Semana Aberta no Agrupamento nº 3 de Elvas começa esta segunda-feira

A Semana Aberta, no Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas tem início amanhã, segunda-feira, 27 de março, contando com um vasto leque de atividade.

O programa para amanhã contempla, às 8 horas, a apresentação da Peça de Teatro, em parceria com a ARKUS, “O morto e os seus sete ofícios”, a ter lugar no anfiteatro.

Pelas 8.50 horas há uma sessão de divulgação “Embaixador da Medicina”, que volta a ter lugar às 11 horas, e dez minutos depois decorre uma sessão com a naturopata Patrícia Vitorino, subordinada ao tema “Dormir bem, viver melhor”, na sala polivalente.

Também às 9 horas decorre um gaming day (volta a acontecer às 14 horas), à mesma hora tem início a caminhada solidária e a inauguração da exposição de trabalhos “O pássaro da alma”, no hall junto à sala de professores.

A palestra concerto com o luthier Óscar Cardoso está marcada para as 10.10 horas, na Escola Básica de Vila Boim.

À mesma hora, mas no anfiteatro da secundária de Elvas é apresentada a peça de teatro “O Testamento Rosa, o julgamento do poeta” pela turma H do 10º ano.

Pelo meio-dia, o teatro regressa ao anfiteatro com a peça “Zeta” pelo grupo Malamanta (Espanha), já às 14.15 horas é apresentada a peça “Um dia na escola” pela Universidade Sénior de Sousel.

“Aprender com o cinema” é a sessão marcada para as 14.30 horas, na sala Polivalente, e pelas 16.15 horas é apresentada a peça “Zé das moscas” pela turma A do 12º ano, no anfiteatro.

Alandroal vai criar roteiro e livro dedicados ao Peixe do Rio

Terminada a primeira edição do festival do Peixe do Rio, em Alandroal, a intenção do Município é que os restaurantes do concelho possam passar a incluir nas suas ementas esta iguaria, ao longo de todo o ano.

Não sendo um processo “obrigatório ou discriminatório”, explica o presidente, João Grilo, pretende-se criar um roteiro, em que se indique aos visitantes onde é que se pode consumir peixe do rio e em que determinadas alturas do ano.

“Temos restaurantes, neste momento, que já têm peixe do rio o ano inteiro e quem consegue ter peixe de boa qualidade, para oferecer, quase todo o ano, sabe o que está a fazer. A procura existe e o desafio é tentarmos fazer um bocadinho mais todos”, assegura.

Com o roteiro, explica ainda o autarca, a autarquia quer “informar, ter um pouco da história do restaurante associada, para que quem chega ao concelho ou consultar as redes sociais do município saber logo, através da gastronomia do peixe do rio, o que é pode encontrar um pouco por todo o concelho”.

Por outro lado, a autarquia desafiou já os alunos do Agrupamento de Escolas a escreverem histórias relacionadas com o rio, que irão culminar na edição de um livro. De recordar que o Município de Alandroal está também, por esta altura, a preparar uma candidatura a fundos comunitários, para poder vir a ter uma Academia do Peixe do Rio.

O primeiro Festival do Peixe do Rio, em Alandroal, decorreu entre 3 e 12 de março, envolvendo, para além dos restaurantes do concelho, um vasto leque de atividades desportivas e culturais, como exposições, caminhadas e um pequeno mercado de produtos típicos da região.

Orluis Aular faz história ao vencer a “Alentejana” pela segunda vez consecutiva

O venezuelano, Orluis Aular, vence pela segunda vez consecutiva a Volta ao Alentejo em Bicicleta, sendo o primeiro corredor, na história, a conseguir tal feito.

Nesta última etapa da 40ª edição da “Alentejana” que terminou em Évora, Orluis Aular foi o segundo classificado, sendo que a etapa foi por Leangel Linarez.

Orluis Aular conquistou a geral com 17 segundos de vantagem sobre o colombiano Adrián Bustamante (segundo classificado) e o neerlandês Alex Molenaar (terceiro classificado).

Raquel Trabuco vence “Carrera por El Agua”

Raquel Trabuco foi a vencedora da prova “Carrera por El Agua”, que decorreu este domingo, 26 de março, na Playa Peloche, na província de Badajoz.

A atleta elvense, em representação do Beja Atlético Clube, percorreu um total de oito quilómetros, nesta prova.

Padre Ricardo Lameira: “renúncia quaresmal é abdicar de algo em prol de um bem maior”

Nesta época de quaresma, que corresponde à preparação para a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.

