Motociclista morre após despiste no concelho de Arronches

Um homem, de 57 anos, faleceu na sequência do despiste do motociclo em que seguia na estrada que liga Arronches a Esperança.

O alerta, segundo o CDOS de Portalegre, foi dado às 14.35. horas deste sábado, dia 24. A vítima ainda foi transportada para o Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, onde veio a ser declarado o óbito.

No local estiveram os Bombeiros de Arronches, GNR e  VMER de Portalegre num total de 20 operacionais e seis viaturas.

Dois feridos graves em acidente doméstico

Um acidente doméstico provocou dois feridos graves, uma mulher de 46 anos e um homem de 57 anos.

O alerta, para um acidente doméstico numa cozinha na Rua Crisóstomo Antunes, em Elvas, foi dado às 17.42 horas. Da ocorrência resultaram queimaduras de 90% do corpo da mulher e 20% da parte superior do corpo do homem.

Para o local foram mobilizados os Bombeiros Voluntários de Elvas e a SIV do Hospital de Santa Luzia de Elvas.

Cuca Roseta, Ivandro e AUREA na Festa da Vinha e do Vinho

Tal como noticiámos anteriormente, a Festa da Vinha e do Vinho decorre em Borba, entre os dias 9 e 13 de Novembro.

Além da degustação de vinho e produtos regionais, bem como atividades de cariz cultural e tradicional, a vertente musical assume um papel muito importante no certame, com nomes locais e nacionais.

A Câmara Municipal de Borba, entidade organizadora do evento, já divulgou os artistas presentes. Sendo assim, no dia 9 de novembro, quarta-feira, às 21.30 horas, atuam os Sangre Ibérico. A noite de quinta-feira, dia 10, é dedicada aos fadistas de Borba seguidos de Cuca Roseta, pelas 22.30 horas. Na sexta-feira, dia 11, atua Ivandro, os Cromos da Noite, KARETUS e Dj Diaz. No sábado, dia 12, é a vez de AUREA subir ao palco da festa, seguida de Dj Brat e Dj S-Silva. No último dia, às 16 horas, atua Rebeca e a cerimónia de encerramento conta com baile com Zé Pedro Sousa.

Jardins de Elvas apresentados em visita guiada

“Jardins Imprevistos” foi o tema da visita guiada aos jardins do Centro Histórico de Elvas que a AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura e a Associação Portuguesa de Arquitetos Paisagistas promoveu na manhã deste sábado, 24 de setembro, no âmbito das Jornadas Europeias do Património.

O percurso, iniciado na zona do Mercado Municipal da antiga Casa das Barcas e Quartel do Trem, foi conduzido pelo arquiteto paisagista e presidente da AIAR, Carlos Correia Dias.

Esta comemoração local das Jornadas Europeias do Património contou com o apoio de diversas empresas e instituições, entre as quais o Município, o Museu Militar e a Santa Casa da Misericórdia de Elvas.

Forte da Graça recebeu a última visita especial deste ano

O Forte de Nossa Senhora da Graça, em Elvas, recebeu na manhã deste sábado, 24 de setembro, mais uma visita especial.

O grupo de visitantes ouviu as explicações de Edgar Nanques, historiador e técnico superior do Município, sobre as origens da construção do monumento até aos pormenores mais destacados da sua arquitetura.

Esta foi a segunda e última visita especial ao Forte da Graça em 2022, depois da anteriormente realizada a 21 de maio último.

A iniciativa do Município de Elvas culmina de hoje a uma semana, sábado 1 de outubro, com aquela que será também a segunda visita deste ano ao Forte de Santa Luzia.

As inscrições para esta visita podem já ser feitas através do e-mail forte.santaluzia@cm-elvas.pt ou pelo telefone 268 623 287.

AIAR expõe o Aqueduto da Amoreira na Casa da Cultura

A exposição ”Um Aqueduto entre Aquedutos”, promovida pela AIAR – Associação de Desenvolvimento pela Cultura, está patente até ao próximo dia 29, na Casa da Cultura, em Elvas.

A mostra esteve patente ao público na Cisterna, no âmbito dos 400 anos do Aqueduto da Amoreira. Agora, está neste espaço da Praça da República e apresenta uma dezena de fotografias do monumento classificado como Património Mundial.

