prémios pecuniários, patrocinados pelas entidades parceiras, distinguiram-se diplomados e alunos dos diferentes ciclos de estudos das quatro escolas do IP Portalegre.

Na senda do reconhecimento, o Politécnico de Portalegre destacou também os parceiros de excelência do Ensino Secundário e Profissional. A nível regional, enalteceu-se a Escola Secundária de São Lourenço, enquanto escola do distrito de Portalegre, de onde são provenientes mais estudantes. O Agrupamento de Escolas do Bonfim/ Escola Secundária Mouzinho da Silveira foi destacado, porque daí é oriundo o estudante do distrito que entrou com melhor nota de ingresso, no Politécnico de Portalegre, no Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES).

A par das referidas escolas, a Escola Secundária D. Sancho II e a Escola Profissional Agostinho Roseta, do distrito de Portalegre, foram mencionadas enquanto estabelecimentos de ensino de origem dos alunos com melhor classificação de ingresso, que escolheram o Politécnico de Portalegre, como primeira opção. De fora do distrito, o destaque foi para a Escola Artística Soares dos Reis, no Porto, de onde é proveniente a estudante de licenciatura com melhor classificação de ingresso (192,2!), no IP Portalegre, através do CNAES.

Atribuíram-se os prémios de reconhecimento aos trabalhadores; na categoria docente, a Francisco Mondragão Rodrigues, professor do departamento de Ciências Agrárias e Veterinárias, e na categoria não docente, a Alcida Estalagem, colaboradora dos Serviços de Aquisições e Aprovisionamento.

Distinguiu-se o voluntário do ano, como forma de enaltecer a atividade de todos os que integram a Bolsa de Voluntários do Politécnico de Portalegre.

Evidenciaram-se ainda os vencedores da última edição do Poliempreende, concurso regional de ideias e de planos de negócios, cujos prémios foram financiados pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.

Prémio Carreira Alumni: “Vejam-me na vossa equipa”

A entrega das distinções culminou com o anúncio do vencedor do prémio Carreira Alumni 2023, que o Politécnico de Portalegre atribuiu a Pedro Rodrigues, licenciado em Enfermagem, em 2012.

O homenageado tem seguido uma carreira maioritariamente dedicada à investigação em saúde, marcando o papel da enfermagem no âmbito da investigação clínica ligada às doenças respiratórias infeciosas.

Na sua intervenção, o enfermeiro Pedro Rodrigues reconheceu “o papel crucial” da Escola Superior de Saúde do Politécnico de Portalegre, no seu percurso, onde a investigação foi fundamental.

Pedro Rodrigues exerce funções no Reino Unido, desde que concluiu a licenciatura. Valorizando a importância do trabalho em equipa, com entusiasmo manifestou publicamente o seu orgulho e disponibilidade para com quem o homenageava: “vejam-me na vossa equipa (…) eu faço parte de vocês!”.

Alegrete presta homenagem a Isaura Correia Santos no dia 14

A Junta de Freguesia e a Escola Básica de Alegrete prestam homenagem à escritora e jornalista alegretense Isaura Correia Santos, no próximo dia 14 de março (quinta-feira), dia em que se comemoram os 110 anos sobre o seu nascimento.

Pelas 17h30, será descerrada uma placa comemorativa na casa onde a Isaura Correia Santos viveu, junto ao Largo da Praça. Uma hora depois está prevista a inauguração da “Pequena Biblioteca Isaura Correia Santos”, na Escola Básica de Alegrete.

Uma exposição dedicada à vida e obra da escritora será inaugurada no Centro Cultural do Espírito Santo, pelas 21 horas, seguindo-se uma sessão comemorativa com partilha de memórias.

Carminho e Ricardo Ribeiro no III Festival do Fado de Estremoz

O III Festival do Fado de Estremoz, organizado pela Câmara Municipal, que conta com a direção artística do fadista José Gonçalez, realiza-se de 5 de maio a 1 de junho. Carminho e Ricardo Ribeiro são as grandes vozes do fado a integrar a programação do evento.

O evento foi apresentado, na passada sexta-feira, 1 de março, na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL).

O festival começa a 5 de maio, no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, no último dia da FIAPE, com uma noite dedicada aos fadistas amadores.

