Cozinha dos Ganhões e Feira de Caça e Pesca a partir de dia 30 em Estremoz

O Festival de Gastronomia Alentejana “Cozinha dos Ganhões” realiza-se no Parque de Feiras e Exposições de Estremoz, entre os dias 30 de novembro e 3 de dezembro.

Em simultâneo, no mesmo local, decorre a Feira de Caça, Pesca e Atividades na Natureza. Segundo o presidente da Câmara, José Daniel Sádio, estes certames prometem levar “muitas pessoas até ao concelho”, adiantando que promovem, não só a “boa gastronomia, mas também os setores da caça e pesca”.

No primeiro dia do certame, 30 de novembro, estão previstas as atuações do Grupo de Cantares “Os da Boina” e do grupo Banza, para alem de um arraial popular, com Jorge Gomes, e uma discoteca, no Pavilhão A do Parque de Feiras e Exposições.

A programação de dia 1 de dezembro conta com uma atuação do grupo “Modas para Todo o Gosto”, uma atuação da Orquestra Juvenil de Estremoz, uma atuação da acordeonista Andreia Sofia, um espetáculo com o grupo “De Moda em Moda”, um arraial popular, com David Melão, e, tal como no dia anterior, uma discoteca no Pavilhão A.

No dia 2, há uma atuação itinerante da Charanga Zuluband, uma atuação do Grupo de Revista  “Velhas Gaiteiras” da Academia Sénior de Estremoz, uma atuação do grupo Roncas d’Elvas, um espetáculo com o grupo Moura Encantada, um arraial popular, com Paulo Lopes, e a festa “Revive Trolaró”.

No último dia, 3 de dezembro, logo pela manhã dar-se-á início à prova de BTT “Rota dos Ganhões”. Ao início da tarde há atuação itinerante do grupo Fora D’Horas, para além de espetáculos do Grupo de Dança da Academia Sénior de Estremoz, do Rancho Folclórico “As Azeitoneiras de São Bento o Cortiço”, do Grupo de Cantares “Rosas de Maio” de Veiros e do Grupo de Cantares “Vozes na Idade d’Oiro” da Academia Sénior de Estremoz.

Agência Funerária Servilusa inaugura novas instalações em Elvas

A Agência Funerária Servilusa inaugurou hoje, dia 22 de novembro, as suas novas instalações na Avenida São Domingos, em Elvas.

Esta empresa que antes se situava na Rua da Olivença, mudou as instalações visto que esta avenida tem mais acessibilidade para os clientes, como revela Cláudia Moita, gestora da unidade de negócio: “já estamos em Elvas há muitos anos, entretanto surgiu a oportunidade de virmos para um lugar mais acessível aos clientes, com mais estacionamento, mais visibilidade, e de acordo com a nossa estratégia de crescimento e de proximidade à população, achamos que seria uma oportunidade de virmos para estas instalações, que oferecem à comunidade melhores condições e também aos nossos colaboradores”.

A agência funerária Servilusa disponibiliza todo o tipo de serviços fúnebres, acrescenta Cláudia Moita, “a Servilusa disponibiliza serviços fúnebres, tudo o que é cerimónias fúnebres, para além disso exumações, jazigos, cantaria, planos de funeral em vida, ou seja, quem gostasse de deixar decidido em vida como pretendia que fosse a cerimónia, também o pode fazer. Temos 30% da cota nacional de crematórios, aqui em Elvas o nosso primeiro crematório, a FunElvas, esta é a nossa estratégia de crescimento”.

Em Estremoz “É Natal no Comércio Local” até 12 de janeiro

Com o objetivo de incentivar as compras no comércio local tradicional, está a decorrer, até 12 de janeiro, a iniciativa “É Natal no Comércio Local”, em Estremoz, promovida pela Câmara Municipal.

No decorrer da campanha, que teve início no passado dia 15 de novembro, por cada 15 euros em compras nos estabelecimentos aderentes, será entregue, a cada cliente, uma senha de participação, que irá a sorteio em janeiro.

