Voces Caelestes e Os Músicos do Tejo sábado e domingo em Montemor

O tempo, elemento modelador das paisagens e da relação do Homem com o Mundo, servirá de compasso a mais um fim-de-semana do Festival Terras sem Sombra, em parceria com o Município de Montemor-o-Novo, nos dias 17 e 18 de setembro.

O tempo de escala geológica que forjou os contornos da Serra de Monfurado; aquele outro que determina a multimilenar presença humana nos vestígios encontrados na Gruta do Escoural; e o percurso de nove séculos de história da polifonia europeia, dão o mote às atividades, de acesso gratuito (mediante inscrição prévia), a decorrer no concelho de Montemor-o-Novo, a 17 e 18 de Setembro. Dois dias de Música, Património Cultural e Biodiversidade que contam com um momento maior na igreja do convento de São Domingos (17 de Setembro, 21.30 horas), monumento de referência da arquitetura alentejana, revestido a azulejos do século XVII, raros no continente europeu e constituído por oito capelas laterais.

Esta igreja, recuperada pelo Grupo dos Amigos de Montemor-o-Novo, proprietário do convento, oferece um palco de exceção para o concerto Europa Plural: Nove Séculos de Polifonia no Velho Continente”, pelo grupo vocal Voces Caelestes e o ensemble de música barroca Os Músicos do Tejo, dirigidos pelos respetivos maestros titulares, Sérgio Fontão e Marcos de Magalhães, a par da colaboração do violoncelista Pedro Massarrão e da cravista Marta Araújo.

O programa, desenhado para o Festival Terras sem Sombra, inclui peças de Pérotin, Vicente Lusitano, Bach, Schubert e Webern, deixando antever uma memorável noite de grande música. O concerto tem acesso livre.

Com direção musical de Sérgio Fontão, Voces Caelestes é um grupo vocal de constituição variável que ocupa um lugar destacado no universo da música portuguesa, aliando à vasta experiência dos seus cantores a versatilidade na interpretação de um extenso repertório. A par do empenhamento na divulgação e captação de novos públicos para a música antiga, consagra especial atenção à criação contemporânea.

Fundado em 2005 e dirigido por Marcos Magalhães e Marta Araújo, o agrupamento Os Músicos do Tejo tem desenvolvido um percurso assinalável no panorama europeu da música antiga. O seu trabalho é orientado por dois eixos complementares: dar a conhecer obras inéditas ou pouco acessíveis do património musical português; e desenvolver projetos inovadores e transdisciplinares, com artistas atuais, refletindo criativamente sobre a música e o papel que lhe cabe na sociedade de hoje.

A anteceder o concerto, a tarde de sábado (17 horas), acolhe uma visita a um tesouro do património cultural nacional, em Santiago do Escoural. “Do Paleolítico ao Calcolítico: A Gruta e Povoado Fortificado do Escoural”, promete levar os participantes a um tempo ancestral. No território, a paisagem era então outra, de mais densa floresta, um recurso indispensável a quem ali se abrigava. A Gruta do Escoural, constituída por múltiplas galerias onde se observam pinturas e gravuras rupestres, foi descoberta em 1963, o que permitiu, pela primeira vez em Portugal, a identificação de vestígios de arte rupestre paleolítica. Neste local e nas suas proximidades, foram identificados indícios de antigas populações que ali habitaram, desde há cerca de 50.000 anos. É o mote para uma visita revestida de particular interesse patrimonial que tem como ponto de encontro a Gruta do Escoural e se estende aos seus arredores, sob a orientação dos arqueólogos António Carlos Silva, Carlos Carpetudo e Rui Mataloto.