Seguem-se as atuações de Nani Nadais, no dia 8 de maio, em São Domingos de Ana Loura, de Maririta, no dia 9, na Glória, e de José Leal, em São Bento do Cortiço, no dia 10. Junto à Torre de Menagem, em Estremoz, no dia 11, é Carminho quem atua neste festival de fado, numa noite em que o fadista estremocense José de Sousa irá ser homenageado.

José Geadas atua em Évora Monte a 17 de maio, seguindo-se, no dia seguinte, uma atuação de Silvino Sardo em Veiros.

José Gonçalez atua em São Bento do Ameixial a 24 de maio, estando previsto, para o dia seguinte, junto às Portas de Santa Catarina, em Estremoz, o espetáculo de Ricardo Ribeiro.

Seguem-se, a 29 de maio, Pedro Calado em São Lourenço, no dia 30, João Caldeira, em Santa Vitória do Ameixial, e dia 31, Miguel Ramos nos Arcos.

O evento termina com a gravação, ao vivo, do programa da RTP Casa D’Amália, a 1 de junho, no Lago do Gadanha.

Arronches reúne mais de 600 quilos de óleo alimentar usado em 2023

Tal como fez anteriormente com outros materiais, também em relação à quantidade depositada nos oleões espalhados pelo concelho, o Município de Arronches solicitou informação junto da ‘Biogenoa – Serviços de Gestão de Resíduos’, empresa responsável pela recolha de óleos alimentares usados e posterior tratamento para utilização no fabrico de biocombustíveis – o biodiesel – e de detergentes ecológicos.

Os dados fornecidos indicam que no concelho de Arronches, em 2023, foram depositados nos respetivos contentores cerca de 660 litros de óleo e gordura alimentar, o que perfaz um total de 0,61 toneladas, uma redução em relação às 1,22 toneladas depositadas no ano anterior.

O Município de Arronches relembra a importância de reciclar óleo alimentar usado, “uma vez que a deposição deste líquido no esgoto constitui uma fonte de poluição que compromete o tratamento de águas residuais, contribuindo para a degradação da qualidade da água. Com essa ação de proteção do meio ambiente, os munícipes vão estar a contribuir para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável 6, 11 e 12 proclamados pela Organização das Nações Unidas, respetivamente ‘Água Limpa e Saneamento, ‘Cidades e Comunidades Sustentáveis’ e ‘Produção e Consumos Sustentáveis’”.

ACDBR vence as três finais de futsal da Taça da AFP

A Associação Cultural e Desportiva da Belhó e Raposeira (ACDBR) disputou e venceu no passado fim-de-semana, dias 2 e 3 de março, na modalidade de futsal, as três finais da prova da Taça da Associação de Futebol de Portalegre (AFP), nomeadamente no escalão de Juvenis, Juniores e Sénior femininos.

No sábado, os Juvenis da ACDBR entraram na quadra, em Avis, para enfrentar a UDC Sousel. Num jogo “muito bem disputado”, a ACDBR acabou por levar de vencida a sua adversária, por um score de 1-6, sagrando-se assim vencedora da Taça da AFP.

Já no domingo, foram os juniores a entrar em campo, em Alter do Chão, para disputar a final contra, novamente, a UDC Sousel. Mais uma vez a ACDBR acabou por arrecadar a vitória e consequentemente a Taça AFP, tendo levado de vencida a sua adversária por um resultado de 2-3.

Ainda no domingo, também em Alter do Chão, decorreu o jogo das equipas seniores femininas da ACDBR e a UDC Sousel. No final do tempo regulamentar, sido um empate a uma bola, já na marcação de grandes penalidades, onde a ACDBR acabou por vencer por 2-1, arrecadando assim a Taça.

A Associação, em comunicado, destaca “o apoio incondicional que se viu nas bancadas de ambos pavilhões desportivos, demonstrando uma rivalidade sã, alegre e de muito Fair Play”.

“Para a nossa Associação e para o futsal em Elvas, é um feito histórico, já que se recuarmos dois anos atrás, só tínhamos um escalão de Sénior masculino e um escalão de formação feminino de Sub-12, sendo que na presente data já possuímos cerca de 130 atletas inscritos na modalidade, distribuídos por sete escalões, um crescimento que, acreditamos, vai continuar”, pode ainda ler-se no referido comunicado.