Para o padre Ricardo Lameira este tempo é, acima de tudo, uma altura em que cada cristão olha para si e a sua vida e a tenta endireitar nos caminhos de Deus, perante tudo isto são criadas três grandes pontes para nos aproximar de Deus, são elas oração, esmola e jejum, daí que á sexta-feira somos todos convidados a fazer abstinência”.

O pároco acrescenta que a abstinência, na época de quaresma, já não passa apenas pela substituição da carne pelo peixe, mas sim “abdicar de algo de que gostemos muito e sentir essa necessidade”. “Atualmente tudo sem de ser revisto há coisas mais graves do que comer caro, por exemplo o consumo excessivo de internet e a abstinência pode passar por exemplo, por passar menos tempo na internet, reduzir o número de cafés que se bebem, entre outros”:

Todos os anos, a Arquidiocese de Évora dedica a renúncia quaresmal a alguma instituição, sendo que, este ano, essa renúncia vai ser entregue para as vítimas dos sismos que afetaram os territórios da Turquia e da Síria. “A renúncia quaresmal não é uma esmola é fazer as contas àquilo de que abdicamos para um bem maior”, revela ainda o padre.

A Renúncia quaresmal pode ser entregue através dos envelopes que se encontram nas igrejas, que posteriormente o farão chegar à Arquidiocese, para enviar para a Turquia e Síria.

Jogos do Alto Alentejo apresentados em Alter do Chão

A 21ª edição dos Jogos do Alto Alentejo, uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), foi apresentada, esta tarde de domingo, 26 de março, em Alter do Chão, sendo que este ano o evento fica marcado pelo regresso do tiro ao alvo, num vasto conjunto de modalidades.

Para o presidente da CIMAA, Hugo Hilário, para além da prática desportiva, os Jogos do Alto Alentejo permitem o convívio e dão a oportunidade de se conhecer melhor toda a região, sendo, por isso, “um verdadeiro projeto intermunicipal”.

O técnico superior de Desporto da CIMAA, Duarte Claudino, revela que o objetivo dos Jogos do Alto Alentejo “é dar continuidade e adaptar à realidade do Alto Alentejo, onde sabemos que população sénior, temos que fazer mais pelo desporto e saúde dessas pessoas e adaptamo-nos a essa realidade. No total são 30 modalidades, entre aquelas que são dirigidas a pessoas com deficiência, a pessoas sénior e no fundo a toda a população, em geral”. Este ano, depois da pandemia, volta a existir “o tiro ao alvo e futsal em espaço fechado”, acrescenta. Duarte Claudino diz ainda que, apesar de não ser objetivo “ter um desporto para massas” este ano, esperam-se “cerca de quatro mil participantes, em todas as modalidades, sendo que todos os municípios têm muita participação nas diversas atividades desportivas”.

Para Raquel Palmeiro, vereadora no município de Alter do Chão, “é com muito orgulho” que vê a vila acolher a apresentação da edição deste ano dos Jogos do Alto Alentejo, que segundo diz, “vem com a máxima força”.

Hermenegildo Rodrigues, vereador na Câmara de Elvas, lembra que se inicia agora mais uma edição do evento desportivo, que chega “a todas as povoações do distrito”. Para Elvas, estão previstas provas de tiro e futsal feminino, sendo que a APPACDM de Elvas irá participar nas atividades de desporto adaptado.

Já oara o presidente da Câmara de Arronches, João Crespo, que lembra o convívio que caracteriza sempre estes Jogos do Alto Alentejo, é importante que a região “se una pelo desporto”.

As diversas modalidades, que compões os Jogos do Alto Alentejo, decorrem entre este mês e julho, em 14 dos 15 concelhos do distrito de Portalegre. Esta é uma organização da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo.

IPDJ incentiva à criação de associações de estudantes no básico e secundário

O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) juntamente com o Conselho Nacional de Juventude estão a desenvolver uma campanha nacional, “Associa-te”, numa forma de apoiar o associativismo estudantil, pensado, sobretudo, para as escolas secundárias.

Esta campanha, que segue o Plano Nacional para a Juventude – REALIZA, que tem por base o Plano Nacional de Incentivo ao Associativismo Estudantil, e tem como missão a mobilização e sensibilização de todos os alunos dos estabelecimentos do ensino básico e secundário para a importância da participação e cidadania, principalmente no associativismo estudantil.

Para Miguel Rasquinho, diretor regional do IPDJ do Alentejo, é importante que “as escolas secundárias tenham as suas associações de estudantes, porque é no associativismo estudantil também que se desenvolvem muito as capacidades de liderança, participação e voluntariado”.

