José María Salmerón é o novo treinador do CD Badajoz

Foto: CD Badajoz

O Club Deportivo Badajoz oficializou a contratação de José María Salmerón como treinador da equipa principal.

José María Salmerón (Almería 1966) é um treinador com larga experiência, vários playoffs e promoções no currículo e uma vasta experiência em equipas como Almería CF, San Sebastián de los Reyes, Poli Ejido, Deportivo Alavés, Recreativo de Huelva, Real Murcia, Burgos CF e UCAM.

Com amplo conhecimento, caráter e muita experiência no mundo do futebol, Salmerón chega ao Cívitas Nuevo Vivero ansioso para trabalhar e animado pela primeira vez no clube.

Hidroginástica sénior esta quinta-feira em Campo Maior

No âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior até ao próximo sábado, dia 8, na manhã desta quinta-feira, 6 de outubro, há aula de hidroginástica sénior, a partir das 9.15 horas, no Complexo de Piscinas da Fonte Nova.

A partir das 10.40 horas, António João Remudas e a Fundação de Jovens e Desporto da Junta da Extremadura promovem, no auditório da Escola Secundária de Campo Maior, a palestra “Inclusão no Desporto”. Segue-se um workshop de desporto inclusivo no pavilhão da escola.

Pelas 19 horas, a Casa do Benfica de Campo Maior dá continuidade ao Torneio de Padel, que decorre no Polidesportivo da junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

A Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho, conta com um programa repleto de atividades para todas as idades. Toda a programação para conhecer aqui.

“Agressão é ele dizer que abandonei o PS para andar a roubar”, diz Rondão Almeida

Contactado pela Rádio ELVAS, sobre a alegada agressão a um homem em Vila Boim, Rondão Almeida, presidente da câmara de Elvas, refere que quando se preparava para sair do evento “há um senhor que decide levantar-se da mesa, interrogando-me à sua maneira em termos muito ofensivos, dizendo que era do PS e que eu tinha abandonado o PS para ir roubar para fora. Entretanto, deu-me um toque com a perna e eu limitei-me a empurrá-lo da frente. Segui o caminho e todas as pessoas que lá estavam viram o que se passou”.

Segundo Rondão Almeida, “é uma pessoa conflituosa em Vila Boim. Saiu da vila e passou vários anos em Lisboa. Quando regressa acha que as pessoas de Vila Boim são parvas, tratando inclusive as pessoas da assembleia de Vila Boim com alguma indelicadeza. É um individuo que utiliza uns adjetivos desagradáveis e que, em determinada altura, me empurrou. A única coisa que fiz foi se faz favor retire-se da minha frente, e mais nada”.

O presidente da câmara nega as acusações de agressão física a Américo Ramalho e acusa-o de “o ter agredido verbalmente quando o acusou de andar a roubar. Isso é que é uma agressão, mas como vem de quem vem nem ligo a esse aspeto”.

Homem acusa Rondão Almeida “de agressão”

Américo Ramalho (na foto), natural de Vila Boim, acusa Rondão Almeida de alegada agressão no decorrer do almoço da idade de ouro, esta quarta-feira, dia 5.

O homem que se afirma apoiante do Partido Socialista, acusa Rondão Almeida de lhe ter dado “um golpe na cara depois de não o ter cumprimentado. O senhor Rondão Almeida, depois do discurso, passou praticamente por todas as mesas a cumprimentar as pessoas. Passou por mim e não me cumprimentou. Passou cerca de meia hora e quando o senhor presidente passa novamente, provavelmente para ir embora, eu interroguei-o. Ele começou a argumentar e o que eu lhe disse, que talvez o tivesse chateado, foi que nunca fugi do PS para formar qualquer partido ou qualquer organização à parte para concorrer contra o PS, nunca andei à procura de nada para me orientar. Quando lhe disse isso, ofendeu-me em palavras, mandou-me para a p*** da minha mãe e deu-me um golpe na cara que me fez cair os óculos. Lá o agarraram e a coisa ficou por ai”.

O homem diz-se afetado na sua dignidade, garantindo que está “a pensar apresentar queixa na GNR. Em quase 70 anos que tenho, foi a primeira vez que um homem chega ao pé de mim e me disfere um golpe na cara, só por eu estar contra a sua ideologia política. Depois das eleições, o meu dever é cumprimentá-lo e respeitá-lo como presidente tal como ele tem que respeitar os cidadãos. Mas isto é lamentável. Nem é atitude de presidente”.