Por último, a Associação agradece “a todos os patrocinadores, sem os quais nada disto seria possível, em especial às juntas de freguesia e ao município de Elvas, aos pais e encarregados de educação, que asseguram a deslocação dos nossos atletas por todo o distrito, aos sócios, simpatizantes e adeptos que vão marcando presença no apoio às diversas equipas de formação e sénior”.

Município de Portalegre distribui contentores para depósito de biorresíduos

O Município de Portalegre deu início, em novembro de 2023, à implementação um novo sistema de recolha seletiva de biorresíduos que, segundo a autarquia, “é simples, prático e cómodo”.

Numa primeira fase, a iniciativa abrange as seguintes freguesias do concelho de Portalegre: União de Freguesias de Sé e São Lourenço; União de Freguesias de Ribeira de Nisa e Carreiras; Freguesia de Alagoa; e Freguesia de Fortios. Têm estado a ser distribuídos, porta-a-porta, nas referidas freguesias, contentores de dez litros onde os munícipes poderão depositar os seus resíduos alimentares.

Nesta operação, “é importante separar e ensacar os resíduos alimentares, tais como restos de alimentos cozinhados ou crus, cascas de fruta, pão, bolos, borras de café ou saquetas de chá. Posteriormente, deposite-os no contentor castanho que está na via pública. Esses resíduos serão depois encaminhados para valorização, onde serão transformados num composto que pode ser utilizado para enriquecimento dos solos”.

Além disso, “é importante salientar que os resíduos alimentares que vão para o contentor de rua podem ser ensacados, por uma questão de higiene. Posteriormente, a separação do saco e dos resíduos alimentares será devidamente assegurada, garantindo um processo eficiente e higienicamente seguro”.

Em média, cada portalegrense produz, por ano, cerca de 200 quilos de biorresíduos, representando 46% dos resíduos produzidos no concelho. Este projeto visa recolher separadamente os biorresíduos para serem valorizados e transformados em composto, desviando do aterro cerca de três mil toneladas por ano. Os biorresíduos são recursos valiosos que não devem ser desperdiçados.

Caminhada Solidária da Secundária de Elvas em prol do Movimento Animal

Foto de arquivo

A terceira edição da Caminhada Solidária, promovida pela Escola Secundária D. Sancho II, está marcada para o dia 19 de março, desta feita, em prol do MAAE (Movimento Animal Associação de Elvas).

O percurso, com início marcado para as 9 horas, nos campos da escola, tem cerca de cinco quilómetros e percorre várias artérias da cidade.

Ao longo do percurso haverá postos de animação cultural, nomeadamente com a atuação das Roncas D’ Elvas, momentos de dança dinamizados pelos alunos, entre outras atividades.

A caminhada, na qual participam alunos da Universidade Sénior, conta ainda com o apoio da Unidade Local de Saúde do Alto Alentejo, para acompanhar o estado de saúde dos caminhantes.

Neste dia, e porque se trata de uma iniciativa solidária, a Secundária de Elvas será um local de recolha de donativos, quer dos caminhantes, quer da população.

CDU em ação de campanha em Elvas para “ouvir e esclarecer as pessoas”

A CDU realizou esta manhã de segunda-feira, 4 de março, uma ação de campanha, com vista às eleições legislativas do próximo domingo, 10 de março, pelas ruas do centro histórico de Elvas, num contacto próximo com a população e comércio local.

Esta ação contou com João Oliveira, o primeiro candidato da CDU às eleições para o Parlamento Europeu e membro da Comissão Política do Comité Central do PCP, que em declarações aos jornalistas, começou por destacar o papel dos meios de comunicação regionais, na divulgação das propostas dos partidos. “A comunicação social regional faz uma cobertura de campanha muito mais relevante e próxima das pessoas, relativamente ao que interessa à vida da população, do que os grandes meios de comunicação nacional, que só se interessam pelo folclore e, sobretudo, em regiões do interior vão deixando as pessoas abandonadas e esquecidas”.

O objetivo da campanha eleitoral da CDU passa por “ouvir e esclarecer a população, procurando apontar um caminho de confiança e esperança às pessoas”, refere João Oliveira, adiantando que “as razões para o voto da CDU não passam por promessas de algo que será feito, mas sim de propostas que temos defendido e que temos debatido na Assembleia da República, mas que não temos tido força para serem aprovados, e que podem ser aplicadas, se tivermos mais força no dia 10”.

