Estremadura quer alargar a Plataforma Logística para Elvas

A ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa, acompanhada da secretária de Estado do Desenvolvimento Territorial, Isabel Ferreira; do presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, António Ceia da Silva; do presidente do Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária (INIAV), Nuno Canada; e do presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, visitou ontem a Plataforma Logística do Sudoeste Europeu, em Badajoz, onde lhe foi apresentada a estratégia da Junta da Estremadura, no âmbito da logística.

Ana Abrunhosa ouviu, das entidades espanholas, a necessidade de alargar a Plataforma Logística para Elvas “dado que a primeira fase da Plataforma já tem os terrenos todos comprometidos e as empresas maiores, têm depois fornecedores, empresas médias ou pequenas que trabalham para essas empresas que tem necessidade de se instalar e Elvas pode e deve receber também essas empresas”. A ministra disse ainda que a Plataforma não é só de Badajoz é do Caia, com fundos comunitários que apoiam o desenvolvimento dos dois países”.

Nos Paços do Concelho, em Elvas, a Câmara Municipal, perante várias dezenas de convidados, apresentou  os investimentos que estão a ser feitos no concelho, tanto pela Câmara como por IPSS e empresas, bem como algumas intenções de criação de empresas num futuro próximo.

 

Foi realçado, no discurso final, por Rondão Almeida, que “há cerca de 1.300 hectares de terreno Propriedade do Estado (nr: em particular na Herdade da Comenda junto ao Caia) que devem ser afetados à criação de zonas industriais, onde se possam instalar as empresas que pretendem vir para Elvas, neste momento; e tal como a Junta da Estremadura disse também, para as que queiram vir nos próximos meses, para complementar a Plataforma do outro lado da fronteira”.

Dia Aberto dos Itinerários Napoleónicos sábado no Forte de Santa Luzia

O Forte de Santa Luzia vai acolher o “Dia Aberto dos Itinerários Napoleónicos”, este sábado, 22 de abril, a partir das 10 horas e as inscrições estão abertas.

A atividade está também inserida na comemoração do Dia dos Monumentos e Sítios, e é dedicada ao jogo do napoleão sendo direcionado às famílias, num máximo de quatro equipas para que possam competir entre si.

As inscrições podem ser feitas através dos seguintes contactos forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou 268 623 287.

Protocolo entre AFE e Secundária de Montemor para lecionar arbitragem

Assinatura do Protocolo de Parceria entre a Associação de Futebol de Évora (AFE) e a Escola Secundária de Montemor-o-Novo realizou-se esta tarde, neste estabelecimento de ensino. O protocolo tem como objetivo começar a ser lecionada uma cadeira sobre arbitragem na Escola Secundária, no presente ano letivo.

Nesta sessão, estiveram presentes membros da Associação de Futebol de Évora, nomeadamente, o presidente da AFE, António Pereira, e membros da Federação Portuguesa de Futebol, como o presidente do Conselho de Arbitragem José Fontelas Gomes.

“A aposta no recrutamento é uma das principais ideias deste protocolo. As escolas são um filão importante de recrutamento para novos árbitros”, como revela, José Fontelas Gomes, presidente do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol.

Este é curso de nível um com cerca de 25 horas “para que os alunos se possam tornar árbitros das próprias associações no final do curso. Este protocolo tem sido abrangido por todo o país, e tem havido uma grande adesão dos jovens para este curso a nível nacional”, salienta ainda José Fontelas Gomes.

Esta formação de arbitragem, segundo José Fontela Gomes, “também vai ser estendida a nível do futsal, sendo que a ideia principal é sempre transmitir um bocadinho mais daquilo que são as leis do jogo e perceber um pouco mais o porquê de algumas decisões serem tomadas em campo”.

Os alunos da Escola Secundária de Montemor que frequentam o curso de desporto, segundo o presidente da AFE, António Pereira, “são os jovens indicados para serem os futuros árbitros, por ser mais um completamento à sua aprendizagem”.

Em Évora 90% dos jovens que tiraram o curso estão a exercer como árbitros: “esperamos que o mesmo aconteça aqui em Montemor”, revela António Pereira.

