Palácio em Portalegre é monumento de interesse público

A Câmara Municipal de Portalegre “congratula-se com a notícia da classificação do Palácio dos Condes de Avillez, como monumento de interesse público, pelo Governo”.

De acordo com a portaria publicada em Diário da República, no passado dia 4, este palácio “faz parte de um interessante conjunto de casas nobres dos séculos XVII e XVIII e que se inscrevem na malha urbana medieval e renascentista de Portalegre, ou nas suas imediações”.

Fundado por André de Avilez Juzarte de Sousa Tavares e datado de 1740, o Palácio dos Condes de Avillez é um monumento de arquitetura residencial barroca e foi um palco importante na vida da cidade.

A composição dos cunhais de cantaria revela a singularidade e o ecletismo da fachada, em cujo corpo central se impõe um frontão triangular com pináculos e ombreiras de rusticado, revelando influência classizante. Dois torreões, de um barroco tardio, que apresentam janelas e óculos, molduras e decorações de alvenaria, coroam os volumes extremos.

No interior, destacam-se a escadaria com silhares de azulejos azuis e brancos e os corrimãos em mármore.

No salão nobre deste edifício, que durante muitos anos acolheu o Governo Civil, destacam-se os brasões de todos os concelhos do distrito de Portalegre. De notar também os painéis de azulejo, típicos do século XVIII, que representam cenas de caça e da vida campestre.

Atualmente, alberga o Comando Distrital e a Esquadra de Portalegre da Polícia de Segurança Pública.

Depois da reabertura da catedral, a classificação deste edifício histórico, como monumento de interesse público, segundo a Câmara Municipal, “vem reforçar a valorização e a notabilidade do património artístico e arquitetónico do centro histórico de Portalegre, reconhecido como detentor de um dos maiores conjuntos de casas brasonadas do país”.