Já Fátima Dias, candidata pelo partido no círculo eleitoral de Portalegre, revela que a presença de João Oliveira, nesta ação “é extremamente importante, porque ele conhece a realidade das pessoas e porque dá a conhecer as propostas que o partido sempre apresentou ao longo do tempo”. Fátima Dias afirma que a CDU precisa de “mais força e que as pessoas se mobilizem e dêem força a esta luta do partido, para que em conjunto se possa lutar para levar as suas reivindicações mais longe”.

A comitiva da CDU seguiu depois para Campo Maior, para participar numa tribuna pública, à porta da fábrica da Hutchinson.

Assembleia Municipal de Elvas aprova proposta de concessão do campo “Patalino”

A Assembleia Municipal de Elvas aprovou na passada quinta-feira, 29 de fevereiro, por maioria, com quatro abstenções, a proposta de concessão do Campo Patalino do Estádio Municipal de Elvas.

Os membros da assembleia municipal colocaram algumas questões, nomeadamente em termos da duração da concessão e condições aos concessionários, tendo o presidente da Câmara Municipal de Elvas, Rondão Almeida, explicado que o prazo é o que se verifica em casos desta natureza, e adiantou que o concessionário terá a seu cargo a realização de obras de melhoria deste equipamento desportivo, nomeadamente na iluminação, tendo em conta a eficiência, na substituição do relvado, “que já conta com 20 anos de desgaste e não aguenta mais uma época”, sendo por isso “um ato de boa gestão financeira” e assegurou que “iremos fazer uma fiscalização e acompanhamento rigoroso da mesma”.

Os membros aprovaram também as alterações ao Regulamento Municipal de Gestão de Resíduos Urbanos e Limpeza Urbana do Município de Elvas, tendo sido reforçado que este novo documento já tem em conta algumas situações já analisadas em sede de Assembleia. O documento foi aprovado por unanimidade.

Aprovado o Regulamento do Município de Elvas para atribuição de apoios económicos de caráter eventual a pessoas em situação de vulnerabilidade e de emergência social, com uma abstenção e dois votos contra.

Aprovadas por maioria, com cinco votos contra e uma abstenção a ata de 28/09/2023, com três votos contra a ata de 06/11/2023 e com dois votos contra e uma abstenção a ata de 15/12/2023.

A Assunção de Compromissos Plurianuais foi aprovada com uma abstenção. Aprovados os procedimentos concursais para dois lugares de chefia Intermédia de 3º Grau, por unanimidade.

A Revisão Orçamental n.º 1 foi aprovada com dois votos contra e duas abstenções.

Aprovadas por unanimidade as quatro propostas no âmbito do trânsito.

Os membros da Assembleia Municipal tomaram conhecimento do relatório de atividades e dos Compromissos Plurianuais e recebimentos em atraso a 31/12/2023.

Antes da ordem do dia, os membros da Assembleia colocaram algumas questões, algumas relativas às indemnizações que o Município terá de pagar, no âmbito de processos em tribunal, as quais foram esclarecidas pelo presidente do Município.

Abordada a questão relativa a prédios devolutos e aos procedimentos legais que a Autarquia poderá desencadear.

O destaque que poderá ser feito na Herdade da Comenda, para aí se implementar um Parque Empresarial foi outra questão abordada, no que diz respeito às “soluções” que a comissão de trabalho criada propôs antes do final do ano, tendo sido explicado que cabe agora ao Governo decidir sobre este tema.

Exposição “Fé” patente no Museu Municipal de Fotografia João Carpinteiro

“Fé” é o nome da exposição fotográfica de homenagem póstuma a João Manuel Carpinteiro, inaugurada na tarde de ontem, domingo, 3 de março, no Museu Municipal de Fotografia “João Carpinteiro”.

A mostra, patente até ao último dia do mês, conta com 30 fotos a cores e a preto e branco, registadas em Fátima, pelo antigo presidente da Câmara de Elvas e colecionador falecido no passado dia 1 de novembro.

O Município de Elvas esteve representado no ato inaugural pela vereadora Vitória Branco, que deixou palavras de incentivo à família de João Carpinteiro para dar continuidade ao legado através do Museu de Fotografia e da Fundação que ostenta o seu nome.

Patente até à Páscoa, a exposição “Fé” marca o arranque do plano de atividades do Museu Municipal de Fotografia “João Carpinteiro” para 2024, que além de mostras temporárias irá contar ao longo do ano com uma Maratona de Fotografia e uma homenagem alargada ao fundador do espaço.

