Nuno Garcia Lopes e o prémio literário Hugo Santos: “publicar poesia não é fácil”

Nuno d’Évora Brandão, pseudónimo de Nuno Garcia Lopes, é o vencedor da primeira edição do Prémio Literário Hugo Santos, instituído pelo Município de Campo Maior, com a obra de poesia “Uma Casa de Papel Onde Morar”.

O autor, natural do concelho de Tomar, revela ter tido “o privilégio” de ter conhecido e de se ter cruzado, por diversas vezes, com Hugo Santos, em diferentes eventos relacionados com literatura, uma vez que, embora natural de Campo Maior, Hugo Santos viveu os seus últimos anos de vida em Torres Novas. Tendo “alguma amizade” ao escritor campomaiorense, Nuno Garcia Lopes garante que, mais que o prémio monetário deste concurso, aquilo que o levou a concorrer foi a possibilidade de publicação da obra, até porque, hoje em dia, assegura, “publicar poesia não é propriamente fácil”.

Nuno Garcia Lopes revela que a obra, composta por quatro partes, gira em torno da temática da habitação, “da casa enquanto metáfora da própria poesia e do livro”. “Uma casa de papel onde morar é aquilo que ambicionam os poemas quando são escritos, ambicionam ter um livro que os faça seus”, revela.

Sendo que “da poesia não se podem ler as coisas de forma direta”, o escritor explica que a obra “fala do mundo, a partir da perspetiva de uma aldeia e num confronto entre o que é mais urbano, com os contrapontos que aí há, em relação ao mundo em que vivemos”. O autor destaca ainda dois poemas, um que abre e outro que fecha a obra, com reflexões mais diretas sobre, entre outros, o ser ou não sem-abrigo, ou, de uma forma mais metafórica, do poeta que não tem onde publicar.

Para além de livros de poesia, Nuno Garcia Lopes conta com uma vasta lista de obras publicadas, incluindo de contos e destinadas ao público infanto-juvenil.

Ao que tudo indica, “Uma Casa de Papel Onde Morar”, editada pelas Edições Filigrana, será lançado a 2 de outubro, um dia depois do aniversário de Hugo Santos. Para além da publicação da obra, Nuno Garcia Lopes ganha ainda um prémio monetário, no valor de 750 euros.

Segundo o Município de Campo Maior, a criação do Prémio Literário Hugo Santos “tem por objetivo fomentar o gosto pela leitura e pela escrita, defender e valorizar a língua portuguesa e promover e incentivar a criação literária, mas é também, e sobretudo, uma homenagem ao homem e ao escritor que lhe dá nome”.