Elvas e Viseu formalizam geminação, cooperação e amizade

A Câmara Municipal de Elvas e a Câmara Municipal de Viseu assinaram esta segunda-feira, dia 3, a via do protocolo de geminação, cooperação e amizade Elvas- Viseu.

Rondão Almeida, presidente da câmara municipal de Elvas, explica que as duas cidades têm muitos aspetos em comum: “as duas cidades são militares, temos as mesmas festas e igrejas com o mesmo batismo nas duas cidades. Por outro lado, somos dois autarcas que ao longos dos últimos 20 anos fizemos muito pelas nossas cidades e pelo nosso património”.

De acordo com o autarca, esta geminação traz alguns desafios para as duas cidades “uma vez que é necessários que as nossas escolas estabeleçam diálogos constantes com as de Viseu. É necessário que os nossos empresários colaborem com os de Viseu e temos que desafiar os nossos agentes, das mais variadas áreas, a manterem uma ligação permanente com os seus homólogos de Viseu. Apresentei uma proposta, que passa pela criação de uma comissão, e parece que foi aceite, para que possamos saber o que foi feito com esta geminação. Por outro lado, estou também a revitalizar a EUROBEC, que anda no papel há cerca de 12 anos e como se costuma dizer onde Rondão Almeida se mete alguma coisa tem que mudar”.

A cerimónia contou com uma comitiva de representantes do Município de Viseu, entre os quais o presidente do município de Viseu, Fernando Ruas. Para o autarca, uma geminação “é sempre bom pois permite a troca de experiências e de aprendizagens. Neste caso, damos especial importância a esta geminação porque é interna e de duas realidades diferentes do mesmo país”.

Depois de uma primeira cerimónia, que decorreu em Viseu, a assinatura da segunda via do protocolo de geminação entre as duas cidades decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas.

Capitão Rui Jacob é o novo comandante da GNR de Elvas

O capitão Rui Jacob é o novo comandante do Destacamento Territorial de Elvas da Guarda Nacional Republicana (GNR).

O capitão, de 30 anos, natural de Condeixa-a-Nova, sucede no cargo ao capitão João Lourenço e tomou posse esta segunda-feira, dia 3 de outubro.

STAL promove encontro de bombeiros profissionais em Portalegre

O Sindicato Nacional dos Trabalhadores da Administração Local (STAL) promove amanhã, dia 4, em Portalegre, um encontro interregional de Bombeiros Profissionais das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV), depois de um outro hoje, dia 3, em Viseu.

Estes encontros têm como objetivo dar continuidade ao trabalho desenvolvido em todos os setores da Proteção Civil, “nomeadamente na defesa e valorização dos profissionais das AHBV, fazer o balanço do trabalho realizado, bem como reforçar as propostas e perspetivar o trabalho do STAL para o setor, tendo em conta a realidade nacional, sem esquecer a regional, com condições de trabalho completamente assimétricas”.

O STAL promoveu este ano uma ronda nacional de contactos junto dos profissionais deste setor – Bombeiros Sapadores, Bombeiros das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários e dos Sapadores Florestais –, cujas principais reivindicações prendem-se com o aumento dos salários, a valorização profissional e das carreiras, o respeito pelo horário de trabalho e o fim da precariedade.

Os encontros interregionais inserem-se ainda no âmbito do debate e da mobilização para a grande jornada de luta, promovida pela CGTP-IN entre 15 de setembro e 15 de outubro, data em que se realizam manifestações em Lisboa (Cais do Sodré) e no Porto (Campo 24 de Agosto), sob o lema “Aumento dos salários e pensões – emergência nacional! Contra o aumento do custo de vida e o ataque aos direitos”.

O encontro de amanhã, em Portalegre, decorre no auditório do IPDJ, a partir das 10 horas.

Judo em destaque na semana do desporto de Campo Maior

Judo – Uma escola de vida, foi o mote para a palestra que decorreu na manhã desta segunda-feira, dia 3, no Centro Cultural de Campo Maior, no âmbito da semana do desporto que está a decorrer na vila.

O mestre Chavigas, presidente da Associação Distrital de Judo de Portalegre, explica que, “tendo em conta que o judo assinala 40 anos de atividade em Campo Maior nesta é poça desportiva, faria todo o sentido associarem-se à organização desta semana”.

