PCP defende criação de estratégia para diminuir dependência de cereais

O secretário-geral do Partido Comunista Português (PCP), Paulo Raimundo, esteve esta quinta-feira, em Elvas, onde reuniu com os responsáveis do pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV) e participou numa conversa, sobre a produção de cereais em Portugal, que decorreu na sede da Banda 14 de Janeiro.

Depois de conhecer o trabalho de investigação desenvolvido na antiga estação de melhoramento de plantas, Paulo Raimundo referiu à Rádio ELVAS a importância da “criação de uma estratégia que permita diminuir a dependência de Portugal em relação, por exemplo, aos cereais. É preciso perceber como se aplica este conhecimento realizado aqui na produção nacional, e o caminho que nós temos seguido não tem sido esse”.

“Sabemos que não vamos ser auto-suficientes amanhã. Mas sabemos que é possível diminuir a brutal dependência externa que temos, por exemplo, no que diz respeito aos cereais. É verdade que a guerra veio atenuar essa dependência mas há também aspetos naturais que podem prejudicar”, garantiu o responsável.

Benvindo Maçãs, diretor do pólo de Elvas do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária, agradece a visita e o interesse do partido “em conhecer o que é feito no instituto”.

Depois da visita ao INIAV realizou-se uma conversa subordinada ao tema “A produção de cereais em Portugal e a soberania alimentar” na sede da Banda 14 de Janeiro.