João Guerra continua como treinador do União de Montemor

Grupo União Sport de Montemor confirmou esta noite a continuação da equipa técnica para a próxima temporada.

A equipa será a seguinte:

Treinador Principal: João Guerra
Treinador Adjunto: António Ramos
Treinador Adjunto: Dinis Dias
Treinador de GR: Renan Bueno

O GUS deseja, em mensagem, “mais um ano à frente dos destinos da equipa principal do Grupo União Sport, mais um ano de entrega e dedicação total ao Clube como nos habituaram até aqui. A vossa sorte e sucesso, será também o nosso!”

O União de Montemor vai disputar o distrital de Évora.

Arraial Escutista é no sábado no Revoltilho

O Agrupamento 158 do Corpo Nacional de Escutas, com sede em Elvas, organiza um Arraial Escutista, no próximo sábado, dia 25, no Polidesportivo do Revoltilho, em Elvas.

Ana Pires, da secção de exploradores, refere que a iniciativa pretende “angariar verbas para uma atividade que vai decorrer na Madeira. Vamos contar com sardinha assada, bifanas, bebida e muita animação”.

A festa tem início marcado para as 19 horas e é prometida “muita animação, comida e bebida”, para lá da animação musical ser assegurada pela presença de David Melão. A venda de manjericos, no local por parte dos escuteiros, assegura o ambiente e tradição dos Santos Populares.

Elvas quer fazer parte da Comunidade Europeia do Desporto em 2024

A Câmara Municipal de Elvas já formalizou o pedido de intenção de candidatar a cidade a fazer parte da Comunidade Europeia do Desporto, em 2024.

Uma informação avançada pelo vereador no município de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, adiantando que este “é um grande projeto que queremos centralizar em Elvas, se assim a Comissão Europeia entender atribuir-nos a organização desse evento”, adiantando que “para além das mais-valias em termos daqueles que nos possam visitar, é colocar Elvas num patamar de exposição mediática, que nós há muito defendemos, pelas nossas infraestruturas, pelas condições que temos em Elvas, para a prática dos vários desportos, pelo que é importantíssimo todos estarmos juntos para podermos levar por diante estes projetos conjuntos”.

A carta de intenção da candidatura já foi feita, sendo que se aguarda a marcação de uma reunião, para fazer o levantamento e carta de exigências. O vereador no município de Elvas deseja “que em 2024 tenhamos essa atribuição desse galardão, de realizar um evento de âmbito europeu”.

Município de Elvas que submeteu um pedido de intenção para que a cidade possa vir a fazer parte da Comunidade Europeia do Desporto.

Instituições sociais do distrito recebem apoio financeiro

Presidida pela Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, acompanhada pela Secretária de Estado da Inclusão, Ana Sofia Antunes, e pela Diretora do Centro Distrital de Portalegre do Instituto da Segurança Social, Sandra Cardoso, decorreu no passado dia 21 de junho, no auditório do Instituto de Emprego e Formação Profissional, a cerimónia de entrega dos Contratos de Comparticipação Financeira às Instituições do Distrito de Portalegre que viram a sua candidatura ao PARES 3.0 – Programa de Alargamento da Rede de Equipamentos Sociais aprovada.

Foram oito os projetos contemplados, abrangendo 11 respostas sociais em várias tipologias –Estrutura Residencial para Pessoas Idosas, Serviço de Apoio Domiciliário, Centro de Dia, Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão e Lar Residencial, com um total de 382 lugares intervencionados. A aprovação destes projetos representa, para o distrito de Portalegre, um investimento total de €: 5.370.970, correspondendo a um investimento público total de €: 3.689.582.

A terceira geração deste Programa vem consolidar a sua relevância enquanto instrumento de desenvolvimento social no domínio concreto do alargamento e qualificação de respostas sociais, cuja exigência, em crescendo, no domínio da qualidade e modernização, permitem assegurar uma melhoria dos equipamentos sociais.

Com o foco naquelas que são as necessidades e o bem-estar dos indivíduos e famílias que delas diariamente beneficiam, contribui para uma sociedade mais inclusiva, promovendo e protegendo os direitos daqueles que se encontram numa situação de maior vulnerabilidade, contribuindo ainda para o incremento do emprego num setor preponderante, como é o setor social e solidário.