Já Natalino Borrega, responsável pela secção de judo do Sporting Clube Campomaiorense, explica que “o judo permite transmitir muitos ensinamentos a quem pratica a modalidade”.

São Silveirinha, vereadora na câmara de Campo Maior, considera que “as pessoas têm muita vontade deste tipo de eventos, sendo objetivo do executivo chamar sempre as associações para a organização dos eventos, à semelhança do que acontece com esta semana do desporto”.

A semana do desporto decorre até sábado, dia 8, e conta com diversas modalidades. Amanhã, pelas 10.40 horas, há palestra no Centro Cultural, subordinada ao tema “A canoagem na alta competição. Pelas 18 horas realiza-se a atividade “Duas horas a nadar”, nas piscinas da Fonte nova, e às 19 horas tem início o torneio de padel da Casa do Benfica de Campo Maior. Na casa do povo começa o torneio de judo em família.

Treino de judo em família esta terça-feira em Campo Maior

No âmbito da Semana do Desporto, que decorre em Campo Maior, até ao próximo sábado, dia 8 de outubro, o auditório do Centro Cultural de Campo Maior será palco esta terça-feira, 4 de outubro, para uma palestra sobre canoagem na alta competição.

Participam nesta palestra, a partir das 10h40, Fernando Pimenta (online) e Nuno Nanita (presencial).

Entre as 18 e as 20 horas, decorre a iniciativa “Duas horas a nadar”, no complexo das Piscinas das Fonte Nova, numa organização da Câmara Municipal e do Sporting Clube Campomaiorense.

Pelas 19 horas, na Casa do Povo de Campo Maior, há treino de judo em família.

A Semana do Desporto, promovida pelo Município de Campo Maior, em colaboração com os agentes desportivos do concelho, conta com um programa repleto de atividades para várias todas as idades. Toda a programação para conhecer aqui.

Formação sobre Bio construção decorre na Quinta dos Nabais

A formação intitulada “A Casa de Terra” está a decorrer até quarta-feira, dia 5 de outubro, na Quinta dos Nabais, em Elvas.

Esta é a segunda iniciativa nesta área que é desenvolvida, mais uma vez em parceria com a DeBarro Arquitetura, desta vez com o arquiteto Marco Aresta.

Air Summit 2022 é “a maior de sempre”, diz Hugo Hilário

A sexta edição da cimeira aeronáutica Portugal Air Summit, que vai decorrer em Ponte de Sor entre os dias 12 e 15 de Outubro, tem como tema central “Flying for a World of Opportunities”, foi apresentado esta manhã em Lisboa, contando com a presença da Rádio ELVAS.

Abrir espaço para a discussão de um pós-pandemia para todos os setores da maior cimeira ibérica sobre aviação e por outro lado, a abordagem a novas oportunidades relacionadas com a necessidade de perfis altamente qualificados, a sustentabilidade, a problemática da energia, a retoma do turismo, os avanços tecnológicos neste salto digital a que o mundo assistiu com a pandemia, entre muitas outras.

Hugo Hilário, presidente da Câmara Municipal de Ponte de Sor, considera que “os investimentos feitos no aeródromo da cidade, nos últimos anos, têm dado um reconhecimento muito grande, quer a nível nacional quer internacional. Partimos este ano para mais uma edição do Portugal Air Summit, com uma estimativa de números que duplicam em relação às últimas edições, o que é muito bom. No entanto, o mais importante é continuarmos a posicionar-nos como um território e uma localização privilegiada para o investimento”.

A primeira edição da Air Summit, em  2017, assumiu-se como “uma iniciativa lúdica, com espetáculos aéreos e com o intuito de mostrar à população as infraestruturas que a cidade já tinha” referiu Hugo Hilário, acrescentando que “rapidamente passámos para uma cimeira de três dias onde reunimos as principais empresas e instituições do setor”.

Rogério Alves, vice-presidente no município de Ponte de Sor, garante que “este vai ser o maior evento de sempre. Se não fosse a pandemia, já tínhamos chegado antes a este nível e para nós é uma grande expetativa e um grande orgulho por termos conseguido esta notoriedade”.