De um tempo de escala humana para um tempo de dimensão geológica, a manhã de domingo, 18 de setembro (09.30 horas), intitula-se “Paraíso Próximo: A Serra de Monfurado”. Após o encontro no Cineteatro Curvo Semedo, em Montemor-o-Novo, a visita prossegue rumo à Serra de Monfurado, perfil montanhoso com mais de 20 km de extensão, que separa as bacias hidrográficas do Tejo e Sado, ostentando 441 metros de altitude máxima no pico de São Sebastião. Para além do relevante interesse da sua fauna e flora, objecto de classificação pela União Europeia, o território foi palco, no final do século XIX e no início do século XX, de exploração mineira, que deixou, como vestígios, “cortas” a céu aberto. São ainda visíveis, na zona, as ruínas do mosteiro de Nossa Senhora do Castelo das Covas de Monfurado. Os participantes na atividade são convidados a percorrer alguns dos caminhos serranos, acompanhados por dois peritos, Ana Fonseca, doutorada em Gestão Interdisciplinar da Paisagem, e José Mira Potes, professor da Escola Superior Agrária de Santarém.

Nesta 18.ª edição, o Festival Terras sem Sombra concluirá a sua programação em Sines, a 22 e 23 de outubro.

Executivo da Câmara de Borba reúne quarta-feira

O executivo da câmara municipal de Borba reúne, na próxima quarta-feira, dia 14, pelas 10.30 horas, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, em sessão extraordinária pública.

A reunião conta com a seguinte ordem de trabalhos:

Ponto 1 – Proposta de Revogação do Plano de Pormenor da Área de Intervenção Norte de Borba;

Ponto 2 – Aprovação da Ata n.° 19/2022

Ponto 3 – Direito de preferência sobre a aquisição de imóvel localizado em Zona de Proteção;

Ponto 4 – Protocolo de colaboração Color Run 2022 a celebrar com a BARBUS – Associação Borba Mais;

Ponto 5 – Acordo de Colaboração – Estratégia Local de Habitação.

Alentejo negoceia pacote de fundos europeus para 2021-2027

No passado dia 7 de setembro realizou-se a segunda reunião de articulação e negociação com os serviços da Comissão Europeia do pacote de fundos europeus regionais para o próximo período de programação 2021-2027, a concretizar no Alentejo 2030 – Programa Regional do Alentejo.

Nesta reunião negocial, conduzida pela Comissão Diretiva do PO Alentejo 2020, estiveram envolvidos representantes da Autoridade de Gestão do Alentejo 2020, da Agência para o Desenvolvimento e Coesão, do Ministério da Coesão Territorial, do Ministério da Presidência, da Direção-Geral da Política Regional e Urbana (DG REGIO), da DG Emprego e as equipas técnicas da CCDR Alentejo e Alentejo 2020.

O novo programa operacional vai contar com uma dotação total de 1.104,6 M€, a sua programação é feita em torno dos cinco objetivos estratégicos da União Europeia: uma Europa mais inteligente, mais verde, mais conectada, mais social e mais próxima dos cidadãos, com o apoio de dois fundos europeus: FEDER e FSE e ainda do Fundo para a Transição Justa, para o Litoral Alentejano, mobilizando a totalidade dos recursos disponíveis, de forma articulada e coerente, no respeito pelos princípios da simplificação, da transparência, da parceria, da eficácia, da eficiência e da orientação para resultados.

Este processo negocial é o culminar de um trabalho iniciado, pela CCDR Alentejo, em 2018, o qual foi amplamente trabalhado a nível regional, envolvendo todos os parceiros e agentes do território, através da realização de vários eventos, debates e sessões técnicas.

O mês de setembro será um mês decisivo para a região Alentejo esperando-se a aprovação, por Bruxelas, do futuro Programa Regional Alentejo 2030.

GNR deteve nove indivíduos na semana passada no distrito

O Comando Territorial de Portalegre da GNR, entre os dias 5 e 11 de setembro, deteve nove indivíduos em flagrante. Destas nove detenções, a GNR destaca três por condução sob o efeito do álcool, três por condução sem habilitação legal, uma por posse de arma de fogo sob influência do álcool e uma por exercício da caça sob influência do álcool.

