“O Elvas” com duas baixas no plantel por “lesões graves”, mas objetivo é vencer o Santa Clara

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos vai entrar em campo com duas baixas no plantel – Gabriel e Júnior – no jogo da quarta eliminatória da Taça de Portugal, no próximo domingo, 26 de novembro, frente ao Santa Clara.

“Duas lesões graves” levam a que estes dois elementos do plantel “não joguem mais esta época”, referiu Pedro Hipólito, treinador dos azuis e ouro, em conferência de imprensa realizada esta tarde de sexta-feira, 24 de novembro, altura em que o técnico lamentou estas duas baixas, que segundo diz “vão prejudicar o plantel e obrigar a fazer mais aquisições”.

Pedro Hipólito destaca que estas lesões se devem “ao campo sintético”, enaltecendo que os jogadores, no geral, “não apresentam uma desculpa para não darem o máximo, têm sido fantásticos”, porque segundo diz, “a equipa não perde há cinco jogos, tem sido melhor que as outras, prejudicada em vários momentos e os jogadores nunca arranjaram uma desculpa para não trabalhar com dedicação e compromisso”.

“Está na altura de se olhar para as condições do sintético, porque temos sempre que ter limitações no trabalho que fazemos para proteger o físico dos nosso jogadores, os adversários vêm cá uma vez e nós estamos cá todos os dias, refere o técnico dos azuis e ouro.

Tendo em conta estas duas baixas no plantel, Pedro Hipólito revela que continua a precisar de mais três ou quatro jogadores e, caso percam mais algum elemento estarão “numa grave situação”.

Relativamente ao jogo frente ao Santa Clara no domingo, Pedro Hipólito, diz que o adversário está a fazer “uma época excecional”, no entanto e sabendo de antemão, que será um jogo “difícil”, tem dois objetivos: “fazer tudo para ganhar e dar esta alegria aos adeptos e não perder mais nenhum jogador, porque estamos limitados”.

Já o capitão da equipa sénior de “O Elvas”, Luís Dias, garante que as “lesões não abalam a equipa que está confiante”. Quanto ao jogo de domingo afirma que “o Santa Clara é uma boa equipa, mas nós queremos fazer um bom resultado, vamos acreditar nas nossas possibilidades, fazer um bom jogo e passar à próxima eliminatória”.

“Arquitetura para Todos”: workshop com José Kuski este sábado no MACE

“Arquitetura para todos” é o mote para um workshop que tem lugar amanhã, sábado, dia 25 de novembro, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas, inserido na iniciativa “Sábados com Arte”.

Este penúltimo workshop terá como convidado o professor e arquiteto José Kuski, e decorre das 10.30 às 12.30 horas, para crianças entre os sete e os 12 anos.

“Restaurante Belhó” desde setembro em Elvas

O “Restaurante Belhó” abriu ao público em setembro, pelas mãos de Daniel Catarino.

O proprietário revela que “precisava de arriscar em alguma coisa e como sempre gostei desta área arrisquei abrir este negócio”.

A comida tradicional é o ponto forte deste restaurante, que tem como ex-líbris o cozido à portuguesa, habitualmente servido aos domingos, contando com serviço de take-away e delivery, através de uma aplicação.

Para a época natalícia, que se avizinha, haverá três menus específicos, que podem ser consultados através das redes sociais do restaurante, no facebook e instagram.

“Restaurante Belhó” está localizado à entrada do bairro da Belhó, na Estrada da Raposeira. Quem quiser contactar o estabelecimento ou fazer alguma reserva, pode fazê-lo através do email restaurantebelho@hotmail.com ou do telefone 967 743 401.

Município de Campo Maior adquire duas carrinhas para transporte escolar

O Município de Campo Maior adquiriu, recentemente, duas carrinhas elétricas (Toyota Proace Verso BEV), aumentando, desta forma, a frota de transporte escolar, oferecendo às crianças do concelho mais condições de conforto e segurança.

Estas aquisições “vêm assim colmatar uma necessidade premente, uma vez que duas das viaturas de que o Município atualmente dispõe, e que realizam diariamente o transporte de alunos, vão atingir brevemente a sua vida útil de laboração em termos de transporte escolar”, revela a autarquia através das redes sociais.

As viaturas, com um custo total de 62.523,61 euros cada, foram entregues ontem, dia 23 de novembro, na presença do vereador Paulo Pinheiro.