Este curso “beneficia ambas as partes, ou seja, para a AFE porque fica com mais árbitros e para os alunos porque têm mais uma aprendizagem”. Os jovens a nível financeiro que queiram ser árbitros “deixam de pedir dinheiro aos pais e começaram a ter dinheiro para as suas despesas do fim de semana”, como afirma ainda António Pereira.

Alice Gomes, representante dos cursos profissionais de desporto, explica que a origem deste protocolo surgiu “de um contacto que a AFE fez à Escola Secundária”. “Estão a tentar conseguir captar atenção dos jovens para esta função de arbitragem, uma vez que a profissão também não é bem vista e estão a tentar também desmistificar essa parte”.

Na Escola Secundaria de Montemor estão inscritos no curso de arbitragem entre 14 e 15 alunos, sendo que, segundo Alice Gomes, “um dos objetivos desta formação é criar tradições e enraizar aos próximos alunos”.

Na sala de grupo, assim intitulada na Escola Secundária, vários alunos mostravam-se interessados em participar neste curso, nem que fosse apenas para juntar à sua formação, como é o caso de Diogo Paulinho, aluno da cadeira de arbitragem: “Recentemente tirei o curso de arbitragem de futsal e decidi inscrever-me neste, porque nunca fui muito dado nem para o futsal nem para o futebol, mas queria estar envolvido de alguma forma, dai a minha inscrição”.

Palácio em Portalegre é monumento de interesse público

A Câmara Municipal de Portalegre “congratula-se com a notícia da classificação do Palácio dos Condes de Avillez, como monumento de interesse público, pelo Governo”.

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, no passado dia 4, este palácio “faz parte de um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII e que se inscrevem na malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou nas suas imediações”.

Fundado por André de Avilez Juzarte de Sousa Tavares e datado de 1740, o Palácio dos Condes de Avillez é um monumento de arquitetura residencial barroca e foi um palco importante na vida da cidade.

A composição dos cunhais de cantaria revela a singularidade e o ecletismo da fachada, em cujo corpo central se impõe um frontão triangular com pináculos e ombreiras de rusticado, revelando influência classizante. Dois torreões, de um barroco tardio, que apresentam janelas e óculos, molduras e decorações de alvenaria, coroam os volumes extremos.

No interior, destacam-se a escadaria com silhares de azulejos azuis e brancos e os corrimãos em mármore.

No salão nobre deste edifício, que durante muitos anos acolheu o Governo Civil, destacam-se os brasões de todos os concelhos do distrito de Portalegre. De notar também os painéis de azulejo, típicos do século XVIII, que representam cenas de caça e da vida campestre.

Atualmente, alberga o Comando Distrital e a Esquadra de Portalegre da Polícia de Segurança Pública.

Depois da reabertura da catedral, a classificação deste edifício histórico, como monumento de interesse público, segundo a Câmara Municipal, “vem reforçar a valorização e a notabilidade do património artístico e arquitetónico do centro histórico de Portalegre, reconhecido como detentor de um dos maiores conjuntos de casas brasonadas do país”.

Torres Humanas da Catalunha em Évora no sábado

Na capital do Alentejo, vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição. No próximo sábado, dia 22, durante o segundo dia do Desafio Pela Saúde, vai ser possível assistir ao vivo, na Praça de Giraldo, em Évora, entre as 17 e as 17.30 horas, à edificação das tradicionais Torres Humanas da Catalunha.

Parecem castelos, mas são apenas “construções” de carne e osso — literalmente. Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas. Agora, estas construções impressionantes vão ser feitas em Évora. As famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha.

Esta iniciativa de promoção deste Património Mundial, organizado pelo Governo da Catalunha em Portugal, traz a Évora os Castellers de Vilafranca, grupo que atualmente celebra 75 anos de existência, e que são os campeões do último concurso desta tradição. Vão estar sob o tabuleiro da Praça de Giraldo um total de 150 pessoas.

