Elvas e Viseu formalizam geminação, cooperação e amizade

A Câmara Municipal de Elvas e a Câmara Municipal de Viseu assinaram esta segunda-feira, dia 3, a via do protocolo de geminação, cooperação e amizade Elvas- Viseu.

Rondão Almeida, presidente da câmara municipal de Elvas, explica que as duas cidades têm muitos aspetos em comum: “as duas cidades são militares, temos as mesmas festas e igrejas com o mesmo batismo nas duas cidades. Por outro lado, somos dois autarcas que ao longos dos últimos 20 anos fizemos muito pelas nossas cidades e pelo nosso património”.

De acordo com o autarca, esta geminação traz alguns desafios para as duas cidades “uma vez que é necessários que as nossas escolas estabeleçam diálogos constantes com as de Viseu. É necessário que os nossos empresários colaborem com os de Viseu e temos que desafiar os nossos agentes, das mais variadas áreas, a manterem uma ligação permanente com os seus homólogos de Viseu. Apresentei uma proposta, que passa pela criação de uma comissão, e parece que foi aceite, para que possamos saber o que foi feito com esta geminação. Por outro lado, estou também a revitalizar a EUROBEC, que anda no papel há cerca de 12 anos e como se costuma dizer onde Rondão Almeida se mete alguma coisa tem que mudar”.

A cerimónia contou com uma comitiva de representantes do Município de Viseu, entre os quais o presidente do município de Viseu, Fernando Ruas. Para o autarca, uma geminação “é sempre bom pois permite a troca de experiências e de aprendizagens. Neste caso, damos especial importância a esta geminação porque é interna e de duas realidades diferentes do mesmo país”.

Depois de uma primeira cerimónia, que decorreu em Viseu, a assinatura da segunda via do protocolo de geminação entre as duas cidades decorreu hoje no Salão Nobre da Câmara Municipal de Elvas.