Dia da Restauração da Independência assinalado com várias iniciativas em Vila Viçosa

O Município de Vila Viçosa está a comemorar o 1.º Dezembro de 1640 e a Evocação Histórica do Cerco de Vila Viçosa.

Para hoje, dia 1 de dezembro, feriado nacional, está agendada para as 10 horas uma arruada com a Sociedade Filarmónica União Calipolense, pelas 10.30 horas há deposição de flores na Estátua D. João IV, seguindo-se meia hora mais tarde o desfile histórico pelas ruas de Vila Viçosa.

Neste dia destaque ainda, pelas 14 horas, para atividades no acampamento militar, na Praça da República; pelas 16.30 horas, é apresentada e inaugurada a exposição “Dedicatórias em Livro, coleção Joaquim Saial”, na galeria Aqui D’ el Arte”. Às 21.30 horas tem ainda lugar uma palestra sobre o cerco de Vila Viçosa e a Batalha de Montes Claros, pelo professor Jorge Penim de Freitas, no salão Nobre dos Paços do Concelho.

Amanhã, sábado, 2 de dezembro, pelas 11 horas começam as atividades no acampamento militar, na Praça da República. Às 15 horas há a representação do Cerco de Vila Viçosa de 9 de junho de 1165, no interior do castelo.

Pelas 17 horas decorre uma conferência e visita comentada, no auditório do CECHAP, e pelas 21.30 horas um concerto de música de época com duo de cordas, na Igreja do Espírito Santo.

Para terminar, no dia 3 de Dezembro tem lugar a apresentação do livro “Luísa de Gusmão”, da autoria de Isabel Machado, no são nobre dos Paços do concelho.