Padre Ricardo Lameira: “renúncia quaresmal é abdicar de algo em prol de um bem maior”

Nesta época de quaresma, que corresponde à preparação para a Páscoa, os cristãos relembram os quarenta dias que Jesus Cristo passou no deserto.

Para o padre Ricardo Lameira este tempo é, acima de tudo, uma altura em que cada cristão olha para si e a sua vida e a tenta endireitar nos caminhos de Deus, perante tudo isto são criadas três grandes pontes para nos aproximar de Deus, são elas oração, esmola e jejum, daí que á sexta-feira somos todos convidados a fazer abstinência”.

O pároco acrescenta que a abstinência, na época de quaresma, já não passa apenas pela substituição da carne pelo peixe, mas sim “abdicar de algo de que gostemos muito e sentir essa necessidade”. “Atualmente tudo sem de ser revisto há coisas mais graves do que comer caro, por exemplo o consumo excessivo de internet e a abstinência pode passar por exemplo, por passar menos tempo na internet, reduzir o número de cafés que se bebem, entre outros”:

Todos os anos, a Arquidiocese de Évora dedica a renúncia quaresmal a alguma instituição, sendo que, este ano, essa renúncia vai ser entregue para as vítimas dos sismos que afetaram os territórios da Turquia e da Síria. “A renúncia quaresmal não é uma esmola é fazer as contas àquilo de que abdicamos para um bem maior”, revela ainda o padre.

A Renúncia quaresmal pode ser entregue através dos envelopes que se encontram nas igrejas, que posteriormente o farão chegar à Arquidiocese, para enviar para a Turquia e Síria.