IPP cresce em 2022 após preencher vagas em metade das licenciaturas

Na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES), o Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) volta a crescer relativamente ao ano anterior, reforçando o seu posicionamento no panorama nacional, tendência que se tem verificado desde 2019.

Com uma ocupação global superior a 70% das vagas do CNAES, e com aproximadamente 60% dos estudantes colocados em 1ª ou 2ª opções, o IPP vê preenchidas a totalidade das vagas em metade das suas licenciaturas, merecendo ainda destaque o facto de se verificar um aumento significativo do número de colocados na maioria das licenciaturas ministradas em Portalegre e Elvas.

Apresentam ainda vagas, para a segunda fase do CNAES, alguns cursos que, tal como tem acontecido em anos anteriores, contam já com uma taxa de ocupação muito relevante, se considerarmos todos os regimes de ingresso.

De facto, se aos números agora conhecidos, se somarem as colocações de estudantes provenientes de outros regimes – concursos especiais e estudantes internacionais; os estudantes de CTeSP, Pós-Graduação e Mestrado – atualmente já mais de 600; e os estudantes que serão colocados nas 2ª e 3ª fases do CNAES, pelo 3º ano consecutivo o Politécnico de Portalegre ultrapassará os 1000 novos estudantes, sendo que no atual cenário é espectável que se atinja um número significativamente superior ao de 2021.

As matrículas iniciam-se esta segunda-feira, 12 de setembro, em formato online ou presencialmente.

Just a Change volta a requalificar casa em Alandroal

Pelo terceiro ano consecutivo, o projeto Just a Change passou pelo concelho de Alandroal onde tem vindo a desenvolver um trabalho de requalificação e melhoria de habitações e condições de vida das pessoas.

De acordo com o presidente da câmara de Alandroal, João Grilo, “são já poucos os casos sinalizados de falta de condições de habitabilidade, sendo objetivo da autarquia acabar com estas situações. Estamos já a projetar o próximo ano e são poucos os casos identificados”.

João Grilo garante que “os casos que ainda existem devem-se à falta de vontade dos proprietários em recuperar as suas habitações ou porque há dificuldades em identificar os mesmos”.

O Just a Change quer combater a Pobreza Habitacional reabilitando casas e vidas, sendo que, em 2021, os 1800 voluntários requalificaram 56 casas e 13 instituições.

Universidade de Évora preenche 97% das vagas na 1ª fase

São 1272 os novos estudantes colocados na Universidade de Évora (UÉ) através do Concurso Nacional de Acesso ao ensino superior, o que significa que 97% das vagas foram preenchidas logo na 1ª fase, mantendo assim a tendência de crescimento dos últimos anos.

Neste ano letivo a Universidade de Évora disponibilizou 1313 vagas, distribuídas por 38 cursos de Licenciatura e Mestrado Integrado, sendo que apenas cinco não preencheram a totalidade das vagas. Nos três últimos anos, o número de estudantes colocados na 1ª fase na Universidade de Évora tem vindo a aumentar, correspondendo a um crescimento acumulado de 28 % relativamente a 2019/2020.

Estes são “excelentes resultados” avança Hermínia Vasconcelos Vilar, Reitora da Universidade de Évora. São números que comprovam, por um lado, “a crescente notoriedade e reconhecimento da Universidade de Évora” e que, por outro lado, “apontam para a viabilidade e sucesso das estratégias implementadas, quer ao nível do ensino, quer ao nível da investigação científica e inovação. Refiro-me neste ponto, à aposta na área da Saúde, com a Licenciatura em Ciências Biomédicas, que se estreou este ano e que preencheu a totalidade das vagas, mas também a aposta em áreas onde temos competências instaladas e reconhecidas.”

São sinais, reforça a Reitora da UÉ, “da dinâmica e da capacidade instalada” da instituição que dirige, “que se pauta pela qualidade dos ensinos em todos os ciclos de formação e por uma estratégia transversal, virada para a região e para a comunidade, mas também atenta às necessidades do país. Deste posicionamento têm resultado múltiplas parcerias, locais, nacionais e internacionais, quer com o tecido académico, que com o tecido empresarial, sem as quais, reconhece, “não seriam possíveis estes resultados”. A recente aprovação da EU GREEN, a aliança de universidades europeias recentemente aprovada e da qual faz parte, é paradigmática, ao criar uma rede sólida ao nível internacional, com evidentes vantagens para a comunidade local.