As lojas aderentes à iniciativa são mais de 30 (a lista completa para consultar aqui). “Participe e ganhe vouchers em compras no comércio local. Vamos fazer Natal no Comércio Local”, diz o Município de Estremoz, nas redes sociais.

Município comemora 6 anos dos Bonecos de Estremoz como Património da Humanidade

O Município de Estremoz vai comemorar o sexto aniversário da inscrição da Produção de Figurado em Barro de Estremoz na Lista Representativa de Património Cultural Imaterial da UNESCO”, no dia 7 de dezembro.

As comemorações, a decorrer no salão nobre da Câmara Municipal, têm início às 18 horas, com a cerimónia oficial, com as intervenções de Hugo Alexandre Nunes Guerreiro, coordenador da candidatura e responsável pelo Plano de Salvaguarda; José Daniel Sádio, presidente da Câmara Municipal de Estremoz.

Pelas 18.20 horas é feita a entrega de Certificado de Produtor de Bonecos de Estremoz a Vera Magalhães.

Já às 18.25 horas decorrem as conferências: “Bonecos de Estremoz – à descoberta do imaterial”, com Ana Fonseca (CME) e Mathilda L. Coutinho (Centro Hercules da Universidade de Évora); e “Indicações Geográficas Europeia”, com Ana Cristina Mendes (Diretora adjunta do CEARE).

As comemorações prosseguem no Teatro Bernardim Riberio, às 22 horas, com o espetáculo dos Dezalinhados Filarmónica Rock Show, com a Banda Sociedade Filarmónica Artística Estremocense e a Banda Filarmónica do Grupo União e Recreio Azarujense.

A entrada é livre, mas carece de levantamento de bilhete no Teatro Bernardim Ribeiro ou Posto de Turismo.

Jantar de natal do Centro Cultural e Desportivo da ULSNA em Varche no dia 2

O Centro Cultural e Desportivo da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) promove, a 2 de dezembro (sábado), no Pavilhão Multiusos de Varche, no concelho de Elvas, o seu jantar de natal.

Os interessados em participar neste jantar, que contará com a animação musical de Jorge Gomes, poderão fazer as suas marcações para um dos seguintes contactos: 912 435 834 (Gilberto Silva), 968 728 633 (Anabela Aleixo) ou 969 800 529 (Otília Ferreira). Sócios pagam 12 euros, não sócios 19 e crianças dos seis aos 12 anos pagam cinco euros.

O jantar está marcado para as 20 horas. A organização possibilita transporte, a partir do Colégio de Portalegre, com saída uma hora antes.

Projeto “Bota Solidária” está de volta a Estremoz

O Projeto “Bota Solidária” está de volta a Estremoz, de 22 de novembro a 17 de dezembro, com o objetivo de continuar a fazer crianças felizes.

Neste período, será possível visitar, gratuitamente, o Museu Berardo Estremoz se levar consigo um brinquedo e decorar uma bota para enfeitar a Árvore de Natal do Museu. Através destas ações fará, certamente, uma criança feliz.

Por cada brinquedo doado, o visitante tem direito a uma entrada gratuita, pode enfeitar uma bota solidária com os materiais que lhe serão facultados e colocá-la na Árvore de Natal que ficará no Museu até janeiro, como símbolo da solidariedade do brinquedo que doou e que vai ser entregue a diversas instituições, que, posteriormente, irão entregar a famílias carenciadas do concelho de Estremoz, que assim garantirão um Natal e uma criança Feliz.

Os presentes devem estar desembrulhados para mais facilmente as instituições identificarem a criança indicada para os receber.

As escolas ou instituições que queriam participar nesta atividade em grupo devem fazer a sua marcação para o email museu.berardo@cm-estremoz.pt ou para o número 268 080 281.

O projeto “Bota Solidária”, está em vigor a partir de hoje até 17 de dezembro.