Incêndio no antigo Centro Educativo de Vila Fernando

Um incêndio deflagrou esta tarde no antigo Centro Educativo de Vila Fernando. Segundo o CDOS de Portalegre, o alerta foi dado às 16.35 horas e no local estão seis viaturas com 28 operacionais do Bombeiros Voluntários de Elvas e GNR.

 

Ardeu inicialmente uma habitação e depois uma segunda habitação, em condições suspeitas dado que não reside ninguém há mais de uma década e não existe electricidade, conforme refere no vídeo abaixo Ana Paula Mália da União de Freguesias de Barbacena e Vila Fernando:

 

Dia do Idoso foi celebrado em Arronches

Após dois anos sem haver possibilidade de realizar o convívio destinado à população sénior do concelho, as comemorações do Dia Internacional da Pessoa Idosa, da Música e da Água voltaram ao ‘Celeiro’.

O almoço destinado à população sénior do concelho realizou-se no passado domingo, dia 2, e contou com muita animação, com o artista musical Vítor Realinho, que percorreu, com o seu acordeão, todas as mesas para gáudio de quem desfrutava da refeição.

Terminado o almoço e antes de se dar início ao pequeno momento de baile que se prolongou pela tarde, o executivo distribuiu uma lembrança aos presentes, a quem o presidente do Município, ladeado pelos restantes autarcas, dirigiu depois umas palavras.

João Crespo referiu o enorme prazer que é para a Câmara Municipal organizar este convívio, do qual sentia grandes saudades, esforçando-se o Município para que seja do agrado dos envolvidos. Agradecendo a presença de todos e a colaboração das Juntas de Freguesia, sem as quais este almoço não seria possível, o edil assegurou aos presentes que podem sempre contar com o Município para os ajudar em todos os assuntos que sejam da sua competência. Depois desta breve intervenção, partiu-se então o bolo comemorativo desta data.

Air Nostrum e Melair ficam com voos com saída de Badajoz

As duas companhias aéreas, Air Nostrum e Melair, apresentaram, em conjunto, uma oferta ao concurso lançado pelo Ministério dos Transportes para assegurarem os voos Badajoz – Madrid e Badajoz – Barcelona.

A união destas duas companhias vai receber 8,8 milhões e euros, pelo período de dois anos.

A adjudicação entre em vigor a partir de dia 28 deste mês.

Idade de Ouro de Vila Boim em almoço convívio

A população de Vila Boim teve hoje o seu almoço da idade de ouro. Um convívio que junta maiores de 50 anos, numa tarde de muita música e diversão.

Os locais Xumbo Torto e a elvense Bianca animaram a tarde deste feriado de quarta-feira, 5 de outubro.

Degolados recebeu fase final do Kids Urban Run

A final do Kids Urban Run decorreu hoje no campo de futebol de Degolados. A competição, que incluiu no total com quatro provas, contou com cerca de 50 jovens atletas a competir esta manhã.

Provenientes de vários pontos do distrito, como Portalegre, Elvas e Arronches, os jovens atletas “mostraram-se muito agradados com a prática desportiva”.

Carlos Pepê, do Grupo Campo Maior Trail Runners, garante que “esta atividade é para continuar, havendo o desafio de alargar as provas a todo o distrito”.

O União de Futebol de Degolados juntou-se ao Campo Maior Trail Runners na organização deste evento e Bruno Cirilo mostrou-se “muito satisfeito com a participação dos jovens”.

O Kids Urban Run, organizado pelo Campo Maior Trail Runners e União de Futebol de Degolados, teve hoje a sua última prova, disputada no campo de futebol de Degolados.

Andebol Kids em Elvas a partir de dia 10

A ARKUS, Associação Juvenil, em parceria com o Município de Elvas e a Federação Portuguesa de Andebol, reuniram as condições para que o andebol volte a fazer parte da vida dos jovens em Elvas.

O primeiro treino vai decorrer na próxima segunda-feira, dia 10 de outubro, no Pavilhão Desportivo Municipal de Elvas.

Para mais informações e inscrições, os interessados podem ligar o 268 629 218.

Atividades desportivas na piscina de Monforte

As atividades desportivas, na piscina municipal coberta de Monforte, já tiveram início, numa organização do Município monfortense. Adaptação ao meio aquático, técnicas de natação, hidroginástica, natação para crianças e natação para adultos são as classes que decorrem.