Em síntese, a UÉ manteve a tendência de crescimento dos últimos anos em Licenciatura e Mestrado Integrado. Somando-se aos resultados da 1ª fase do CNA os colocados através das restantes vias de acesso (Maiores de 23, regimes especiais, concurso local em Música e estudantes internacionais), estima-se que o número de novos estudantes do 1º ciclo ultrapasse os dois mil (2000) neste ano letivo 2022/23.

Para a 2ª fase do CNA, que decorre entre 12 e 23 de setembro, serão disponibilizadas todas as vagas sobrantes após as matrículas.

Diretora da ESAE “feliz e agradada” por esgotar vagas em Enfermagem Veterinária

A Escola Superior Agrária de Elvas (ESAE), tal como já noticiámos (ver aqui), esgotou as 38 vagas, nesta primeira fase do Concurso de Acesso ao Ensino Superior.

A diretora da ESAE, Rute Santos, demonstra-se “feliz e agradada” com este resultado, acrescentando que “é mais um desafio, porque sempre que colocamos este número de alunos já sabemos que temos que dar resposta e manter a qualidade do ensino”.

Rute Santos adianta ainda que “o interesse pelo curso é manifesto, porque os bons resultados nas colocações na primeira fase, não se limitam à nossa escola, as várias ofertas deste curso, a nível nacional, tiveram muita procura e tem a ver com a área em si, que é apelativa, e com a empregabilidade e possibilidade de construírem a sua vida, com base nessa formação”.

Já em Equinicultura, na Agrária de Elvas ficaram ainda por preencher 15 da 22 vagas e em Agronomia estão por preencher quase todas as 37 vagas, dado que apenas um aluno entrou nesta fase. A diretora da ESAE adianta que “os resultados para essas duas licenciaturas não costumam ser muito diferentes do que foram este ano, obviamente que não nos satisfazem, gostávamos de ter mais procura, mas sabemos que acabam por ficar completos com alunos de outros regimes de acesso”.

Para já, a Agrária tem 45 lugares preenchidos e mantém para as próximas fases 51 vagas.

Convívio anual de Companhia de Artilharia em Campo Maior

A Companhia de Artilharia CART 6 escolheu Campo Maior para realizar o seu convívio anual, organizado pelo campomaiorense José Demétrico.

Para além de atividades culturais e do almoço, o programa incluiu uma cerimónia realizada junto ao Monumento aos Combatentes do concelho de Campo Maior, na qual participou também o Núcleo de Campo Maior da Liga dos Combatentes.

Este momento de homenagem aos combatentes do concelho de Campo Maior, que deram a vida em combate e aos elementos falecidos da CART 6, contou com a presença do presidente do Município, Luís Rosinha, dos vereadores Paulo Pinheiro e São Silveirinha, do presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, do presidente do Núcleo da Liga dos Combatentes, José Joaquim Trindade, e do Comandante do Posto de Campo Maior da GNR, Sargento-Ajudante Hugo Tavares.

Nos seus 67 anos, Liga dos Unidos de Vila Boim homenageia sócios

A Liga dos Unidos de Vila Boim comemora este domingo, 11 de setembro, 67 anos de existência.

O aniversário foi comemorado com missa, hastear das bandeiras na sede da liga, e seguiu-se a sessão solene de homenagem aos associados com 25 e 50 anos de sócio, com entrega de emblemas e diplomas.

A sessão de homenagem aos sócios decorrem no centro cultural da freguesia e o presidente da direção da liga, Joaquim Carranca, demonstra-se “satisfeito” com mais um aniversário da liga, dando os parabéns “a todos os associados de Vila Boim, que estão espalhados por todo o país e, ainda assim, não deixam de vir, propositadamente, para estarem a comemorar o aniversário da liga. Qualquer presidente pode estar orgulhoso dos sócios que nós temos, 350, ativos, ou seja, pagantes”, revela.

“Cativar mais jovens” para a liga dos Unidos de Vila Boim é um desafio e um objetivo do presidente da direção. “Sabemos que é geral, que as associações carecem de dirigentes e, muitas de sócios, porque muitas são constituídas e depois acabam por ser extintas e a nossa, com 67 anos de idade, é algo que hoje é um privilégio dirigir uma associação desta forma e aqui continuamos a lutar”.

