Regresso às aulas na Extremadura com falta de professores e livros

Os alunos de segundo ciclo do Ensino Infantil, Primário e Secundário Obrigatório, da Extremadura, voltam esta segunda-feira, 12 de setembro, às salas de aula. Contudo, este regresso é feito perante uma falta de professores, o anúncio de uma manifestação e com estudantes ainda sem livros.

Na origem da falta de preparação deste novo ano letivo está a demora da publicação dos novos currículos, que tiveram de ser adaptados à nova lei de educação, que só saíram no final de agosto. As direções das escolas acabaram por ter menos de dez dias para adaptar horários e programações a esta nova norma.

A demora na publicação dos currículos fará ainda com que os cursos ímpares, os que dependem na nova lei (Lei Celéa), comecem aulas sem livros, uma vez que as editoras não tiveram tempo de alterar o conteúdo das disciplinas e adaptá-las ao que o Ministério da Educação exige.

A necessidade de adequar os horários à nova lei também faz com neste novo ano letivo os alunos de segundo ciclo de Educação Básico não tenham professor de Educação Física. O novo currículo ampliou a carga horária dessa disciplina no Ensino Primário, para que os professores não tenham vagas livres para cobrir as do Infantil, como era feito até agora.