Arronches volta a ser reconhecido como um dos melhores concelhos do país

Tendo por objetivo a identificação eficaz dos pontos fortes e fracos de cada um dos 308 concelhos portugueses, o Grupo Marktest elabora anualmente um estudo, disponível na sua aplicação web ‘Municípios Online’, através do qual, após analisados vários parâmetros, classifica os municípios qualitativamente.

Com a análise ao rating de qualidade de vida para a edição de 2023, o concelho de Arronches surge como o segundo melhor do país, tendo alcançado a pontuação total de 14.4, numa escala de 1 a 20, ficando apenas atrás de Manteigas, que obteve 14.9 pontos. A fechar o pódio, encontra-se Porto Moniz, com 14.3, seguido Alcanena e de Castelo de Vide, respetivamente com 13.8 e 13.7.

Uma vez mais, o Município de Arronches “congratula-se com este resultado, revelador do trabalho que a autarquia desenvolve e para o qual todos os munícipes, os empresários e as instituições particulares dão um determinante contributo, fazendo de Arronches, no todo das suas três freguesias, uma localidade de referência a nível nacional”.

Ciclo de Santa Luzia promoveu 1º Festival “Vozes da Nossa Escola”

A final do 1º Festival “Vozes da Nossa Escola – Delta Cafés” realizou-se na passada quarta-feira, dia 22 de novembro, no auditório da Escola Básica Nº1 de Elvas, o chamado Ciclo de Santa Luzia.

A iniciativa, promovida pelo grupo de Educação Musical do Agrupamento de Escolas nº 2 de Elvas, contou com a adesão de 27 alunos do 2º e 3º Ciclos, que prestaram provas numa fase de pré-eliminatória.

Para a fase final foram apurados nove finalistas, que foram avaliados com a interpretação de uma obra vocal.

O júri do concurso foi composto pela docente Susana Pinto, representante do Departamento de Expressões, pela docente Mónica Mourraia, em representação da Flexibilidade Curricular, pela docente Carla Pinguicha, da disciplina de matemática e pianista, e pela aluna e escritora Sara Candeias.

Foram atribuídos prémios aos nove finalistas: um prémio especial para o primeiro classificado, Francisco Capelas, e certificados de presença a todos os alunos participantes.

António Raimundo, professor de Educação Musical, realçou “a elevada competência ao nível da interpretação vocal, ficando bem patente que os pequenos músicos demonstraram uma grande responsabilidade, dedicação e gosto pela música”.

“Natal Solidário” com Kura no Coliseu de Elvas no dia 16

O Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, recebe mais uma edição do “Elvas Natal Solidário”, a 16 de dezembro.

A animar a noite, a partir das 22 horas, vão estar KURA, Pearl Band, banda de tributo aos Pearl Jam, e Deejay Sam, numa festa que promete muito diversão até altas horas da madrugada.

A entrada é feita mediante o pagamento de bilhete, no valor de cinco euros, e da entrega de um ou mais bens alimentares, a favor da iniciativa “Natal Rock Solidário”. A cada participante é oferecido um copo reutilizável.

Os bilhetes encontram-se à venda no Posto de Turismo de Elvas, assim como na Ticketline.

Universidade de Évora inicia projeto dedicado ao CO2

Universidade de Évora

A Universidade de Évora (UÉ) vai iniciar um novo projeto europeu sobre a Captura e Armazenamento Geológico de CO2.

Em comunicado, a academia refere que o projeto “CTS – CO2 Transport and Storage directly from a ship” visa “desenvolver uma tecnologia que permita a injeção de CO2 em formações geológicas offshore diretamente a partir de um navio”.

Esta solução tecnológica “permitirá uma maior flexibilidade nas fases iniciais de desenvolvimento de uma rede de transporte de CO2, enquanto os volumes a transportar não justificarem a construção de uma rede de gasodutos dedicados, ou para projetos de captura de CO2 em fontes industriais relativamente pequenas ou isoladas”, revela a mesma fonte.

O CTS está ligado ao projeto PilotSTRATEGY, em que a Universidade de Évora, a GALP e o ICS-UL são os parceiros nacionais, e que pretende dimensionar um projeto-piloto de armazenamento geológico de CO2, na zona offshore, cerca de 20 km ao largo da Figueira da Foz.