Na edição deste ano, a grande novidade vai para a apresentação do primeiro avião totalmente feito em Portugal, “o Luz222, cuja fábrica vai ser construída no Aeródromo de Ponte Sor. No Portugal Air Summit vamos apresentar não só a maquete do avião, mas também a da fábrica que vai ser construída em Ponte Sor”, garantiu o vice-presidente.

A Tekever é uma das empresas instaladas no Aeródromo Municipal de Ponte de Sor e que vai participar nesta edição do Air Summit. O CEO do grupo, Ricardo Mendes, revela “expetativas muito altas com o intuito de mostrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido na cidade, além dos nos projetos que vão ser apresentados”.

O Portugal Air Summit assume-se como a maior cimeira Aeronáutica da Península Ibérica, que reúne intervenientes internacionais e nacionais da indústria dos setores de Aeronáutica, Espacial e da Defesa, que regista um volume de negócios de 1,7 mil milhões de euros, dos quais 87% dizem respeito a exportações, e conta com mais de 18.500 profissionais em Portugal.

 

Grupo de Apoio de Portalegre da LPCC apoia doentes do distrito

O movimento conhecido como Outubro Rosa nasceu nos Estados Unidos, na década de 1990, para estimular a participação da população no controlo do cancro da mama. A data é celebrada anualmente com o objetivo de promover a consciencialização sobre a doença e partilhar informações sobre o cancro de mama.

Na edição desta semana do Magazine de Informação e Música, na Rádio ELVAS, contámos com a presença de Cristina Bruno (na foto), voluntária e coordenadora do Grupo de Apoio de Portalegre da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e tivemos oportunidade de conhecer o trabalho deste grupo e da própria liga em si.

PCP defende água pública, ambiente e as populações

O Secretariado da Direção da Organização Regional de Portalegre (DORPOR) do Partido Comunista Português (PCP) denuncia que, “no distrito de Portalegre, após pouco mais de um mês de entrada em funcionamento da nova empresa intermunicipal de Águas do Alto Alentejo, o cenário de degradação das condições do serviço prestado, antecipado pelo PCP, se confirma.

[shc_shortcode class=”shc_mybox”]

“Tal como afirmámos em março de 2018, comprova-se agora que a alienação da gestão da água em baixa a uma entidade externa aos Municípios provocou elevados aumentos das tarifas, não assegurou a melhoria da qualidade dos serviços e da água, como apregoado pelo PS e PSD, muito pelo contrário. Tal como afirmámos, não foram garantidos os investimentos necessários para superar os problemas que se mantêm. E os que houve, resultam de programa de candidaturas desenhadas e adaptadas com carácter de urgência para o efeito e para condicionar as decisões dos municípios envolvidos”, divulga o PCP.

“As populações dos concelhos cujos municípios aceitaram agregar-se nesta empresa (com exceção de Avis e Monforte, de maioria CDU, de Elvas e Campo Maior, que há muito tempo já tinha privatizado o serviço, sob a gestão do PS, e Portalegre, porque dispõe de um serviço municipalizado nesta área) relatam aumentos mínimos de 100%, roturas que duram horas até serem resolvidas, taxas e serviços auxiliares que passam a ter custos exorbitantes, incapacidade de resposta na limpeza de fossas sépticas e ainda um serviço de atendimento ao consumidor muito distante e ineficiente em relação àquele que era prestado pelos serviços das câmaras municipais”, segundo a DORPOR do PCP.

“Consideramos, ainda, que a alienação da gestão da água pública em baixa, por um período contratual de 20 anos, não teve a preparação merecida e começou muito mal. A delegação da gestão para a empresa, por impreparação desta, foi reprogramada; o processo e contratação de recursos humanos foi desadequado e desregulado (os contratos de trabalho não identificaram SPI e local de trabalho, por exemplo), e, por comprovada incapacidade operativa e operacional, foi solicitado aos Municípios que integram o sistema o apoio de meios humanos e materiais de modo a garantir o cumprimento das competências delegadas. As populações, perante este sistema empresarial deficiente e incompetente, encontram-se, na prática, a pagar duas vezes o mesmo serviço: através dos tarifários aumentados, criados para suprir gastos de funcionamento da empresa intermunicipal e, através do financiamento público que é assegurado pelas autarquias e o seu orçamento”, refere a DORPOR.