Fonte: município de Elvas

Eleições e ambiente em destaque no “Ambiente em FM”

Estamos em plena campanha eleitoral e os ambientalistas, através da coligação C7, da qual a Quercus faz parte, têm manifestado algumas preocupações, relativas ao ambiente.

A Coligação C7 destaca, para estas eleições, medidas como a conservação e restauro da natureza, dentro e fora de áreas classificadas, e também ações relacionadas ao clima e energia, agricultura

As metas incluem garantir o cumprimento da proteção de 30% do território terrestre e marinho até 2030, garantir a implementação da Rede Natura 2000, elaborar e implementar o Plano Nacional de Restauro, promover o restauro dos rios, aumentar o financiamento para ações de conservação da natureza, manter a defesa da proteção do lobo a nível europeu, e criar legislação para a conservação das árvores junto das estradas nacionais e municipais.

Tudo para saber sobre a Coligação C7 e as suas medidas para estas eleições legislativas, no programa “Ambiente em FM”, desta semana, com José Janela da Quercus, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

6 Passos Para um Sorriso Radiante: Guia Completo de Saúde Oral

Para alcançares o teu melhor sorriso, é essencial adotar uma abordagem holística que englobe não só cuidados dentários, mas também hábitos de vida saudáveis. Aqui estão os principais passos que te ajudarão a alcançar esse objetivo:
1. Manutenção de uma Boa Higiene Oral
  • Escovar os dentes e Fio Dental: Escova os dentes pelo menos duas vezes ao dia com uma pasta de dentes com flúor e usa o fio dental diariamente para remover a placa bacteriana e os resíduos de alimentos que podem causar cáries e doenças nas gengivas.
  • Enxaguante Bucal: O uso de um enxaguante bucal antisséptico pode ajudar a matar bactérias que causam mau hálito e doenças periodontais.
2. Tratamentos Estéticos
  • Branqueamento Dentário: Para dentes manchados ou descoloridos, Considera tratamentos de branqueamento profissionais ou kits de branqueamento em casa recomendados pelo teu dentista.
  • Ortodontia: A correção de dentes desalinhados ou apinhados através de aparelhos ortodônticos pode melhorar significativamente a aparência do teu sorriso. Se estiver preocupado com a parte estética, podes optar por um aparelho invisível para ser ainda mais discreto.
3. Alimentação Saudável
  • Dieta Equilibrada: Consome uma dieta rica em frutas, vegetais, proteínas magras e grãos integrais. Evita alimentos açucarados e bebidas carbonatadas que podem contribuir para a formação de cáries.
  • Hidratação: Bebe muita água durante o dia para ajudar a manter a boca limpa, auxiliar na digestão e promover a saúde geral.
4. Parar de Fumar
  • Evitar o Tabaco: O tabagismo não só mancha os dentes, mas também aumenta o risco de doença periodontal e cancro oral. Parar de fumar é crucial para a saúde bucal e geral.
5. Visitas Regulares ao Dentista
  • Check-ups Regulares: Visita o teu dentista pelo menos uma vez a cada seis meses para uma limpeza profissional e para um exame oral. Isso permite a deteção precoce de problemas como cáries, doenças gengivais e outros problemas dentários.
  • Tratamentos Preventivos: A aplicação de selantes e flúor pode ajudar a prevenir cáries, especialmente em crianças e adolescentes.
6. Cuidado com a Saúde Mental
  • Autoconfiança: Um sorriso genuíno é também um reflexo da tua autoconfiança e bem-estar emocional. Práticas como meditação, exercícios físicos e passatempos que promovem alegria podem influenciar positivamente o teu sorriso.

Alcançar o teu melhor sorriso envolve mais do que apenas cuidados dentários; é um reflexo do teu estilo de vida e saúde geral. Ao seguir estes passos chave, não só melhorarás a saúde dos teus dentes e gengivas, mas também aumentarás a tua autoconfiança e bem-estar geral. Lembra-te de que um sorriso saudável e brilhante é um poderoso cartão de visita pessoal, refletindo a tua saúde e felicidade.

 

 

 

André Ventura no jantar-comício do Chega esta segunda-feira em Portalegre

O líder do partido Chega, André Ventura, realiza esta segunda-feira, 4 de março, um jantar-comício, marcado para as 20 horas, em Portalegre, nas instalações na NERPOR.