Para além do caso de estudo em Portugal, o projeto CTS inclui casos de estudos para o Mar do Norte, o Mar Báltico e o Mar Negro. O CTS integra o programa Clean Energy Transition Partnership, tem uma duração prevista de 24 meses e um orçamento global de 1,86 milhões de euros, com o financiamento nacional assegurado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

O consórcio internacional é liderado pelo Centro de investigação Norueguês NORCE e é composto por nove parceiros de seis países europeus. “Embora a Universidade de Évora seja a única instituição de investigação nacional que integra o consórcio, o caso de estudo nacional será desenvolvido em cooperação com a CIMPOR, a LHOIST (LUSICAL) e com a Autoridade Portuária da Figueira da Foz”, acrescenta a academia.

Restaurante de Azenhas d’El Rei premiado no concurso “Amar a Praia”

O restaurante “A Raya”, parceiro do Município de Alandroal na concessão do espaço de restauração da Área Recreativa e de Lazer das Azenhas D’el Rei, foi galardoado com o 2º Prémio no concurso “Amar a Praia 2023”, organizado pela Associação Bandeira Azul de Ambiente e Educação e com o patrocínio da P&G Portugal.

Este prémio visa galardoar todos os concessionários que têm uma atitude e ideologia vanguardista para com a sustentabilidade ambiental.

O Município do Alandroal vê “com muito orgulho” a entrega deste prémio a uma empresa do concelho, dada a importância o tema em causa tem nos dias de hoje.

Esta cerimónia teve lugar, na passada terça-feira, dia 21 de novembro, em Oeiras.

Elvas: 5ª Corrida Solidária “Gorro do Pai Natal” no dia 19

A quinta edição da iniciativa Corrida Solidária “Gorro do Pai Natal” vai realizar-se, em Elvas, a 19 de dezembro (terça-feira), pelas 19.30 horas, com partida da Feira de Natal, na Praça da República.

A participação na iniciativa, que inclui também caminhada, é feita mediante a doação de roupa ou brinquedos, devendo os participantes munir-se de um gorro de Pai Natal.

As doações feitas pelos participantes, revertem para o Centro de Acolhimento “Os Cucos”.

O evento, que se insere na programação do “Elvas Cidade Natal”, é organizado pelo Go Fitness Health Club, contando com o apoio do Município de Elvas.

Lions Clube de Elvas Baluarte baseia-se na solidariedade e ajuda ao próximo

O Lions Clube de Elvas Baluarte, depois de alguns anos sem atividade na cidade, foi reativado, em março deste ano.

O Movimento Lions Internacional surgiu nos Estados Unidos da América e, atualmente, há cerca de 100 clubes espalhados pelo mundo, sendo esta uma organização não governamental e parceira da Organização das Nações Unidas.

A presidente da associação, em Elvas, Maria Manuel Marques, explica que este não é o clube antigo, “é um completamente novo e onde foi adicionado o nome Baluarte, isto porque os nossos baluartes permitiram a defesa da cidade e são reflexo da resiliência e força e de não desistir e é isso que pretendemos, tentar levar esta causa para a frente”.

“Unir as nações do Mundo, com base na paz, solidariedade e ajuda e entrega aos outros” são os principais objetivos desta associação, que não tem cariz religioso, nem político.

O Lions Clube de Elvas Baluarte desenvolve as suas atividades baseando-se nos cinco princípios do Lions Internacional: “visão, diabetes, cancro infantil, ambiente e alívio à fome”. A partir daqui, explica Maria Mnauel Marques, são desenvolvidas atividades e ações com vista a angariar fundos para estas cinco causas, e, também junto da comunidade local”.

A entrevista completa a Maria Manuel Marques, presidente do Lions Clube de Elvas Baluarte, que pode ouvir no podcast abaixo:

“Homo Sacer” estreia em Montemor antes de passar por Elvas

A peça de teatro “Homo Sacer”, do coletivo Bestiário, integrada na Odisseia Nacional do Teatro Nacional D. Maria II, vai iniciar a sua mais recente digressão, já este sábado, dia 25, em Montemor-o-Novo. Esta digressão inclui passagem por Elvas.

A peça vai estrear amanhã para o público em geral, no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor, pelas 21h30. Sendo que essa sessão esgotou, portanto foi aberta mais uma sessão para as 16h30.

