UCCI de Campo Maior espera novidades ainda este ano

Boas notícias, na área da saúde, vão surgir nos próximos tempo em Campo Maior, foi esta a expressão utilizada pelo ministro da saúde, Manuel Pizarro, na sessão de encerramento do primeiro dia do XIV Encontro de Intervenção Precoce, que está a decorrer no Centro Cultural de Campo Maior.

No final do seu discurso, Manuel Pizarro, não adiantando pormenores sobre a Unidade de Cuidados Continuados Integrados, na área da saúde mental, referiu que “a população vai ficar satisfeita com a melhoria que vai ser feita na prestação dos cuidados de saúde. As novidades devem ser bem preparadas para serem dadas, com segurança, na altura própria. Para nós, é tão importante melhorar as condições de acesso à saúde nas zonas do litoral como nestas vilas mais afastadas do litoral”.

Sobre esta Unidade, que poderá tornar Campo Maior numa referência a nível nacional, Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, refere que “o mês de Novembro vai servir para aprofundar ainda mais este projeto, que tem uma maturidade elevada e está praticamente pronto. Eu espero que ainda tenhamos novidades este ano, pelo menos foi esse o compromisso que ficou estabelecido”.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Campo Maior vai ficar instalada no antigo ciclo de Campo Maior, junto ao Jardim Municipal da vila.

Sobre este XIV encontro, o Ministro da Saúde garante que “é essencial continuar a apostar no programa de intervenção precoce, sobretudo quando estamos num país em que temos tanto sucesso na saúde materno infantil”.

“O papel no Governo é essencial neste acompanhamento, mas o papel de associações como a Coração DELTA é fundamental”, garantiu Manuel Pizarro.

Campanha contra a raiva de caninos decorre em Borba

A campanha contra a raiva de caninos prossegue em Borba, promovida pela Câmara Municipal.

A próxima ação está marcada para hoje, quinta-feira, dia 3, às 16.30 horas, no quintal do edifício da Câmara Municipal de Borba, nas traseiras das GNR.

Os preços particados são: vacina da raiva 10 euros; microchip 2,5 euros; e Boletim Sanitário um euro. A desparasitação é gratuita. Esta campanha é só para cães.

Camané e Mário Laginha na sexta-feira à noite em Montemor

A abrir a edição deste ano do Ciclo de Outono, o Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, recebe, na sexta-feira à noite, 4 de novembro, Camané e Mário Laginha, com o seu projeto ‘Aqui Está-se Sossegado’.

O projeto surge do entendimento entre ambos, já há muito conhecido, e apresenta temas do reportório tradicional de Camané e alguns inéditos de Mário Laginha. O início do espetáculo está marcado para as 21.30 horas.

A reserva de bilhetes pode ser feita na bilheteira online do Município de Montemor-o-Novo ou no Posto de Turismo.

História do Tapete de Arraiolos dada a conhecer no Multiusos da vila

A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada é um evento que está a decorrer no multiusos de Arraiolos até domingo, dia 6, e que dá destaque a alguns dos aspetos que mais interesse despertam na vila: o tapete de Arraiolos e a empada.

No decorrer deste certame, os visitantes podem degustar e aprender a confecionar as tradicionais empadas ou saber mais sobre a arte de fazer tapetes.

Inácia Paulo é funcionária do município de Arraiolos e trabalha no Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos. No certame, tem estado a tratar de fazer uma almofada com a mesma arte que se faz os tapetes: “temos que contar os pontos todos que temos no desenho e agora estou a fazer io ponto, que é o início, para depois se começar na fase da armação, depois é o matis e depois o fundo. Independentemente da peça que façamos tem sempre estas três fases”.

Inácia aprendeu a fazer tapetes de Arraiolos há cerca de 40 anos e reconhece que os jovens já não têm este interesse, até porque “não é muito rentável. Uma boa bordadeira consegue fazer, em média, doos metros quadrados por mês. As casas pagam às bordadeiras a cerca de 100 euros o metro quadrado. Quem é que vive com 200 e poucos euros por mês? É complicado. Mas ainda há quem faça tapetes”.