The Gift e Rumo ao Sul fecham espetáculos do São Mateus

Os últimos espetáculos musicais, no âmbito da Expo São Mateus, em Elvas, estão marcados para a noite deste sábado, 24 de setembro.

A Brigada 14 de Janeiro atua pelas 21 horas, no Palco da Feira. A partir das 22h30, pelo Palco São Mateus, passam os Rumo ao Sul, The Gift e Francisco Cunha.

As entradas são gratuitas. A Expo São Mateus é uma organização da Câmara Municipal de Elvas e da Confraria do Senhor Jesus da Piedade.

Campo Maior regressa a 1811 este fim-de-semana

Este fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro, Campo Maior regressa ao ano de 1811 com a recreação histórica das invasões francesas à vila. Combates, desfile pelas ruas do centro histórico e um baile oitocentista são algumas das atividades a decorrer.

A cerimónia de abertura contou com um desfile dos cerca de 170 figurantes pelas ruas da vila, entre o castelo e Praça da República.

Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, considera que “esta é uma das datas importantes do concelho e que tem que ser destacada. O nosso concelho mostrou uma defesa à Pátria e é muito importante que a nossa comunidade conheça os acontecimentos daquela altura”.

Já José António Faria e Silva, presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, explica que “nesta recreação estão presentes cinco grupos de recreação histórica portugueses e dois espanhóis, num total de cerca de 200 pessoas. Para preparar esta recreação tivemos que fazer um reconhecimento dos locais, sobretudo para garantir a segurança de todos uma vez que temos armas a disparar, apesar de ser com pólvora seca”.

A recreação histórica das invasões francesas de 1811 a Campo Maior conta ainda hoje com a simulação histórico – militar de combates entre tropas que defendem Campo Maior e as tropas invasoras, no Baluarte de São Sebastião, às 21.30 horas e o regresso das tropas ao Castelo de Campo Maio, seguido de baile oitocentista aberto à população, está marcado para as 22.30 horas.

Abertas inscrições para formação de novos Bombeiros em Elvas

Estão abertas, até dia 30 de setembro, as inscrições para novos Bombeiros, em Elvas. Trata-se de uma formação que se destina a pessoas entre os 17 e 45 anos de idade, ou até aos 55 anos, se forem licenciados.

Esta formação, explica o comandante dos Bombeiros de Elvas, Tiago Bugio, divide-se em sete módulos, sendo o primeiro relacionado com a toda a organização da corporação, tipologias dos corpos de bombeiros e a sua postura face aos protocolos de atuação”. O segundo módulo está relacionado com matérias perigosos, eletricidade, fenomenologia de combustão, construção civil, entre outros, ou seja, o que é necessário os bombeiros saberem, em cada uma destas áreas, tendo em conta as diversas ocorrências e face a diferentes cenários que podem encontrar”.

O terceiro módulo está relacionado com “o socorrismo, com o apoio de Desfibrilhador Automático Externo”, segue-se o módulo relativo “aos modos de salvamento e desencarceramento, e por fim, incêndios urbanos e incêndios florestais”.

O comandante dos Bombeiros de Elvas revela que a inscrição é feita através do “preenchimento de um formulário, simples, depois há uma pequena entrevista onde serão avaliados diversos fatores que se consideram importantes para o desempenho de funções, já no final de cada módulo há um teste teórico, e no final há um teste final, bem como provas práticas”.

“Sermos bombeiros não é sermos heróis, mas temos uma postura de vida diferente e é importante termos esta sensibilidade para ajudarmos os outros, porque também podemos ajudar quem está na nossa casa e na nossa família”, afirma Tiago Bugio, lançando o apelo, principalmente aos jovens, para que se inscrevam, nesta formação de novos bombeiros.

A formação para novos Bombeiros, cujas inscrições estão abertas até dia 30 deste mês, é ministrada no quartel da corporação elvense.

João Barroso lança vinho “Idealizado”

O jovem elvense João Barroso (na foto) lançou, recentemente, o seu primeiro vinho, de produção própria, intitulado “Idealizado”.

O vinho, que contou com a produção de 800 garrafas, pode ser adquirido através das redes sociais do João Barroso, em Elvas, Lisboa e Estremoz. A edição 2022 já está a ser produzida também.