Helena Caldeira, a atriz montemorense que brilhou na série “Rabo de Peixe” e que integra o elenco deste espetáculo, adianta a peça “retrata aquilo que não tem identidade, que está à margem da lei”, tratando-se de um espetáculos que “trabalha os preconceitos relativos à etnia cigana”.

Já em Elvas, esta peça vai ser apresentada no dia 1 de dezembro, pelas 21.30 horas, no Cineteatro Municipal. Antes, no dia 30 de novembro, e para os alunos do 3º ciclo das escolas do concelho de Elvas, no Cineteatro Municipal, haveará “Laboratório Teatral — Manual para uma Manife”.

Este laboratório é realizado em três partes, coordenado pelo Bestiário e com a participação de formadores e oradores convidados. A primeira parte – ‘Manual para uma manife’ – é uma conferência performática sobre a história da diáspora cigana e o Porajmos (Holocausto) que as diversas comunidades sofreram durante a Segunda Guerra Mundial, fazendo uma analogia com a perseguição e discriminação sofrida até à atualidade. Na oficina prática intitulada ‘A performatividade nas manifes’, reflete-se sobre importância do ato de manifestar-se, dando exemplos mais recentes de alguns movimentos como o 15M ou a Primavera Árabe, pensa-se sobre nas ferramentas necessárias para organizar uma manifestação e explora-se o lado performático da mesma. Por fim, na 3ª parte, ‘Manife’, o objetivo é pôr em prática o que foi construído na oficina e escolher um local público onde se possa convocar uma manifestação contra a discriminação que as várias comunidades ciganas sofrem.

GNR reforça policiamento nas zonas de comércio até final do ano

A GNR tem a decorrer, a partir desta sexta-feira, 24 de novembro, e até dia 31 de dezembro, a operação “Comércio Seguro 2023”, promovendo ações de sensibilização e reforço de patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de garantir a segurança dos comerciantes e clientes, fruto do aumento de fluxo de pessoas em espaços e áreas de comércio.

Durante a operação, explica a GNR em comunicado, “serão empenhados militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário (SPC), os quais irão realizar ações de sensibilização junto de comerciantes e clientes, alertando-os sobre os procedimentos de segurança a adotar, com o intuito de evitar que sejam alvo de ilícitos criminais”.

Deste modo, a partir da Black Friday e até ao final das festividades do Natal, “a GNR irá reforçar o patrulhamento nas zonas de comércio, com o objetivo de aumentar o sentimento de segurança dos lojistas e clientes, considerando que nesta época existe um potencial aumento das transações monetárias”.

Nesta edição da Operação “Comércio Seguro 2023”, a GNR te,como parceira a Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), com vista à realização de ações de esclarecimento e formação, no âmbito das burlas, em especial as relativas a “falsos funcionários” associadas à prestação dos serviços energéticos.

Vale Eficiência em destaque na rubrica da DECO

O programa Vale Eficiência tem 162 milhões de euros para distribuir por cerca de cem mil famílias até 2025.

Através desta medida, o Governo, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência, operacionalizado pelo Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, pretende financiar a aquisição de serviços, materiais ou equipamentos para melhorar o desempenho energético das habitações de famílias em situação de vulnerabilidade económica e de carência energética.

Tudo para saber sobre este tema, na edição desta semana da rubrica da DECO, com a jurista da delegação do Alentejo Ana Sofia Rosa. Para ouvir no podcast abaixo:

Após uma vida dedicada ao SEF, João Dias tem agora o “mundo lá fora” à sua espera

O inspetor do recém-extinto Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) e coordenador das polícias portuguesas no Centro de Cooperação Policial e Aduaneiro do Caia, nos últimos três anos e meio, despede-se esta sexta-feira, 24 de novembro, dos colegas e da “casa” que o acolheu, depois de ter chegado a hora da reforma.

João Dias festeja assim, em convívio, esta nova fase da sua vida, num dia de balanços e de despedidas, mas sobretudo de celebração dos 25 anos em que esteve ao serviço daquele centro policial. “É reunir aqui as pessoas que comigo partilharam esta profissão, estas atividades, estas competências e estas atribuições policiais, no âmbito daquilo que é a cooperação policial internacional”, começa por dizer.

