ASAE fecha matadouro e assador ilícito de leitões e detém dois homens em Elvas

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) deteve dois indivíduos e desmantelou uma estrutura ilegal, no concelho de Elvas, onde era criados e assados leitões, “sem condições mínimas exigíveis para o seu funcionamento”.

A operação, que surge “na sequência de uma investigação no âmbito do combate a ilícitos criminais contra a saúde pública, designadamente abate clandestino”, revela a ASAE, em comunicado, resultou no desmantelamento de um local onde se procedia “de forma ilícita, camuflada e sem condições técnico-funcionais e de higiene ao abate de animais (leitões), bem como assamento dos mesmos e respetiva comercialização, sem a devida inspeção sanitária dos animais para despiste de doenças”.

Para além da instauração de um processo-crime “pela prática do crime contra a saúde pública de abate clandestino”, da ação, levada a cabo pela Unidade Operacional de Évora da ASAE, foram apreendidos 23 leitões, com o peso total de 224 quilos.

Foram ainda apreendidas “embalagens utilizadas para colocação dos leitões assados, dissimulando a sua origem e induzindo o consumidor em erro, num valor total de 2.600 euros”.