A Mostra Gastronómica, Feira do Tapete e Festival da Empada decorre até dia 6, domingo, no Pavilhão Multiusos de Arraiolos.

13 anos de Museu Militar de Elvas

As cerimónias protocolares das comemorações dos 13 anos do Museu Militar de Elvas realizam-se na próxima terça-feira, dia 8 de novembro, com a presença do chefe de Estado-Maior do Exército Português.

De acordo com o coronel Nuno Duarte (na foto), diretor do Museu Militar de Elvas, “a capela do Museu Militar vai ganhar uma nova vida a partir de agora, uma vez que amanhã vai ser celebrada uma pequena eucaristia, pelo bispo das Forças Armadas e de Segurança, para assinalar a reabilitação deste espaço”.

Na mesma ocasião, “vai ser apresentada uma peça de artilharia restaurada pelos militares do museu. Essa peça vai passar a estar disponível para utilização e, acima de tudo, para exposição”.

O programa de dia 8 tem início marcado para as 8 horas, com o hastear da Bandeira Nacional, seguindo-se a homenagem aos mortos, às 9.30 horas, seguindo-se uma pequena eucaristia na Capela do Museu, com o bispo das Forças Armadas e de Segurança.

Às 11 horas, realiza-se a receção dos convidados. Pelas 11.15 horas, começa a sessão solene com a alocução do diretor do Museu Militar de Elvas, imposição de condecorações, entrega de prémios do primeiro concurso de fotografia e intervenção da alta entidade.

O coffee break está marcado para as 12 horas e, às 12.40 horas, realiza-se a apresentação da peça de artilharia antiaérea, restaurada no Museu Militar de Elvas.

Grupo Nabeiro: um exemplo nacional ao nível da intervenção precoce

Especialistas, pais e educadores estão esta quinta-feira, 3 de novembro, reunidos, no Centro Cultural de Campo Maior, para falar e ouvir falar de intervenção precoce, naquele que é já o 14ª encontro sobre o tema, promovido pelo Coração Delta, a associação de solidariedade social do Grupo Nabeiro.

Analisar as condições de desenvolvimento dos mais novos, o seu crescimento pessoal e social, bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento, são os principais objetivos do evento que, num primeiro momento, e depois da sessão de abertura, contou com uma conversa entre a apresentadora de televisão Fátima Lopes, três mães de crianças com Trissomia 21 e Autismo e o psicólogo Eduardo Sá.

No decorrer deste primeiro painel do encontro ficou evidente a diferença de acesso aos cuidados, ao nível da intervenção precoce, prestados em Campo Maior, pela Coração Delta, em relação a outras partes do país.

Para o secretário de Estado da Segurança Social, Gabriel Bastos, que falou aos presentes na sessão de abertura, a intervenção precoce deve resultar de “um esforço coletivo, não só do Estado e das autarquias”, mas da sociedade civil e de associações como a Coração Delta, cujo trabalho representa a “generosidade e solidariedade” do comendador Rui Nabeiro.

Lembrando que uma das questões que preocupa o país é a demografia, Gabriel Bastos assegura que “tudo deve ser feito” para que sejam criadas as condições que mais crianças nasçam em Portugal. Para isso, é necessário ajudar sempre, e sobretudo, aquelas que têm necessidades especiais. “É preciso ajudar essas crianças e preocuparmo-nos com o contexto familiar, para que todas as condições estejam reunidas, para que possam ter projetos de vida e igualdade de oportunidades”, remata.

Já o comendador Rui Nabeiro, que foi homenageado no decorrer deste encontro, lembra que as crianças e os idosos têm sido sempre a sua maior preocupação e que tem procurado levar até às pessoas os cuidados que muitos não teriam acesso de outra forma.