Saber Crescer é ponto de recolha para doar bens à Ucrânia

Com o intuito de ajuda o povo o ucraniano, a Associação de Pais da Escola nº1 – Saber Crescer, de Montemor-o-Novo aliou-se à causa de Sílvia Costa Rodrigues e do atleta olímpico ucraniano Vladyslav Heraskevych para entregar o maior número possível de produtos considerados essenciais para o povo ucraniano.

João Mulas, presidente desta Associação adianta que foi através “do Facebook da Carmen, da mãe imperfeita, e foi através de um pedido que ela tem no Facebook, que nós, no fundo, demos o repto positivo”, explicando ainda que esta campanha consiste na “recolha de bens para a Ucrânia e o Saber Crescer intitulou aqui como “Saber Crescer Solidariamente””, até porque, segundo João Mulas, “crescer é fácil, de forma solidária é mais difícil”.

Neste caso, esta associação “funciona como um dos pontos de recolha, a função aqui é só recolher os bens”, podendo ser doados produtos como “medicamentos, kits de primeiros socorros, compressas, ligaduras, fraldas para bebé e adulto, luvas, arroz, massas, barras energéticas, chocolates”, que devem ser entregues na sede do Saber Crescer, no período da manhã, das 10.30 horas às 12 horas e depois, durante a tarde, das 14.30 horas, às 19 horas.

Na região do Alentejo há mais pontos de recolha, sendo o Saber Crescer em Montemor-o-Novo, “um dos quatro pontos de recolha, temos em Montemor, Vendas Novas, depois Portalegre e Portel”, explica o presidente.

A campanha está a decorrer até dia 24 deste mês, sendo que, após entregues todos os bens em Lisboa, estes seguem até à Ucrânia onde serão recolhidos pelo atleta olímpico Vladyslav Heraskevych. Há ainda a possibilidade de fazer doações em dinheiro diretamente para a Heraskevych Charity Foundation.

ACOS renova Certificado de Reconhecimento de Laboratório Oficial

O Laboratório Veterinário da Associação de Criadores de Ovinos do Sul (ACOS) recebeu, por parte da Direção Geral de Alimentação e Veterinária, a renovação do Reconhecimento de Laboratório Oficial.

Este procedimento, que reconhece a conformidade do serviço no cumprimento dos “requisitos necessários para ser designado como Laboratório Oficial”, é baseado no Regulamento 2017/625 da União Europeia, e implica, de acordo com esta legislação, que o laboratório da ACOS disponha dos conhecimentos especializados, do equipamento e das infraestruturas necessários para efetuar as análises, testes ou diagnósticos às amostras, assim como de pessoal em número suficiente e com qualificações, formação e experiência adequadas.

O laboratório deve assegurar também que as tarefas confiadas são realizadas com imparcialidade e sem conflito de interesses, e apresentar atempadamente os resultados das análises, testes ou diagnósticos às amostras colhidas. Outros requisitos definidos oficialmente, e que o Laboratório da ACOS cumpre, são o funcionamento de acordo com a norma NP EN ISO/IEC 17025 e estar acreditado (de acordo com essa norma) por um organismo nacional de acreditação que funcione em conformidade com o Regulamento (CE) Nº 765/2008.

Com este reconhecimento, o Laboratório da ACOS pode receber amostras e emitir resultados de controlos oficiais, designadamente no âmbito dos planos oficiais de Saúde Animal e da certificação de animais para trânsito intracomunitário e para países terceiros.

Além das suas atividades no âmbito dos controlos oficiais, o Laboratório Veterinário da ACOS, a funcionar nas instalações da associação, em Beja, presta outros serviços de diagnóstico laboratorial em Medicina Veterinária, como sejam a adesão a programas voluntários de saúde animal (BOVICARE), o apoio ao diagnostico clínico, com definição de perfis adaptados a cada circunstância, e o apoio à decisão sobre a necessidade de desparasitação dos efetivos pecuários.

ICNF e o abate de javali em Elvas: atuação da PSP “foi adequada”

Apesar de não ter sido apresentada qualquer “comunicação prévia formal” ao Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), relativamente à situação do javali que vagueava por Elvas e que acabou por ser abatido (ver aqui), na passada segunda-feira, 20 de junho, pela PSP, garante à Rádio ELVAS a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, que a atuação daquela força de segurança foi “a adequada e no âmbito das suas competências”, sobretudo tendo em conta os “riscos para os agentes presentes no local”.

