Recolha seletiva de resíduos porta a porta em Viana do Alentejo

O Município de Viana do Alentejo vai distribuir pelo concelho, de forma gratuita, cerca de nove mil contentores pela população e serviços, no âmbito do Projeto de Recolha Seletiva Porta-a-Porta, Separar Sem Parar, que vai implementar no concelho.

Este número foi avançado durante a apresentação do projeto, no passado dia 16, no Cineteatro Vianense, na qual estiveram presentes Luís Miguel Duarte, presidente da Câmara Municipal de Viana do Alentejo, Rute Candeias, da Índice Consultores, Tânia Delgado, técnica da Câmara Municipal, Carlos Monteiro e Vítor Picado, em representação da Associação de Municípios do Alentejo Central (AMCAL).

O projeto vai abranger cerca de 3500 produtores, entre famílias (3053 produtores domésticos), comércio (168 estabelecimentos) e serviços (231). Vão ser distribuídos três contentores para o vidro, papel/cartão e para o plástico/metal por cada aderente, sendo a recolha dos resíduos efetuada por veículos dos serviços municipais em dias e horários preestabelecidos de acordo com os circuitos de recolha.

Promovido em estreita colaboração com a AMCAL e em conjunto com os Municípios de Cuba, Portel e Vidigueira, o projeto pretende aumentar os resíduos recolhidos seletivamente, contribuindo para a educação da população e para o alcance das metas da taxa de reciclagem. Para além de evitar a acumulação de resíduos dentro da habitação, este sistema de recolha seletiva evita a deslocação para a deposição de resíduos no ecoponto.