“No fundo, o que levamos destas experiências e destes trajetos que fazemos, a nível profissional, são muito as pessoas: aquelas que connosco fizeram o trajeto, que se articularam connosco e que, a cada dia, facilitaram a nossa tarefa de coordenação”, garante. Dizendo sair “feliz”, e com “a consciência de ter cumprido a missão que lhe foi confiada, João Dias garante que o balanço destes anos de serviço é “positivo”.

Para o antigo inspetor, este é um dia também de agradecimentos: à Câmara Municipal de Elvas, por ter sido sempre um parceiro “muito presente naquilo que era a atividade do SEF nesta fronteira terrestre”; ao vereador Hermenegildo Rodrigues, “que teve um contributo decisivo, aquando da última reposição de controlo de fronteiras, no âmbito da Jornada Mundial da Juventude; e à Junta de Freguesia de Caia, São Pedro e Alcáçova, nas pessoas do presidente José Galguinho e do seu antecessor, João Rondão, uma vez que “sempre colaboraram com as instalações do SEF, na manutenção das mesmas, no Caia”.

Agora, e com o “mundo lá fora” à sua espera, o ex-inspetor revela que “outro rumo” a sua vida seguirá, até porque garante sentir-se com capacidades para desenvolver outro tipo de atividades.

Elvas: projetos dos Bombeiros e Cruz Vermelha a votação até sábado no Programa “Bairros Felizes”

A Associação Humanitária de Elvas e o Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa foram as instituições do concelho selecionadas para o Programa “Bairros Felizes”, promovido pelo Pingo Doce.

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Elvas, pela primeira vez, é uma das duas instituições selecionadas para o programa “Bairros Felizes” do Pingo Doce. “Dar vida” é o nome deste projeto que pretende, acima de tudo, como revela o comandante da corporação, Paulo Moreiras, “comprar um Kit de reanimação, composto por manequins de idade adulta e pediátrica, desfibrilhador automático externo de treino, que permitem melhorar a aproximação à realidade de uma vítima em paragem cardiorrespiratória”.

Estes equipamentos, segundo Paulo Moreiras, permitem “formar os nossos bombeiros, mas também apoiar as ações de sensibilização e formação que damos regularmente, junto da comunidade elvense”.

“Refúgios sensoriais” é o nome do projeto do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, que está a concurso, no âmbito do programa “Bairros Felizes”. O objetivo deste projeto, explica Isabel Mascarenhas, diretora desta instituição, tem por base “os processos de demência e défices cognitivos que vão surgindo na população sénior, e sendo esta a faixa etária com a qual trabalhamos, entendemos que seria vantajoso criar este projeto, que prevê a utilização de materiais específicos, para promover atividades de reminiscência e memória, com vista a proporcionar bem-estar e capacidade de os seniores recuperarem memórias, através de vários estímulos que lhe são dados”. Isabel Mascarenhas explica que o projeto tem um orçamento de, aproximadamente, 950 euros.

A votação decorre até amanhã, sábado, dia 25 de novembro. Por cada dez euros em compras, na Loja Pingo Doce de Elvas, os clientes recebem uma Moeda Bairro Feliz para votarem na causa que preferem.

Elvas: PSD considera propostas do Orçamento Municipal “pouco ambiciosas” e “sem visão estratégica”

A Comissão Política Concelhia do PSD de Elvas, em comunicado, refere que após uma análise às Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o Ano Económico 2024, as propostas são “pouco ambiciosas” e sem uma “visão estratégica para o futuro do Concelho de Elvas”.

O comunicado da Concelhia do PDS DE Elvas para ler na íntegra:

“Foi com desânimo que a Comissão Política Concelhia do PSD Elvas após atenta análise das Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o Ano Económico 2024, verificou serem estas propostas pouco ambiciosas, e nelas não constarem, uma visão estratégica para o futuro do Concelho de Elvas.

Sem uma estratégia de desenvolvimento económico. Sem investimentos relevantes a nível do Desenvolvimento Empresarial e Emprego, Saúde e Turismo, Segurança, Mobilidade e Juventude. Não existe um projeto para criar mais riqueza, mais emprego, uma economia forte.

Quando estas propostas foram apresentadas, na reunião de câmara de dia vinte e dois de novembro, o PSD Elvas apenas podia votar contra, através da sua vereadora, Tânia Morais Rico, pois queremos mais e melhor para o futuro do nosso Concelho!