O secretariado da DORPOR do PCP regista como positivo a recente publicação do Decreto-Lei 62/2022, de 26 de setembro, que “pode constituir um passo importante para a concretização do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato, que há muito o PCP vem exigindo como um investimento estruturante para a região. Um investimento indispensável à captação das águas de superfície para assegurar o abastecimento regular, facilitar a reposição dos lençóis freáticos e assegurar caudais ecológicos essenciais à salvaguarda ambiental”.

Por fim, a DORPOR do PCP “declara que pugna por uma gestão da água pública, que coloque os interesses das populações, do ambiente e da região em primeiro lugar”.

[/shc_shortcode]

Semana repleta de atividades para os seniores de Campo Maior

Imagem de arquivo

O Município de Campo Maior, que dedica esta primeira semana de outubro, aos maiores, isto é, aos seniores do concelho, preparou um conjunto de atividades, que se estendem até domingo, dia 9 de outubro, com a realização do tradicional Almoço dos Maiores.

Depois de um passeio a Coimbra, no sábado, para esta segunda-feira, dia 3, está agendada uma sessão de Bingo Sénior, a partir das 15 horas, no Centro Comunitário da vila. Amanhã, dia 4, o mesmo espaço dará lugar a um salão de beleza e saúde, entre as 14 e as 18 horas. Às 16 horas, decorre um workshop sénior de dança oriental.

Já na quinta-feira, 6 de outubro, há aula de hidroginástica sénior, no complexo de Piscinas da Fonte Nova, a partir das 9h15. Às 15 horas, no Centro Comunitário, tem início uma tarde cultural intergeracional.

Para sexta-feira, dia 7, está agendada uma caminhada sénior, pela Herdade dos Adaens, a partir das 9 horas.

Esta Semana dos Maiores termina no domingo, dia 9, com o almoço convívio, a realizar, a partir das 13 horas, no pavilhão da Escola Secundária de Campo Maior.

Canal “SOS Alentejo” em destaque no “Ambiente em FM”

Surgiu, no youtube e em língua alemã, o canal “SOS Alentejo”, que demonstra preocupações ambientais.

Este canal surgiu a partir da iniciativa de Raphael Bolius, cidadão austríaco, que reside há vários anos na região de Ponte de Sor, e da sua companheira Carla Fino.

José Janela, da Quercus, explica que este canal surgiu “durante a consulta pública da Barragem do Pisão, para protestar contra a sua construção e questionar como será o Alentejo daqui a dez anos”.

O ambientalista explica qual a visão destas pessoas do Alentejo, daqui a dez anos. “Partindo do que já existe e das tendências, o Canal SOS Alentejo prevê que poderá estar ainda mais coberto com monoculturas superintensivas de oliveiras e amendoeiras. Também poderá ter zonas com estufas e áreas grandes com centrais fotovoltaicas”.

O objetivo do canal SOS Alentejo estar agora disponível em língua alemã, no youtube, acrescenta José Janela, é sobretudo, “alertar os falantes de língua alemã (da Alemanha, Áustria e Suíça) o que se está a passar com a Barragem do Pisão e de como podem protestar contra a sua construção”.

O canal SOS Alentejo é o tema em destaque esta semana no programa “Ambiente em FM”, que pode ouvir na emissão às 12.45 horas e às 16.30 horas ou no podcast abaixo:

GNR de Nisa apreende cerca de mil artigos contrafeitos

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Nisa, apreendeu, em 29 de setembro, cerca de mil artigos contrafeitos, no concelho de Nisa.

No âmbito de uma ação de fiscalização rodoviária, os militares da GNR abordaram um veículo, tendo verificado que no seu interior era transportado diverso material contrafeito. No decorrer da ação policial foram apreendidos cerca de mil artigos contrafeitos, de diversas marcas.

O suspeito, um homem de 45 anos, foi constituído arguido e os factos foram comunicados ao Tribunal Judicial de Nisa. Foi ainda identificado um homem de 41 anos.

A Guarda Nacional Republicana relembra que o objetivo principal deste tipo de ações é garantir o cumprimento dos direitos de propriedade industrial, visando essencialmente o combate à contrafação, ao uso ilegal de marca e à venda de artigos contrafeitos.

