EN 373 entre Elvas e Campo Maior reabre ao trânsito esta sexta-feira

É já esta sexta-feira, 20 de janeiro, por volta das 18 horas, que é reaberto o troço da Estrada Nacional (EN) 373, entre Campo Maior e Elvas que, desde o passado dia 13 de dezembro, se encontra fechado ao trânsito, depois dos estragos provocados pelo mau tempo, que resultou no colapso do muro de suporte ao Pontão dos Saberes.

Os trabalhos foram concluídos esta manhã e, após a vistoria ao local pelo presidente da Câmara e responsável pela Proteção Civil Municipal de Campo Maior, Luís Rosinha, este troço será reaberto à circulação automóvel em totais condições de segurança.

O autarca assegura que foi feito, por parte das Infraestruturas de Portugal, um “esforço grande” para que os trabalhos acontecessem no menor tempo possível, tendo em conta os prejuízos para os residentes das duas localidades e as preocupações com as questões de socorro.

Rosinha explica ainda que, inicialmente, a previsão é que a intervenção a realizar, ao contrário do que acabou por se comprovar, era de dez a 20 metros de comprimento. “Aquilo que se vê aqui hoje é um muro, em pedra argamassada, que levou centenas de metros cúbicos de betão e pedra e que, efetivamente, teve aqui uma atitude muito ágil, por parte das Infraestruturas de Portugal, que quase de imediato, se colocou no terreno, com os meios que tinha”, assegura.

Passado este mês de trabalho, chega hoje o dia de se reabrir esta estrada, sabendo Luís Rosinha “todos prejuízos que foram causados, sobretudo aos residentes de Campo Maior e Elvas”. “Na altura, eu também tinha uma preocupação com as questões de socorro, porque o nosso hospital de referência é o de Elvas”, acrescenta. “As entidades articularam-se, o trabalho aparece feito e, passado um mês, eu acho que as pessoas, depois de passarem na estrada, vão perceber o que aqui foi feito”, diz ainda.

“Felizmente e finalmente” volta-se a poder circular nesta estrada, sendo que, durante mais de um mês, foram muitos os prejuízos causados também, no que toca ao transporte de mercadorias, por mais que, para evitar males maiores, o Município de Campo Maior tivesse reativado o trânsito na Estrada do Retiro. “Quem sofreu mais foram as empresas da região, que não puderam fazer este trajeto, como faziam todos os dias, os residentes e os trabalhadores, porque há um fluxo de trabalhadores grande, entre o concelho de Elvas e todos os concelhos no pós-Elvas, e que viram as suas vidas mudadas neste mês”.

As obras, para além de terem servido para recuperar o muro de suporte ao Pontão dos Saberes, serviram também para a recuperação de uma passagem hidráulica, que acabou por desaparecer, com as cheias.

Notícias relacionadas: 

Inspeção adia reabertura da EN 373 entre Campo Maior e Elvas

Campo Maior: obras na Estrada do Bicho arrancam nos próximos dias

Obras na Nacional 373 entre Campo Maior e Elvas já tiveram início