O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) completou, no passado sábado, dia 25 de novembro, 43 anos, com as comemorações a terem lugar esta segunda-feira, dia 27, no Campus Politécnico.
As celebrações começaram pela manhã, com a atribuição do nome do professor Abílio Amiguinho ao Auditório da Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, revela aos microfones da Rádio ELVAS, Luís Loures, presidente do IPP. “Esta é sempre uma data importante, comemoramos mais um aniversário, mais um ano de conquistas do politécnico, mais um ano de crescimento e de afirmação regional e nacional. Começámos logo cedo, atribuímos o nome do professor Abílio Amiguinho ao auditório da nossa Escola Superior de Educação e Ciências Sociais”, revela.
A par da sessão solene, houve também hoje espaço para uma “felicitação das pessoas que se aposentaram e comemoram os 25 anos de colaboração com o politécnico”. “Vai ser um dia muito bonito”, garante Luís Loures.
O IPP tem vindo a crescer ao longo dos anos, segundo Rute Santos, diretora da Escola Superior Agrária de Elvas, que assegura que esta data serve também para se celebrar a evolução do politécnico: “acho que é um dia feliz e que a comunidade do Politécnico de Portalegre tem razões para estar contente. Nós temos vindo a ter um crescimento a nível do número de alunos, ao número das ofertas formativas que oferecemos, da instigação que desenvolvemos. Este projeto tem ido em sentido ascendente, portanto, aproveitamos também este aniversário para celebrar esse crescimento”.
De acordo com a presidente da Câmara de Portalegre, Fermelinda Carvalho, os alunos são muito importantes para a cidade, pois dão-lhe movimento. “O politécnico tem crescido, tem trazido muitos alunos de muitas zonas do país, e não só, temos também alunos internacionais. Os alunos na cidade de Portalegre são muito importantes, porque, seja através do alojamento, da restauração, de toda a economia do concelho, os jovens movimentam-se na cidade, consomem e ajudam toda a economia”, alega a autarca.
A “Lição de Sapiência” foi mote para uma palestra dada por António Sampaio da Nóvoa, reitor da Universidade de Lisboa, que se baseou em “pensar a renovação do Ensino Superior, e como a UNESCO tem dito, pensar essa renovação a partir de um novo contrato social da educação, uma nova maneira de pensar a escola, uma nova maneira de pensar a pedagogia e as consequências que isso traz para o Ensino Superior”.
Sampaio da Nóvoa acrescenta ainda que “os politécnicos, e em particular o Politécnico de Portalegre, têm dado um contributo muito importante para um país baseado no conhecimento, na educação superior qualificada, que é o que precisamos para Portugal”.


O Comando Territorial de Portalegre da GNR deteve, entre os dias 20 a 26 de novembro, 14 pessoas, destacando-se cinco detenções por condução sem habilitação, três por condução sob o efeito do álcool, três por contrafação e uma por furto. A GNR também apreendeu 210 artigos contrafeitos.
Crowdestate é a principal plataforma de crowdfunding imobiliário da Europa. Oferece oportunidades de investimento em empréstimos imobiliários, comerciais e hipotecários de alta qualidade e pré-avaliados.

O Forte de Santa Luzia acolhe, a partir do dia 7 de dezembro até dia 7 de janeiro, vários modelos de presépio, sob o mote “O Meu Presépio”.
A edição de natal da iniciativa “Alandroal ConVida” está de regresso nos dias 16 e 17 de dezembro, com o tradicional Mercado de Natal a decorrer no Mercado Municipal da vila.
II Rota de Natal, inserida na programação da iniciativa “Elvas Cidade Natal” tem lugar no dia 8 de dezembro, numa organização do CUBO.
Seis alunos e três docentes do Agrupamento de Escolas de Campo Maior deslocaram-se, na semana passada, a Bari, em Itália, onde teve lugar a primeira mobilidade do projeto Erasmus+ “Young Europeans – The CREW – Creative and Responsible Environment Warriors”.
Três mulheres com idades compreendidas entre os 32 e os 64 anos foram detidas, em Arronches, por contrafação, no domingo, 26 de novembro, pelo Comando Territorial de Portalegre, através do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Elvas.
O período de candidaturas ao aviso Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTeSP) – Entidades Públicas (ciclo formativo 2023-2025) está aberto até janeiro.
A iniciativa “Elvas cidade Natal”, que vai animar a Praça da República e não só, entre esta quinta-feira, 30 de novembro, e 7 de janeiro, começa já a ganhar vida, no coração da cidade, com a montagem das diversas estruturas e enfeites natalícios.
