“Não esperávamos que a L3 cessasse atividade em Portugal”, diz Hugo Hilário

Foi no final do mês de setembro que a L3Harris Airline Academy encerrou a sua escola de pilotos, instalada no aeródromo de Ponte de Sor.

A L3Harris justificou a decisão com a sua estratégia a nível mundial, o que a levou a rever a posição da sua carteira de academias pelo mundo, incluindo a portuguesa.

O presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, Hugo Hilário (na foto), garante que a preocupação inicial prendia-se com os postos de trabalho e os interesses dos trabalhadores, que se encontram “salvaguardados com a nova empresa que vai incorporar o projeto aeronáutico de Ponte de Sor. A dimensão que a infraestrutura do aeródromo atingiu leva a que exista a saída e entrada de empresas. Efetivamente, ficámos preocupados porque não estávamos à espera que a L3 cessasse a sua atividade em Portugal. Foi-nos comunicado isso de uma forma inesperada e o nosso objetivo passou por termos a certeza que a empresa que a L3 escolheu para vender os seus ativos tinha capacidade para integrar o nosso projeto aeronáutico integrado. Nesse sentido, parece-nos que um problema que poderia ser complexo acabou por ficar resolvido rapidamente”.

A L3Harris adquiriu a academia no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor à empresa GAir em 2017 e acaba por encerrar cinco anos depois.

Os ativos da L3Harris em Ponte de Sor já foram adquiridos por uma outra empresa do mesmo setor e a situação profissional dos cerca de 90 funcionários deverá estar, na sua maioria, assegurada.