Nessa reunião de câmara, propusemos que o valor a cobrar do IMI /IMI Familiar 2023 fosse o mínimo permitido por Lei de modo a aliviar o orçamento das famílias, mas não foi aceite. Propusemos também que não fosse aplicada a Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS), pois embora os custos desta taxa devam ser suportados pelos fornecedores, continuam na generalidade a ser cobrados aos consumidores de gás natural, mas não foi aceite.

Propusemos na Derrama 2023, a isenção de todos os sujeitos passivos de qualquer setor de atividade de modo a favorecer e criar uma política económica direcionada para as micro, pequenas e médias empresas dos diversos setores de atividades e manter e atrair o investimento das grandes empresas, pois queremos que o nosso Concelho seja atrativo para as empresas e consequente criação de empregos, e fixação dos nossos jovens e famílias. A proposta não foi aceite.

Temos dado conhecimento aos elvenses das nossas propostas e continuaremos a fazê-lo! Acreditamos que o futuro de Elvas não é promissor e que o PSD de Elvas faria muito mais e melhor!”

Mercado Extraordinário no recinto ferial de Mérida

O recinto ferial de Mérida acolhe este sábado, dia 25 de novembro, um mercado extraordinário, no âmbito da Black Friday.

Este mercado extraordinário é o segundo deste trimestre. No passado dia 8 de setembro, houve também um mercado noturno no mesmo local.

O objetivo deste mercado é ajudar os empresários do mercado e facilitar as compras da comunidade. O mercado de amanhã decorre desde as 8 horas até às 20 horas.

Município de Elvas com orçamento superior a 30 milhões de euros

A Câmara Municipal de Elvas aprovou ontem, quarta-feira, dia 22 de novembro, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2024.

Para o próximo ano, o Orçamento Municipal é superior a 30 milhões de euros, tendo como prioridades as áreas da educação, habitação, turismo, emprego e investimento, entre outras definidas na programação.

Os documentos foram aprovados por maioria, com um voto contra, e seguem agora para apreciação e votação na Assembleia Municipal de Elvas.

A proposta de manutenção, no próximo ano, da taxa de IMI / IMI Familiar – 2023 e da Derrama – Ano Económico de 2023, foi aprovada por maioria com um voto contra, e serão remetidas à Assembleia Municipal para aprovação.

A Taxa de Ocupação do Subsolo foi aprovada com um voto contra, enquanto que a Taxa Municipal de Direitos de Passagem foi aprovada por unanimidade, passando agora para votação na Assembleia Municipal.

A proposta de programação de animação sociocultural para as Comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, foi aprovada e contempla um conjunto de iniciativas ao longo do mês de janeiro.

Aprovada a proposta de realização do RONCA – Mostra de Cinema de Elvas.

Os eleitos aprovaram a abertura de nova candidatura ao programa de Hortas Comunitárias.

O relatório de progresso da Fábrica do Empreendedor foi aprovado, assim como a prorrogação do prazo do programa «Porta de Entrada». Aprovada a proposta de pagamento de divida de renda social de forma faseada.

Ratificada a declaração de apoio logístico e cedência de espaços à Orquestra Sinfónica da Juventude.

Os eleitos aprovaram a proposta de parceria com a Associação Empresarial de Elvas – Elvas Cidade Natal 2023, assim como o acordo de parceria para registos fotográficos – Elvas Cidade Natal 2023.

A relocalização temporária da realização semanal da Feira das Antiguidades na Praça D. Sancho II, também foi aprovada.

Aprovada a proposta de acordo de cooperação com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora para a realização de ações de formação em contexto de trabalho.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Cineteatro para a ARKUS – Associação Juvenil,

– do Auditório São Mateus à Associação Empresarial de Elvas, ratificada,

– de equipamentos para ensaios de Carnaval,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da Obra de Santa Zita,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da creche “Os Pupilos”,

– de cedência de transporte para “O Elvas CAD”,

– de cedência de transporte para o RUGBY,

– das piscinas municipais cobertas de Elvas ao Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.

Atribuídos apoios à Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente, Sociedade de Instrução e Recreio e Gota D´Arte.

Antes da ordem do dia foi aprovada a atribuição do Diploma de Mérito Municipal ao Coronel Amândio da Silva.

Ministra da Coesão Territorial visita concelho de Alandroal

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, realiza hoje, sexta-feira, dia 24 de novembro, uma visita ao concelho de Alandroal.

Esta visita, que tem como objetivo abordar questões sobre os projetos que se encontram em desenvolvimento, atualmente.