 

Fonte: Município de Estremoz

Burla “Olá pai, olá mãe”: só este ano já foram detidas 31 pessoas

O número de burlas, conhecidas como “Olá Pai, Olá Mãe”, praticadas no país, têm vindo a aumentar: só este ano, a PSP já já registou quase 11 mil burlas, identificou 390 suspeitos e deteve 31 pessoas.

Num comunicado divulgado esta quarta-feira, 22 de novembro, a PSP recorda que, “para a prática deste crime, os suspeitos, através de mensagem escrita em aplicação de comunicação (maioritariamente WhatsApp), remetida de um número de contacto identificável, apresentam-se como um familiar muito próximo (filho ou filha) da potencial vítima, seguindo usualmente duas variantes de abordagem: refere que o telemóvel do filho ou filha avariou, ou que se perdeu, e que o contacto telefónico agora utilizado será o seu único contacto até reparação ou aquisição de novo equipamento; ou refere que alterou o contacto telefónico e que o número utilizado para remeter a mensagem passará a ser o seu habitual e único número”.

Depois desta abordagem inicial, “o diálogo através de mensagens continua, para dar credibilidade à história, considerando e confirmando que se tratará de uma relação familiar próxima e estruturada, até chegar ao propósito pretendido: solicitar a transferência ou envio por intermédio de plataforma de uma quantia monetária, com a justificação de que se destina ao pagamento da reparação ou aquisição de um novo telemóvel, ou pedido de “empréstimo” para liquidar uma despesa urgente”.

A PSP explica que, “quando a vítima tenta o contacto através de chamada de voz, a mesma não é atendida e é remetida mensagem escrita com uma justificação e incentivando o contacto só por mensagem escrita”. Por esta razão, alerta a polícia, “o contacto através de chamada de voz é a primeira e mais rápida forma de prevenção e de despiste de que poderá estar a ser alvo de uma tentativa de burla”.

Com o intuito de reduzir o risco de vitimização, a PSP aconselha:

“- Ligue sempre para o número original dos seus filhos e, caso consiga falar com eles e confirmar que se trata de uma tentativa de burla, reporte a situação de imediato à PSP.

– Não realize qualquer transferência de dinheiro sem, pelo menos, previamente conseguir falar de viva voz e reconhecer a pessoa com quem pensa estar em conversação;

– Despiste possíveis tentativas de burla com perguntas simples que, em princípio, o seu familiar conheça (quais as datas de aniversário de ambos, qual o curso e a universidade que frequentam ou frequentaram, qual a matrícula do carro da família, etc).”

Quim Barreiros e Xutos nas celebrações dos 25 anos das 24 Horas TT Vila de Fronteira

Os 25 anos das 24 Horas TT Vila de Fronteira celebram-se de 30 de novembro a 3 de dezembro, com um fim de semana de particular animação, com a realização de um festival de música na sexta-feira e sábado, dias 1 e 2.

Quim Barreiros, Xutos & Pontapés e Wet Bed Gang são alguns dos artistas que vão animar este festival, promovido pela Câmara Municipal de Fronteira e o Automóvel Club de Portugal (ACP).

Com a organização do festival, a intenção, explica o presidente da Câmara, Rogério Silva, é cativar aqueles que não estão tão despertos para o fenómeno do todo o terreno, numa altura em que se celebra uma data tão especial. “Não é apenas um número redondo, é celebração de um quarto de século da existência desta prova, num concelho tão pequenino, como é o de Fronteira, que é um dos mais pequenos do país”, recorda o autarca.

Lembrando que Fronteira conseguiu criar “este ideia e mantê-la”, ao longo de todos estes anos, Rogério Silva assegura que a vontade é de que a prova “perdure no tempo”.

“Não só vamos comemorar a data, mas também vamos tentar captar mais público ainda para o 24 Horas TT, para tentar relançar mais 25 edições. Aquilo que se pretende é que Fronteira se mantenha na linha da frente deste evento, como o sítio onde, durante o ano, se realiza a grande festa de encerramento da época de todo o terreno”, assegura o autarca.