Este programa visa a criação de associações de estudantes, que através da sua atividade, contribuam para o desenvolvimento do agrupamento, mas que também consigam enriquecer pessoal e socialmente, acabando por valorizar a educação informal.

“É um programa muito importante que estamos a desenvolver neste momento e que os jovens estudantes devem ter conhecimento”, refere ainda Miguel Rasquinho.

Elvas recebeu concentração motard na Praça da República

Foto: Punishers LE/MC Portugal

O Grupo de motards Punishers LEMC Portugal – Chapter “Guardião 3”, esteve ontem, sábado, 25 de março, de visita a Elvas, sendo a concentração dos cerca de 80 motociclos, aconteceu na Praça da República.

Esta visita aconteceu depois de o grupo ter participado na apresentação da Delegação dos Ángeles Guardianes Asociación de Policias Motoristas”, em Badajoz.

Depois de Elvas, os motards seguiram em direção a Campo Maior, onde decorreu um almoço convívio.

 

 

Campo Maior recebeu visita de cerca de 120 pessoas do Projeto “Hispania Nostra”

Campo Maior recebeu no dia 24 de março a visita de cerca de 120 pessoas do Projeto “Hispania Nostra”, uma associação espanhola que promove a promoção e valorização do património cultural e natural.

Esta visita aconteceu no âmbito da realização do 42.º Fórum que é este ano dedicado ao património transfronteiriço.

O grupo foi recebido junta à Câmara Municipal pelo presidente Luís Rosinha e pelo vereador Paulo Pinheiro. Durante a visita, houve ainda oportunidade para um passeio pela Fortificação Abaluartada, passando pela Casa-Museu de Santa Beatriz da Silva, e uma visita à Capela dos Ossos e à Igreja Matriz.

A passagem por Campo Maior terminou com um lanche no Centro Comunitário.

Vila Fernando: mais de cem participantes na quarta jornada do torneio da malha “João Brioso”

A quarta jornada do torneio da Malha do concelho de Elvas “João Brioso” passou na tarde de ontem, sábado, 25 de março, por Vila Fernando, juntando mais de cem participantes.

Na marcaram presença o presidente do Município de Elvas, Rondão Almeida, o vereador Hermenegildo Rodrigues e Ana Paula Mália em representação da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando.

A quinta jornada está agendada para a tarde do próximo sábado, 1 de abril, no Rossio 25 de Abril de Vila Boim.

Sub-15 de “O Elvas” vencem em Portimão no nacional

Os iniciados (sub-15) de “O Elvas” venceram por duas bolas a zero a Escola de Futebol João Moutinho. A partida teve lugar em Portimão (fotografia ao lado, de João Reis) na manhã deste domingo, dia 26, na quinta jornada da II Divisão do campeonato nacional, Série 4.

A primeira parte foi mal jogada pelos alentejanos, que não souberam contrapor o seu futebol aos processos aguerridos dos algarvios. O segundo tempo foi diferente para melhor e o resultado foi feito em seis minutos: Simão Cordeiro, aos 67, e Martim Tomé, aos 73, deram expressão à superioridade elvense.

Em cinco jornadas, os azuis-e-ouro têm 12 pontos, com quatro vitórias, uma derrota e 9-4 em golos. A próxima jornada é dentro de três semanas, a 16 de abril, com a deslocação de “O Elvas” a Évora para defrontar o Lusitano.

Biblioteca de Elvas acolheu recital de poesia e música

Um recital de poesia e música, que celebrou o centenário de nascimento de Eugénio de Andrade e Natália Correia, decorreu na noite de ontem, sábado, 25 de março, na Sala Públia Hortênsia de Castro da Biblioteca Municipal de Elvas.

A iniciativa inseriu-se no ciclo “A Música Encanta o Património” e foi protagonizada pelo ator Henrique de Carvalho e o Ensemble Ibérico.

“A Música encanta o património” continua na próxima sexta-feira, 31 de março, com os quartetos de cordas Ponticello e Mitreo, a partir das 18 horas, na Casa da História Judaica.

Francisco Laranjeira qualifica-se para os Jogos Surdolímpicos e é campeão nacional

O elvense Francisco Laranjeira, do Grupo Desportivo Diana, conseguiu, este sábado, 25 de março, os mínimos de qualificação para os Jogos Surdolímpicos e sagrou-se Campeão de Portugal, na sua participação, nos 10 mil metros, no Troféu Ibérico e Campeonato de Portugal, disputado em Burjassot (Valência).

Entre outros participantes portugueses, esteve também o João Baioa, da Casa de Benfica de Reguengos, que bateu o seu recorde pessoal.