Com as eleições para os novos corpos sociais, marcada para dia 16 de outubro, Joaquim Carranca, apela a que as pessoas “compareçam e partilhem das suas ideias para que se faça da Liga cada vez melhor”.

Questionado sobre o facto de se recandidatar, nas próximas eleições, Joaquim Carranca revela que é quase que obrigatório, “porque não podemos deixar uma Associação como a nossa, porque deixá-la é deixar a nossa terra, e nós amamos a nossa terra, mas esperamos que apareçam mais pessoas, com boas ideias, que terão toda a nossa colaboração, para continuar a levar a Liga, como ela foi constituída e perdura até aos dias de hoje”, remata.

Receberam o diploma e medalha de 25 anos de Sócio da Liga: Américo Ramalho, Hélder Carvalho, João Azeiteiro, Joaquim Seabra, Joaquim Carranca, Maria Rosa Pepe, Rosa Maria Soares e Vicente Maneta. Américo Ramalho, aos nossos microfones revela que se sente “orgulhoso, não só por esta homenagem, mas também por fazer parte da direção desta Associação, que tem como objetivo “unir os vilaboinenses”, e ajuda de diversas formas os vários setores da freguesia.

Já o diploma e medalha de 50 anos de sócio foi atribuído a Francisco Sande e José Lobo. Francisco Sande demonstra-se “muito satisfeito” por esta distinção.

Já José Guerra, tesoureiro da União de Freguesias de Terrugem e Vila Boim demonstra-se “satisfeito” pelo aniversário da associação, que “faz muita falta e apoia muito Vila Boim”, esperando que venham muitos mais anos.

Liga dos Unidos de Vila Boim que assinala hoje os seus 67 anos de existência. Depois desta homenagem aos sócios seguiu-se um almoço convívio e a celebração final com bolo de Aniversário e espumante.

Padre António Carlos assume paróquia da Boa-Fé com “muita alegria”

O padre António Carlos tomou posse este domingo, 11 de setembro, como pároco da Paróquia do Senhor Jesus da Boa-Fé, substituindo o padre Milton Soares.

A Eucaristia Dominical foi presidida pelo Arcebispo de Évora, D. Francisco Senra Coelho, que enalteceu o trabalho de desenvolvido pelo padre Milton, adiantando que este deixa a paróquia da Boa-Fé, uma vez que o contrato com a Arquidiocese está a terminar. “Quero dirigir uma palavra à comunidade de Elvas de agradecimento e de homenagem ao padre Milton, pelo trabalho que realizou, dedicação e esforço. O padre Milton é monge beneditino e celebrou um acordo de três anos, com a Arquidiocese, que tinha a duração de três anos, e termina em novembro deste ano”.

Agora, com o padre António Carlos, o Arcebispo de Évora quer “olhar para a frente”, assumindo que o novo pároco “tem várias paróquias e agora tem que assumir esta, e não é uma tarefa fácil, mas cá estamos todos para o apoiar, por isso, venho hoje aqui para o apoiar, para dizer obrigada senhor padre Milton e bem-vindo padre António Carlos”.

Já o Padre António Carlos refere que este é “mais um desafio”, na sua vida sacerdotal, porque é mais uma paróquia que assume para além das de Barbacena, Santa Eulália e São Vicente, e acrescenta que assume esta paróquia “com muita alegria”.

O padre Milton, que deixa a Boa-Fé, agradece a todos os paroquianos e demonstra-se “feliz” com o tempo passado nesta paróquia. Agora, o padre Milton não sabe ainda o que se segue na sua vida de sacerdote, mas continua a assumir a paróquia da Terrugem até dia 9 de outubro, data da posse do padre Marcelino.

Padre António Carlos que tomou posse como pároco da Boa-Fé, na Eucaristia Dominical, presidida pelo Arcebispo de Évora.

Associações promovem-se na ExpoMora (c/fotos)

A edição deste ano, da ExpoMora, termina este domingo, 11 de setembro, depois de três dias a promover as tradições do concelho.

A presidente da Câmara de Mora, Paula Chuço, revela que “depois de dois anos sem ExpoMora, estava na expectativa de ter algo diferente e, se esta está bem, as próximas ainda vão estar melhor”.

