Campo Maior regressa a 1811 este fim-de-semana

Este fim-de-semana, dias 24 e 25 de setembro, Campo Maior regressa ao ano de 1811 com a recreação histórica das invasões francesas à vila. Combates, desfile pelas ruas do centro histórico e um baile oitocentista são algumas das atividades a decorrer.

A cerimónia de abertura contou com um desfile dos cerca de 170 figurantes pelas ruas da vila, entre o castelo e Praça da República.

Luís Rosinha, presidente da câmara de Campo Maior, considera que “esta é uma das datas importantes do concelho e que tem que ser destacada. O nosso concelho mostrou uma defesa à Pátria e é muito importante que a nossa comunidade conheça os acontecimentos daquela altura”.

Já José António Faria e Silva, presidente da Associação Napoleónica Portuguesa, explica que “nesta recreação estão presentes cinco grupos de recreação histórica portugueses e dois espanhóis, num total de cerca de 200 pessoas. Para preparar esta recreação tivemos que fazer um reconhecimento dos locais, sobretudo para garantir a segurança de todos uma vez que temos armas a disparar, apesar de ser com pólvora seca”.

A recreação histórica das invasões francesas de 1811 a Campo Maior conta ainda hoje com a simulação histórico – militar de combates entre tropas que defendem Campo Maior e as tropas invasoras, no Baluarte de São Sebastião, às 21.30 horas e o regresso das tropas ao Castelo de Campo Maio, seguido de baile oitocentista aberto à população, está marcado para as 22.30 horas.