Na ocasião, que se insere nas ações de campanha do partido, com vista às legislativas do próximo domingo, estarão também presentes e discursarão, para além de André Ventura, a presidente da Comissão Política Distrital de Portalegre, Rosário Milhinhos e o cabeça de lista pelo partido Chega em Portalegre, Henrique de Freitas.

AD em arruada faz campanha para legislativas em Elvas

Rogério Silva, candidato pela Aliança Democrática (AD), ao Círculo eleitoral de Portalegre, e no âmbito das eleições legislativas do próximo domingo, 10 de março, acompanhado por elementos do PSD Elvas, realizou esta manhã uma ação de campanha em Elvas.

Esta ação teve início na sede do PSD, na Rua da Cadeia, percorrendo algumas artérias do centro histórico da cidade. Em declarações à Rádio ELVAS, Rogério Silva, revela que o objetivo foi o de “completar as restantes ações institucionais, com as forças vivas do distrito, que têm vindo a ser realizadas, desde o dia 5 de fevereiro”, pela coligação, considerando “importante ouvir a voz dos cidadãos e as suas preocupações, bem como apresentar as ideias”.

De entre as várias propostas e ambições de Rogério Silva para o distrito estão a melhoria das acessibilidades, devolver à população de alguns locais do distrito a sensação de segurança e atrair profissionais de saúde para o distrito.

A “redução da carga fiscal e um ministério da agricultura forte” são outras das propostas do candidato. Rogério Silva destaca ainda o papel “fundamental” não só dos Bombeiros Voluntários do distrito, mas também das Instituições Particulares de Solidariedade Social, afirmando que estas estão “profundamente esquecidas em termos de quadros de financiamento e na gestão de recursos humanos, e não são valorizadas porque não têm meios de financiamento”.

Rogério Silva garante ainda que as pessoas têm uma vontade de mudança, acreditando que é isso que vai acontecer, nas eleições legislativas. “O que sentimos é uma vontade de mudança inegável e não tenho dúvidas de que isso vai acontecer, e para concretizar esta vontade de mudança tem que se votar Aliança Democrática”, remata.

Já o presidente do PSD de Elvas, Henrique Ruivo, considera que a Aliança Democrática tem “argumentos suficientes e já deu provas de que tem argumentos para mudar o país, bem como uma mudança para os jovens, para os trabalhadores e para a economia do país, para que Portugal seja visto lá fora como um país inovador e que pensa nas pessoas”.

Henrique Ruivo acredita que o candidato pela AD, no distrito, “tem todas as características e provas dadas no distrito, para ser eleito, no próximo domingo, e é com ele que acreditamos na mudança”.

Depois da arruada pelo Centro histórico, a comitiva da Aliança Democrática seguiu para as freguesias rurais do concelho de Elvas.

6 curtas-metragens de jovens portugueses exibidas na Mostra de Cinema de Elvas

A RONCA – Mostra de Cinema de Elvas contou na tarde de ontem, domingo, 3 de março, com a exibição de seis curtas-metragens de jovens realizadores portugueses.

“S.ó.S.” de Bruno Soares, “Indefinível” de Bernardo Seixas, “Filhas da Pátria” de Catarina Seixas, “453 West Street, New York”, de Jasmim Bettencourt, “Imagem Dupla” de Mariano Macedo e “Dicotomia” de Marcos Silva foram as curtas metragens exibidas.

A programação da RONCA prossegue quarta-feira, 6 de março, com a exibição pelas 17 horas do clássico do cinema português “O Pai Tirano”.

No Auditório São Mateus, durante esta Mostra de Cinema de Elvas, está patente uma exposição fotográfica referente ao antigo Cine São Mateus, com imagens cedidas pela empresa Marijú.

Duas vítimas mortais em acidente entre Mora e Pavia

Duas vítimas mortais e um ferido ligeiro foi o resultado de uma colisão, esta manhã, entre duas viaturas ligeiras, na Estrada Nacional 251, entre Mora e Pavia.

Segundo fonte do Comando Sub-Regional de Emergência e Proteção Civil, o alerta foi dado às 8.00 horas.

No local estiveram 32 operacionais apoiados por 16 viaturas. Bombeiros Voluntários de Mora, SIV de Ponte de Sor, VMER do Hospital do Espírito Santo, GNR, Unidade de apoio psicológico do INEM de Lisboa e Infraestruturas de Portugal.