O festival, diz ainda Rogério Silva, conta com um cartaz “equilibrado”, que vai desde à festa popular ao rock, com concertos para todas as idades e gerações. Na sexta-feira (1 de dezembro), o cartaz inclui Quim Barreiros, Hybrid Theory e Wet Bed Gang. No sábado (2 de dezembro), os Xutos & Pontapés são os cabeças de cartaz, num dia que também sobem ao palco David Antunes, Smells Like the 90s e DJ Carlos Manaça.

Na prova, já a partir de dia 30, são esperados centenas de concorrentes oriundos de várias partes da Europa e não só, para disputar uma das mais duras e famosas provas de TT de Resistência. Como é habitual, a vertente competitiva inclui também as 4 Horas TT SSV Vila de Fronteira, onde as melhores equipas da categoria medem forças nos 16,4 quilómetros do Terródromo de Fronteira.

No que toca ao festival, na sexta-feira, para além de Quim Barreiros e Wet Bed Gang, atuam ainda os Hybrid Theory, banda de tributo aos Linkin Park. No sábado, sobem ao palco Xutos & Pontapés, David Antunes, Smells Like the 90’s e o DJ Carlos Manaça. O preço dos bilhetes é de 12 euros para sexta-feira, 14 euros para sábado ou 20 euros para os dois dias. O acesso à zona de restauração é gratuito.

Município de Arronches no encerramento das conferências “Terras do Borrego”

O Município de Sousel promove, desde 2022, uma quinzena gastronómica denominada ‘Terras do Borrego’, a qual se realiza com a colaboração dos quinze concelhos do distrito de Portalegre, entre os quais se encontra Arronches, que não podia deixar de participar numa iniciativa de promoção de toda a região.

Pese embora a referida quinzena gastronómica se realize na altura da Páscoa, a Câmara Municipal de Sousel promove ao longo do ano uma série de encontros por todo o distrito, num conjunto que se intitula ‘Ciclo de Conferências’, tendo a primeira edição terminado no passado fim de semana, em Lisboa.

Nas instalações da Casa do Alentejo, o encontro contou com a presença da ministra da Agricultura e da Alimentação, Maria do Céu Antunes e da ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, tendo o Município de Arronches estado representado nesta sessão pelo seu presidente, João Crespo, a quem, tal como aconteceu com outras entidades parceiras, foi entregue uma lembrança que assinala o sucesso da parceria.

De realçar que o encontro contou ainda com a intervenção do presidente da Câmara Municipal de Sousel, Manuel Valério e do presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, José Manuel Santos, tendo ainda existido um espaço de debate, no qual participaram Pedro do Carmo, presidente da Comissão Parlamentar de Agricultura e Pescas, Susana Guedes Pombo, diretora geral da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e Tiago Serralheiro, diretor da empresa ‘Pasto Alentejano’.

No término da sessão e antes do almoço convívio, os participantes nesta conferência desfrutaram de um momento musical, que ficou a cargo da Tuna da Universidade Sénior de Sousel.

Fonte: Município de Arronches

Elvas: reunião de Câmara esta quarta-feira nos Paços do Concelho

A Câmara Municipal de Elvas tem uma reunião ordinária do seu Executivo, esta quarta-feira, dia 22, às 16 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

A sessão, aberta ao público, apresenta a seguinte ordem de trabalhos:

1 – Período Antes da Ordem do Dia

2 – Aprovação da Ata de 08/11/2023

3– Expediente Geral

3.1–Departamento de Administração Geral e Recursos Humanos

– Análises de águas

– Devolução de caução

– Hasta Pública para Venda de Sucata Diversa

– Reversão do lote de terreno n.º 61 do Loteamento Terras da Aldeia, freguesia de Santa Eulália, Município de Elvas

Atos praticados no âmbito da subdelegação de competências.