Ao nível do trânsito, a GNR detetou 157 infrações, destacando 24 por excesso de velocidade, 19 por falta de inspeção periódica obrigatória, 15 por falta de seguro de responsabilidade civil, nove por falta ou incorreta utilização do cinto de segurança e/ou sistema de retenção para crianças e seis relacionadas com pneumáticos. Os militares da GNR passaram ainda sete autos de contraordenação relativos à proteção da natureza e do ambiente.

Dos 24 acidentes registados, pela Guarda, no distrito, no decorrer da semana passada, resultaram um ferido grave e dois leves.

No mesmo período de tempo, a GNR levou a cabo 145 ações de sensibilização no âmbito do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido sensibilizados 446 idosos; e cem ações no âmbito do programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 167 comerciantes.

Jorge Anjinho homenageado em Estremoz no dia 17

No próximo dia 17 (sábado), o Teatro Bernardim Ribeiro, vai receber o evento “O Orfeão de Estremoz convida…”. Integrado na programação do centenário daquela sala de espetáculos, o Coro dos Antigos Orfeonistas da Universidade de Coimbra foi convidado para um espetáculo de música coral.

O espetáculo está marcado para as 16 horas e tem uma dupla vertente: proporcionar aos espetadores a atuação de dois grupos corais de qualidade e a possibilidade de ser reconhecida a vida e obra da figura de Jorge Anjinho.

Trata-se de um estremocense nascido na freguesia da Glória, com fortes ligações a Estremoz mas também a Coimbra, com obra quer no campo social, desportivo ou associativo: foi presidente da Associação Académica de Coimbra e um dos responsáveis pela construção do Pavilhão da Académica, que tem o seu nome.

Em Estremoz, Jorge Anjinho teve uma participação ativa em nos Corpos Sociais dos Bombeiros Voluntários, sendo até um dos responsáveis na ajuda à implementação da atual sede da instituição.

No decorrer desta homenagem de dia 17, a título póstumo, a que os Municípios de Coimbra e Estremoz, os Bombeiros Voluntários de Estremoz e a Associação Académica de Coimbra se associaram, vai atuar o seu neto Tiago Anjinho, violoncelista com primeiros prémios em vários concursos nacionais e internacionais.

Os bilhetes para este evento são gratuitos e estão disponíveis a partir de segunda-feira, dia 5, no Posto de Turismo de Estremoz e no Teatro Bernardim Ribeiro.

Elvense Maria Miguens candidata a Miss Popular Alto Alentejo

A jovem elvense Maria Miguens é candidata a Miss Popular Alto Alentejo 2022.

Para votar, é necessário ligar 760 459 283, sendo que cada chamada, com o custo de 60 cêntimos (mais IVA), vale um voto.

As votações encontram-se abertas até às 23h59 de dia 16 de setembro (sexta-feira). No dia 17, sábado, a candidata com mais votos, será eleita Miss Popular 2022, no decorrer da cerimónia da Miss Alto Alentejo, que se realiza, pelas 21h30, no Jardim Temático do Crato.

O evento está integrado na digressão nacional dos dez anos do concurso Miss Queen Portugal e contará com a presença de várias misses do distrito de Portalegre, que marcam a história do concurso e de Portugal, a nível nacional e internacional.

Depois de sábado, a votação continuará até ao último dia da primeira fase do Miss Queen Portugal 2022, para eleger mais três finalistas, candidatas para a final nacional.

É ainda possível votar, através do site do concurso, para eleger a Miss Fotogenia Alto Alentejo 2022.

ASAE fecha matadouro e assador ilícito de leitões e detém dois homens em Elvas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve dois indivíduos e desmantelou uma estrutura ilegal, no concelho de Elvas, onde era criados e assados leitões, “sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento”.

A operação, que surge “na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino”, revela a ASAE, em comunicado, resultou no desmantelamento de um local onde se procedia “de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (leitões), bem como assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”.

Para além da instauração de um processo-crime “pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino”, da ação, levada a cabo pela Unidade Operacional de Évora da ASAE, foram apreendidos 23 leitões, com o peso total de 224 quilos.