Já o vice presidente da Câmara de Mora, Hugo Carreiras, garante que esta “é uma Expomora como nunca houve, esperamos um mar de pessoas e estamos a lançar o repto, porque não podemos olhar para Mora só como Mora, mas sim fazer algo mais, em prol das nossas gentes”.

Na ExpoMora está representada a Fraternidade Arca de Maria, localizada na freguesia de Cabeção. A irmã Natália afirma que marcam presença no certame para “vender alguns artigos e divulgar a sua missão e evangelização, recebendo pedidos de oração da população”.

Enfermagem veterinária da Agrária de Elvas esgota vagas na 1ª fase

Os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior divulgados pela Direção Geral do Ensino Superior apresentaram a totalidade das vagas -38 – preenchidas no Curso de Enfermagem Veterinária da Escola Agrária de Elvas, com uma média de entrada de 135,1 para o ultimo aluno colocado.

Este resultado demonstra o grande interesse dos alunos pelo curso e sua empregabilidade subsequente.

Já em Equinicultura, na Agrária de Elvas ficaram ainda por preencher 15 da 22 vagas e em Agronomia estão por preencher quase todas as 37 vagas, dado que apenas um aluno entrou nesta fase. Estes cursos acabam por ser preenchidos nas fases seguintes de candidatura, pelo que para já a Agrária tem preenchidos 45 lugares e mantem para as próximas fases 51 vagas.

SCC homenageia Luís Cordeiro em torneio internacional de veteranos

O Estádio Capitão César Correia, em Campo Maior, acolheu, durante o dia de sábado, 10 de setembro, a primeira edição do Troféu Internacional Luís Cordeiro, uma organização do Sporting Clube Campomaiorense (SCC), que contou com o apoio do município.

Esta primeira edição do torneio, criado para homenagear Luís Cordeiro, antigo jogador do SCC e colaborador do Município de Campo Maior, contou com as participações das equipas de veteranos do Sporting Clube de Portugal, do Clube de Futebol Os Belenenses, da Seleção da Extremadura e do clube anfitrião, em cuja formação alinharam o presidente do Município, Luís Rosinha, e o presidente da Junta de Freguesia da Expectação, Hugo Milton.

A Seleção da Extremadura venceu a primeira edição deste torneio, tendo o Belenenses ficado em segundo lugar, o Sporting em terceiro e o Campomaiorense em quarto.

Os troféus foram entregues pelo vice-presidente do Município Paulo Pinheiro, pelo presidente da Assembleia Municipal, Jorge Grifo, por Maria José Cordeiro, viúva de Luís Cordeiro, e pelo presidente do SCC, João Manuel Nabeiro.

Politécnico de Portalegre esgota oito cursos e tem ainda 178 vagas

O Instituto Politécnico de Portalegre (IPP) esgotou as vagas de oito cursos, de acordo com os resultados da primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior divulgados pela Direção Geral do Ensino Superior.

A Escola Superior de Saúde voltou a ter os dois cursos totalmente preenchidos com as 60 vagas de Enfermagem (média de 141,6) e as 20 de Higiene Oral (137,8) a serem já preenchidas.

Na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, o curso de Administração de Publicidade e Marketing preencheu a totalidade das 30 vagas disponíveis, com uma média de entrada 125,9 valores, tal como Design de Comunicação (26 vagas e 132,2 de média) e Design de Animação e Multimédia (31 vagas 159,2).

Na Agrária de Elvas, o curso de Enfermagem Veterinária esgotou as 38 vagas, com uma média de  135,1, tal como na Escola Superior de Educação e Ciências Sociais, onde os cursos de Serviço Social (35 vagas meda 117,5) e Jornalismo e Comunicação (35 vagas e média 130,3) tiveram todos os alunos colocados.

Quanto aos restantes cursos do IPP, apenas Tecnologias de Produção de Biocombustíveis não teve candidatos nesta fase, havendo ainda no total para as fases seguintes 178 vagas disponíveis em 10 cursos.

Fogo de artifício e Virgul encerram este domingo a ExpoMora

A edição de 2022 da Feira ExpoMora termina este domingo, dia 11 de setembro.

Hoje à tarde, pelas 15.30 horas decorre no Auditório do Parque de Feiras o Colóquio “A importância de proteger o rio”, as “Principais ameaças aos Ecossistemas Aquáticos” e os “Efeitos das alterações climáticas nos sistemas aquáticos”.