Neste sábado, os Castellers de Vilafranca visitam, de manhã, Elvas e, à tarde, Évora, fazendo uma clara associação entre “patrimónios” classificados pela Unesco. Por outro lado, a presença da delegação catalã em Évora também está associada à realização da Feira do Livro na cidade.

Município de Campo Maior com vasto programa do 25 de Abril

Foto arquivo

Este ano, celebra-se o 49º Aniversário do 25 de Abril de 1974 e o Município de Campo Maior preparou um programa repleto de atividades para todas as idades, que pretende assinalar a data que marca o início da democracia no nosso país.

O programa tem início na manhã do dia 22 de abril, pelas 9.30 horas, na aldeia histórica de Ouguela, com a “Caminhada da Liberdade”, uma iniciativa integrada nos Jogos do Alto Alentejo, organizados pela Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

A literatura também está presente nestas comemorações, com a apresentação do livro de poesia “Sempre Abril”, de Moisés Cayetano Rosado, que terá lugar no auditório do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), no dia 23 de abril, a partir das 16 horas.

Já no dia 24 de abril, às 21.30 horas, a animação terá lugar na Praça da República, com as atuações do Projeto Fado Luz, do Grupo de Cantares Vozes da Nossa Terra e do Duo Jorge e Célia.

À meia-noite, como é hábito, terá lugar o Hastear da Bandeira nos Paços do Concelho ao som do Hino Nacional, que será interpretado pela Banda 1.º de Dezembro.

A tradicional arruada pelas ruas da vila, também com a Banda 1.º de Dezembro, acontece no dia 25 de abril, a partir das 9.30 horas, enquanto que, às 10.30 horas, tem início no Jardim Municipal a primeira etapa da segunda edição da “Kids Urban Run”, uma organização dos Campo Maior Trail Runners.

Por fim, e para fechar o programa com chave de ouro, o concerto “Filhos da Madrugada – Tributo a Zeca Afonso”, terá lugar na Praça da República, a partir das 17.30 horas.

No entanto, até dia 30 de abril, e também inserida neste programa, está patente na Biblioteca Municipal João Dubraz a exposição “Oito Olhares, Duas Gerações”, da Sociedade Portuguesa de Autores, alusiva à Revolução dos Cravos.

Urbanização da Ratinha vai ser reabilitada em Portalegre

O conjunto de imóveis cuja construção ficou por concluir na Urbanização da Ratinha, em Portalegre, foi vendido.

A notícia da reabilitação dos prédios devolutos numa das entradas da cidade, segundo a Câmara Municipal da capital de distrito, “é motivo de satisfação para todos os portalegrenses, na medida em que, por um lado, ajuda a dinamizar o mercado imobiliário e, por outro lado, requalifica toda a área do loteamento e envolvente da Avenida de Badajoz”.

O Loteamento da Ratinha, na saída da cidade na direção de Elvas, encontrava-se há vários anos a aguardar a conclusão das obras de urbanização e infraestruturas, tendo a Câmara Municipal de Portalegre “lançado um procedimento no valor de 745 mil euros para viabilizar a conclusão do projeto que agora se concretiza”. Por esta razão, a Câmara Municipal considera que “a intervenção do município, nesta fase, se revelou crucial para a realização da escritura”.

Delta Cafés apresenta conceito de lojas Delta Espresso em Portugal

Delta Espresso é o novo conceito de lojas, da Delta Cafés, localizadas em centros comerciais ou zonas de elevado tráfego, em Portugal, que convidam à descoberta de sabores únicos e a novas formas de beber café. Uma busca pelo extraordinário no quotidiano e uma viagem à distância de um balcão Delta Espresso. As hipóteses de bebidas são infinitas e o café é o de sempre Delta.

Delta Espresso proporciona uma verdadeira volta ao mundo por diferentes bebidas, criadas a pensar nos consumidores urbanos, contemporâneos, que vivem ou trabalham no centro das cidades e que interrompem o seu percurso para beber o seu café, e não só, seja de passagem ou como ponto de encontro para socializar.

Uma aventura pelos sabores, onde o café Delta, quente ou frio, se mistura na perfeição com especiarias, leite, cacau e outros ingredientes, que o tornam ainda mais delicioso.