– Direito de preferência do prédio sito na Urbanização do Revoltilho, Rua Dr. João Camoesas, nº 7 – 3º Esqº. Frente, fração “U” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Antiga E.N. 4, n.º 4 – 2º Dtº., fração “E” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Dr. José Nunes Tierno da Silva, n.º 5 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Diogo Amado, n.º 9-A – 2º, fração “E” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua D, Zona Industrial, Fontainhas, lote n.º 29, fração “F” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua de Alcamim, n.º 39, fração “C” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua da Caldeirona, n.º 10 – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Diogo Amado, n.º 9-B, fração “B” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Rua Alfredo Mirante, n.ºs 1, 3 e 5 – 1º Esqº., Bloco B, fração “J” – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito no Beco das Romeiras, n.ºs 3 e 3-A – Elvas

– Direito de preferência do prédio sito na Av. de Badajoz, n.º 22 – 2º, fração “G” – Elvas

Processos despachados de acordo com a delegação de competências

– Informação prévia de obras n.º 4/23; processo de obras n.º 12/23, n.º 33/23, n.º 52/23, n.º 53/23, n.º 71/23 e n.º 112/23

 

3.2– Departamento Financeiro e Desenvolvimento:

– Resumo diário de Tesouraria do dia 21 de novembro de 2023

– Alteração orçamental

– Libertação de cauções

– Submissão do apoio ao Funcionamento dos Gabinetes Técnicos Florestais Municipais – 2023

– Candidatura ao PRR “Reabilitação de 5 fogos – Rua dos Lagares n.º 2, 2 – A e 2 – B, Rua de São Francisco n.º 7 e Terreiro vasco Martins (Rua dos Oleiros) n.º 5 e 5 – A”

– Prémio Nacional de Turismo 2023

– Aceleradoras do Comércio Digital

– Submissão do Relatório Final da operação ALT02-06-4842-FEDER- 000180- Ampliação do Complexo Social da Boa-Fé

– Submissão do Relatório Final da operação ALT02-08-2114-FEDER- 000179 – “Recuperação, Conservação e Valorização do Aqueduto da Amoreira – 1ª fase”

– Proposta de Submissão da 3ª reprogramação da operação ALT20-04-2316-FEDER-000152- “Reabilitação do Antigo Lagar dos Lopes – Residência para Estudantes”

3.3- Departamento de Obras e Serviços Urbanos:

Atos praticados pelo presidente sobre assuntos do DOSU, no uso das competências próprias e das competências delegadas pela Câmara Municipal

– Empreitada de Promoção das Acessibilidades em Edifícios Públicos – EB1 de Barbacena e EB1 – Santa Eulália, receção provisória.

– Empreitada de Beneficiação do edifício da Biblioteca Municipal, libertação de caução

– Empreitada de Beneficiação da Estrada Municipal em 1116, libertação de caução

– Empreitada de Sinalização Horizontal 2021, libertação de caução

– Empreitada de Requalificação dos Parques Infantis da Quinta dos Arcos e do Morgadinho, libertação de caução

– Empreitada de impermeabilização da cobertura da Igreja de Santa Luzia, libertação de caução

4 – Assuntos propostos pelo presidente, vice-presidente e vereadores:

4.1. – Fábrica do Empreendedor – Relatórios de Progresso,

4.2. – Programa «Porta de Entrada» – Prorrogação de Protocolo,

4.3. – Informação Social – Pagamento de divida de renda social de forma faseada,

4.4. – Declaração da Orquestra Sinfónica da Juventude – A ratificar,

4.5. – Cedência do Cineteatro para a ARKUS – Associação Juvenil,

4.6. – Proposta de Programação de Animação Sociocultural para as Comemorações dos 365 anos da Batalha das Linhas de Elvas,

4.7. – Cedência do Auditório São Mateus à Associação Empresarial de Elvas – A ratificar,

4.8. – Proposta de realização do RONCA – Mostra de Cinema de Elvas,

4.9. – Cedência de equipamentos para ensaios de Carnaval,

4.10. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da Obra de Santa Zita,

4.11. – Proposta de parceria com a Associação Empresarial de Elvas – Elvas Cidade Natal 2023,

4.12. – Acordo de parceria para registos fotográficos – Elvas Cidade Natal 2023,

4.13. – Relocalização temporária da realização semanal da Feira das Antiguidades na Praça D. Sancho II,