A visita tem início às 15 horas, junto ao Largo do Castelo de Terena, em Alandroal.

Catequese para adultos de preparação para o crisma este sábado na Igreja de Santa Luzia

A Catequese, para adultos, de preparação, para o crisma tem início amanhã, sábado, 25 de novembro, na Igreja de Santa Luzia.

O padre Ricardo Lameira explica que este novo grupo, de adultos, irá celebrar o crisma, a 10 de dezembro, com a presença do Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho.

A catequese para este grupo vai decorrer todos os sábados, às 18 horas. O Padre Ricardo Lameira adianta que pessoas que quiserem podem inscrever-se na própria Igreja de Santa Luzia, ou simplesmente aparecer no dia 25.

Goldenergy volta a ser Escolha do Consumidor em 2023

Pelo terceiro ano consecutivo, a Goldenergy é escolhida, pelos consumidores, como marca nº 1 em Energias 100% Renováveis.

A “Escolha do Consumidor” avalia e classifica marcas com base na satisfação e aceitação que geram junto dos consumidores, ajudando o consumidor a fazer uma compra consciente. Nesta avaliação estiveram as oito marcas de referência no mercado.

Com um score global de 82,87%, o melhor score na intenção de compra ou de recomendação da marca, a Goldenergy obteve, nesta avaliação, a classificação mais alta de todas as marcas no que diz respeito a eficiência do serviço e assistência técnica. Foi também considerada a empresa mais clara no valor da poupança associada.

“Estamos no caminho certo e isso deixa toda a equipa da Goldenergy muito feliz e com cada vez mais vontade de trabalhar para continuar a liderar a escolha do consumidor. O nosso compromisso com o ambiente e a sustentabilidade está cada vez maior e os consumidores valorizam isso, considerando-nos uma marca de excelência no fornecimento de eletricidade 100% verde”, revela a empresa, em nota publicada no seu website.

Em Elvas, a Goldenergy tem a sua loja no Arco da Praça, no centro histórico.

Campo Maior: Conceição Ganhão regressa à CURPI para ensinar a fazer flores de papel

A Oficina de Papel é uma das muitas aulas que a Academia Sénior da CURPI de Campo Maior tem, semanalmente, ao dispor das suas alunas.

De regresso à instituição, a professora Conceição Ganhão explica que, todos os anos, e a pensar, sobretudo, na realização do Jardim de Papel, procura ensinar a fazer as famosas flores de papel, para que depois possa ser ornamentada a estátua de Santa Beatriz da Silva. “No ano eu não estive cá, mas foi aqui a CURPI que elas ornamentaram. Agora vamos pensar qual é o projeto que vamos fazer este ano”, começa por dizer, assegurando que as alunas “gostam muito” desta aula.

Conceição Ganhão não tem dúvidas que, caso não tivessem esta e outras aulas na CURPI, grande parte das senhoras que frequentam a instituição dificilmente sairiam de casa. “Elas empenham-se nas várias aulas e nestas duas ou três horas que por aqui estão, sempre estão distraídas”, acrescenta.

Não concordando que os jovens de Campo Maior não se empenham, no que às Festas do Povo diz respeito, Conceição Ganhão considera que o evento maior do concelho “nunca irá morrer”. Por outro lado, a professora na CURPI assegura que, sempre que se aproxima a realização do evento, são muitos aqueles que procuram aprender a fazer diferentes flores de papel para que possam enfeitar as suas ruas.

Para além desta Oficina de Papel, a Academia Sénior da CURPI de Campo Maior tem, neste ano letivo, uma vasta oferta letiva, que vai desde as aulas de “Vidas Contadas”, às artes decorativas, passando ainda pela poesia, costura, português e teatro.

Projeto na Herdade da Comenda é “estruturante para a região e de interesse nacional”

160 hectares da Herdade da Comenda foram já disponibilizados à Câmara de Elvas, pelo Governo, para que se avance com o Projeto de  Ampliação da Plataforma Logística do Sudoeste Ibérico.