“Tratava-se de uma situação que necessitava de resolução imediata e em perímetro urbano”, lê-se ainda na comunicação enviada por escrito à redação desta estação emissora, depois da Rádio ELVAS ter contactado o ICNF, para obter esclarecimento sobre o assunto.

Da análise da situação, diz ainda a Direção Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Alentejo, “verifica-se que estamos perante um caso de salvaguarda da segurança de pessoas e bens, assim como de proteção da saúde e segurança públicas”.

Tratando-se de uma espécie cinegética, informa o ICNF “que a correção de densidades de espécies cinegéticas, está prevista no artigo 113.º do Decreto-Lei n.º 202/2004, de 18 de Agosto, na sua redação atual. O n.º 1 do referido artigo refere ‘As populações de espécies cinegéticas podem, fora das condições regulamentares do exercício da caça, ser objeto de ações de correção quando tal seja necessário para prevenir ou minimizar a ocorrência de danos na fauna, na flora, nas pescas, nas florestas, na agricultura e na pecuária ou ainda para a proteção da saúde e segurança públicas’”.

O ICNF “ciente dos problemas causados pelo aumento da população de javalis”, considera necessária “a realização de medidas para controlo dos efetivos populacionais daquela espécie com vista à prevenção da peste suína africana (PSA) assim como o reforço de medidas para a minimização de danos causados em culturas agrícolas, florestais, bem como em acidentes rodoviários causados por esta espécie pelo que tem promovido ações de âmbito nacional que conduzam a um maior controlo daquelas populações, nomeadamente através de editais de correção de densidades, como o edital nº 2 de 2022 atualmente em vigor e disponível no portal do ICNF”.

Portalegre: 303 novos guardas provisórios prestam Compromisso de Honra

Os 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR de Portalegre fizeram esta quarta-feira, 22 de junho, o Compromisso de Honra, na Avenida das Forças Armadas, numa cerimónia presidida pelo Ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro.

Após a cerimónia, foi assinado o protocolo de colaboração entre a Secretaria Geral do Ministério da Administração Interna e a Câmara Municipal de Portalegre, para a execução das obras nos arruamentos junto ao terreno onde serão construídas as novas instalações do Comando Territorial da GNR e do Centro de Formação de Portalegre (ver aqui).

As imagens da cerimónia para ver na fotorreportagem abaixo:

Assembleia Municipal de Borba reuniu no passado dia 18

A Assembleia Municipal de Borba reuniu, no passado dia 18 de junho, no pavilhão de eventos da cidade e deliberou o seguinte:

1- Período antes da ordem do dia;

2- Período de intervenção do público – duas intervenções – senhor Ângelo de Sá – ETAR de Rio de Moinhos – plano pormenor área intervenção norte de Borba;

3- Período da ordem do dia:

3.1 – aprovação das atas análise conducente à aprovação da ata nº2 da sessão ordinária de 23 de Abril de 2022 – aprovada por unanimidade;

3.2 – análise conducente à aprovação da ata nº3 da sessão extraordinária de 25 de Abril de 2022 – aprovada por unanimidade;

3.3 – proposta de regimento da Assembleia Municipal – este ponto transitou para a próxima sessão da Assembleia Municipal, por existirem novas sugestões a integrar na proposta apresentada;

3.4 – proposta de revogação do plano de pormenor da área de intervenção Norte de Borba – rejeitada por maioria a proposta apresentada.

Após 20 anos, obra da nova escola da GNR de Portalegre tem luz verde

A antiga promessa do Governo para a construção do novo centro de formação da GNR de Portalegre ganhou esta quarta-feira, 22 de junho, novos contornos, com o ministro da Administração Interna, José Luís Carneiro, a garantir, à margem da sua participação na cerimónia de Compromisso de Honra de 303 novos militares do 46.º curso de formação de Guardas da GNR, que as obras vão, finalmente, avançar.

“Desde 2001 ou 2002, que se anda a falar deste investimento. Estamos, portanto, a concretizar este investimento que já leva mais de 20 anos de desejo e vontade de se concretizar”, assegura o ministro, sendo que o projeto prevê, para além do centro de formação, a construção do futuro destacamento territorial da GNR. A ser instalado na zona industrial de Portalegre, num terreno com quase 30 hectares, as novas infraestruturas resultarão de um investimento total de 25 milhões de euros.