Na decoração do espaço encontram-se representações de vários países e das várias formas de beber café pelo mundo fora, criando o ambiente perfeito para viver uma experiência diferenciadora de consumo.

A par da oferta variada de bebidas à base de café Delta, que transporta para outras culturas, com experiências diferentes ao longo do ano, são servidas refeições ligeiras e saudáveis, assim como pastelaria variada.

As primeiras lojas DELTA Espresso estão localizadas no LoureShopping, em Loures, e no Albufeira Terrace Shopping, em Albufeira, e estão abertas todos os dias no horário de funcionamento destas superfícies comerciais.

Até junho de 2023 estão previstas quatro aberturas de Delta Espresso em diferentes localidades, de norte a sul do país, com duas tipologias de espaços: quiosques ou lojas.

As lojas DELTA Espresso localizam-se em centros comerciais ou em zonas exteriores mais movimentadas e são exploradas em regime de franchising. A longo prazo prevê-se a sua internacionalização, uma vez que o conceito apresenta uma proposta de valor e de visão assentes em tendências globais de consumo de café.

Concerto de Música Sefardita em Cabrela (Montemor) dia 22

Concerto Música Sefardita chega a Cabrela no dia 22 de Abril, às 18 horas, para abrir a primeira edição do “Alentejo World Heritage Festival”, na Igreja da Nossa Senhora da Conceição.

A música sefardita foi transmitida durante séculos através da tradição oral, e não há exemplos de música escrita até o século XIX. No entanto, pode ser provado com bastante rigor, que algumas destas canções foram compostas antes do decreto de expulsão de 1492, quando os reis católicos, D. Isabel e D. Fernando, romperam com uma longa tradição de tolerância religiosa em Castela, Leão e Portugal.

“Esta é uma iniciativa da associação Lar Doce Lar, com o do Município de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela (…) A música Sefardita é uma música medieval judaica e árabe, o concerto tem o nome de En Tierras Ajenas”, revela Paula Martins, presidente da Junta de Freguesia de Cabrela, sobre o concerto que chega pela primeira vez a Cabrela.

A música Sefardita mistura a música medieval judaica e árabe, o Ladino e outras raízes culturais que o Alentejo representa.

Os bilhetes são limitados, uma vez que a Igreja da Nossa Senhora da Conceição tem 200 lugares disponíveis. Os bilhetes são gratuitos e estão acessíveis na bol.

Pepco está prestes a abrir portas em Elvas

A Pepco está prestes a abrir portas em Elvas e, ao que tudo indica, vai ser no próximo mês de maio, conforme já tínhamos avançado anteriormente (ver aqui).

A marca polaca “low cost”, alegada concorrente da Primark, vai localizar-se nas antigas instalações das Lojas Alentejo, na Avenida de Badajoz, como mostram as nossas imagens.

Borba celebra 25 de Abril com programa “bastante diversificado”

Teatro, fado, folclore e atividades desportivas são algumas das propostas da Câmara Municipal de Borba, no âmbito das comemorações dos 49 anos do 25 de Abril de 1974, que arrancam, no concelho, já este sábado, dia 22, com o espetáculo “Até Amanhã, Liberdade”, pelas 21.30 horas, na Praça da República.

Ao longo de quatro dias, segundo revela a vereadora no município borbense Sofia Dias, Borba vai contar com um programa “bastante diversificado”.

Para domingo, dia 23, estão previstos um torneio de malha, um passeio pedestre, uma dádiva de sangue, um jogo de futebol, uma tarde de fado e, à noite, a partir das 21.30 horas, na Praça da República, um espetáculo de Rock, pela associação Rock Best Friends.

Já na segunda-feira, dia 24, adianta Sofia Dias, a Brigada 14 de Janeiro apresenta o concerto “Cantamos a Liberdade”, pelas 22.30 horas, na Praça da República. “Se os avisos da Proteção Civil e as condições assim o permitirem”, na passagem do dia 24 para 25, à meia-noite, como já é tradição em Borba, há fogo de artifício.

