Livro do artista elvense Miguel Silva dá a conhecer a EuroBEC através do desenho

“EuroBEC Desenhada” é o nome do livro do artista elvense, Miguel Silva, que foi apresentado esta tarde de domingo, 6 de novembro, no Espaço.arte, em Campo Maior.

O autor revela que este livro resulta dos desenhos que começou por fazer nas suas horas de almoço, na TecniDelta, e depois de os divulgar nas redes sociais surgiu o convite feito pelo município de Campo Maior, a quem expôs a ideia de fazer “uma coletânea de desenhos de Elvas, Campo Maior e Badajoz”.

No total, o livro conta com 90 desenhos, 30 de cada uma das localidades que compõem a Eurobec. Miguel Silva adianta ainda que cada desenho tem uma história diferente, porque “os de Elvas estão mais espaços no tempo e foram feitos em contexto de urban sketching; os desenhos de Campo Maior têm outra história porque estão condicionados pela hora de almoço, têm outro tipo de traço de desenho; já os de Badajoz, foram feitos, numa altura em que as fronteiras estavam fechadas, e resultam, por isso, de fotografias que captou e têm outra estética”.

Questionado sobre qual o desenho que elegeria de cada uma das localidades, o artista revela que seria a menos provável, ou seja, aquele que retrata locais desconhecidos por muitos. “Normalmente tento ir para desenhos que passam despercebidos a outras pessoas, seguramente, não iria para o Aqueduto, Fortes ou Castelo, e provavelmente, seria uma fonte esquecida que ninguém se lembra que existe, em Campo Maior e Badajoz exatamente a mesma coisa, porque agrada-me a outra visão e não aquilo que é evidente, garante o artista.

Miguel Silva demonstra-se “feliz” com a obra, mas diz que, hoje, talvez melhorasse algumas coisas e substituísse alguns desenhos. Outra ideia que Miguel Silva considera interessante é “juntar os urban sketchers que desenham nesta região, e fazer um livro mais amplo, com vários tipos de traço e estética”.

Já o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha considera que “Miguel Silva não perde muito nas horas de almoço, mas ganha” e que “este livro caracteriza muito bem este território, e o difícil deve ter sido enquadrar tanta beleza, monumento e arte urbana e hoje vemos isso consolidado num livro”.

Luís Rosinha afirma ainda que este livro “é uma forma diferente de vermos aquilo que é um roteiro turístico da nossa Eurocidade e mais importante é que o livro seja um centro, para que todos possam descobrir e redescobrir o património fantástico que a nossa Eurocidade tem para oferecer”.

Livro “Eurobec desenhada”, da autoria do artista elvense Miguel Silva que foi apresentado esta tarde, em Campo Maior.