A ação contou com o reforço do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) de Nisa.

CEN retoma treinos de natação esta segunda-feira

A secção de natação do Clube Elvense de Natação (CEN) retoma esta segunda-feira, dia 3 de outubro, os treinos, quer com a escola de formação, quer com os atletas federados. Os trabalhos decorrem no espaço coberto e aquecido das Piscinas Municipais de Elvas.

As expectativas do presidente do clube, José Caldes, para esta nova temporada são “as melhores”, até porque, segundo diz, o CEN tem vindo a estar sempre, ao nível desta modalidade, num “patamar bastante elevado”.

“Temos novos miúdos, porque fizemos captação, também para a parte federada. Vamos ter mais de 19 elementos, num conjunto de 40 atletas federados, o que já é alguma coisa, naquilo que é a natação. Nem todos os clubes podem ter esta quantidade de gente”, assegura.

José Caldes espera ainda que se consiga fazer “um grande trabalho”, tentado levar os atletas aos campeonatos nacionais e a participar num maior número possível de provas.

Sorteios do campeonato e Taça seniores são esta tarde

Foto arquivo

A Associação de Futebol de Portalegre vai realizar os sorteios do campeonato e da Taça, em seniores, nesta segunda-feira, 3 de outubro, às 15 horas, na sua sede. A repetição destes sorteios foi determinada pela desistência do Futebol Clube do Crato das provas de seniores, no plano distrital.

No que diz respeito à Taça de Honra, não há necessidade de repetir o sorteio e cada uma das duas séries vai ser disputada por três equipas: Villa, “O Elvas” e Gavionenses, na Série A; Mosteirense, Elétrico e Gafetense, na Série B. Nesta prova, no próximo domingo, às 15 horas, há dois encontros: Villa – Gavionenses, na Série A, e Mosteirense – Gafetense, na Série B.

Quanto às provas hoje sorteadas, o campeonato começa a 6 de novembro e a primeira jornada da fase de grupos da Taça da Associação está marcada para dia 20 do mesmo mês.

Campo Maior entregou prémios do concurso Literário Hugo Santos

A Biblioteca Municipal João Dubraz, em Campo Maior, recebeu ontem, dia 2 de outubro, a cerimónia de entrega do Prémio Literário Hugo Santos ao poeta natural de Tomar, Nuno Garcia Lopes.

A sessão contou com a participação do presidente do município, Luís Rosinha e do presidente do Júri do Prémio, Rui Cardoso Martins. Estiveram ainda presentes o presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, os vereadores Paulo Pinheiro, São Silveirinha e Fátima Vitorino, o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Rodrigo, Vanda Portela em representação da Junta de Freguesia de S. João Baptista, a vereadora do Município de Torres Novas, Elvira Sequeira, e os restantes membros do júri, Amélia Vadillo e Paulo Costa.

O momento serviu também para apresentar a obra vencedora “Uma Casa de Papel Onde Morar”, agora editado pela Filigrana Editora.

Como não podia deixar de ser, houve ainda tempo para a declamação de poesia do autor vencedor do prémio e também de Hugo Santos, por José Camoesas e Leonor Alegria.

De relembrar que a criação do Prémio Literário Hugo Santos tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome.

Casa do Benfica de Campo Maior promove torneio de padel

A Casa do Benfica de Campo Maior foi uma das associações do concelho que se quiseram associar à Semana do Desporto, na vila.

A promover um torneio de padel, que tem início amanhã, terça-feira, dia 4 de outubro, e que se estende até sábado, dia 8, onde serão encontrados os vencedores da prova, Raul Burrica (na imagem), da Casa do Benfica, assegura que não podiam deixar de se associar a esta iniciativa desportiva, promovida pela Câmara Municipal.

“Somos uma associação que colabora, não só nestes eventos maiores, com iniciativa total do município, mas sim ao longo do ano, por nossa livre e espontânea vontade”, adianta, revelando que os jogos de padel, a partir de amanhã, disputam-se entre as 19 e as 23 horas, com exceção feita ao feriado de quarta-feira, em que os jogos serão realizados durante a manhã.