4.14. – Cedência do Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas para a Festa de Natal da creche “Os Pupilos”,

4.15. – Inserção de roncas em formato de íman no P.O.S.,

4.16. – Proposta de Cedência de transporte para “O Elvas CAD”,

4.17. – Proposta de Cedência de Transporte para o RUGBY,

4.18. – Abertura de nova candidatura ao programa de Hortas Comunitárias,

4.19. – Proposta – Acordo de Cooperação,

4.20. – Cedências das piscinas municipais cobertas de Elvas ao Núcleo dos Ex. Combatentes de Elvas,

4.21. – Aviso (ITI) “Redes Urbanas” dos Programas Regionais NORTE2030, CENTRO2030, LISBOA2030, ALENTEJO2030 e ALGARVE2030 – Pré-qualificação, proposta de consórcio,

4.22. – Candidatura (ITI) “Redes Urbanas – Pré-qualificação (AVISO: MPR-ITI_R_URB-2023-01) – CLIMA_RESILIENTE_URBCENTRALE – Rede de Cidades Sustentáveis e Climaticamente Resilientes das NUT II Centro e Alentejo, adesão a consórcio,

4.23. – IMI / IMI Familiar – 2023,

4.24. – Relatório Semestral de Auditoria,

4.25. – Taxa de Ocupação do Subsolo (TOS),

4.26. – Taxa Municipal de Direitos de Passagem (TMDP),

4.27. – Derrama – Ano Económico 2023,

4.28. – Grandes Opções do Plano, Orçamento e Mapa de Pessoal para o Ano Económico 2024,

4.29. – Apoios:

  1. a) Associação Desportiva Recreativa e Cultural da Juventude de São Vicente,
  2. b) SIR,
  3. c) Associação Motard MC Guardião 3,
  4. d) IALBAX,
  5. e) Gota D´Arte.

Assembleia de “O Elvas” dia 30 discute constituição da SAD

“O Elvas” Clube Alentejano de Desportos convoca os seus associados para a reunião da Assembleia Geral que se realiza, no dia 30 de novembro, às 19.45 minutos, na sede do clube, na rua dos Chilões, nº2.

A Assembleia tem os seguintes pontos:

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção para a Constituição da Sociedade Anónima Desportiva, (SAD);

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção para nomeação de Representante para figurar entre os Administradores da Sociedade Anónima Desportiva, (SAD)

– apreciação, discussão e votação da proposta da direção referente ao plano de atividades e orçamento para o ano de 2024;

– informações sobre os primeiros 90 dias de mandato da atual direção.

Se à hora prevista não estiver metade dos sócios, a assembleia-geral realiza-se meia hora depois, às 20.15 horas.

José Kuski promove workshop de “Arquitetura para Todos” no MACE

A aproximar-se do fim, a iniciativa “Sábados com Arte”, no Museu de Arte Contemporânea de Elvas (MACE), conta, este fim de semana, com um workshop de “Arquitetura para Todos”, oriento pelo professor e arquiteto José Kuski.

Revelando que tem feito este tipo de workshops com crianças de primeiro ciclo, explica José Kuski, esta atividade de sábado, 25 de novembro, promovido pela Câmara Municipal, insere-se também na programação do Traço, o Festival Internacional de Desenho do Alentejo.

“Eu tenho feito estes workshops nas escolas do 1º ciclo das freguesias, ligadas aos Agrupamento nº 3, e tenho tido um feedback bastante bom. Tinham-me convidado para fazer um workshop de aguarela para crianças, que já tinha feito antes, mas pensei que desta vez podia mostrar o que faço em relação aos workshops de arquitetura, que eu acho que também vai ser muito giro”, revela ainda José Kuski.

Este workshop, que é destinado a crianças dos sete aos 12 anos, decorre das 10h30 às 12h30. As participações necessitam de inscrição prévia, que deve ser feita pelo telefone 268 626 218 ou pelo email servicoeducativo.mace@cm-elvas.pt.

