Visita guiada em Elvas percorre passos do historiador Raúl Proença, em 1927

“Elvas no guia de Portugal de 1927 nos passos de Raul Proença” foi o mote para uma visita guiada esta manhã de domingo, 26 de março, em Elvas, de forma a assinalar o Dia Mundial dos Centros Históricos que se celebra na próxima terça-feira.

Margarida Ribeiro, técnica no município de Elvas revela que Raúl Proença foi “investigador e historiador desse guia de Portugal, que foi publicado, pela primeira vez em 1924, e o segundo volume, foi lançado em 1927, que inclui as regiões da Estremadura espanhola, Alentejo e Algarve”.

Esta manhã, foi percorrido o que Raúl Proença viu, nessa altura, por exemplo, revela a técnica, “o arco do relógio que não existe, e também não faz referência ao pelourinho, porque estava em depósito Museu Arqueológico e, portanto, vamos perceber algumas continuidades e descontinuidades que o património que a nossa cidade foi tendo, ao longo dos anos”.

Margarida Ribeiro refere que o investigador foi “extremamente carinhoso com Elvas” e cita ainda, a partir do livro de Raúl Proença, uma referência feita à Igreja das Domínicas: “como só dois janelões e um pequeno lanternim iluminam o recinto, há aqui uma luz discreta, que mais valoriza e enche de mistério o delicioso templo, e tem o mimo e o encanto de uma jóia oriental”.

Esta visita guiada teve partida do Posto de Turismo da Praça da República e passou entre outros, pela Igreja das Domínicas, Castelo, Portas da Esquina, Largo 25 de abril e Rua da Cadeia.