O prazo para a criação do projeto de concessão e de execução, adianta José Luís Carneiro, é de cerca de ano e meio, sendo posteriormente lançado o concurso para a obra. “Já está previsto na Lei de Programação de Investimentos, Infraestruturas e Equipamentos, estamos a falar de um investimento de um milhão de euros para o projeto, um projeto articulado com a Ordem dos Arquitetos que, no fim, permitirá lançar o concurso que andará na ordem na ordem dos 25 milhões de euros, não apenas para as novas infraestruturas da escola da Guarda, mas também do futuro destacamento territorial”, revela.

Para além do anúncio do lançamento do concurso para o arranque das obras, o ministro assegura que, só este ano, serão cerca de 1.600 os novos guardas que terão oportunidade de ingressar na GNR, no seguimento do compromisso assegurado pelo Governo de fazer “rejuvenescer” as forças de segurança.

O ministro assinou ainda esta manhã um protocolo de colaboração com a Câmara de Portalegre, para as obras relacionadas com arruamentos da zona envolvente, onde irão nascer o novo Centro de Formação da GNR e o Comando Territorial de Portalegre da GNR. Esta intervenção, da responsabilidade do município, revela a presidente Fermelinda Carvalho, deverá estar terminada até final de 2023, resultando de um investimento de cerca de três milhões de euros, comparticipados em 85% por fundos comunitários.

A cerimónia de Compromisso de Honra destes 303 Guardas Provisórios decorreu esta manhã, na Avenida Movimento das Forças Armadas, em Portalegre. A sessão marcou, por um lado, o final de um período de formação e, por outro, o início da atividade profissional destes novos militares.

 

Margarida Moriano Silva e o sonho da música

Margarida Moriano Silva (na foto), de 12 anos, tem começado a dar cartas no mundo da música.

No passado dia 29 de abril foi a voz da música “Cuida de Mim”, da campanha nacional para a prevenção dos maus-tratos na infância, acompanhada de Roberto Cabral.

Na edição desta quarta-feira do programa “Magazine de Informação e Música”, na Rádio ELVAS, Margarida Moriano Silva falou-nos sobre o gosto da música e o apoio que sente de todos os que a rodeiam em seguir este caminho.

Paços do Concelho de Borba a Monumento de Interesse Público

Está a decorrer o procedimento de classificação do edifício dos Paços do Concelho de Borba como Monumento de Interesse Público, por proposta da Direção-Geral do Património Cultural ao Ministério da Cultura. O projeto de decisão foi publicado no Diário da República, 2.ª Série, no passado dia 15.

O processo administrativo original está disponível para consulta, mediante marcação prévia, na Direção-Geral de Cultura do Alentejo, na Rua de Burgos, n.º 5, 7000-863 Évora, durante 30 dias úteis. Os interessados podem apresentar observações junto da DGCA, que se pronunciará num prazo de 15 dias úteis.

Os primitivos Paços do Concelho situavam-se na Praça Velha que ainda hoje permanece no centro social de Borba. Nos finais do século XVIII, no decorrer de um projeto de reordenamento urbano, foram construídos os atuais Paços do Concelho. O projeto do novo edifício coube ao engenheiro militar Álvares de Barros e a construção durou entre 1789 e 1803.

No seu interior, destacam-se a escadaria nobre, efetuada em mármores brancos e negros da região, e os tetos pintados da Sala da Audiência, atual Salão Nobre, e da Sala da Câmara, atual Gabinete da Presidência. Ambos os tetos são da autoria do pintor José de Sousa de Carvalho e foram efetuados em 1795, ano da sua morte.

O atual edifício dos Paços do Concelho tem uma construção em U, típica dos palácios do século XVII e XVIII. No século XX, o imóvel foi valorizado com a aplicação de azulejos da Fábrica Viúva Lamego, representando várias cenas alusivas à Batalha de Montes Claros.

Vários serviços passaram anteriormente pelo edifício, sendo atualmente ocupado na sua totalidade pelos serviços da câmara municipal e uma área reservada ao posto da Guarda Nacional Republicana.

Kids Athletics “é uma aposta a repetir”, diz Hermenegildo Rodrigues

O Kids Athletics 2022, promovido pela Câmara Municipal de Elvas, chegou ao fim esta quarta-feira, dia 22, no Estádio Municipal de Atletismo de Elvas.