Segundo Rita Nabeiro, presidente deste 14º Encontro da Intervenção Precoce, o objetivo da iniciativa passa, sobretudo, por “incidir nas carências e nas necessidades” existentes, para que se possa, em articulação com as entidades locais e governamentais, prestar “outro tipo de cuidados” às crianças com necessidades especiais. A responsabilidade, em identificar as carências ao nível da intervenção precoce, para que depois se possam “apontar caminhos”, garante Rita Nabeiro, “é de todos”.

Não cabendo ao Estado “fazer tudo”, a este nível, diz Rita Nabeiro, é, contudo, necessário “articular melhor” os recursos existentes. “Pensar e fazer as coisas de uma forma mais incisiva. Se no final, pensarmos desta forma, o resultado dessa otimização será benéfico para todos: para o Estado, as famílias e as entidades locais”, acrescenta.

Recordando o trabalho desenvolvido pela Coração Delta, o presidente da Câmara de Campo Maior, Luís Rosinha, garante que estes são dois dias importantes para o concelho, com a participação neste encontro, quer do secretário de Estado da Segurança Social, quer do ministro da Saúde, a quem caberá o encerramento deste primeiro dia do evento. “Debatemos aqui matérias super importantes, porque aquilo que está em causa são as crianças: as crianças, as respetivas famílias e o modelo de acompanhamento que nos é possível dar”, assegura.

O autarca garante ainda que, e depois de aprovada a nova Lei da Saúde Mental, há esperança que o ministro da Saúde, Manuel Pizarro, possa hoje apresentar novidades sobre a tão desejada Unidade de Cuidados Continuados Integrados.

O que se segue à intervenção precoce, o neurodesenvolvimento, a importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil foram os assuntos abordados neste primeiro dia do encontro promovido pela Coração Delta. Para amanhã estão agendados seis workshops, relacionados com a temática do encontro.

Mulheres socialistas tomaram posse em Elvas

No passado dia 26 de outubro, decorreu na sede do Partido Socialista (PS) de Elvas a tomada de posse das coordenadoras Concelhias das Mulheres Socialistas – Igualdade e Direiyos (MS-ID) de Elvas, Campo Maior e Portalegre, sendo as primeiras estruturas de Mulheres Socialistas do distrito.

Da estrutura de Elvas liderada por Vera Guelha, tomaram também posse Ana Sofia Rosa, Sara Anjos, Natália Alves, Maria Leonor Carvalho, Ana Carolina Dima, Cláudia Lourenço, Vanda Baptista, Ana Lebre, Telma Maroto, Lívia Pombo, Vânia Carujo, Maria Joana Reis, Márcia Barrena e Marta Charrua.

Este momento simbólico contou com a presença de militantes e simpatizantes das três concelhias eleitas. Para acompanhar e presidir a tomada posse, esteve presente a presidente das MS-ID, Elza Pais, e a presidente Federativa das MS-ID, Margarida Curinha. Estiveram também presentes, nesta ocasião, os presidentes das Concelhias de Elvas, Campo Maior e Portalegre (Bruno Mocinha, Jorge Grifo e Raul Cordeiro, respetivamente), o presidente da Federação de Portalegre da JS, João Pedro Meira, e o atual candidato à Federação de Portalegre do PS, Luís Testa.

Vera Guelha na sua intervenção referiu ser uma honra receber em Elvas as três eleitas do distrito, bem como as dirigentes nacional e distrital. Enalteceu a importância da criação desta estrutura e comprometeu-se a trabalhar de forma a combater todas as desigualdades existentes.

Neste sentido, as mulheres eleitas para a Comissão Política das respetivasConcelhias, pretendem, entre muitas outras ações na área da igualdade de género, realizar atividades que promovam a mesma junto de todas as faixas etárias,esclarecendo conceitos e desmontando estereótipos.

Estágios INOV Contacto com candidaturas abertas até dia 17

A pensar nos jovens licenciados, que queiram ter experiências internacionais, a Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) volta a promover o programa de estágios INOV Contacto.