Workshops sobre separação de biorresíduos no Revoltilho e Boa-Fé

Depois de duas sessões dedicadas aos empresários da restauração e hotelaria, nos dias 21 e 22 de fevereiro, a Câmara Municipal de Elvas estende à população em geral, já a partir desta semana, os workshops sobre a separação de biorresíduos, obrigatória desde janeiro, bem como o seu correto encaminhamento.

Desta forma, realizam-se já amanhã dois workshops: o primeiro, pelas 17 horas, no Infantário do Revoltilho, e o segundo, às 18h30, no Centro de Recreio e Popular (CRP) da Boa-Fé.

O convite da Câmara Municipal para a participação nestas sessões é extensível a toda a população. O objetivo é que todos possam “aprender a fazer a separação do seu lixo doméstico e tirar todas as dúvidas” sobre este que, para a autarquia, é um “importante investimento ambiental para o concelho”.

Os biorresíduos (ou resíduos orgânicos) resultam da preparação e confeção das refeições e das sobras de alimentos, e traduzem-se, atualmente, em cerca de 46% do caixote do lixo doméstico. Englobam também os resíduos verdes resultantes da limpeza e manutenção de jardins, tais como aparas, ramos, relva e ervas.

CURPI de Campo Maior promove almoço da matança do Porco no sábado

O tradicional almoço da matança do Porco Alentejano tem lugar no próximo sábado, 9 de março, nas instalações da CURPI de Campo Maior.

Esta é já a 25ª edição da iniciativa. Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na CURPI, revela que “este ano não haverá matança do porco, uma vez que não é permitido matar o porco e fazer de seguida a matança, no entanto realiza-se o almoço convívio, com as tradicionais sopas de cachola, das quais as pessoas muito gostam, num momento de convívio entre todos”.

Para além das sopas de cachola haverá carnes grelhadas, bebidas e café, por 12 euros. Anselmina Caldeirão adianta que, neste almoço, reúnem-se sempre “cerca de 100 pessoas”. No final do almoço, diz ainda, haverá animação musical com José da Silva.

Os interessados em fazer a sua encomenda, para levantar em regime de take away, podem fazer o seu pedido, de forma antecipada, junto dos contactos da instituição, acrescenta Anselmina Caldeirão.

Almoço convívio da tradicional matança do Porco Alentejano que decorre no sábado, na CURPI de Campo Maior, com início às 13 horas.

Concessão do Patalino evita investimento avultado da Câmara de Elvas

O Campo “Patalino”, do Estádio Municipal de Elvas, onde “O Elvas” recebe, aos domingos, os adversários do Campeonato de Portugal, vai ser concessionado, depois do executivo municipal ter dado parecer favorável à proposta, na reunião de Câmara da passada quarta-feira, 28 de fevereiro.

Explicando as principais razões que levam a autarquia a querer concessionar o campo “Patalino”, o presidente Rondão Almeida revela que essa concessão terá de ser, em primeiro lugar, submetida a concurso público, “a nível nacional”. “Nós sabemos que o campo ‘Patalino’ está a necessitar de algumas intervenções, muito especialmente, no que diz respeito ao piso sintético, que já tem algumas décadas e está, neste momento, praticamente impraticável”. No momento em que a concessão seja uma realidade, essa intervenção, adianta o autarca, passa a ser responsabilidade do concessionário.

“A concessão é feita por 25 anos e obriga o concessionário, que ganhar esse concurso, a fazer um investimento, no decorrer da concessão, de um milhão e 150 mil euros. Investimento este que, terminado a concessão, ou se existir uma desistência, por parte do concessionário, ficará tudo como património municipal”, garante o presidente.

Desta forma, garante Rondão Almeida, evita-se gastar dinheiro do poder público, num avultado investimento que, para além da substituição do relvado sintético, terá de incluir, entre outros, a substituição da iluminação do estádio. “É este conjunto de investimentos que passará para o concessionário que vier a ganhar a concessão”, assegura.

A proposta, revela ainda Rondão Almeida, foi aprovada por maioria, pelo executivo municipal, com a abstenção da vereadora do PSD, por considerar que a concessão “deveria ser de 15 e não de 25 anos”.

Considerada, pelo presidente, uma “prática de boa gestão financeira”, a proposta da concessão do campo “Patalino” foi já votada em Assembleia Municipal.