Foram ainda apreendidas “embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.600 euros”.

Obra “Rustica Ebora” disponível em ebook

No âmbito do projeto “HeritageTranslation” foi publicado, por intermédio do projeto EcoBook’s do Instituto Cultural de Évora, o ebook “Rustica Ebora – AnOverviewof Eborense Rural Heritage”, sendo este trabalho uma versão traduzida para inglês da obra original “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria de Nuno Trindade.

A tradução foi realizada e coordenada por Pedro Trindade, que frequenta a licenciatura em Línguas e Literaturas na Universidade de Évora e é irmão de Nuno Trindade.

Os irmãos, Nuno Pardal Trindade e Pedro Pardal Trindade, ambos residentes em Évora, iniciaram o processo no ano de 2021 com a publicação em português do ebook “Rustica Ebora – Uma Visão Geral do Património Rural Eborense” da autoria do irmão mais velho Nuno Pardal Trindade com a colaboração de Ana Rosado na revisão ortográfica e textual.

A versão original e a versão traduzida são sobre a descrição e a história de cinco monumentos em meio rural do concelho de Évora, nomeadamente Anta Grande do Zambujeiro, Cromeleque dos Almendres, Castelo do Giraldo, Villa Romana da Tourega e Aqueduto da Água da Prata. Pode aceder à obra aqui.

O autor do ebook original publicou também outros textos como “Chaparro Metálico”, um artigo de opinião, juntamente com Duarte Fernandes, sobre a música Heavy Metal portuguesa.

A iniciativa “HeritageTranslation” é promovida pelo Instituto Cultural de Évora, com o apoio do Instituto Português do Desporto e Juventude através do OTL – Longa duração e do Corpo Europeu de Solidariedade.

GNR promove ações de sensibilização no regresso às aulas

A Guarda Nacional Republicana (GNR), para assinalar o regresso às aulas, no período de 13 a 16 de setembro, vai realizar um conjunto de ações de sensibilização dirigidas aos diversos intervenientes no ambiente escolar, desde alunos, professores e encarregados de educação, ao longo dos cerca de cinco mil estabelecimentos escolares na sua área de responsabilidade, com o objetivo de sensibilizar para a necessidade de adoção de comportamentos de autoproteção ao nível da segurança em geral, de comportamentos inclusivos no seio da comunidade e prevenindo comportamentos desviantes da ordenação social.

Neste período, a GNR divulgará o Programa Escola Segura, que celebra 30 anos de existência, e dará a conhecer os militares responsáveis pelo programa na respetiva escola, com a distribuição do número de contacto destes, contribuindo desse modo para uma maior proximidade e consequente maior consciencialização dos diversos intervenientes da comunidade escolar para a importância da segurança escolar dos jovens alunos e para uma melhor preparação das crianças e jovens, para os desafios que irão encontrar no regresso às aulas, aumentando o sentimento de segurança desta comunidade.

Destaca-se o lançamento para este ano letivo da Campanha de sensibilização “# A Vida Não É Um Jogo”, dirigida especialmente para crianças e jovens, pais, comunidade escolar e sociedade em geral, que tem como mote “Aquilo que é feito no mundo digital tem consequências reais no mundo real”. Esta campanha tem como objetivo combater o ciberbullying e os fenómenos cada vez mais recorrentes, de desafios virais de risco, amplamente divulgados nas plataformas digitais, partilhando-se o vídeo da parceria entre a GNR e o YouTuber Nuno Agonia.

Os cerca de 400 militares das Secções de Prevenção Criminal e Policiamento Comunitário irão então promover em exclusividade ações de sensibilização no âmbito da segurança na rua, em casa e ainda segurança rodoviária, uma vez que o fluxo de trânsito aumenta devido ao transporte dos alunos para a escola, sendo importante alertar os condutores para a utilização dos cintos de segurança e dos sistemas de retenção para crianças, pelo que partilhamos alguns conselhos de segurança que serão transmitidos a esta comunidade ao longo deste regresso às aulas.