Ao longo de várias semanas, nos estabelecimentos de ensino do concelho e Colégio Luso-Britânico, realizaram-se as provas de apuramento para a final, tendo sido, anteriormente, apuradas as equipas vencedoras.

O vereador na câmara de Elvas, Hermenegildo Rodrigues, garante que “esta atividade foi uma aposta ganha e que vai ter continuidade. Ver esta alegria e irreverências das crianças é o maior retorno que podemos ter. Conseguimos uma aceitação enorme por parte de todos e acho que correr melhor que isto é impossível”.

Os vencedores tem acesso direto à prova Criança Ativa, dos Jogos do Alto Alentejo, a disputar em Nisa. As provas, contextualizadas no atletismo, foram adaptadas às crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico e foram supervisionadas pelos técnicos da Federação Portuguesa de Atletismo, com a colaboração dos alunos do curso de desporto da secundária de Elvas.

Tolosa tem a segunda piscina municipal de Nisa

O concelho de Nisa, neste verão de 2022, tem duas piscinas municipais, em Nisa e em Tolosa.

Esta última foi inaugurada no passado dia 16, pela presidente da Câmara Municipal de Nisa, Idalina Trindade. O Município nisense considera-o “um equipamento de lazer há muito ambicionado por todos os tolosenses”.

Pensada para servir a comunidade, a Piscina Municipal de Tolosa integra uma zona de receção, vestiários, apoio à vigilância, primeiros socorros (com desfibrilhador), zona técnica e um espaço de lazer único e diferente para acesso público, ladeado por uma fonte identitária, em que estão registados o Santo Amaro e Nossa Senhora da Encarnação, padroeira de Tolosa.

O investimento neste equipamento foi “da inteira responsabilidade da Câmara Municipal”, que assim “dota e reforça o concelho de Nisa de uma infraestrutura há muito almejada pelas pessoas desta freguesia”, segundo divulga a autarquia.

Em Nisa, a piscina municipal está aberta entre as 10 e as 20 horas, todos os dias, excepto às terças-feiras, quando encerra. Em Tolosa, a piscina municipal fecha nas segundas-feiras e, nos seis dias restantes da semana, está aberta das 10 às 20 horas.

Preocupada regressa à aldeia de Casa Branca em Montemor

Regressa à aldeia de Casa Branca, a partir de amanhã, “Preocupada”, que após dois anos de paragem forçada devido à pandemia de Covid-19, regressa numa organização das Oficinas do Convento.

Segundo explica Margarida Sanches, responsável pela comunicação das Oficinas do Convento, “a Preocupada é um evento multidisciplinar da Oficinas do Convento, até 2018 chamava-se “Cidade Preocupada”, porque as atividades ocorriam aqui na cidade”, sendo uma forma destas oficinas ocuparem espaços na cidade, “desde 2019 que, não no mudámos completamente mas fomos também para a Casa Branca”, sendo parte da programação do evento, pensado para a aldeia.

Este ano, a Preocupada decorre a partir de hoje e até domingo com uma programação que conta com “concertos, workshops, vamos ter exposições, várias atividades”, adianta. Para os primeiros dias de Preocupada, Margarida Sanches adianta que “nos primeiros dois dias vamos ter sessão de cinema”, estando programado para hoje, “a exibição de um documentário, também ele do Projeto Ruínas”, revela.

Ao longo da programação deste evento “temos várias exposições patentes, na Casa Branca, em vários sítios”, tais como, “”Linhas de Fuga” de Paulo Morais, Pedro Neto e Ricardo Falcão, “De Cá Para Lá” também da Associação Pó de Vir a Ser, em conjunto com a Oficinas do Convento”, vai regressar, a exposição “I Will Stuff Myself With Tulips”, de Inês Ferreira. Margarida Sanches adianta que “neste momento já lá está uma exposição, que inaugurou no dia 3 de junho e vai continuar agora pela Preocupa, que é do Departamento de Arquitetura, dos alunos, da Universidade de Évora, que se chama “Casa Branca da Estação Ferroviária à aldeia das artes”, sendo ainda apresentada uma exposição de “Bruno Caracol, o “Silvestre”, que também vai um bocado de encontro ao Passeio Silvestre que ele vai dar na manhã de sábado”.

Os eventos são de entrada livre e Margarida Sanches deixa o convite “a todas as pessoas a irem até Casa Branca, principalmente aquelas pessoas que ainda não conhecem a aldeia, que tem imenso potencial e que nesta altura, com o nosso evento tem muita animação e uma série de atividades para fazer”.

