Arte Urbana dá vida a lavadouros públicos em Montemor

Montemor-o-Novo cria o “Estendal”, um projeto de Arte Urbana que dá nova vida aos lavadouros públicos do concelho. Entre setembro e outubro, está a concretizar-se em Montemor um projeto de Arte Urbana em Lavadouros Públicos.

No concelho de Montemor, existem 14 lavadouros públicos, sendo que a maior parte já não está afeta à sua função original, encontrando-se desativados. O projeto “Estendal”, segundo o Município montemorense, “surge da vontade de encontrar uma nova vida e de atribuir um novo significado a estes equipamentos”, propondo a sua utilização “como objeto de intervenção artística e como suporte à execução de obras de arte urbana”.

Para além de atribuir uma nova utilização, de cariz artística e cultural aos lavadouros, compatível com a manutenção da sua vocação primordial, este projeto pretende “divulgar o território de Montemor-o-Novo e promover a visita a vários locais e freguesias, numa lógica de roteiro turístico”.

Para dar corpo à primeira fase do “Estendal”, foram convidados cinco artistas (Gonçalo MAR, Mariana Duarte Santos, Vanessa Teodoro, Los Pepes e Mariana Dias Coutinho), para intervir nas paredes cinco lavadouros (Casa Branca, Santiago do Escoural, Fazendas do Cortiço, São Geraldo e Ciborro), todos situados ao longo do troço montemorense da estrada nacional 2.

A água foi o tema escolhido para servir de mote a todas as obras, sendo de esperar que, face ao conjunto de artistas participantes, possa dar azo a interpretações, estilos e formas de representação muito diversos, entre o figurativo, o gráfico e o realismo.