Na terça-feira, 25 de abril, realizam-se uma largada de pombos, um passeio de BTT, uma arruada pela Banda Filarmónica do Centro Cultural de Borba, que culmina na Praça da República, para o hastear das bandeiras, nos Paços do Concelho. A mesma banda irá percorrer as freguesias rurais do concelho, primeiro em Orada e depois em Rio de Moinhos, onde decorrerá, na Casa do Povo, uma sessão solene da Assembleia Municipal. Ainda na Orada, haverá jogo de solteiros e casados e torneio de sueca e, em Rio de Moinhos, tiro ao alvo.

Para terminar, com um espetáculo musical de folclore, onde participa, entre outros, a tuna da Universidade Sénior da Santa Casa da Misericórdia de Borba.

Maus insetos no campo no “ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”

Os maus insetos, ou seja, aqueles que afetam as plantações agrícolas, nomeadamente as vinhas, olivais e nos montados do Alentejo são o mote para um projeto do InnovPlant Protect. Este projeto tem o objetivo de mostrar à população algumas soluções para o controlo destes “maus insetos”.

O projeto pretende apresentar os métodos e as ferramentas utilizadas para monitorar os insetos e as novas tecnologias usadas na recolha de informação destes animais, com o auxílio de estudantes e agricultores.

Segundo Nuno Faria, existem diversos insetos a afetar a agricultura no Alentejo, porém as espécies problemáticas “são específicas de cada cultivo”, logo, não há uma solução única para todos eles.

Orientado para a educação em sustentabilidade ambiental, o projeto pretende expor soluções que sejam melhores para o ambiente e que controlem estas pragas.

As soluções inovadoras do projeto ABC, é o tema em destaque esta semana no programa “O ABC da Agricultura Circular e Biodiversidade”, do InnovPlantProtect, que pode ouvir na emissão às 12.45 e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

Município de Vila Viçosa presta homenagem a Gabriel Jaleco

O Município de Vila Viçosa homenageou, no passado sábado, 15 de abril, partilha o fundador e diretor do Jornal “O Calipolense”, Gabriel Jaleco (1934/2006).

Na cerimónia o município calipolense fez “um especial agradecimento ao homem que dedicou muita da sua criatividade e do seu empreendedorismo ao concelho de Vila Viçosa”.

Partido Socialista de Elvas reúne plenário de militantes em Varche

O Partido Socialista de Elvas reuniu os seus militantes no segundo plenário aberto, no Centro Social em Varche, no passado dia 14.

Esta segunda sessão de plenário de militantes aconteceu de forma descentralizada, em linha com o objetivo definido no início do atual mandato, de realizar reuniões abertas demilitantes em todas as freguesias do concelho, indo ao encontro dos elvenses fora das zonas urbanas da cidade.

Os plenários de militantes, além de momentos de discussão alargada, têm como principal objetivo auscultar e prestar contas a todos os militantes eleitos e candidatos pelo partido socialista aos órgãos autárquicos do concelho.

Esta reunião magna do Partido Socialista observou, como pontos da ordem de trabalhos, a análise da situação política local, ponto no qual se descreveu a atividade política do partido em Elvas. O presidente de Junta e anfitrião da reunião, Joaquim Feijão, detalhou o trabalho que tem sido realizado na sua junta, os desafios diários que encontra e as soluções que tem trabalhado juntamente com o seu executivo.

Ao longo da reunião, foi feito um balanço sobre o mandato atual, destacando-se a frequência de reuniões internas, da Comissão Política Concelhia e Plenários, bem como algumas iniciativas novas, como o Boletim Informativo, e o Ciclo de Formação Autárquica.

Foi feita uma análise e discussão sobre a participação política dos eleitos do partido nos vários órgãos autárquicos do concelho.

A concelhia do Partido Socialista de Elvas “continuará a reunir regularmente, procurando de forma descentralizada, ir ao encontro dos elvenses, em todas as freguesias, promovendo a proximidade e auscultação”.