A Preocupada começa amanhã na aldeia de Casa Branca com uma vasta programação, desde concertos, exposições, workshops a conversas informais.

Marchas, música popular e feira do livro em Arronches

As comemorações do São João, em Arronches, prosseguem esta quarta-feira, 22 de junho, com marchas populares e um festival de música popular.

Pelas 20 horas, no Jardim do Fosso, é inaugurada uma feira do livro. No mesmo espaço, a partir das 21 horas, há marchas populares, pelo Agrupamento de Escolas, Escola de Música, e pelas Academias Seniores de Arronches e Monforte.

A partir das 22.30 horas, o Grupo das Pedrinhas, o Grupo Verde Maio e o Grupo de Cante “os Lagóias” participam no Festival de Música Popular, também no Jardim do Fosso.

Hugo Hilário assina prestação de serviços gratuitos para saúde mental

O presidente da Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo (CIMAA), Hugo Hilário, assinou ontem, 21 de junho, em Ponte de Sor, um protocolo de colaboração com o programa Cidadãos Ativ@s, tendo em vista a aplicação do projeto “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” em todo o Distrito de Portalegre, que garantirá serviços gratuitos à população com problemas de saúde mental e idades compreendidas entre os 16 e os 65 anos.

Os “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” destinam-se a todas pessoas no território que se encontrem em sofrimento psicológico, padeçam de crises de ansiedade e pânico, ideação suicida, depressão, alterações de perceção ou do pensamento, dificuldades relacionais e de ocupação, alterações de sono ou de humor, irritabilidade fácil e/ou desregulação emocional. A ajuda estará à distância de um telefonema para o 911 541 412, onde um membro da equipa técnica irá ao encontro do utente, seja no domicílio ou noutro lugar que lhe seja conveniente.

Para o presidente Hugo Hilário, a importância do protocolo é evidente: “quando falamos da garantia de uma boa qualidade de vida para todas as pessoas no Alto Alentejo, e falamos muitas vezes, temos de falar também da oferta de serviços de excelência para a defesa da saúde mental e tratamento de problemas do foro psicológico que possam existir nas nossas populações. Não queremos deixar ninguém para trás e a assinatura deste protocolo dá-nos essa segurança no campo da saúde mental”.

Este projeto tem por base o sistema de tratamento e organização de serviços de saúde mental Diálogo Aberto que surgiu na Finlândia no início da década de 1980. Esta abordagem, que tem sido sistematicamente investigada nas últimas três décadas, tem apresentado resultados surpreendentes no que diz respeito à atenuação de sintomas, diminuição de internamentos e medicação e redução de desemprego e atribuição de subsídios por invalidez.

A particularidade desta abordagem reside nos seus métodos revolucionários: o trabalho conjunto com a rede familiar e social de suporte, o apoio em crises psiquiátricas, a recuperação psicossocial e socioprofissional e a capacitação e formação de profissionais e de uma rede de suporte competente.

O projeto conta com uma equipa de cinco profissionais de saúde mental com formação pós-graduada em sistema de diálogo aberto, terapia familiar e competências relacionais.

O projeto “Diálogos – Saúde Mental de Proximidade” é financiado pelo programa Cidadãos Ativ@s, EEA Grants, e gerido pela Fundação Calouste Gulbenkian, em consórcio com a Fundação Bissaya Barreto.

Elvas assinala 400 anos do Aqueduto da Amoreira

“400º Aniversário do Aqueduto da Amoreira. Boas práticas na gestão sustentável do património hidráulico” é o nome da conferência Internacional de Elvas, que vai decorrer no dia 24 deste mês, sexta-feira.

Esta conferência conta com a participação de um conjunto de estudiosos e investigadores, nacionais e estrangeiros, que se juntam à AIAR (Associação de Desenvolvimento pela Cultura), para debater a questão da arquitetura da água e aferir dos variados interesses que essas infraestruturas detêm por via de diferentes edificações nacionais e internacionais.

À semelhança do modelo seguido em conferências anteriores, a organização informa que se pretende proporcionar “um dia de apresentação de trabalhos, promoção de debates e partilha de conhecimento, partindo da efeméride que se pretende celebrar, atendendo sempre daquele que é o principal objetivo das conferências, a promoção e divulgação da cidade”.

