Ciclo de Conferências Terras do Borrego arranca em Portalegre

Arranca esta quinta-feira, dia 24 de novembro, o ‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’, iniciativa promovida pela Câmara Municipal de Sousel, no âmbito do projeto “Sousel, Capital do Borrego”, que visa promover e valorizar a presença histórica do gado ovino no concelho e na sub-região do Alto Alentejo.

A primeira conferência, cujo tema irá recair sobre a “Presença Histórica do Merino”, terá lugar no Centro de Congressos de Portalegre, pelas 15 horas, e irá analisar sob diversos horizontes daquela que é a raça autóctone de maior implementação na região.

A cerimónia, com início previsto para as 15 horas, arranca com uma sessão de boas-vindas levada a cabo pela presidente da Câmara Municipal de Portalegre, Fermelinda Carvalho, seguida de uma série de intervenções de individualidades ligadas ao setor: João Guilherme Dias, médico veterinário da Pasto Alentejano (a maior exploração ovina da Península Ibérica, sediada em Sousel); Pedro Vieira, chefe de divisão do Gabinete de Recursos Genéticos Animais da Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV); e Tiago Perloiro, diretor executivo da Associação Nacional de Criadores de Ovinos de Raça Merino (ANCORME). A cerimónia encerra com o discurso de Manuel Valério, presidente da Câmara Municipal de Sousel, e com um pequeno momento lúdico musical.

O ‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’ tem prevista uma passagem por cada um dos 15 concelhos do distrito de Portalegre ao longo do próximo ano, e tem como objetivo fulcral criar um portal de conhecimento e partilha entre os players e os stakeholders do setor, desde os empresários, aos produtores, aos veterinários, aos historiadores e aos decisores públicos.

Esta iniciativa decorre da afirmação de Sousel enquanto capital oficial do Borrego, devido ao reconhecimento atribuído à tradição secular da exploração ovina no concelho, resultante na afirmação do território como o maior produtor e fornecedor de carne de borrego do país, com mais de 80 explorações, entre as quais a Pasto Alentejano, a maior da Europa com certificação de Bem-estar Animal de acordo com os critérios internacionais.

O objetivo da marca “Sousel, Capital do Borrego” é promover a região de Sousel e do Alto Alentejo, bem como o seu património cultural, enquanto contribui para alavancar a economia local, estimulando todos os setores associados à produção e exploração de borregos, ao emprego, à exportação, ao turismo e a tantos outros setores da economia.

O ‘Ciclo de Conferências Terras do Borrego’ é uma das ações promocionais que fazem parte do projeto, em paralelo com a quinzena gastronómica Terras do Borrego, que teve em abril deste ano a 1ª edição, e que estará de regresso às mesas do Alto Alentejo no período de Páscoa do próximo ano.

A sessão será aberta ao público em geral.