Município de Elvas com orçamento superior a 30 milhões de euros

A Câmara Municipal de Elvas aprovou ontem, quarta-feira, dia 22 de novembro, as Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para 2024.

Para o próximo ano, o Orçamento Municipal é superior a 30 milhões de euros, tendo como prioridades as áreas da educação, habitação, turismo, emprego e investimento, entre outras definidas na programação.

Os documentos foram aprovados por maioria, com um voto contra, e seguem agora para apreciação e votação na Assembleia Municipal de Elvas.

A proposta de manutenção, no próximo ano, da taxa de IMI / IMI Familiar – 2023 e da Derrama – Ano Económico de 2023, foi aprovada por maioria com um voto contra, e serão remetidas à Assembleia Municipal para aprovação.

A Taxa de Ocupação do Subsolo foi aprovada com um voto contra, enquanto que a Taxa Municipal de Direitos de Passagem foi aprovada por unanimidade, passando agora para votação na Assembleia Municipal.

A proposta de programação de animação sociocultural para as Comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas, foi aprovada e contempla um conjunto de iniciativas ao longo do mês de janeiro.

Aprovada a proposta de realização do RONCA – Mostra de Cinema de Elvas.

Os eleitos aprovaram a abertura de nova candidatura ao programa de Hortas Comunitárias.

O relatório de progresso da Fábrica do Empreendedor foi aprovado, assim como a prorrogação do prazo do programa «Porta de Entrada». Aprovada a proposta de pagamento de divida de renda social de forma faseada.

Ratificada a declaração de apoio logístico e cedência de espaços à Orquestra Sinfónica da Juventude.

Os eleitos aprovaram a proposta de parceria com a Associação Empresarial de Elvas – Elvas Cidade Natal 2023, assim como o acordo de parceria para registos fotográficos – Elvas Cidade Natal 2023.

A relocalização temporária da realização semanal da Feira das Antiguidades na Praça D. Sancho II, também foi aprovada.

Aprovada a proposta de acordo de cooperação com a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental de Évora para a realização de ações de formação em contexto de trabalho.

Aprovadas as cedências seguintes:

– do Cineteatro para a ARKUS – Associação Juvenil,

– do Auditório São Mateus à Associação Empresarial de Elvas, ratificada,

– de equipamentos para ensaios de Carnaval,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da Obra de Santa Zita,

– do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da creche “Os Pupilos”,

– de cedência de transporte para “O Elvas CAD”,

– de cedência de transporte para o RUGBY,

– das piscinas municipais cobertas de Elvas ao Núcleo de Elvas da Liga dos Combatentes.

Atribuídos apoios à Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente, Sociedade de Instrução e Recreio e Gota D´Arte.

Antes da ordem do dia foi aprovada a atribuição do Diploma de Mérito Municipal ao Coronel Amândio da Silva.