Aos jovens estudantes, a GNR aconselha o seguinte:

  • No deslocamento de e para a escola circula sempre que possível acompanhado ou em grupo e evita passar em locais isolados ou com pouca luz;
  • Nem sempre o caminho mais perto é o caminho mais seguro;
  • Memoriza no telemóvel o número do Posto da GNR local, num dos números de marcação rápida;
  • Espera pelos teus pais, por algum familiar ou amigo, dentro da escola;
  • Sempre que tiveres um problema, informa os teus pais ou encarregados de educação ou pede ajuda a um professor ou a um auxiliar da escola.
  • Na internet:
    • Escolhe bem os conteúdos que publicas;
    • Palavras-passe: não as deixes acessíveis, não as mostres a amigos, altera-as e usa diferentes para vários serviços;
    • Se te sentires ameaçado na internet, pede ajuda a outra pessoa;
    • Qualquer pessoa pode estar online. Não acredites em tudo o que te dizem ou mostram;
    • Não te isoles. Se te acontecer algo perturbador online, denuncia.

Aos pais:

  • Acompanhe o desenvolvimento escolar e as suas rotinas do seu filho;
  • Ensine o seu filho a colocar o número do Posto da GNR local, num número de marcação rápida;
  • Sempre que tiver conhecimento ou suspeita de que o seu filho ou colegas estejam a ser vítimas de ameaças, agressões ou outro tipo de crime, informe de imediato a GNR. A nossa ajuda poderá ser decisiva!

Festas em Barbacena terminam com largada de touros e fados

Imagem: página de Facebook “Barbacena, a Vila”

Termina esta segunda-feira, 12 de setembro, a edição de 2022 das Festas em Honra da Nossa Senhora do Paço, em Barbacena, no concelho de Elvas.

Neste último dia de festas, há uma largada com gado da ganadaria Irmãos Serpa, às 18 horas, seguindo-se a abertura do certame com quermesse pelas 21.30 horas. Para terminar a noite, às 22 horas, há fados no palco da freguesia.

Quercus contesta decisão sobre a Barragem do Pisão

O Conselho de Ministros aprovou este mês o decreto-lei que constitui o Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato (barragem do Pisão) como empreendimento de interesse público nacional.

A Quercus contesta a Declaração de Impacto Ambiental favorável condicionada da barragem do Pisão, uma vez que “este projeto provocará grandes impactes ambientais. Também não está definida como vai ser feita a relocalização da aldeia do Pisão que vai ser inundada, assim como o realojamento das pessoas”, como nos referiu José Janela (na foto), da Quercus.

“Por outro lado, sabe-se agora que o número estimado de perda de azinheiras será 37.960, em 481 hectares, e de 1.843 sobreiros em povoamento, sem que o estudo tenha avaliado alternativas de localização ao projeto da barragem”, sublinha o ambientalista.

O projeto do Empreendimento de Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato contará com um investimento de 120 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

PSP detém seis indivíduos numa semana no distrito de Portalegre

O Comando Distrital de Portalegre da PSP, entre os dias 5 e 11 de setembro, deteve seis homens com idades compreendidas entre os 25 e os 65 anos: um por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; três por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (TAS de 2,07g/l, 2,27g/l, e 2,32g/l); um por posse de arma proibida; e um por desobediência.

No decorrer da semana passada, a PSP realizou sete operações de fiscalização rodoviária, com 326 veículos controlados e 12 autos de notícia por contraordenação levantados: quatro por excesso de velocidade durante a condução, três por falta de seguro obrigatório, dois por condução sob efeito do álcool, um por falta de inspeção periódica obrigatória, um por não utilização do cinto de segurança durante a condução e um por utilização do telemóvel no ato de condução.

Foram ainda realizadas quatro ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e duas ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

Ao nível da sinistralidade rodoviária, a PSP registou dois acidentes de viação, dos quais resultaram apenas danos materiais nas viaturas intervenientes.

