Comando Distrital de Portalegre comemora 144 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora amanhã, quarta-feira, dia 15 de junho, o 144.º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.

Em Elvas, a data vai ser assinalada com o hastear das bandeiras na Divisão Policial da cidade.

o Comando Distrital de Portalegre, em comunicado recorda que “por despacho do Governador Civil de Portalegre, em 1878, 11 anos após a promulgação da Carta de Lei de D. Luís I, que criou o Corpo de Polícia Civil nas cidades do Porto e de Lisboa, foi criado o Corpo de Polícia Civil de Portalegre. A partir de 1927 a designação “Corpo de Polícia Civil” é abolida, passando, desde essa data, a utilizar-se o termo “Polícia de Segurança Pública”.

O Comando Distrital de Portalegre “tem por missão assegurar a legalidade democrática e garantir a segurança de pessoas e bens não só na capital de distrito, como também na cidade fronteiriça de Elvas. Para além destas duas cidades, a PSP esteve ainda presente nas vilas do Crato e de Campo Maior até aos anos de 1993 e 1995, respetivamente”.

Da atividade operacional levada a cabo, no ano de 2021, destaca-se a detenção de 250 cidadãos, na sequência de vários ilícitos criminais – 97 por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, 52 por condução de veículo automóvel sem habilitação legal e 30 por tráfico de estupefacientes, entre outros; a realização de 206 ações no âmbito do reforço da visibilidade em zonas de grande afluência de pessoas e no âmbito da fiscalização em matéria de armas, explosivos, segurança privada e ambiente; e a realização de 276 ações de sensibilização de prevenção criminal.

O Comando destaca também a redução, em 2021, da criminalidade geral (- 7.4%).

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital de Portalegre é de, aproximadamente, 90 km², com uma densidade populacional de, aproximadamente, 337 habitantes/km², repartida pelas cidades de Portalegre e Elvas, como anteriormente referido. A sua estrutura compreende a sede do Comando Distrital em Portalegre e a Divisão Policial de Elvas. Em cada uma destas subunidades existem ainda 04 Esquadras: 01 de Competência Genérica e 03 de Competência Específica (01 de Trânsito, 01 de Investigação Criminal e outra de Intervenção e Fiscalização Policial).

A cooperação técnico-policial e o intercâmbio de informações com o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha têm sido também grandes apostas do Comando Distrital de Portalegre nos últimos anos.

Nos meses de 2022, “a grande aposta do Comando Distrital de Portalegre, em linha com a estratégia definida pelo próprio Diretor Nacional da PSP, tem sido a de “comunicar mais e melhor com a comunidade que serve”, não só direta e presencialmente, como ainda através das redes sociais e dos próprios órgãos de comunicação social locais e até nacionais”.

Mundialito com 170 equipas e 2600 atletas joga-se em Elvas

A 11ª edição do Mundialito de Futebol foi apresentada, em conferência de Imprensa, esta terça-feira, dia 14, no Salão Nobre dos Paços do Concelho da Câmara Municipal de Elvas.

A organização do evento cabe à ASDEFUBA – Associação Deportiva Funcionarios de Badajoz e conta com a participação de mais de 2600 atletas, entre os 5 e os 15 anos, em representação de 170 clubes. São esperados, entre esta sexta feira e domingo, de 17 a 19 de junho, mais de 12 mil visitantes nos diversos locais dos jogos.

A iniciativa tem como objetivo promover o desporto em idade escolar, sendo já um dos principais eventos da Península Ibérica de formação, e envolve cerca 400 jogos, com equipas de primeiro nível nacional e internacional, como o Benfica, Porto, Sporting, Sevilha, Leganes e Albacete.

Os jogos deste Mundialito marcados para Elvas disputam-se no Estádio Municipal, na sexta-feira entre as 15 e as 21.30 horas, no sábado entre as 8.30 e as 21.30 horas e no domingo entre as 8.30 e as 13 horas.

Associação de Dadores de Sangue preocupada com redução de colheitas

A Associação de Dadores Benévolos de Sangue do distrito de Portalegre mostra-se, em Dia Mundial do Dador de Sangue, preocupada com a situação na região.

Segundo Paulo Cardoso, vice-presidente da Associação de Dadores de Sangue do distrito de Portalegre, “em 2021 registou-se um decréscimo nas colheitas de sangue. Apesar das reservas de sangue conseguirem dar resposta às necessidades, a situação é preocupante”.

Neste Dia Mundial do Dador de Sangue, Paulo Cardoso apela às pessoas para que “doem sangue para que estejam asseguradas as reservas de sangue e derivados de sangue nos hospitais”.

Dia Mundial do Dador de Sangue assinala-se hoje, dia 14 de junho.

GNR desenvolve Operação “Verão Seguro 2022” até 15 de setembro

A Guarda Nacional Republicana (GNR) dá início à “Operação Verão Seguro 2022”, entre esta quarta-feira, dia 15 de junho e o dia 15 de setembro, em todo o território nacional.

Uma operação realizada através do reforço de patrulhamento, de apoio e de fiscalização a fim de garantir a segurança, a ordem e a tranquilidade públicas, com particular ênfase nas zonas de maior aglomerado de veraneantes e turistas, nos estabelecimentos de diversão noturna considerados mais críticos, nos principais eixos rodoviários e nos locais de festas, romarias e eventos de grande dimensão, bem como a garantia da proteção da natureza e do ambiente.

Com o aproximar da época estival, é expectável um crescente número de turistas nas zonas turísticas na área de responsabilidade territorial da Guarda, registando-se assim um aumento substancial de população. Esta população flutuante, nacional e estrangeira, requer da GNR um esforço acrescido para garantir a segurança de pessoas e bens e garantir a tranquilidade pública.

