Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) volta a crescer relativamente ao ano anterior, reforçando o seu posicionamento no panorama nacional, tendência que se tem verificado desde 2019.
Com uma ocupação global superior a 70% das vagas do CNAES, e com aproximadamente 60% dos estudantes colocados em 1ª ou 2ª opções, o IPP vê preenchidas a totalidade das vagas em metade das suas licenciaturas, merecendo ainda destaque o facto de se verificar um aumento significativo do número de colocados na maioria das licenciaturas ministradas em Portalegre e Elvas.
Apresentam ainda vagas, para a segunda fase do CNAES, alguns cursos que, tal como tem acontecido em anos anteriores, contam já com uma taxa de ocupação muito relevante, se considerarmos todos os regimes de ingresso.
De facto, se aos números agora conhecidos, se somarem as colocações de estudantes provenientes de outros regimes – concursos especiais e estudantes internacionais; os estudantes de CTeSP, Pós-Graduação e Mestrado – atualmente já mais de 600; e os estudantes que serão colocados nas 2ª e 3ª fases do CNAES, pelo 3º ano consecutivo o Politécnico de Portalegre ultrapassará os 1000 novos estudantes, sendo que no atual cenário é espectável que se atinja um número significativamente superior ao de 2021.
As matrículas iniciam-se esta segunda-feira, 12 de setembro, em formato online ou presencialmente.


Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Just a Change passou pelo concelho de Alandroal onde tem vindo a desenvolver um trabalho de requalificação e melhoria de habitações e condições de vida das pessoas.
São 1272 os novos estudantes colocados na Universidade de Évora (UÉ) através do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, o que significa que 97% das vagas foram preenchidas logo na 1ª fase, mantendo assim a tendência de crescimento dos últimos anos.
A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), tal como já noticiámos (
A Companhia de Artilharia CART 6 escolheu Campo Maior para realizar o seu convívio anual, organizado pelo campomaiorense José Demétrico.
A Liga dos Unidos de Vila Boim comemora este domingo, 11 de setembro, 67 anos de existência.
O padre António Carlos tomou posse este domingo, 11 de setembro, como pároco da Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé, substituindo o padre Milton Soares.
A edição deste ano, da ExpoMora, termina este domingo, 11 de setembro, depois de três dias a promover as tradições do concelho.
Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior divulgados pela Direção Geral do Ensino Superior apresentaram a totalidade das vagas -38 – preenchidas no Curso de Enfermagem Veterinária da Escola Agrária de Elvas, com uma média de entrada de 135,1 para o ultimo aluno colocado.
O Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, acolheu, durante o dia de sábado, 10 de setembro, a primeira edição do Troféu Internacional Luís Cordeiro, uma organização do Sporting Clube Campomaiorense (SCC), que contou com o apoio do município.
O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) esgotou as vagas de oito cursos, de acordo com os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior divulgados pela Direção Geral do Ensino Superior.
A edição de 2022 da Feira ExpoMora termina este domingo, dia 11 de setembro.
Nuno d’Évora Brandão, pseudónimo de Nuno Garcia Lopes, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior, com a obra de poesia “Uma Casa de Papel Onde Morar”.


A Igreja Matriz de Campo Maior recebeu, ontem, sábado, 10 de setembro, a cerimónia de tomada de posse da equipa que vai assumir, durante o ano pastoral 2022/2023, as Paróquias de São João Baptista e Nossa Senhora da Expectação.


Terminada ontem, sábado, 10 de setembro, mais uma Feira de Atividades Sénior Ativamente, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, um evento que resulta de uma organização conjunta de uma dezena de instituições do concelho, ligadas ao setor do envelhecimento, será de esperar, para o próximo ano, uma quarta edição.
Termina este domingo, dia 11 de setembro a Feira das Cebolas que decorre no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre.
Os sub-15 (iniciados) de “O Elvas” bateram o Lusitano de Évora por 7-1, num jogo-treino de preparação da temporada, disputado na tarde deste sábado, dia 10, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.
Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” empataram em casa 2-2 com o Portimonense, na quarta jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional deste escalão. A partida foi disputada na tarde deste sábado, dia 10, no Campo Patalino do Estádio Municipal.
O desafio não foi presenciado por público, uma vez que o clube azul-e-ouro, neste escalão, foi castigado, pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, com um jogo à porta fechada, devido a acontecimentos da época de 2018/2019. A alternativa encontrada por alguns adeptos foi improvisar uma “bancada” sobre viaturas no parque de estacionamento do Pavilhão Desportivo (como mostramos na imagem ao lado).