Abertas inscrições para formação de novos Bombeiros em Elvas

Estão abertas, até dia 30 de setembro, as inscrições para novos Bombeiros, em Elvas. Trata-se de uma formação que se destina a pessoas entre os 17 e 45 anos de idade, ou até aos 55 anos, se forem licenciados.

Esta formação, explica o comandante dos Bombeiros de Elvas, Tiago Bugio, divide-se em sete módulos, sendo o primeiro relacionado com a toda a organização da corporação, tipologias dos corpos de bombeiros e a sua postura face aos protocolos de atuação”. O segundo módulo está relacionado com matérias perigosos, eletricidade, fenomenologia de combustão, construção civil, entre outros, ou seja, o que é necessário os bombeiros saberem, em cada uma destas áreas, tendo em conta as diversas ocorrências e face a diferentes cenários que podem encontrar”.

O terceiro módulo está relacionado com “o socorrismo, com o apoio de Desfibrilhador Automático Externo”, segue-se o módulo relativo “aos modos de salvamento e desencarceramento, e por fim, incêndios urbanos e incêndios florestais”.

O comandante dos Bombeiros de Elvas revela que a inscrição é feita através do “preenchimento de um formulário, simples, depois há uma pequena entrevista onde serão avaliados diversos fatores que se consideram importantes para o desempenho de funções, já no final de cada módulo há um teste teórico, e no final há um teste final, bem como provas práticas”.

“Sermos bombeiros não é sermos heróis, mas temos uma postura de vida diferente e é importante termos esta sensibilidade para ajudarmos os outros, porque também podemos ajudar quem está na nossa casa e na nossa família”, afirma Tiago Bugio, lançando o apelo, principalmente aos jovens, para que se inscrevam, nesta formação de novos bombeiros.

A formação para novos Bombeiros, cujas inscrições estão abertas até dia 30 deste mês, é ministrada no quartel da corporação elvense.