Nesse sentido, o Aqueduto da Amoreira, um dos mais imponentes construídos em Portugal, edificação que teve início em 1529 com as obras da captação na Amoreira, até à entrada de água no interior da cidade (Fonte da Misericórdia, 1622), contando com a intervenção do mestre-de-obras reais Francisco de Arruda e, numa segunda fase, com o mestre das obras Afonso Álvares. A centúria de Seiscentos vaticinara por diversas vezes a sua ruína, considerando-se a sua destruição em detrimento das obras da fortificação da cidade, ainda assim, o abastecimento da cidade pelo Aqueduto da Amoreira viria a apresentar um normal funcionamento até ao último quarto do século XX.

O monumento ex-libris da cidade encontra-se aberto ao debate de ideias, permitindo colocá-lo em análise comparativamente com outros exemplares existentes em território nacional e no estrangeiro, construídos em períodos diversos, apresentando todos eles uma mesma função: o abastecimento de água às populações.

Pretende-se assim promover o debate em diversas perspetivas, assente num conjunto de linhas orientadoras, como o valor utilitário e artístico dos diversos exemplares arquitetura da água; os aquedutos e as redes de abastecimento de água às populações; a importância da água no decorrer do tempo: a utilidade primária e lúdica, conservação e restauro. A importância da preservação do património hidráulico.

Como reforço desta comemoração, no dia 23 (quinta-feira) pelas 19 horas, inaugura-se a exposição “Um Aqueduto entre Aquedutos”, na Cisterna da Praça.

Recolha seletiva de resíduos porta a porta em Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo vai distribuir pelo concelho, de forma gratuita, cerca de nove mil contentores pela população e serviços, no âmbito do Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta, Separar Sem Parar, que vai implementar no concelho.

Este número foi avançado durante a apresentação do projeto, no passado dia 16, no Cineteatro Vianense, na qual estiveram presentes Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Rute Candeias, da Índice Consultores, Tânia Delgado, técnica da Câmara Municipal, Carlos Monteiro e Vítor Picado, em representação da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

O projeto vai abranger cerca de 3500 produtores, entre famílias (3053 produtores domésticos), comércio (168 estabelecimentos) e serviços (231). Vão ser distribuídos três contentores para o vidro, papel/cartão e para o plástico/metal por cada aderente, sendo a recolha dos resíduos efetuada por veículos dos serviços municipais em dias e horários preestabelecidos de acordo com os circuitos de recolha.

Promovido em estreita colaboração com a AMCAL e em conjunto com os Municípios de Cuba, Portel e Vidigueira, o projeto pretende aumentar os resíduos recolhidos seletivamente, contribuindo para a educação da população e para o alcance das metas da taxa de reciclagem. Para além de evitar a acumulação de resíduos dentro da habitação, este sistema de recolha seletiva evita a deslocação para a deposição de resíduos no ecoponto.

Nadadores do CEN com bons resultados em Aljustrel

O Clube Elvense de Natação (CEN) participou, no passado sábado, dia 18, no Troféu Associação de Natação do Alentejo, em Aljustrel, em piscina longa (50 metros). A prova teve a participação de dez clubes e de 106 atletas: 48 masculinos e 58 femininos.

O CEN fez-se representar com 13 atletas (seis femininos e sete masculinos): Ana Sofia Caldes, Gabriela Conceição, Inês Escarduça, Stefania Chitic, Benedita Carapinha, Inês Trindade, João Caldeirinha, Luís Franco, Miguel Rangem, Diogo Munhão, Tiago Costa, João Sanguinho e Manuel Sanguinho.

Na prova destinada aos atletas infantis, os nadadores obtiveram “excelentes resultados” e todos os outros atletas, juvenis e juniores, competiram em regime de extra prova para continuar a sua preparação para as provas nacionais, obtendo também “muito bons resultados”, segundo o clube.

Destacam-se os resultados dos atletas infantis: Diogo Munhão, 1ºs lugares a 100m mariposa, 200m estilos, 400m estilos e 2º lugar a 400m livres; Tiago Costa, 3ºs lugares a 100m livres e 100m bruços, 4º lugar a 200m livres e 5º lugar a 100m costas; João Sanguinho, 2º lugar a 400m estilos, 4º lugar a 200m livres e 5º lugar a 100m livres; Manuel Sanguinho, 3ºs lugares a 200m livres e 100m bruços e 6º lugares a 100m livres e 100m costas; e Benedita Carapinha, 2ºs lugares a 100m costas e 100m bruços, 4º lugar a 100m livres e 5º lugar a 200m livres.