A adaptação ao meio aquático tem lugar nas segundas e sextas-feiras, das 18 às 19 horas; as técnicas de natação são aplicadas às segundas e sextas-feiras, das 19 às 20 horas; a hidroginástica é nas terças e quintas-feiras, das 18 às 19 horas; a iniciação da natação decorre às terças e quintas-feiras, das 19 às 20 horas; e a natação para adultos tem lugar às quartas-feiras, das 19 às 20 horas. Quem quiser utilizar a piscina em regime livre pode comparecer em qualquer dia.

“Não esperávamos que a L3 cessasse atividade em Portugal”, diz Hugo Hilário

Foi no final do mês de setembro que a L3Harris Airline Academy encerrou a sua escola de pilotos, instalada no aeródromo de Ponte de Sor.

A L3Harris justificou a decisão com a sua estratégia a nível mundial, o que a levou a rever a posição da sua carteira de academias pelo mundo, incluindo a portuguesa.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário (na foto), garante que a preocupação inicial prendia-se com os postos de trabalho e os interesses dos trabalhadores, que se encontram “salvaguardados com a nova empresa que vai incorporar o projeto aeronáutico de Ponte de Sor. A dimensão que a infraestrutura do aeródromo atingiu leva a que exista a saída e entrada de empresas. Efetivamente, ficámos preocupados porque não estávamos à espera que a L3 cessasse a sua atividade em Portugal. Foi-nos comunicado isso de uma forma inesperada e o nosso objetivo passou por termos a certeza que a empresa que a L3 escolheu para vender os seus ativos tinha capacidade para integrar o nosso projeto aeronáutico integrado. Nesse sentido, parece-nos que um problema que poderia ser complexo acabou por ficar resolvido rapidamente”.

A L3Harris adquiriu a academia no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor à empresa GAir em 2017 e acaba por encerrar cinco anos depois.

Os ativos da L3Harris em Ponte de Sor já foram adquiridos por uma outra empresa do mesmo setor e a situação profissional dos cerca de 90 funcionários deverá estar, na sua maioria, assegurada.

Academia de Ténis da Coração Delta com treino aberto no feriado

A Academia de Ténis da Associação Coração Delta promove, ao final da tarde desta quarta-feira, feriado nacional de 5 de outubro, um treino aberto a toda a comunidade, no campo de ténis da Junta de Freguesia da Nossa Senhora da Expectação, em Campo Maior.

A iniciativa insere-se na programação da Semana do Desporto, que, para Sancho Moura, o responsável pela Academia de Ténis, é “uma forma de dinamizar a atividade desportiva” no concelho. “Acho que é uma experiência única. Acho que nunca aconteceu um evento desta dimensão em Campo Maior. Há sempre uma primeira vez e vamos ver se repetimos para o ano”, diz ainda.

O treino aberto “Ténis Play and Stay”, promovido pela Academia de Ténis da Associação Coração Delta, decorre entre as 18 e as 20 horas.

Euromilhões com jackpot de 55 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões, na sexta-feira, vai contar com um jackpot de 55 milhões de euros, uma vez que nenhum apostador acertou na chave sorteada ontem.

O segundo prémio, de 92mil euros, saiu a seis apostadores, um deles com boletim registado em Portugal. Também um terceiro prémio, de 16 mil euros, saiu em Prtugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 3, 18, 28, 42 e 43 e pelas estrelas 3 e 12.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

 

CETE faz 40 anos este mês e vai a eleições até final do ano

Miguel Abreu, presidente do CETE

O Clube Escola de Ténis de Elvas (CETE), a celebrar os seus 40 anos de existência, vai festejar, juntamente com os sócios, esta importante data, retomando a realização do torneio das chamadas “Velhas Glórias”.

Esta festa de aniversário, revela o presidente da Direção do clube, Miguel Abreu, está marcada para o próximo dia 22 (um sábado). “Queremos juntar todos os sócios, queremos juntar os sócios fundadores e fazer algumas surpresas. Temos também previsto reativar um torneio que junta os primeiros alunos do clube, onde eu era dos mais novos, e também vem o primeiro professor, Adolfo Oliveira, que mora no Porto e disse logo que sim”, explica.

Entre novembro e dezembro, o CETE vai a eleições, para que os novos órgãos sociais tomem posse a 1 de janeiro. Miguel Abreu revela que pretende dar continuidade ao trabalho desenvolvido, pelo que, ao que tudo indica, irá recandidatar-se ao cargo. “Pode haver alguma alteração, na lista, mas em princípio estamos a contar em continuar com este projeto”, assegura.