As candidaturas, para esta 26ª edição, destinadas a jovens com a idade máxima de 29 anos, encontram-se abertas até 17 de novembro. Estes estágios, que contam com o financiamento do Portugal 2030, garante Ana Pereira, do Europe Direct do Alto Alentejo, na edição desta semana do “Espaço Europa”, são “muito interessantes”.

Com a duração de seis a nove meses, estes estágios podem ser feitos em vários países do mundo. Desde a primeira edição deste programa, em 1997, adianta Ana Pereira, já foram realizados mais de seis mil estágios, em mais de 1300 empresas, num total de 85 países.

Os candidatos, para além de um máximo de 29 anos, para se poderem candidatar, devem ter uma licenciatura ou um mestrado concluído e permanência legal em Portugal. Devem ainda ter elevados conhecimentos de inglês.

Passada a fase de candidatura, cabe depois à equipa do INOV Contacto identificar o estágio que mais se adequa a perfil, competências e motivação de cada candidato. Os estagiários selecionados têm direito a uma bolsa, que inclui, entre outros, as viagens de ida e volta, e uma remuneração mensal que pode chegar aos 1.900 euros.

Tudo sobre este programa de estágios INOV Contacto para saber aqui. A edição desta semana do “Espaço Europa” para ouvir no podcast abaixo:

Alunos da Raposeira saíram à rua para pedir os santinhos

“Bolinhos bolinhos, à sua porta os santinhos” é a frase que se ouviu, por parte dos 61 alunos de ensino básico e jardim de infância da Escola da Raposeira, que pediram esta manhã de quinta-feira, 3 de novembro, guloseimas e frutos, pelas ruas do bairro, cumprindo assim a tradição de pedir os santinhos.

A professora Clara Renga revela que as crianças estão bastante “entusiasmadas e adoram” cumprir esta tradição, uma vez que há dois anos que não acontecia, devido à pandemia, adiantando que, “as pessoas já estão à espera à porta de casa, para encherem as cestas ou bolsas destas crianças, com doces ou frutos da época, que no final são repartidos, por todos, na sala de aula”.

As crianças à nossa reportagem demonstraram-se bastante felizes com esta iniciativa, sendo que o que mais gostam de receber é, efetivamente, os doces.

 

ICNF entrega 78 viaturas a equipas de sapadores florestais

O Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF) entregou seis veículos para equipas de Sapadores Florestais do Alentejo. Borba, Estremoz, Portalegre e Castelo de Vide foram quatro dos seis municípios alentejanos contemplados, num total nacional de 23 veículos.

Ao todo, vão ser entregues 78 viaturas: 23 em 2022 e as restantes 55 no próximo ano.

O investimento é de cerca de 5,4 milhões de euros, apoiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência. Os 55 veículos a entregar em 2023 vão fazer a substituição de automóveis das equipas, cuja operacionalidade começou há mais de dez anos, até 2010.

Évora recupera escola no Bairro Garcia de Resende

A obra de requalificação dos espaços exteriores da escola do primeiro ciclo da Avenida Heróis do Ultramar, no Bairro Garcia de Resende, em Évora, está a decorrer.

A Câmara Municipal de Évora adjudicou trabalhos que incluem a melhoria das acessibilidades, tanto ao edifício principal como aos equipamentos de apoio, a requalificação do espaço de jogo e recreio com instalação de pavimento sintético de amortecimento, requalificação da torre do escorrega e substituição dos baloiços por uma estrutura de trepar.

O campo polidesportivo vai ter o pavimento pintado com linhas de jogo, para futebol e outras modalidades, e uma rede de proteção em nylon. No geral, são também melhoradas as condições de conforto climático no exterior com a plantação de seis novas árvores.

A obra de requalificação desta escola representa um investimento de 58 mil euros, tem como finalidade, segundo o Município eborense, “proporcionar melhores condições de utilização, salubridade e arranjo estético do edificado, dotando este equipamento de espaços que contribuam para o desenvolvimento educativo e social dos alunos e a promoção do conforto, segurança e bem-estar dos utentes”.