Festa de “O Elvas” em Portalegre com a Taça da Associação

“O Elvas” venceu a Taça da Associação, ao bater o Gavionenses por 2-1, no Estádio Municipal Eduardo Sousa Lima, nos Assentos, em Portalegre.

Okebe (51 minutos) e Canoa (90+6) marcaram para os elvenses; e Lélé (85) apontou o golo do conjunto de Gavião.

No final do jogo, nas entregas da Taça e medalhas, os azuis-e-ouro fizeram a festa no relvado.

Sérgio Conceição expõe fotos sobre o Gana no Forte da Graça

O elvense Sérgio Conceição inaugura na tarde deste domingo, 26 de março, no Forte da Graça, em Elvas, uma exposição de fotografia, com imagens que captou durante uma viagem que fez ao Gana, no ano passado.

Essa viagem, explica o fotógrafo, foi feita com o propósito de documentar duas áreas específicas daquele país da África Ocidental. Sérgio Conceição adianta ainda que foi “o mistério” em torno do lago Bosomtwe que, segundo os locais, terá sido criado por um meteorito e que, por isso, é considerado um local sagrado, o fez querer ir até ao Gana.

A mostra de fotografia, intitulada “Ghana Intemporal” tem inauguração marcada para as 15 horas, com a presença do fotógrafo e convidados. A iniciativa tem entrada livre.

Os trabalhos do fotógrafo profissional podem ser vistos no Forte da Graça até 6 de maio.

Espetáculo “Sete” encerra Mostra de Teatro em Monforte

A XVIII Mostra de Teatro do Concelho de Monforte termina este domingo, 26 de março, com a apresentação do espetáculo “Sete”, do grupo “O Alguidar” da Associação de Desenvolvimento Cultural da Batalha.

O início do espetáculo está marcado para as 15 horas, na Sociedade Filarmónica Monfortense “Os Encarnados”.

O espetáculo tem entrada gratuita, sendo a lotação limitada aos lugares existentes.

Visita guiada em Elvas percorre passos do historiador Raúl Proença, em 1927

“Elvas no guia de Portugal de 1927 nos passos de Raul Proença” foi o mote para uma visita guiada esta manhã de domingo, 26 de março, em Elvas, de forma a assinalar o Dia Mundial dos Centros Históricos que se celebra na próxima terça-feira.

Margarida Ribeiro, técnica no município de Elvas revela que Raúl Proença foi “investigador e historiador desse guia de Portugal, que foi publicado, pela primeira vez em 1924, e o segundo volume, foi lançado em 1927, que inclui as regiões da Estremadura espanhola, Alentejo e Algarve”.

Esta manhã, foi percorrido o que Raúl Proença viu, nessa altura, por exemplo, revela a técnica, “o arco do relógio que não existe, e também não faz referência ao pelourinho, porque estava em depósito Museu Arqueológico e, portanto, vamos perceber algumas continuidades e descontinuidades que o património que a nossa cidade foi tendo, ao longo dos anos”.

Margarida Ribeiro refere que o investigador foi “extremamente carinhoso com Elvas” e cita ainda, a partir do livro de Raúl Proença, uma referência feita à Igreja das Domínicas: “como só dois janelões e um pequeno lanternim iluminam o recinto, há aqui uma luz discreta, que mais valoriza e enche de mistério o delicioso templo, e tem o mimo e o encanto de uma jóia oriental”.

Esta visita guiada teve partida do Posto de Turismo da Praça da República e passou entre outros, pela Igreja das Domínicas, Castelo, Portas da Esquina, Largo 25 de abril e Rua da Cadeia.

Orluis Aular é o novo camisola amarela da Volta ao Alentejo em Bicicleta

Orluis Aular (Caja Rural-Seguros RGA) é o novo Camisola Amarela da 40ª Volta ao Alentejo em Bicicleta.

A vitória na etapa mais curta desta edição, a ligar o município do Crato a Castelo de Vide, foi para o colombiano Adrian Bustamante (Kelly Simoldes UDO), que subiu ao segundo lugar da geral, estando agora a 10 segundos da primeira posição.

Hoje tem lugar a última etapa da “Alentejana”, que num total de 154,9 quilómetros liga Monforte a Évora. A chegada de etapa e consagração dos vencedores vai acontecer na cidade Património da Humanidade.

25º Festival Internacional de Teatro Escolar arrancou no sábado em Elvas

A 25ª edição do Improvis’Arte – Festival Internacional de Teatro Escolar de Elvas arrancou na tarde de ontem, sábado, 25 de março, na Escola Secundária D. Sancho II.