Neste mês de novembro, o prato típico algarvio, Arroz de Polvo à Algarvia, é o destaque nos restaurantes dos Hotéis Vila Galé, nesta terça-feira, dia 28, no âmbito da iniciativa gastronómica “12 Meses, 12 Pratos”.
Duas dezenas de crianças e jovens, das escolas do concelho, foram, na manhã desta segunda-feira, 27 de novembro, “deputadas”, naquela que foi já a quinta Assembleia Municipal Infantojuvenil, organizada pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) de Elvas.
“Saímos daqui ricos e surpreendidos com aquilo que é a voz das crianças e o pensamento crítico que elas já têm sobre problemas tão atuais”, remata Raquel Guerra, dizendo que a expectativa é que esta atividade seja “profícua no tempo”.
Numa iniciativa integrada na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, o Centro Comunitário de Campo Maior recebeu a sessão de apresentação do “Projeto-Piloto para Compostagem Comunitária e Compostagem Doméstica”, um projeto que o Município pretende implementar no concelho nos próximos anos.
A maioria dos portugueses está preocupada com as alterações climáticas. A preocupação leva mesmo ao surgimento de ansiedade climática, que é um fenómeno que tem vindo a ganhar destaque nas discussões sobre as mudanças climáticas e que foi estudado por cientistas que publicaram um estudo na revista Lancet.
O Centro Cultural de Campo Maior celebrou o seu 20º aniversário no passado dia 22 de novembro, tendo a data vindo a ser comemorada com vários espetáculos durante todo o mês.
O Coro Beato Aleixo Delgado comemorou o seu nono aniversário com um concerto na tarde deste domingo, 26 de novembro, na Igreja de São Domingos, em Elvas.
O Instituto Politécnico de Portalegre comemora esta segunda-feira, dia 27 de novembro, os seus 43 anos.
O projeto “ABC- AgriBioCircular”, de educação ambiental, desenvolvido pelo InnovPlantProtect, em parceria com os alunos da Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE) e da Secundária D. Sancho II, terminou esta segunda-feira, 27 de novembro, com a apresentação final do trabalho desenvolvido pelos alunos, no auditório da ESAE.
Sobre a atual situação da Sociedade 1º Dezembro, a popular Azevia, no que diz respeito à queda de uma parte do telhado, o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida admite que de tudo fará, para devolver a coletividade àqueles que por ela têm lutado,
A secção de atletismo do Clube Elvense de Natação (CEN), através de sete atletas, conquistou, no passado sábado, 25 de novembro, vários pódios, na segunda prova do calendário competitivo de atletismo do distrito de Portalegre.
A edição 2023 do Traço – Festival Internacional de Desenho do Alentejo decorreu em Elvas no sábado, 25 de novembro, por iniciativa da Associação de Desenvolvimento pela Cultura (AIAR)
Desde 2009, ano em que foi fundado o grupo de Cantares “Despertar Alentejano”, em Campo Maior, que as portas da sede da coletividade, no Largo do Barata, se abrem, às terças-feiras à tarde, para aulas de acordeão.
Ao contrário do que aconteceu com Rodrigo, António da Cal começou a tocar acordeão já depois dos 50. Encontrou nesta escola uma oportunidade para concretizar um dos seus maiores e mais antigos sonhos. Ainda que nunca tenha sonhado em vir a apresentar-se ao público, em concertos, António garante que, para si, bastava saber tocar “meia dúzia de modas de saias”.
No âmbito da Semana Europeia da Prevenção de Resíduos, à qual o Município de Campo Maior voltou a aderir, o Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro recebeu jogos didáticos relacionados com o meio ambiente, que os alunos dos 3º e 4º anos do 1º ciclo do Agrupamento de Escolas puderam experimentar.
“Arquitetura para todos” foi o tema do workshop conduzido pelo arquiteto e professor José Kuski Vieira, que juntou durante a manhã de sábado, 25 de novembro, no MACE, dezena e meia de crianças dos 7 aos 13 anos.
Os escalões de formação de “O Elvas” Clube Alentejano de Desportos voltam a vestir o equipamento original do clube, a mítica camisola ao estilo “Boca Juniors”, assim como a camisola branca alternativa.
O hino da Restauração volta a ouvir-se na noite de 30 de novembro para 1 de dezembro. No entanto devido à queda de uma parte do telhado da Sociedade 1º de Dezembro, a popular Azevia, as comemorações, conhecem, este ano, algumas alterações.