Obra da ferrovia obriga a condicionar trânsito entre Elvas e Alandroal

A Estrada Regional 373, entre Elvas e Alandroal, está, uma vez mais, com o trânsito condicionado, devido às obras da ferrovia da Linha do Leste, informa a Infraestruturas de Portugal.

Este condicionamento, entre os quilómetros 36,2 e 36,8, adianta a Infraestruturas de Portugal, “visa garantir as condições de segurança dos trabalhadores em obra e dos automobilistas e consiste na implementação de circulação alternada à passagem no local, que decorrerá por um período estimado de 40 dias”.

“Agradecemos a melhor compreensão para os eventuais transtornos que este condicionamento possa provocar”, diz ainda a Infraestruturas de Portugal.

Nelson Cardoso, Júlia Brinquete e Luís Lourenço nas festas de Barbacena

A iniciativa Noites de Verão tem lugar esta segunda-feira, dia 12 de setembro, em Barbacena, integrada nas festas anuais da localidade.

Nelson Cardoso, Júlia Brinquete e Luís Lourenço estão anunciados para o espetáculo, a partir das 21.30 horas, no palco das festas.

A animação nestas Noites de Verão, numa iniciativa do Município de Elvas, procura “proporcionar um final de noite animado, onde a música assume o papel principal”, segundo a autarquia.

CD Badajoz empatou fora

Na tarde de ontem, o CD Badajoz marcou dois golos no segundo jogo fora de casa no grupo I da Primeira RFEF da temporada 2022-2023. Nesta partida, a equipa de Badajoz enfrentou o Rayo Majadahonda, no Estádio Cerro del Espino em Majadahonda, em Madrid.

Em geral, pode-se dizer que
os espectadores que assistiram ao jogo  vibrante, sem um dominador claro, mas com muitas oportunidades nas duas balizas.

O primeiro golo  da partida surgiu aos doze minutos, marcado pelo jogador local David Rodríguez, enquanto os demais golos foram marcados no segundo tempo. No minuto cinquenta e três, o jogador do Badajoz Alfaro marcou o primeiro golo dos pacences , mas depois, no minuto cinquenta e cinco, foram novamente os madridistas que avançaram no marcador, um golo de Ofoli.

O empatou a dois final veio a acontecer aos setenta e três minutos, marcado por Muller, que fez sua estreia na equipa alvinegra.

Depois desta eliminatória estrangeira, o CD Badajoz soma cinco pontos e ocupa o nono (9º) lugar da classificação. No próximo sábado, 17 de setembro, a equipa de Badajoz joga a quarta jornada do campeonato, onde defronta o Algeciras Club de Fútbol no Estádio Civitas Nuevo Vivero (19h30 horário espanhol e 18h30 português).

Regresso às aulas na Extremadura com falta de professores e livros

Os alunos de segundo ciclo do Ensino Infantil, Primário e Secundário Obrigatório, da Extremadura, voltam esta segunda-feira, 12 de setembro, às salas de aula. Contudo, este regresso é feito perante uma falta de professores, o anúncio de uma manifestação e com estudantes ainda sem livros.

Na origem da falta de preparação deste novo ano letivo está a demora da publicação dos novos currículos, que tiveram de ser adaptados à nova lei de educação, que só saíram no final de agosto. As direções das escolas acabaram por ter menos de dez dias para adaptar horários e programações a esta nova norma.

A demora na publicação dos currículos fará ainda com que os cursos ímpares, os que dependem na nova lei (Lei Celéa), comecem aulas sem livros, uma vez que as editoras não tiveram tempo de alterar o conteúdo das disciplinas e adaptá-las ao que o Ministério da Educação exige.

A necessidade de adequar os horários à nova lei também faz com neste novo ano letivo os alunos de segundo ciclo de Educação Básico não tenham professor de Educação Física. O novo currículo ampliou a carga horária dessa disciplina no Ensino Primário, para que os professores não tenham vagas livres para cobrir as do Infantil, como era feito até agora.