João Barroso esteve em entrevista no estúdio da Rádio ELVAS, na Feira de São Mateus, para ouvir aqui:

Arte Urbana dá vida a lavadouros públicos em Montemor

Montemor-o-Novo cria o “Estendal”, um projeto de Arte Urbana que dá nova vida aos lavadouros públicos do concelho. Entre setembro e outubro, está a concretizar-se em Montemor um projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos.

No concelho de Montemor, existem 14 lavadouros públicos, sendo que a maior parte já não está afeta à sua função original, encontrando-se desativados. O projeto “Estendal”, segundo o Município montemorense, “surge da vontade de encontrar uma nova vida e de atribuir um novo significado a estes equipamentos”, propondo a sua utilização “como objeto de intervenção artística e como suporte à execução de obras de arte urbana”.

Para além de atribuir uma nova utilização, de cariz artística e cultural aos lavadouros, compatível com a manutenção da sua vocação primordial, este projeto pretende “divulgar o território de Montemor-o-Novo e promover a visita a vários locais e freguesias, numa lógica de roteiro turístico”.

Para dar corpo à primeira fase do “Estendal”, foram convidados cinco artistas (Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Vanessa Teodoro, Los Pepes e Mariana Dias Coutinho), para intervir nas paredes cinco lavadouros (Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço, São Geraldo e Ciborro), todos situados ao longo do troço montemorense da estrada nacional 2.

A água foi o tema escolhido para servir de mote a todas as obras, sendo de esperar que, face ao conjunto de artistas participantes, possa dar azo a interpretações, estilos e formas de representação muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.

Herdade do Freixo do Meio faz mercado no domingo em Montemor

“Mercado Domingueiro” é o nome da iniciativa que decorre amanhã, 25 de setembro, na Herdade do Freixo do Meio, em Montemor-o-Novo.

Sendo a Herdade do Freixo do Meio, uma área protegida privada, esta iniciativa, revela Alfredo Sendim, responsável pela Herdade, pretende “encontrar formas de interagir com a sociedade, principalmente com os cidadãos locais, porque temos noção que sozinhos não conseguiremos nunca, proteger este ecossistema como ele deve ser protegido, por isso queremos mostrar os valores que estão a ser protegidos”.

Esta é uma iniciativa que vai decorrer sempre, no último domingo de cada mês, contando com diversas atividades, para além de diversos produtores da região, que ali promovem e vendem os seus produtos, não só alimentos, mas também artesanato.

Amanhã, são cerca de 12, os produtores presentes, dos projetos autónomos que funcionam na Herdade, entre outros. Para além disso, “às 10 horas haverá um passeio na área protegida, sobre os valores do montado, a partir das 12.30 horas será servido o cozido de bolota e, às 15 horas, o professor Manuel Calado vai mostrar rota arqueológica, a aldeia do neolítico antigo, por isso este domingo, vai ser muito rico”.

O responsável pela Herdade do Freixo do Meio acrescenta que não é necessária inscrição, apenas para garantir o almoço é necessária uma pré-inscrição. Já os vendedores, para próximas edições, podem fazer a sua inscrição através dos contactos da Herdade do freixo do Meio, que estão disponíveis, no cartaz abaixo.

Grupo Amigos Dez e Meia caminha para a Piedade este domingo

O Grupo “Amigos Dez e Meia” organiza este domingo, 25 de setembro, a sua oitava caminhava do ano, numa distância de cerca de dez quilómetros.

Esta caminhada tem partida, às 7.15 horas, da Praça da República de Vila Boim, com destino ao Santuário do Senhor Jesus da Piedade, em Elvas.

Karvibra com carros para todos os gostos e carteiras no São Mateus

Como já vem sendo tradição, a Karvibra é um dos stands de automóveis que marca presença na feira de São Mateus, em Elvas, com o objetivo de fazer negócio e vender os seus carros.

Contudo, João Figueira, o gerente da Karvibra, espera, até final do certame, conseguir fazer mais vendas que as concretizadas até então. “Pensámos que a feira iria ser mais atrativa, neste sentido. Vê-se muita gente, os espanhóis visitam-nos muito, mas portugueses a comprar há poucos. Esperávamos mais”, assegura.