O ciclo de workshops “Sábados com Arte”, da autoria de artistas locais, tem vindo a ser promovido, com uma sessão num sábado por mês no MACE, ao longo deste ano. O público-alvo e o número de inscrições têm variado em função da especificidade de cada workshop.

Agora Quer’Arte promete voltar a apresentar “Agora Damos a Segunda” ao público

Ainda que sem datas, para já, anunciadas, a garantia está dada: a associação “Agora Quer’Arte” vai voltar a apresentar ao público, em Campo Maior, a revista à portuguesa “Agora Damos a Segunda”.

Com algumas alterações, “para melhor”, garante o ator e encenador deste espetáculo, Duarte Silvério, o objetivo é que esta revista possa ser apresentada a todos aqueles que gostavam e não tiveram ainda oportunidade de assistir. “Já não vai ser exatamente igual, porque acho que, depois de fazermos, vamos percebendo que há algumas coisas que o público gosta mais. Vamos tornar o espetáculo melhor, mais agradável para o público, com mais risos e mais diversão”, assegura.

Entre aqueles que já viram o espetáculo, garante a atriz e cantora Leonor Alegria, há quem gosta sempre de voltar a assistir, até porque há pormenores e determinadas cenas que acabam por, entre gargalhadas, escapar.

Entretanto, este espetáculo, revela Duarte Silvério, já foi visto por mil pessoas. “Foi uma marca que gostámos de alcançar, mas esperamos que vejam mais 600 pessoas. Gostávamos de repetir por mais três sessões”, diz ainda.

“Agora Damos a Segunda” é uma peça dedicada à celebração da liberdade e da cultura portuguesa, que junta o teatro, a dança e a música. Todas sessões apresentadas no Centro Cultural de Campo Maior, sempre com lotação esgotada, contaram com música ao vivo pela Banda 1º de Dezembro.

“Saudade”: exposição de pintura de Nuno Ezequiel inaugurada em Portalegre

“Saudade” é o mote para a exposição de pintura, da autoria do artista plástico Nuno Ezequiel, que vai ser inaugurada esta quinta-feira, 23 de novembro, nos serviços centrais do Instituto Politécnico de Portalegre.

Esta exposição, explica Nuno Ezequiel, baseia-se nas suas vivências, “principalmente da juventude, destacando alguns momentos especiais e locais, até com alguma nostalgia”, nomeadamente aqueles que passou no Politécnico de Portalegre, onde segundo revela “a minha vida estudante passou por lá e foi uma cidade que marcou muito a minha vida e a parte criativa, na área da pintura”.

Esta mostra, de pintura, conta com 15 telas de grande dimensão. Nuno Ezequiel apela a todos para que visitem a exposição, que estará patente até dia 12 de dezembro, para que apreciem a sua evolução enquanto artista. “Convido todos a visitar esta exposição, para que vejam a evolução do meu processo criativo, que vai sendo alterado, ao longo dos anos, aqueles que gostam do meu trabalho podem ver esta mutação desde as telas mais antigas às mais recentes”, remata Nuno Ezequiel.

A inauguração da exposição “Saudade, de Nuno Ezequiel, é inaugurada esta quinta-feira, 23 de novembro, pelas 18 horas, nos serviços centrais do Politécnico de Portalegre.

Terceiro prémio do Euromilhões sai a apostador em Portugal

Nenhum apostador acertou na chave vencedora do sorteio de ontem, 21 de novembro, do Euromilhões, pelo que, na próxima sexta-feira, dia 24, vai estar em jogo um jackpot de 73 milhões de euros.

Ainda assim, três apostadores no estrangeiro conquistaram o segundo prémio, de 175.300 euros, enquanto o terceiro prémio, de 24.500 euros, contemplou um total de cinco apostadores, um deles em Portugal.

A chave vencedora do sorteio de ontem era composta pelos números 19, 29, 34, 46 e 47 e as estrelas 2 e 3.

A informação apresentada não dispensa a consulta dos resultados oficiais no portal dos Jogos Santa Casa.