Torres Humanas da Catalunha em Évora no sábado

Na capital do Alentejo, vai ser possível assistir ao vivo à edificação dos Castellers de Vilafranca, campeões do último concurso desta tradição. No próximo sábado, dia 22, durante o segundo dia do Desafio Pela Saúde, vai ser possível assistir ao vivo, na Praça de Giraldo, em Évora, entre as 17 e as 17.30 horas, à edificação das tradicionais Torres Humanas da Catalunha.

Parecem castelos, mas são apenas “construções” de carne e osso — literalmente. Os castells, ou torres humanas, remontam ao século XVIII e fazem parte da lista do Património Cultural Imaterial da Humanidade da UNESCO. É uma das tradições mais famosas de Espanha, mais precisamente da Catalunha, região onde são criadas verdadeiras torres de pessoas. Agora, estas construções impressionantes vão ser feitas em Évora. As famosas torres humanas chegam à Cidade Capital Europeia da Cultura 2027 no âmbito da presença desta delegação em Portugal para celebrar, em Lisboa, o Dia de Sant Jordi (23 de abril), uma data incontornável no calendário cultural da Catalunha.

Esta iniciativa de promoção deste Património Mundial, organizado pelo Governo da Catalunha em Portugal, traz a Évora os Castellers de Vilafranca, grupo que atualmente celebra 75 anos de existência, e que são os campeões do último concurso desta tradição. Vão estar sob o tabuleiro da Praça de Giraldo um total de 150 pessoas.

Neste sábado, os Castellers de Vilafranca visitam, de manhã, Elvas e, à tarde, Évora, fazendo uma clara associação entre “patrimónios” classificados pela Unesco. Por outro lado, a presença da delegação catalã em Évora também está associada à realização da Feira do Livro na cidade.