Caminhada do Dia da Mãe em Elvas com inscrições até dia 24

Foto arquivo

Encontram-se abertas as inscrições, até segunda-feira, dia 24, para a Caminhada do Dia da Mãe que vai decorrer, em Elvas, no dia 7 de maio.

Esta é uma organização da junta de freguesia de Assunção, Ajuda, Salvador e Santo Ildefonso e o presidente, Joaquim Amante revela que, esta iniciativa, “já com grande tradição, tem sempre muitos participantes”, adiantado que no ano passado “foi um sucesso”. Este ano, à semelhança de anos anteriores, a junta de freguesia conta com o apoio dos Escuteiros, bem como da PSP e Bombeiros, para que “a caminhada decorra em segurança”.

Joaquim Amante acrescenta que, por uma “questão de logística e organização”, as inscrições tiveram de abrir mais cedo, adiantando que as pessoas se podem inscrever através dos contactos da junta de freguesia, redes sociais ou, presencialmente na sede da junta, apelando que quando fizerem as inscrições indiquem as idades e se vão permanecer para o lanche convívio, no final”.

Para além do lanche, a junta de freguesia vai também distribuir uma t-shirt e pulseiras a todos os participantes. No entanto, este ano, como revela Joaquim Amante, as t-shirts devem ser levantas na sede da junta de freguesia, “15 dias antes da caminhada”.

O papel das táticas inovadoras na história do futebol

O futebol é um desporto que está em constante evolução. Ao longo dos anos, diversos técnicos e jogadores contribuíram para o desenvolvimento do jogo, através de novas táticas e estratégias inovadoras. Nesta matéria, iremos abordar duas táticas que revolucionaram o futebol e se tornaram referência para técnicos e jogadores em todo o mundo.

O surgimento do “Catenaccio”

O “Catenaccio” é uma tática defensiva originária da Itália e que teve seu auge nos anos 60 e 70. A estratégia consiste na utilização de um sistema de marcação rígido, onde os jogadores defendem em bloco e exploram os contra-ataques rápidos para surpreender os adversários.

O técnico argentino Helenio Herrera, que treinou a Inter de Milão na década de 60, é considerado o “pai” do “Catenaccio”. Herrera levou a Inter a conquistar três títulos italianos e duas Ligas dos Campeões da UEFA com essa tática. A solidez defensiva e a eficácia nos contra-ataques eram marcas registadas das equipas treinadas por Herrera.

Se você entende este assunto, não perca a oportunidade de ganhar dinheiro apostando no site 1 win login com as probabilidades mais favoráveis da Internet.

Apesar de ser uma tática de forte ênfase defensiva, o “Catenaccio” trouxe consigo uma grande mudança no futebol mundial, que até então era dominado por equipes mais ofensivas. A Itália, com sua seleção nacional e clubes como Inter de Milão e AC Milan, consolidou-se como uma potência do futebol, graças a essa tática revolucionária.

O legado da “Laranja Mecânica”

Outra tática que mudou a história do futebol foi o “Futebol Total” ou “Carrossel”, praticado pela seleção holandesa na década de 70 e que recebeu o apelido de “Laranja Mecânica” em função de seu estilo de jogo envolvente e agressivo.

Sob o comando do técnico Rinus Michels e com a liderança de Johan Cruyff em campo, a Holanda desenvolveu um estilo de jogo que priorizava a posse de bola, a movimentação constante dos jogadores e a troca de posições entre eles. Essa abordagem tática exigia um alto nível de preparação física e técnica dos atletas, além de uma grande inteligência tática.

A “Laranja Mecânica” alcançou o vice-campeonato na Copa do Mundo de 1974 e novamente em 1978, mas seu legado transcendeu os resultados obtidos em campo. A tática holandesa influenciou equipas como o Barcelona de Pep Guardiola e a seleção espanhola, que conquistou o Campeonato do Mundo de 2010 e dois Campeonatos da Europa (2008 e 2012), jogando um futebol ofensivo e de posse de bola.

