A Câmara Municipal de Elvas e a Câmara Municipal de Viseu assinaram esta segunda-feira, dia 3, a via do protocolo de geminação, cooperação e amizade Elvas- Viseu.
Rondão Almeida, presidente da câmara municipal de Elvas, explica que as duas cidades têm muitos aspetos em comum: “as duas cidades são militares, temos as mesmas festas e igrejas com o mesmo batismo nas duas cidades. Por outro lado, somos dois autarcas que ao longos dos últimos 20 anos fizemos muito pelas nossas cidades e pelo nosso património”.
De acordo com o autarca, esta geminação traz alguns desafios para as duas cidades “uma vez que é necessários que as nossas escolas estabeleçam diálogos constantes com as de Viseu. É necessário que os nossos empresários colaborem com os de Viseu e temos que desafiar os nossos agentes, das mais variadas áreas, a manterem uma ligação permanente com os seus homólogos de Viseu. Apresentei uma proposta, que passa pela criação de uma comissão, e parece que foi aceite, para que possamos saber o que foi feito com esta geminação. Por outro lado, estou também a revitalizar a EUROBEC, que anda no papel há cerca de 12 anos e como se costuma dizer onde Rondão Almeida se mete alguma coisa tem que mudar”.
A cerimónia contou com uma comitiva de representantes do Município de Viseu, entre os quais o presidente do município de Viseu, Fernando Ruas. Para o autarca, uma geminação “é sempre bom pois permite a troca de experiências e de aprendizagens. Neste caso, damos especial importância a esta geminação porque é interna e de duas realidades diferentes do mesmo país”.
Depois de uma primeira cerimónia, que decorreu em Viseu, a assinatura da segunda via do protocolo de geminação entre as duas cidades decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas.


O capitão Rui Jacob é o novo comandante do Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).
O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove amanhã, dia 4, em Portalegre, um encontro interregional de Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), depois de um outro hoje, dia 3, em Viseu.

Judo – Uma escola de vida, foi o mote para a palestra que decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 3, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito da semana do desporto que está a decorrer na vila.
Já Natalino Borrega, responsável pela secção de judo do Sporting Clube Campomaiorense, explica que “o judo permite transmitir muitos ensinamentos a quem pratica a modalidade”.
A semana do desporto decorre até sábado, dia 8, e conta com diversas modalidades. Amanhã, pelas 10.40 horas, há palestra no Centro Cultural, subordinada ao tema “A canoagem na alta competição. Pelas 18 horas realiza-se a atividade “Duas horas a nadar”, nas piscinas da Fonte nova, e às 19 horas tem início o torneio de padel da Casa do Benfica de Campo Maior. Na casa do povo começa o torneio de judo em família.
No âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior, até ao próximo sábado, dia 8 de outubro, o auditório do Centro Cultural de Campo Maior será palco esta terça-feira, 4 de outubro, para uma palestra sobre canoagem na alta competição.
A formação intitulada “A Casa de Terra” está a decorrer até quarta-feira, dia 5 de outubro, na Quinta dos Nabais, em Elvas.
A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de Outubro, tem como tema central “Flying for a World of Opportunities”, foi apresentado esta manhã em Lisboa, contando com a presença da Rádio ELVAS.
Rogério Alves, vice-presidente no município de Ponte de Sor, garante que “este vai ser o maior evento de sempre. Se não fosse a pandemia, já tínhamos chegado antes a este nível e para nós é uma grande expetativa e um grande orgulho por termos conseguido esta notoriedade”.
A Tekever é uma das empresas instaladas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que vai participar nesta edição do Air Summit. O CEO do grupo, Ricardo Mendes, revela “expetativas muito altas com o intuito de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade, além dos nos projetos que vão ser apresentados”.
O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama.
O Secretariado da Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do Partido Comunista Português (PCP) denuncia que, “no distrito de Portalegre, após pouco mais de um mês de entrada em funcionamento da nova empresa intermunicipal de Águas do Alto Alentejo, o cenário de degradação das condições do serviço prestado, antecipado pelo PCP, se confirma.


Surgiu, no youtube e em língua alemã, o canal “SOS Alentejo”, que demonstra preocupações ambientais.
A atleta elvense Raquel Trabuco venceu no passado sábado, dia 1, a I Carrera popular de Olivença.
O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Nisa, apreendeu, em 29 de setembro, cerca de mil artigos contrafeitos, no concelho de Nisa.
A secção de natação do Clube Elvense de Natação (CEN) retoma esta segunda-feira, dia 3 de outubro, os treinos, quer com a escola de formação, quer com os atletas federados. Os trabalhos decorrem no espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas.


A Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, recebeu ontem, dia 2 de outubro, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Hugo Santos ao poeta natural de Tomar, Nuno Garcia Lopes.
Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo para a declamação de poesia do autor vencedor do prémio e também de Hugo Santos, por José Camoesas e Leonor Alegria.
A Casa do Benfica de Campo Maior foi uma das associações do concelho que se quiseram associar à Semana do Desporto, na vila.
Guilherme Cortes formalizou a sua candidatura à Comissão Política Concelhia do PS Elvas, tendo enviado um comunicado à nossa redação.

A Seleção Nacional feminina de futebol de sub-23 vai estar em Elvas, num estágio, a partir desta segunda-feira, 3 de outubro, ao final da tarde, e até quinta-feira, dia em que joga, às 16 horas, no Estádio Municipal de Atletismo, diante dos Países Baixos.