No palco cultural o grupo de Cantares Alentejanos de Brotas atua pelas 18 horas e às 18.30 horas segue-se uma atuação do Grupo de Cantares da ARPI Mora onde o artista João Carlos Pereira e os seus “dançarinos” estão acompanhados pelo acordeonista Manuel.

No palco museu, Ana Arrebentinha atua pelas 21.30 horas e às 23 horas Virgul sobe ao palco para animar todos os presentes com o seu espetáculo musical.

Para fechar mais uma edição da ExpoMora, há fogo-de-artifício à meia-noite.

Nuno Garcia Lopes e o prémio literário Hugo Santos: “publicar poesia não é fácil”

Nuno d’Évora Brandão, pseudónimo de Nuno Garcia Lopes, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior, com a obra de poesia “Uma Casa de Papel Onde Morar”.

O autor, natural do concelho de Tomar, revela ter tido “o privilégio” de ter conhecido e de se ter cruzado, por diversas vezes, com Hugo Santos, em diferentes eventos relacionados com literatura, uma vez que, embora natural de Campo Maior, Hugo Santos viveu os seus últimos anos de vida em Torres Novas. Tendo “alguma amizade” ao escritor campomaiorense, Nuno Garcia Lopes garante que, mais que o prémio monetário deste concurso, aquilo que o levou a concorrer foi a possibilidade de publicação da obra, até porque, hoje em dia, assegura, “publicar poesia não é propriamente fácil”.

Nuno Garcia Lopes revela que a obra, composta por quatro partes, gira em torno da temática da habitação, “da casa enquanto metáfora da própria poesia e do livro”. “Uma casa de papel onde morar é aquilo que ambicionam os poemas quando são escritos, ambicionam ter um livro que os faça seus”, revela.

Sendo que “da poesia não se podem ler as coisas de forma direta”, o escritor explica que a obra “fala do mundo, a partir da perspetiva de uma aldeia e num confronto entre o que é mais urbano, com os contrapontos que aí há, em relação ao mundo em que vivemos”. O autor destaca ainda dois poemas, um que abre e outro que fecha a obra, com reflexões mais diretas sobre, entre outros, o ser ou não sem-abrigo, ou, de uma forma mais metafórica, do poeta que não tem onde publicar.

Para além de livros de poesia, Nuno Garcia Lopes conta com uma vasta lista de obras publicadas, incluindo de contos e destinadas ao público infanto-juvenil.

Ao que tudo indica, “Uma Casa de Papel Onde Morar”, editada pelas Edições Filigrana, será lançado a 2 de outubro, um dia depois do aniversário de Hugo Santos. Para além da publicação da obra, Nuno Garcia Lopes ganha ainda um prémio monetário, no valor de 750 euros.

Segundo o Município de Campo Maior, a criação do Prémio Literário Hugo Santos “tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”.

Homem de 79 anos morre afogado na Barragem do Maranhão

Foto arquivo

Um homem de 79 anos morreu afogado ontem, sábado, 10 de setembro, na Barragem do Maranhão, no concelho de Avis.

Os Bombeiros de Avis foram chamados ao local, pelas 20.45 horas, “para uma situação de pré-afogamento”, para onde fizeram deslocar “uma ambulância de socorro e um jipe 4×4, uma vez que muitas vezes os carros não chegam a alguns locais”, revela o segundo comandante da corporação, Joaquim Garrinhas.

Em declarações à Rádio ELVAS, Joaquim Garrinhas, afirmou: “à chegada, deparámo-nos com um homem de 79 anos em paragem cardiorrespiratória. Este homem veio com um grupo amigos e familiares, para uma zona mais plana e larga da barragem, tinha umas canas de pescas e, a certa altura, foi verificar essas canas. Os familiares, dizem eles, passados 20 ou 30 minutos deram por falta dele e foram procura-lo e quando o encontraram estava, efetivamente, a flutuar na barragem”, revela.

O segundo comandante da corporação, uma das pessoas que se encontrava com este homem, “tirou-o da água e iniciou manobras de reanimação, quando os bombeiros chegaram retomaram essas manobras e, entretanto chegou a VMER, ao local, e 40 minutos depois foi declarado o óbito no local”.