Piscinas descobertas de Arronches encerram dia 18

A época balnear no concelho de Arronches vai terminar no próximo dia 18 de setembro, pelas 20 horas, com o encerramento dos tanques descobertos da Piscina Municipal Miguel Lagarto.

A Piscina Municipal de Esperança, entretanto, irá também fechar ao público, estando o seu encerramento agendado para as 19 horas de dia 10 de setembro.

O tanque interior da Piscina Municipal Miguel Lagarto vai continuar em funcionamento com às segundas-feiras das 15 às 19 horas, de terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 15 às 19 horas e encerra ao sábado e domingo.

O município de Arronches informa também que, assim que possível, irão também ser retomadas as aulas de hidroginástica e de natação, com a autarquia a anunciar os horários oportunamente.

Excecionalmente, para limpeza e manutenção, na segunda-feira, dia 20 de setembro, a piscina estará encerrada durante todo o dia.

Degolados inaugura nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima

A Junta de Freguesia de Degolados, no concelho de Campo Maior, inaugura amanhã, terça-feira, 13 de setembro, ao meio-dia, o nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima.

Trata-se, de acordo com o presidente da junta, João Cirilo, de um projeto iniciado pelo executivo anterior, “em parceria com a paróquia e com o padre Fernando”, ao qual o atual decidiu dar continuidade, tendo ficado a cargo deste a sua construção. “Estava o projeto feito e estava a localização escolhida, dentro da povoação”, adianta.

Quanto à escolha da data para a inauguração, para além de se prender com disponibilidade do padre da paróquia, João Cirilo relembra que o número 13 é bastante simbólico para os crentes. “Foi uma escolha partilhada com o senhor padre que também achou pertinente esta data”, acrescenta.

O presidente convida toda a população a participar nesta inauguração, lembrando que será nesse momento que a imagem de Nossa Senhora de Fátima chegará ao nicho.

O nicho em honra de Nossa Senhora de Fátima está situado na Avenida Dr. Artur António Louro.

Lamberto Ramenzoni vence torneio de tiro às hélices em Elvas

Uma centena de atiradores participou, durante este fim de semana, no Torneio Internacional de Tiro às Hélices, realizado nas instalações do Clube de Tiro e Caça de Elvas.

O vencedor da competição foi o brasileiro Lamberto Ramenzoni, atual campeão mundial da modalidade.

O presidente da Câmara Municipal de Elvas, José Rondão Almeida, esteve na cerimónia de entrega de troféus e almoço de encerramento da prova, acompanhando a Direção do Clube de Tiro e Caça de Elvas, presidida por Luís Vilar Mayor.

Fonte: Município de Elvas

Desagregação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim avança

O processo de separação da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim está a ser formalizado para voltar à situação anterior à reforma autárquica que juntou estas duas freguesias em 2013.

A garantia é dada pelo tesoureiro desta união de freguesias, José Guerra, adiantando que “o processo já está praticamente entregue, agradeço ao presidente da Câmara de Elvas e técnicos envolvidos, que em muito ajudaram”. Neste momento, falta entregar “os inventários de cada freguesia”, e ainda ser aprovado todo o processo, em Assembleias de freguesia e municipal, bem como em reunião de Câmara.

José Guerra acredita que a separação é possível, uma vez que “todos os componentes solicitados foram entregues”.

José Guerra afirma que nem ele, nem Manuel Bandarra, presidente da União de Freguesias, são contra esta União que existe, e acrescenta que “é de louvar que nos entendemos bem e estamos a fazer um bom trabalho, mas as populações querem de volta as suas terras e, tanto a Terrugem como Vila Boim, têm todas as condições para serem governadas de forma independente, e é isso que nós queremos, também em prol da população”.

Agora, o processo passa ainda por algumas aprovações, sendo que entre outubro e novembro tem de ser entregue na Assembleia da República.

Processo para desagregar a União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim, unidas pela reforma administrativa de 2012/2013, que está a avançar.