O presidente do Município, Rondão Almeida, marcou presença no ato de abertura do certame, que contou com o lançamento de uma revista comemorativa destas bodas de prata do Festival e a representação da peça “Uma Família Nada Tradicional”.

Promovida em parceria pelo Agrupamento Escolar nº 3 de Elvas e associação juvenil Arkus, o Improvis’Arte vai contar até 1 de abril com a participação de 12 grupos teatrais escolares, oriundos de Elvas, Lisboa, Portalegre, Castelo de Vide, Sousel, Badajoz e Mérida.

Uma das novidades deste ano será a apresentação em Badajoz da peça ”Zé das Moscas” pelos alunos do 12° A da Escola Secundária D. Sancho II.

Fonte: município de Elvas

Semana da Leitura no Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro

Feira do Livro, workshops sobre diferentes temáticas, a Hora do Conto e um encontro com o escritor Pedro Chagas Freitas são alguns dos ingredientes da Semana da Leitura que arranca amanhã, segunda-feira, 27 de março, nas instalações do Centro Internacional  Comendador Rui Nabeiro (CICRN), em Campo Maior.

O programa dos cinco dias do evento conta na segunda-feira com três workshops ao longo do dia, sob os temas “Aprender a Aprender – A Força da Motivação”, “Investir no Futuro: Técnico de Manutenção Industrial” e “A arte de Comunicar”.

Outros destaques vão para uma conversa na quarta-feira, dia 29, com o designer e ilustrador Miguel Silva, intitulada “Ver pelo Desenho”; uma Maratona de Leitura nesse mesmo dia; e a Hora do Conto na quarta e quinta-feira, a partir do livro “Cenouras, Não!”.

Além de uma Feira do Livro ao longo de toda a semana, o programa inclui o denominado “Café com Letras”, uma oficina de escrita criativa com o escritor Pedro Chagas Freitas, às 15 horas de quinta-feira, 30 de março, no auditório do CICRN.

Esta edição da Semana da Leitura no Centro Internacional Comendador Rui Nabeiro é feita em parceria com o respetivo Centro Qualifica e em colaboração com o Plano Nacional de Leitura e Delta Cafés.

Praça de Touros de Santa Eulália praticamente cheia para 2º Festival taurino

A praça de touros de Santa Eulália teve casa praticamente cheia, na tarde de ontem, sábado, 25 de março, para o festival taurino a favor da Associação Humanitária dessa freguesia do concelho de Elvas e em memória de José Tello Barradas.

Em praça estiveram os cavaleiros Luís Rouxinol, Marcos Bastinhas, Duarte Pinto, João Pamplona, Miguel Moura e António Telles Filho. As pegas estiveram a cargo dos Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas, para lidar de seis touros da ganadaria de Higino Soveral.

O presidente do Município de Elvas, Rondão Almeida, e a presidente da Junta de Freguesia de Santa Eulália, Ana Sofia Alves, marcaram presença na iniciativa.

Fonte: Município de Elvas

Alunos da Secundária D. Sancho II e EB de Vila Boim caminham em prol das crianças de “Os Cucos”

O Agrupamento de Escolas nº 3 de Elvas realiza amanhã, segunda-feira, 27 de março, uma caminhada solidária. A iniciativa decorre em simultâneo, na Escola Secundária D. Sancho II e na Escola Básica de Vila Boim.

Trata-se de uma iniciativa em prol das crianças do Centro de Acolhimento de “Os Cucos”, de Elvas, pelo que os estabelecimentos de ensino serão, amanhã, um local de recolha de donativos, quer dos caminhantes, quer da população.

Fátima Pinto, diretora do Agrupamento de Escolas nº3 de Elvas, revela que esta caminhada, envolve o público escolar e Universidade sénior e tem sempre um grande impacto nos jovens, no que à solidariedade diz respeito”.

A diretora considera “gratificante o facto de os jovens, atualmente, apesar de estarem muito ligados às novas tecnologias, serem muito solidários”.

O percurso terá cerca de cinco quilómetros, tanto pela cidade de Elvas, como em Vila Boim.

O início desta caminhada, que pretende também comemorar o Dia Mundial da Saúde, que se assinala a 7 de abril, está marcado para as 9 horas, com início e fim no campo de jogos da escola secundária, já em Vila Boim, tem início às 10 horas.

Ao longo do percurso, em Elvas, haverá pontos de animação cultural, com música das Roncas d’Elvas e de momentos de dança dinamizados pelos estudantes, entre outros.