Raul Burrica dá ainda os parabéns ao Município de Campo Maior, pela promoção desta Semana do Desporto, assegurando que, há muito tempo, “não se fazia nada parecido” no concelho.

O torneio de padel da Casa do Benfica de Campo Maior joga-se no polidesportivo da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Guilherme Cortes formalizou candidatura à Comissão Política Concelhia do PS Elvas

Guilherme Cortes formalizou a sua candidatura à Comissão Política Concelhia do PS Elvas, tendo enviado um comunicado à nossa redação.

“É com grande entusiasmo e motivação que eu e um conjunto de militantes com provas dadas em tarefas autárquicas formalizamos a candidatura à Comissão Política Concelhia do PS Elvas, cuja moção que a acompanha se intitula “Olhos nos olhos: Elvas é de Todos”.

A formalização da candidatura aconteceu na sede do Partido Socialista pela mão do mandatário, João Rondão Almeida. No passado dia 29, entregámos ao órgão competente – presidente e respetivos secretários da Mesa da Assembleia da Concelhia – todo o processo.

Uma vez rubricado, verificado e confirmado pelos três membros, a candidatura prossegue o seu percurso com uma conferência de Imprensa, num ato que dará a conhecer as linhas
orientadores da candidatura assim como os nomes dos militantes que a compõem. Trata-se de um momento importante e aberto a todos os militantes e simpatizantes que queiram estar presentes na terça-feira, dia 4 de outubro, pelas 19 horas, na sede do partido, Porta do Sol no 2, em Elvas.

O percurso da candidatura que formalizamos visa defender as linhas orientadoras que estão patentes na moção política: um partido próximo, coeso, transparente e capaz de galvanizar uma vontade renovada com todos os militantes. É agora tempo de mobilizar os militantes e simpatizantes do Partido Socialista, reforçar os vínculos de confiança e camaradagem, fomentar a militância ativa, o debate e a troca de ideias, na certeza que com a participação e empenho de todos, seremos capazes de honrar a história do PS em Elvas, que tem provas dadas de trabalho e vitórias, e construir uma sólida e confiável alternativa para o próximo ato eleitoral autárquico.

Os socialistas olham para nós na expectativa e esperança de que possamos construir um projeto autárquico capaz de responder aos anseios dos elvenses”.

Guilherme Cortes
Militante do PS 153077

António Falé Canoa, Francisco Espiguinha, Guilherme Cortes, José Painha, João
Rondão Almeida, António Balsinhas e Carlos Pernas (na foto ao lado).

Portugal (femininos, sub-23) joga em Elvas com os Países Baixos

A Seleção Nacional feminina de futebol de sub-23 vai estar em Elvas, num estágio, a partir desta segunda-feira, 3 de outubro, ao final da tarde, e até quinta-feira, dia em que joga, às 16 horas, no Estádio Municipal de Atletismo, diante dos Países Baixos.

Para Daniel Pina, presidente da Associação de Futebol de Portalegre, “é uma honra” que a federação nacional escolha o distrito para a realização de estágios e jogos. O estado do relvado do Estádio Municipal de Atletismo de Elvas chegou a colocar alguns entraves à realização do jogo, em Elvas, situação que, entretanto, foi “ultrapassada”, revela ainda.

Para este estágio, o treinador José Paisana convocou as seguintes atletas: Carolina Vilão, Ana Seiça, Daniela Silva, Maria Negrão e Carolina Correia, do Benfica; Mariana Rosa, Carolina Beckert, Joana Martins, Ana Teles e Inês Gonçalves, do Sporting; Nelly Rodrigues, do Marselha; Raquel Ferreira, Marta Ferreira, Daniela Santos, do Damaiense; Sierra Cota-Yarde, do Arcansas University; Maria Miller, do Famalicão; Catarina Pereira, Nicole Nunes e Beatriz Fonseca, do Braga; Giovana Maia, do Parma; Clara Moreira, do Nantes; e Kelsey Araújo, do Le Havre AC.

Na sexta-feira, a Seleção Nacional parte em direção a Madrid, onde, até domingo, prepara o jogo frente à Espanha. Esse encontro está marcado para o meio-dia, na segunda-feira, dia 10, no Estádio Ciudad dél Fútbol (Las Rozas).