Questionado sobre a perigosidade da zona da Barragem e quais as causas deste afogamento, Joaquim Garrinhas revela que “era uma zona que tinha quatro metros de profundidade, a zona onde estavam à pesca era íngreme, mas fica a dúvida se, este homem, terá escorregado e caído ou terá tido algum problema de saúde antes de entrar na água”, acrescentando que “os familiares não tinham visibilidade para o local onde o senhor tinha as canas de pesca, daí não saberem exatamente o tempo que esteve dentro de água, até ser resgatado”.

O segundo comandante dos Bombeiros de Avis revelou ainda à Rádio ELVAS que este homem, bem como os seus amigos e familiares, estavam a passar o fim de semana na região, sendo residentes da zona de Lisboa, mas naturais do norte do país.

Para o local, forma mobilizados para além dos Bombeiros de Avis, a GNR e a VMER do Hospital de Portalegre, num total de oito operacionais, apoiados por quatro viaturas.

Padre Jerónimo Fernandes toma posse como Administrador Paroquial de Campo Maior

A Igreja Matriz de Campo Maior recebeu, ontem, sábado, 10 de setembro, a cerimónia de tomada de posse da equipa que vai assumir, durante o ano pastoral 2022/2023, as Paróquias de São João Baptista e Nossa Senhora da Expectação.

O padre Ricardo Lameira, Vigário Forâneo da Vigararia de Elvas, conferiu como Administrador Paroquial o padre Jerónimo Pereira Fernandes e como vigários Paroquiais o padre Rodrigo de Sousa Oliveira e o padre Gaétan Salvador Youlli T. Dama.

Estiveram presentes na cerimónia a vereadora São Silveirinha, em representação do Município de Campo Maior, e Sandra Rosa, em representação da Junta de Freguesia de Nossa Senhora da Expectação.

Missa e Procissão da Senhora do Paço este domingo em Barbacena

Foto: facebook Barbacena, a vila

As Festas em honra de Nossa Senhora do paço, em Barbacena contam hoje com diversas atividades desportivas e culturais.

Às dez da manhã há uma gincana de bicicletas, com a chegada da banda de Portalegre, que percorrerá as principais artérias da vila.

Pelas 11 horas, decorre a missa em Honra da Nossa Senhora do Paço, seguida de uma Procissão. Às 17.30 horas há tourada à vara larga e uma surpresa na praça de touros, com a ganadaria Irmãos Serpa.

A abertura do Arraial começa às 21.30 horas e pelas 22 horas há baile com o duo Thysubry, João Maria e Minda.

Para além dos espetáculos musicais que decorrem no recinto da feira, há também uma exposição de pintura de José Valentim que está aberta ao público no Pavilhão Multiusos da freguesia.

Isabel Mascarenhas: “podemos esperar a quarta edição da Feira de Atividades Ativamente”

Terminada ontem, sábado, 10 de setembro, mais uma Feira de Atividades Sénior Ativamente, no Centro de Negócios Transfronteiriço de Elvas, um evento que resulta de uma organização conjunta de uma dezena de instituições do concelho, ligadas ao setor do envelhecimento, será de esperar, para o próximo ano, uma quarta edição.

A garantia é dada à Rádio ELVAS pela diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, Isabel Mascarenhas, que assegura que, tendo em conta a adesão das instituições e das próprias pessoas a esta terceira edição, a feira foi “um sucesso”.

“Dependerá da vontade manifesta pelas instituições que compõem a sua organização e todas aquelas que se queiram juntar a estas instituições – que estamos naturalmente de braços abertos para as acolher – e, como tal, eu creio que podemos esperar a quarta edição da Feira de Atividades Ativamente”, assegura Isabel Mascarenhas.

Falando em nome de todos aqueles que estiveram na organização do evento, a diretora do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha, que se diz “muito feliz” com o regresso do evento, depois de dois anos de pandemia, assegurando que o balanço só pode ser “muito positivo”.

Esta quarta edição da feira foi organizada, para além do Centro Humanitário de Elvas da Cruz Vermelha Portuguesa, pela a Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental (APPACDM), a Associação de Assistência de Vila Boim, a Fundação Centro Social Nossa Senhora do Paço, a Associação dos Amigos de Vila Fernando, a APARSIN, a Associação de Beneficência Amigos da Terrugem, a Comissão de Melhoramentos do Concelho de Elvas, a Santa Casa da Misericórdia de Elvas e a Fundação António Gonçalves.

