GNR sensibiliza crianças de Campo Maior para preocupações com a floresta

Em Dia Mundial do Ambiente, que se assinala esta segunda-feira, 5 de junho, a GNR foi até ao Centro Escolar Comendador Rui Nabeiro, em Campo Maior, com o objetivo de sensibilizar os mais novos para as preocupações com a floresta, dando ainda a conhecer alguns dos meios específicos, entre outros, utilizados na investigação de causas de incêndios e relacionados com a captura de animais.

Segundo explica o comandante do Destacamento Territorial de Elvas da GNR, capitão Rui Jacob, a iniciativa, desenvolvida pelo Núcleo de Proteção Ambiental e pela secção de Policiamento Comunitário, foi solicitada pelo Município de Campo Maior.

Os mais novos tiveram ainda oportunidade de subir a um barco, utilizado pela GNR, o que, segundo Rui Jacob, permitiu aproximar as crianças desta força de segurança. “É um meio mais atípico, nem todos os Destacamentos têm este tipo de embarcação, mas nós aqui, com a barragem e com as competências específicas que advêm daí, temos a necessidade de lançar algumas patrulhas a barco. São meios que captam sempre algum interesse e pode ser que tenhamos aqui alguns futuros guardas”, assegura.

Dando conta que fez no passado dia 3 de junho, 20 anos que o Núcleo de Proteção Ambiental foi constituído no Destacamento Territorial de Elvas, o comandante explica que este conta com 11 elementos: sete militares da GNR e quatro elementos das equipas de Proteção Florestal, que são “exclusivamente destinados à intervenção em matéria ambiental”. “É de realçar a preocupação com a floresta, com a caça e a pesca; fazemos diversas ações no âmbito dos incêndios e dos resíduos, também com as autoridades espanholas; e daí a relevância que tem esta temática ambiental para a Guarda”, remata.

Para as crianças, garante a educadora de infância Joana Muacho, são sempre boas estas iniciativas, assegurando que, cada vez mais, os mais novos têm noção que as forças de segurança existem para os ajudar, em diversas situações.