A influência dessas táticas no futebol moderno

O “Catenaccio” e a “Laranja Mecânica” foram marcantes na história do futebol, e seus conceitos ainda são utilizados por técnicos e jogadores no mundo inteiro. Enquanto o “Catenaccio” ensinou às equipas a importância de uma defesa sólida e um bom sistema de marcação, a “Laranja Mecânica” mostrou que o futebol ofensivo e de posse de bola pode levar a resultados positivos.

No futebol atual, as equipes de sucesso conseguem equilibrar esses dois aspectos do jogo: a solidez defensiva e a criatividade ofensiva. Técnicos como José Mourinho, Pep Guardiola e Jürgen Klopp são apenas alguns dos nomes que mesclam esses conceitos em suas estratégias, adaptando-os às características de seus jogadores e adversários.

A evolução constante das táticas no futebol

O futebol é um desporto em constante evolução, e é por isso que táticas inovadoras e revolucionárias como o “Catenaccio” e a “Laranja Mecânica” continuam a inspirar técnicos e jogadores. Além disso, a globalização do desporto e o intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diferentes países também contribuem para o surgimento de novas abordagens táticas.

O sucesso das seleções da Alemanha, Espanha e França nos últimos anos, por exemplo, mostra que a busca pela inovação e pelo equilíbrio entre a defesa e o ataque é fundamental para alcançar resultados expressivos no futebol. À medida que o desporto continua a se desenvolver, novas táticas e estratégias certamente surgirão, moldando o futuro do futebol e desafiando os profissionais a sempre buscar a evolução.

Em conclusão, a história do futebol é marcada por táticas inovadoras que causaram um impacto profundo na forma como o desporto é jogado e entendido. O “Catenaccio” e a “Laranja Mecânica” são exemplos de estratégias que revolucionaram o futebol e inspiraram gerações de técnicos e jogadores a buscar aprimoramento constante e evolução tática. Essas inovações, aliadas ao intercâmbio de conhecimentos entre profissionais de diferentes países, garantem que o futebol continue a se reinventar e a surpreender os apaixonados pelo desporto.

CURPI de Campo Maior faz piquenique em São Joãozinho

A Academia Sénior da CURPI de Campo Maior realiza manhã, quinta-feira, 20 de abril, um piquenique na Ermida de São Joãozinho.

Anselmina Caldeirão, chefe de serviço na instituição revela que neste piquenique, “os participantes levam um lanche, mas o almoço é oferecido pela instituição, já durante a tarde, há diversas atividades promovidas pelas alunas da Academia, sendo este um dia diferente e, acima de tudo, de convívio”.

Piquenique na Ermida de São Joãozinho, em Campo Maior, promovido pela Academia Sénior da CURPI que vai decorrer amanhã.

Dois segundos prémios do Euromilhões saem em Portugal

O próximo concurso do Euromilhões, prevê um jackpot no valor de 100 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou ontem, terça-feira, 18 de abril, na chave sorteada.

Em Portugal saíram dois segundos prémios, no valor de 150 mil euros, num total de quatro contemplados. O terceiro prémio, de 23 mil euros saiu a seis apostadores no estrangeiro.

Já o quarto prémio, de 2.183 euros, saiu a 37 apostadores, também fora de território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 17 – 21 – 23 – 35 – 37 e pelas estrelas 10 e 11.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

“Ghana Intemporal”: novas culturas em exposição no Forte da Graça

A exposição artística “Ghana Intemporal”, do fotógrafo Sérgio Conceição, reúne diversas imagens do período em que o artista esteve no país e está patente no Forte da Graça, em Elvas.

“Valorizar os artistas regionais e dinamizar o Forte da Graça”, é um dos objetivos, revela Vera Guelha, responsável pelo Forte, adiantando que a mostra tem trazido um “alargamento de oferta cultural” e pretende tornar o “património edificado num lugar com conteúdos direcionados para culturas variadas”.

A responsável pelo Forte da Graça também expõe a importância de contemplar “experiências únicas noutros continentes que não o nosso”. Reforça também que, através das fotografias de Sérgio Conceição, os visitantes podem conhecer “uma nova cultura”.

A exposição pode ser visitada até o dia 7 de maio, no Forte da Graça.