No próximo sábado, dia 25, o CEN compete em casa, onde se espera uma grande afluência de atletas e equipas no 39º Meeting Internacional Cidade de Elvas, no Morgadinho, nas Piscinas Municipais.

Por outro lado, a partir desse mesmo dia, a Piscina José Vicente Abreu, no Bairro de Santa Luzia, está aberta, diariamente, entre as 10 e as 19 horas.

Serviços Educativos do CIFA divulgam património de Campo Maior a alunos

O Município de Campo Maior abriu, recentemente, os Serviços Educativos no Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada (CIFA).

Como revela a vereadora na Câmara de Campo Maior, São Silveirinha, trata-se de um serviço que pretende estimular, no público escolar, a compreensão do património da vila, sendo objetivo alargar a outros espaços museológicos. “Uma das preocupações do município foi a de conseguirmos assegurar os serviços educativos em todos os espaços museológicos e, neste momento, já funcionam no CIFA, com uma série de programas, direcionados ao público escolar, no sentido de estimular a compreensão de diversos aspetos do Castelo de Campo Maior”, revela.

Neste momento decorrem já algumas atividades para as turmas que quiserem visitar o CIFA, nomeadamente: “À descoberta do Castelo”, direcionado do pré-escolar ao terceiro ciclo, com um mini Quizz, com duração de duas horas; “histórias que deixou, quem por aqui passou”, com visita orientada ao Castelo, onde são exploradas as lendas do concelho de Campo Maior, para o pré-escolar, 1º e 2º ciclos; “Atelier da Taipa”, uma oficina de história com uma visita com paragem na sala de exposições, do pré-escolar ao 3º ciclo; “Percorre a atividade média e desenha o Castelo”, para pré-escolar e primeiro ciclo; e por fim, outra atividade denominada de “Por entre baluartes e revelins”, para o público escolar do pré-escolar ao 3º ciclo.

É ainda objetivo, que as escolas agendem estes serviços educativos, no próximo ano letivo, junto do município, revela São Silveirinha, adiantando que está a ser preparado “uma série de pacotes para todos os espaços museológicos, que passa por realizar um peddy-paper e levar as pessoas aos vários espaços, em que se possa ter uma espécie de passaporte, para desenvolverem atividades e dinâmicas, em cada um dos espaços”.

Estes serviços educativos destinam-se não só à comunidade escolar de Campo Maior, mas também a outras escolas da região, que entendam conhecer mais sobre o património e história de Campo Maior.

Centro Interpretativo da Fortificação Abaluartada de Campo Maior que já tem a funcionar os Serviços educativos com o objetivo de divulgar, através de diversas atividade o património cultural e histórico da vila, junto da comunidade escolar.

Euromilhões com jackpot de 161 milhões de euros

O próximo concurso do Euromilhões prevê um jackpot no valor de 161 milhões de euros, uma vez que ninguém acertou, ontem, terça-feira, 21 de junho, na chave sorteada.

O segundo prémio, no valor de 283 mil euros, saiu três apostadores, no estrangeiro.

Também o terceiro prémio, de 24 mil euros, saiu a oito apostadores, fora de Portugal.

O quarto prémio, de 1627 euros, saiu a 38 apostadores, três deles com aposta registada em território nacional.

A chave sorteada ontem é composta pelos números: 6 – 23 – 36 – 39 – 47 e pelas estrelas 8 e 10.

Esta notícia não dispensa a consulta dos números através do portal dos Jogos Santa Casa.

Incêndio deflagrou em prédio devoluto no centro histórico de Elvas

Um incêndio deflagrou na noite de ontem, terça-feira, 21 de junho, na Casa do Comando Militar de Elvas, no centro histórico da cidade, entre a Rua Martim Mendes e o Cemitério dos Ingleses.

O prédio encontra-se devoluto, pelo que não há vítimas a registar, apenas danos materiais, segundo informa o CDOS de Portalegre.

Ainda segundo a mesma fonte, o alerta para a ocorrência foi dado às 23.35 horas, tendo o mesmo sido dominado às 01.20 horas.

No teatro de operações, estiveram os Bombeiros Voluntários de Elvas e a PSP, num total de 22 operacionais, apoiados por oito viaturas.