Esta cedência surge depois de os grupos de trabalhos, envolvidos no projeto, terem comprovado que havia viabilidade para que a Herdade da Comenda pudesse servir para Parque Empresarial. “Depois de constituídos três grupos de trabalho, o primeiro deles, composto pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Regional, Secretaria de Estado da Agricultura, Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo (CCDRA) e o Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), que até 15 de novembro tinha de apresentar sugestões para que a Herdade da Comenda pudesse dar origem a um parque empresarial e, nesse dia, o grupo obteve por parte do Ministério da Agricultura, através do INIAV, a cedência de 160 hectares para se implantar o projeto, pelo qual tanto lutámos”, adianta o presidente da Câmara de Elvas, Rondão Almeida.

O presidente afirma que, depois de uma reunião, na passada segunda-feira, ficou de se perceber “a viabilidade de implantar o projeto, como a primeira fase de trabalho, uma vez que o projeto, de 2005, tem 50 hectares e, neste momento a disponibilidade é superior, por isso, diz Rondão Almeida, “vamos avançar por fases”.

As questões ambientais são uma “agravante”, porque naquele local existem a Reserva Agrícola, Reserva Ecológica e Rede Natura, por isso, até final do ano, a equipa de trabalho vai apresentar “soluções” para essas questões.

Por outro lado, é necessário conseguir “dinheiro para as infraestruturas”, mas o presidente acredita que através do Ministério da Economia e Fundos Comunitário serão “capazes de arranjar esse dinheiro e, num valor entre os oito e dez milhões de euros, para esta primeira fase”.

Rondão Almeida garante que há já empresas interessadas em instalar-se naquele local e considera que este é um projeto “estruturante região e de interesse nacional”.

Alentejo apresenta estratégia para atração de talento à Comissão Europeia

Tiago Teotónio Pereira, vogal da Comissão Diretiva da Autoridade de Gestão do Programa Regional Alentejo 2030, apresentou, recentemente, no evento de lançamento da plataforma “Aproveitar Talentos”, organizado pela Direção-Geral da Política Regional e Urbana da Comissão (DG REGIO) em Bruxelas, a proposta do Alentejo em ser uma região piloto para a atração de talento, assim como a visão estratégica do Alentejo em prol do crescimento sustentável e da promoção de oportunidades para os seus habitantes.

Na sua intervenção, Tiago Teotónio Pereira salientou que a “região possui ferramentas de requalificação para adaptar as competências aos novos desafios. As novas centralidades desempenham um papel único a nível nacional e europeu”, assegurou, destacando ainda que “Sines como território na vanguarda da energia verde e do hidrogénio, Alqueva como epicentro de um vasto cluster agroalimentar, e Évora e Ponte de Sor como líderes em engenharia aeronáutica” são exemplos do que considera como o “novo” Alentejo, que exige talento para “alavancar o seu desenvolvimento”.

Por tudo isto, segundo o vogal do Programa Regional do Alentejo 2030, “é importante estabelecer estratégias de ação para reter os jovens das instituições de ensino superior e trabalhar no sentido do regresso daqueles que estudaram e saíram da região. Este esforço deverá ter uma estrutura dinâmica permanente com capacidade de comunicar novas ofertas e posicionar o território para atrair talento”.

Tiago Pereira destacou ainda que “o reconhecimento do potencial de algumas comodidades do Alentejo, nomeadamente em questões de paisagem, cultura ou tempo para a criatividade, pode muito bem desempenhar um papel fundamental na criação de uma região mais competitiva”. Mas também “as oportunidades geradas em setores emergentes e estabelecidos como a aeronáutica, a energia, a inovação inteligente, a Inteligência artificial ou a economia azul, bem como em sectores tradicionais como a agricultura e a pedra Natural”. Assim, o esforço da região tem sido centrado principalmente “na criação de infraestruturas de inovação e de incentivo e transferência de conhecimento”.

Para o dirigente, o projeto que levará o Alentejo a ser uma região de atração de talentos, assenta nos desafios de qualidade, nas condições de vida e tolerância social e laboral e na “eficácia do sistema regional de educação e formação na produção e atualização de competências e qualificações para uma melhor qualidade de emprego e gestão de talentos na região”.

Refira-se que lançamento da plataforma “Aproveitar Talentos” decorre da Comunicação sobre Aproveitamento de Talentos nas Regiões da Europa e faz parte do Mecanismo de Reforço de Talentos, uma iniciativa específica de oito pilares que procura impulsionar o talento em todas as regiões da UE.

O evento de lançamento da plataforma Aproveitar Talentos foi aberto pela comissária da Coesão e Reformas, Elisa Ferreira.

Fonte: CCDR Alentejo