Feira das Cebolas em Portalegre termina este domingo

Termina este domingo, dia 11 de setembro a Feira das Cebolas que decorre no Jardim da Avenida da Liberdade em Portalegre.

O programa deste domingo começa às nove da manhã, com o passeio de Bicicletas Clássicas e pelas 15 horas, no palco 2,  há uma demonstração de Sevilhanas para todas as idades e para todos os públicos, seguindo-se a atuação do Rancho Folclórico e Cultural da Boavista.

Na Praça de Touros José Elias Martins, pelas 17 horas, há uma corrida de touros, com concurso de ganadarias.

Pelas 19 horas, há mais um concerto a não perder, com um dos mais promissores artistas da nova geração de músicos portugueses, Eduardo Branco.

A Feira das Cebolas encerra no Palco Principal com o som eterno das guitarras, violas e vozes da canção de Coimbra, pelas 21 horas, com os grupos Raízes de Coimbra e Coimbra no Sado.

Para mais informações consulte o programa detalhado da Feira das Cebolas em www.cm-portalegre.pt.

“O Elvas” (sub-15) goleia o Lusitano de Évora

Os sub-15 (iniciados) de “O Elvas” bateram o Lusitano de Évora por 7-1, num jogo-treino de preparação da temporada, disputado na tarde deste sábado, dia 10, no Campo Pedro Barrena do Estádio Municipal.

Ao intervalo, a vantagem elvense estava em 3-0 e o encontro foi de total superioridade dos visitados. Os golos de “O Elvas” foram apontados por Martim Tomé (5 minutos), Eduardo Murça (23 minutos), Guilherme Branco (32 e 56 minutos), Simão Cordeiro (43 e 76 minutos) e Fernando Carmo (73 minutos). A equipa do Lusitano marcou aos 61 minutos, quando já havia 5-0.

No próximo fim de semana, começa o campeonato; “O Elvas, na primeira jornada da Série D da II Divisão do nacional de iniciados, recebe o Torreense; o encontro é antecipado para sábado, 17 de setembro, às 16 horas, no Campo Pedro Barrena.

Conhecido o castigo de dois jogos, em casa sem público, referente à temporada 2021/2022, “O Elvas” vai jogar à porta fechada nas primeira e terceira jornadas do campeonato: além do jogo em que recebe o Torreense, também está interdita a presença de público na partida com o Oeiras, na jornada de 9 de outubro.

Juvenis de “O Elvas” empatam 2-2 com o Portimonense

Os juvenis (sub-17) de “O Elvas” empataram em casa 2-2 com o Portimonense, na quarta jornada da primeira fase da Série C da II Divisão do campeonato nacional deste escalão. A partida foi disputada na tarde deste sábado, dia 10, no Campo Patalino do Estádio Municipal.

Os alentejanos chegaram ao intervalo a vencer por 1-0, com um golo de Manuel Batista. A reação algarvia foi forte no segundo tempo, com o Portimonense a chegar à vantagem. Porém, aos 90+5, “O Elvas” igualou de grande penalidade: falta sobre Duarte Magro e golo marcado por Simão Tinoco.

O desafio não foi presenciado por público, uma vez que o clube azul-e-ouro, neste escalão, foi castigado, pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol, com um jogo à porta fechada, devido a acontecimentos da época de 2018/2019. A alternativa encontrada por alguns adeptos foi improvisar uma “bancada” sobre viaturas no parque de estacionamento do Pavilhão Desportivo (como mostramos na imagem ao lado).

Resultados completos da quarta jornada: “O Elvas”, 2 – Portimonense, 2; Sporting B, 5 – Despertar de Beja, 1; Barreirense, 3 – Benfica B, 3: Louletano, 2 – Alverca, 0; Casa Pia, 4 – Almeirim, 0; e Lusitano de Évora, 0 – Farense, 7.

Classificação: 1ºs Sporting B e Casa Pia, 12 pontos; 3º Barreirense, 10 pontos; 4º Benfica B, 7 pontos; 5ºs Farense e Louletano, 6 pontos; 7ºs “O Elvas” e Portimonense, 4 pontos; 9ºs Despertar de Beja, Lusitano de Évora e Almeirim, 3 pontos; e 12º Alverca, zero pontos.

No próximo fim de semana, a equipa elvense desloca-se ao campo do Alverca, na quinta jornada do campeonato, num encontro que vai ter lugar no sábado, dia 17, às 17.30 horas.