Intervenção precoce debatida em Campo Maior

O Coração Delta, a Associação de Solidariedade Social do Grupo Nabeiro, promove, esta quinta e sexta-feiras, dias 3 e 4 de novembro, o XIV Encontro de Intervenção Precoce, no Centro Cultural de Campo Maior. O encerramento, neste primeiro dia, estará a cargo do ministro da Saúde, Manuel Pizarro.

“Desenvolvimento Infantil: Um passo depois do outro” é o tema deste encontro que reúne especialistas, pais e educadores para analisar as condições de desenvolvimento das crianças, o seu crescimento pessoal e social bem como a necessidade de vigilância de crianças com risco de atraso no desenvolvimento.

A sessão de abertura é presidida por Luís Rosinha, presidente do Município de Campo Maior, Rita Nabeiro, presidente do XIV Encontro de Intervenção Precoce e Maria Inês Amparo, presidente do Sistema Nacional de Intervenção Precoce.

O primeiro painel “Intervenção Precoce: e depois?”, conta com a participação de duas mães com uma voz ativa neste assunto – Andreia Paes de Vasconcellos, autora do blog Tomás – my Special Baby e Andreia Neves dos Santos, autora do blog Autismo, bem como da mãe Vanessa Bicho e do psicólogo Eduardo Sá.

Os neuropediatras Frederico Duque e Rita Lopes Silva vão abordar o neurodesenvolvimento e o neuropediatra José Boavida Fernandes e o Professor Catedrático Carlos Neto a “Prática centrada no movimento”.

Para capacitar os cuidadores, Robin McWilliam, Professor, Special Education and Multiple Abilities Director, da Universidade do Alabama, e Marian Fuertes, Mestre em Intervenção Precoce, Doutorada em Psicologia e Professora da Escola Superior de Educação de Lisboa, falarão da importância do seio familiar e do acompanhamento dos pais no desenvolvimento infantil.

No último dia do encontro estão agendados seis workshops. “Clown, Clown – Uma Metodologia de Sorrisos”; “Recusa Alimentar Infantil: prevenção e sinais de alerta”; “Mindfulness”, “Cuidar a Motricidade fina para evoluir em relação”; “Rotinas para famílias felizes” e “Recusa Alimentar Infantil: avaliação e intervenção em terapia da fala” têm participação aberta a todos os profissionais do setor e interessados nas temáticas.

CEN quer revitalizar o basquetebol em Elvas

O Clube Elvense de Natação (CEN) está a querer revitalizar o basquetebol em Elvas, depois de anos em que a modalidade, inclusive por causa da pandemia, deixou de ter prática habitual. De momento, às quartas e sextas-feiras, no Pavilhão Desportivo Municipal, na Fonte Nova, quem quiser pratriar o básquete é só aparecer.

Ricardo Rondão, Luís do Rosário, Raúl Pedroso e Rui Dias são os quatro treinadores, que têm a responsabilidade de fazer renascer uma modalidade que chegou a ter competição entre nós. À reportagem da Rádio ELVAS, Ricardo Rondão mostrou-se esperançado em que o básquete possa voltar a implantar-se, para o que tentam chegar às crianças e jovens através de ações nas escolas.

Miguel Dias, de 16 anos, é o mais experiente do grupo atual: já pratica básquete desde os seis anos de idade e chegou a treinar e jogar em Badajoz, que considera ser um mundo muito à frente do elvense, nesta modalidade. No polo oposto, Eva Sim Sim, de dez anos: estava no seu primeiro treino, ainda considera o básquete difícil e tem poucas amigas ou colegas que se sintam motivados por lançar bolas ao cesto.

O basquetebol está de regresso a Elvas, pela mão do CEN; entre as 18 e as 19.30 horas, nas segundas e quartas-feiras, as portas do pavilhão desportivo estão abertas aos interessados em experimentar a modalidade.