Ainda antes de ter assumido os destinos da direção, juntamente com a sua equipa, mesmo sem saber “o ponto de situação” em que iam encontrar o clube, recorda Miguel Abreu, quiseram, desde logo, procurar manter o CETE “independente de apoios camarários”. A atual direção tomou posse a 1 de janeiro de 2021, sendo que, com a pandemia, começou a trabalhar, sempre tendo em vista essa “independência” da Câmara Municipal: “tivemos um elemento da direção que tirou o curso de treinador, ou seja, além do professor que já lá estava, o professor Gonçalo Lopes, também temos o professor João Pedro Sereno; portanto, mais professores, mais horários e mais alunos”.

“Quando, no ano passado, a Câmara faz uma reunião com as associações, no Auditório São Mateus, em que diz que vai haver cortes, vi algumas caras de pânico, mas eu fiquei tranquilo, porque sabia que isso podia acontecer e já estávamos preparados para isso”, adianta Miguel Abreu. Desta forma, o clube não entregou sequer, este ano, qualquer pedido de subsídio à autarquia, para a sua atividade regular, exceção feita quando se trata da organização de eventos, como foi, recentemente, o Torneio de São Mateus.

Mesmo sem este apoio da Câmara Municipal de Elvas, Miguel Abreu revela que o clube tem conseguido angariar novos patrocinadores e novos sócios. “As pessoas acreditaram no nosso projeto e isso, para nós, é uma grande alegria. As pessoas contam connosco e que nós não lhes falhamos”, remata.

112 anos da Implantação da República assinalados hoje

O dia 5 de outubro comemora a Implantação da República, em 1910, quando Portugal deixou de ser uma monarquia e passou a ser uma república.

O Dia da Implantação da República, 5 de outubro, é um feriado nacional. Este foi um dos feriados eliminados pelo governo em 2012, mas que regressou em 2016 através da Lei n.º 8/2016, de 1 de abril.

A mudança aconteceu na sequência de um golpe de estado, pois muitos portugueses não concordavam que o país continuasse a ser governado pela monarquia.

Embora houvesse resistência em algumas cidades, a força das armas acabou se impondo e a família real portuguesa foi obrigada a exilar-se. Portanto, o último rei de Portugal foi D. Manuel de Bragança, também chamado de D. Manuel II (1889-1932), que através da Ericeira deixou o país em 1910 para exílio na Inglaterra, país onde faleceu em 1932.

Cidadãos apoiantes do republicanismo nacional, o exército e a marinha estiveram envolvidos nos combates que ocorreram na madrugada de 3 para 4 de outubro, em Lisboa.

Em 5 de outubro de 1910, às 9 horas, foi proclamada a queda da monarquia e implantação da republica nos Paços do Concelho de Lisboa, edifício em que se localiza a Câmara Municipal de Lisboa.

Lés-a-Lés Off Road passou pelo concelho de Arronches

Depois de já ter sido, por duas vezes, ponto de passagem da prova original, feita por asfalto, o concelho de Arronches recebeu agora o Lés-a-Lés Off Road, uma prova moto-turística que percorre Portugal de norte a sul, com início em Mirandela e término em Vila Real de Santo António, recebendo Arronches o final da segunda etapa, bem como o início da terceira, algo que aconteceu, respetivamente, nos dias 3 e 4 de outubro.

Assim, no início da tarde de segunda-feira, os cerca de 400 que se encontram a participar na sétima edição deste passeio, começaram a chegar ao Jardim do Fosso, local onde se encontrava instalada a meta que deu por terminado o segundo dia de prova, bem como todos os recursos para dar assistência aos motociclistas, antes dos mesmos se deslocarem para ‘O Celeiro’, infraestrutura que recebeu o jantar oferecido pela Câmara Municipal.[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

Pelo meio, destaque para a implementação de uma ação de sensibilização junto das turmas do Agrupamento de Escolas de Arronches, na qual a principal promotora do evento, a Comissão de Mototurismo da Federação de Motociclismo de Portugal, representada por Catarina Almeida, explicou aos alunos a importância de reflorestar a região e o país, cuja floresta foi tão fustigada pelos incêndios, sobretudo com o recurso à plantação de árvores autóctones, no caso de Arronches, o sobreiro.

Já na manhã de terça-feira, foi hora dos motards rumarem até Vila Real de Santo António, cidade onde terminou a terceira e última etapa desta aventura todo-o-terreno, na qual se encontra a participar o arronchense Hélder Palma.

[/shc_shortcode]