O tempo, elemento modelador das paisagens e da relação do Homem com o Mundo, servirá de compasso a mais um fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, nos dias 17 e 18 de setembro.
O tempo de escala geológica que forjou os contornos da Serra de Monfurado; aquele outro que determina a multimilenar presença humana nos vestígios encontrados na Gruta do Escoural; e o percurso de nove séculos de história da polifonia europeia, dão o mote às atividades, de acesso gratuito (mediante inscrição prévia), a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, a 17 e 18 de Setembro. Dois dias de Música, Património Cultural e Biodiversidade que contam com um momento maior na igreja do convento de São Domingos (17 de Setembro, 21.30 horas), monumento de referência da arquitetura alentejana, revestido a azulejos do século XVII, raros no continente europeu e constituído por oito capelas laterais.
Esta igreja, recuperada pelo Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, proprietário do convento, oferece um palco de exceção para o concerto Europa Plural: Nove Séculos de Polifonia no Velho Continente”, pelo grupo vocal Voces Caelestes e o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo, dirigidos pelos respetivos maestros titulares, Sérgio Fontão e Marcos de Magalhães, a par da colaboração do violoncelista Pedro Massarrão e da cravista Marta Araújo.
O programa, desenhado para o Festival Terras sem Sombra, inclui peças de Pérotin, Vicente Lusitano, Bach, Schubert e Webern, deixando antever uma memorável noite de grande música. O concerto tem acesso livre.
Com direção musical de Sérgio Fontão, Voces Caelestes é um grupo vocal de constituição variável que ocupa um lugar destacado no universo da música portuguesa, aliando à vasta experiência dos seus cantores a versatilidade na interpretação de um extenso repertório. A par do empenhamento na divulgação e captação de novos públicos para a música antiga, consagra especial atenção à criação contemporânea.
Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. O seu trabalho é orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras inéditas ou pouco acessíveis do património musical português; e desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, refletindo criativamente sobre a música e o papel que lhe cabe na sociedade de hoje.
A anteceder o concerto, a tarde de sábado (17 horas), acolhe uma visita a um tesouro do património cultural nacional, em Santiago do Escoural. “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e Povoado Fortificado do Escoural”, promete levar os participantes a um tempo ancestral. No território, a paisagem era então outra, de mais densa floresta, um recurso indispensável a quem ali se abrigava. A Gruta do Escoural, constituída por múltiplas galerias onde se observam pinturas e gravuras rupestres, foi descoberta em 1963, o que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica. Neste local e nas suas proximidades, foram identificados indícios de antigas populações que ali habitaram, desde há cerca de 50.000 anos. É o mote para uma visita revestida de particular interesse patrimonial que tem como ponto de encontro a Gruta do Escoural e se estende aos seus arredores, sob a orientação dos arqueólogos António Carlos Silva, Carlos Carpetudo e Rui Mataloto.
De um tempo de escala humana para um tempo de dimensão geológica, a manhã de domingo, 18 de setembro (09.30 horas), intitula-se “Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado”. Após o encontro no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a visita prossegue rumo à Serra de Monfurado, perfil montanhoso com mais de 20 km de extensão, que separa as bacias hidrográficas do Tejo e Sado, ostentando 441 metros de altitude máxima no pico de São Sebastião. Para além do relevante interesse da sua fauna e flora, objecto de classificação pela União Europeia, o território foi palco, no final do século XIX e no início do século XX, de exploração mineira, que deixou, como vestígios, “cortas” a céu aberto. São ainda visíveis, na zona, as ruínas do mosteiro de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado. Os participantes na atividade são convidados a percorrer alguns dos caminhos serranos, acompanhados por dois peritos, Ana Fonseca, doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, e José Mira Potes, professor da Escola Superior Agrária de Santarém.
Nesta 18.ª edição, o Festival Terras sem Sombra concluirá a sua programação em Sines, a 22 e 23 de outubro.


O executivo da câmara municipal de Borba reúne, na próxima quarta-feira, dia 14, pelas 10.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em sessão extraordinária pública.
No passado dia 7 de setembro realizou-se a segunda reunião de articulação e negociação com os serviços da Comissão Europeia do pacote de fundos europeus regionais para o próximo período de programação 2021-2027, a concretizar no Alentejo 2030 – Programa Regional do Alentejo.
O Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 5 e 11 de setembro, deteve nove indivíduos em flagrante. Destas nove detenções, a GNR destaca três por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação legal, uma por posse de arma de fogo sob influência do álcool e uma por exercício da caça sob influência do álcool.
No próximo dia 17 (sábado), o Teatro Bernardim Ribeiro, vai receber o evento “O Orfeão de Estremoz convida…”. Integrado na programação do centenário daquela sala de espetáculos, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra foi convidado para um espetáculo de música coral.
A jovem elvense Maria Miguens é candidata a Miss Popular Alto Alentejo 2022.
A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve dois indivíduos e desmantelou uma estrutura ilegal, no concelho de Elvas, onde era criados e assados leitões, “sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento”.
Para além da instauração de um processo-crime “pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino”, da ação, levada a cabo pela Unidade Operacional de Évora da ASAE, foram apreendidos 23 leitões, com o peso total de 224 quilos.
No âmbito do projeto “HeritageTranslation” foi publicado, por intermédio do projeto EcoBook’s do Instituto Cultural de Évora, o ebook “Rustica Ebora – AnOverviewof Eborense Rural Heritage”, sendo este trabalho uma versão traduzida para inglês da obra original “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria de Nuno Trindade.
A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, no período de 13 a 16 de setembro, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de cinco mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.


O Conselho de Ministros aprovou este mês o decreto-lei que constitui o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (barragem do Pisão) como empreendimento de interesse público nacional.
O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 5 e 11 de setembro, deteve seis homens com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos: um por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; três por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 2,07g/l, 2,27g/l, e 2,32g/l); um por posse de arma proibida; e um por desobediência.
A Estrada Regional 373, entre Elvas e Alandroal, está, uma vez mais, com o trânsito condicionado, devido às obras da ferrovia da Linha do Leste, informa a Infraestruturas de Portugal.
A iniciativa Noites de Verão tem lugar esta segunda-feira, dia 12 de setembro, em Barbacena, integrada nas festas anuais da localidade.
Na tarde de ontem, o CD Badajoz marcou dois golos no segundo jogo fora de casa no grupo I da Primeira RFEF da temporada 2022-2023. Nesta partida, a equipa de Badajoz enfrentou o Rayo Majadahonda, no Estádio Cerro del Espino em Majadahonda, em Madrid.
Os alunos de segundo ciclo do Ensino Infantil, Primário e Secundário Obrigatório, da Extremadura, voltam esta segunda-feira, 12 de setembro, às salas de aula. Contudo, este regresso é feito perante uma falta de professores, o anúncio de uma manifestação e com estudantes ainda sem livros.
A época balnear no concelho de Arronches vai terminar no próximo dia 18 de setembro, pelas 20 horas, com o encerramento dos tanques descobertos da Piscina Municipal Miguel Lagarto.
A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, inaugura amanhã, terça-feira, 13 de setembro, ao meio-dia, o nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima.
Uma centena de atiradores participou, durante este fim de semana, no Torneio Internacional de Tiro às Hélices, realizado nas instalações do Clube de Tiro e Caça de Elvas.
O processo de separação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim está a ser formalizado para voltar à situação anterior à reforma autárquica que juntou estas duas freguesias em 2013.