Ainda assim, e como é habitual em feiras do géneros, este stand tem conseguido estabelecer vários contactos que, segundo o responsável, acabam por ser “trabalhados”, posteriormente. “Por norma, produzem sempre efeito. Mas, de facto, são mais os contactos, que propriamente as vendas”, acrescenta.

Para o São Mateus, a Karvibra levou cerca de 28 carros, de várias marcas e gamas, com os preços entre os 12 e os 30 mil euros. Quanto às condições do Parque da Piedade, João Figueira não esconde que continuam a não ser as melhores, uma vez que, diariamente, e tendo em conta o piso de terra, os carros têm de ser lavados. “Há muito pó, temos de andar a lavar constantemente as viaturas e as condições são fracas, de facto”, remata.

A Karvibra tem o seu stand na Avenida da Europa, em Elvas.

Jackpot do Euromilhões sai a apostador no estrangeiro

O primeiro prémio do Euromilhões, no valor de 193 milhões de euros, saiu a um apostador no estrangeiro.

O segundo prémio, de 144 mil euros, saiu a oito apostadores no estrangeiro e o terceiro prémio, de 38 mil euros, foi entregue a sete apostadores, também com boletim registado fora de Portugal.

A chave sorteada no concurso de ontem do Euromilhões é composta pelos números 14, 15, 22, 35 e 48 e pelas estrelas 3 e 8.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Veja as imagens da segunda corrida de touros da Feira de São Mateus

A segunda corrida de touros da Feira Taurina de São Mateus decorreu ontem, sexta-feira, dia 23 de Setembro, no Coliseu de Elvas.

Em praça estiveram os cavaleiros João Moura, João Salgueiro e Marcos Bastinhas e os Forcados Amadores de Évora e Académicos de Elvas, com seis touros da ganadaria Canas Vigouroux.

No espetáculo tauromáquico foi realizada uma homenagem póstuma a José Caldeira, aficionado que faleceu no passado dia 2 de Agosto.

Cerco de 1811 a Campo Maior recriado este fim de semana

Campo Maior, a partir do Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA), vai ser palco, entre hoje e amanhã, sábado e domingo, dias 24 e 25 de setembro, de uma recriação histórica, que pretende evocar o cerco de 1811 pelo exército francês.

Combates, desfile pelas ruas do centro histórico e um baile oitocentista são algumas das atividades previstas.

Nesta recriação oitocentista, irão participar cerca de 170 recreadores, da Associação Napoleónica Portuguesa, revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, não tendo dúvidas que este será “um grande momento”.  “Todos temos que acompanhar este momento, porque vamos ter um sábado repleto de desfiles, combates, de workshops”, acrescenta.

A iniciativa, que arranca hoje, por volta das 10 horas, estende-se até à meia-noite. Amanhã, as atividades decorrerão até à hora de almoço. “Eu acho que as pessoas têm mesmo de se associar a esta recriação histórica, porque será um momento muito especial para nós”, diz ainda a vereadora.

Multiribeiro expõe os seus veículos na Feira de São Mateus

A Multiribeiro, stand multimarcas com lojas em vários locais da região Alentejo, marca presença na Feira de São Mateus.

Filipe Pacau, vendedor na Multiribeiro, explica que “estão presentes com quatro marcas de automóveis, desde ligeiros de passageiros e mercadorias. Estamos muito bem representados e já concretizámos alguns negócios, apesar de estar um pouco fraco, devido à conjuntura que o país atravessa”.

A Multiribeiro tem stand em Portalegre, Évora, Beja e Ponte de Sor.

PSP e ASAE apreendem centenas de artigos no São Mateus

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) executou ontem, entre as 18:30 e as 20 horas, na Feira de São Mateus, em Elvas, uma operação conjunta com a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), Unidade Operacional XI – Évora.

Foram instaurados seis processos-crime e apreendidos 505 artigos contrafeitos, com um valor aproximado de € 14.970,00 (catorze mil novecentos e setenta euros).

A operação em questão foi levada a cabo por polícias da sede do Comando Distrital de Portalegre e da Divisão Policial de Elvas e ainda de Inspetores da ASAE.

Teve como objetivo principal o combate a ilícitos criminais previstos no Código de Propriedade Industrial, nomeadamente “contrafação, imitação e uso ilegal de marca”.