A GNR irá empenhar várias valências de reforço, de forma flexível, em ações coordenadas de patrulhamento e de fiscalização, dando especial atenção: garantir a sua missão de vigilância na orla costeira, considerando também praias e locais junto à costa; intensificar as ações de apoio, regulação e fiscalização da circulação rodoviária, com particular ênfase para as vias de comunicação com maior sinistralidade e volume de tráfego mais intenso; intensificar o patrulhamento junto aos estabelecimentos de diversão noturna e de maior aglomerado de pessoas, bem como garantir a segurança de eventos, festas e romarias sazonais.

Para promover e facilitar o policiamento de proximidade no que se refere aos turistas e numa conjuntura de cooperação internacional, a Guarda irá realizar diversas ações de patrulhamento misto e conjunto, em vários pontos do País, com a Guardia Civil, a Gendarmerie Nationale francesa e a Arma dei Carabinier italiana, contribuindo para o clima de segurança de quem visita Portugal. Para além do patrulhamento misto, irá garantir atendimento, acolhimento e encaminhamento diferenciado, para estes cidadãos em específico.

Os militares desenvolvem ainda ações de informação e sensibilização, no âmbito do policiamento de proximidade, por forma a prevenir potenciais riscos e perigos, por forma a reforçar o sentimento de segurança durante a sua estadia.

Évora define estratégias das cidades Património Mundial

A Câmara Municipal de Évora participa na definição de estratégias de ação da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM). O presidente da Câmara Municipal de Évora foi convidado para integrar um painel restrito de nove presidentes de municípios que, em conjunto, vão rever e aprovar o conteúdo do programa Québec City Roadmap, que vai definir uma estratégia de ação da OCPM para os próximos anos.

O painel, composto por nove presidentes de câmara, é presidido pelo mayor da cidade do Québec, no Canadá. Para além de Évora e Québec, participam como cidades convidadas Bordéus (França), Bruxelas (Bélgica), Córdoba (Espanha), Cuzco (Peru), San Antonio (Estados Unidos da América), Tunis (Tunísia) e Dubrovnik (Croácia).

Este conjunto de municípios vai ter a primeira de duas reuniões no próximo dia 16, quinta-feira, através de videoconferência, para apreciar e decidir sobre o documento estratégico que resultou dos workshops desenvolvidos por especialistas em torno do tema do 16º Congresso Mundial da OCPM – “Melhorar a Qualidade de Vida nos Centros Históricos”, a ter lugar no próximo mês de setembro na cidade do Québec.

Nos workshops temáticos foram debatidas, analisadas e extraídas conclusões que resultaram em propostas de ação estratégica nas áreas da “Cultura e Tecnologia”, “Turismo e Economia” e “Mobilidade”. Na perspetiva urbana e histórica, os especialistas debruçaram-se em torno das mudanças de paradigma que estamos a viver. Estas mudanças, provocadas pela pandemia e pela emergência climática, estão a inspirar um “novo projeto urbano”.

O trabalho desenvolveu-se assim tendo em conta o facto de esta ser uma oportunidade para repensar a cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e garantindo ao mesmo tempo a conservação do tecido urbano histórico. É com base nestes pressupostos que vai incidir a definição de uma estratégia de ação da OCPM, que vai ser analisada e aprovada pelo painel dos nove presidentes de municípios convidados de entre o universo de mais de 300 cidades que compõem a Organização das Cidades Património Mundial.

Nadadores do CEN no Meeting Internacional Ciudad de Badajoz

O Clube Elvense de Natação esteve presente, no passado fim de semana, dias 11 e 12, no 40º Meeting Internacional Ciudad de Badajoz, em piscina longa (50 metros).

Este meeting teve a participação de 21 clubes e de 308 atletas, num sistema de eliminatórias e finais num único escalão Absoluto (infantis, juvenis, juniores e seniores).

O clube fez-se representar com 11 nadadores, seis femininos e cinco masculinos: Sara Ventura, Bárbara Franco, Ana Sofia Caldes, Gabriela Pinto, Stefania Chitic, Inês Trindade, João Caldeirinha, Luís Franco, Miguel Rangem, Luís Velez e Diogo Munhão.

Segundo o clube, “os atletas tiveram uma excelente participação”, havendo a destacar os seguintes resultados:

– Sara Ventura, 2º lugar a 50m costas (Final A), 10º lugar a 200m costas (Final B), 11º lugar a 100m costas (Final B) e 16º lugar a 50m livres (Final B);

– Bárbara Franco, 3ª 100m bruços (Final A), 3º lugar a 200m bruços (Final A), 7º lugar a 200m costas (Final A), e 8º lugar a 100m costas (Final A);

– Ana Sofia Caldes, 7º lugar a 200m mariposa (Final A), 7º lugar a 100m mariposa (Final A), 15º lugar a 100m bruços (Final B) e 16º lugar a 200m bruços (Final B);

– João Caldeirinha, 12º lugar a 200m mariposa (Final B);

– e Luís Franco, 15º lugar a 200m bruços (Final B).

Os restantes atletas ficaram-se pelas eliminatórias, tendo também adquirido uma boa experiência em torneios internacionais em piscina de 50 metros.

O clube refere que prossegue “a preparação dos seus atletas, para que estejam em condições de marcar presença nos campeonatos nacionais, em julho”.

Nininho Vaz Maia em Elvas com “muitas surpresas e a dar tudo”

Nininho Vaz Maia atua no próximo dia 2 de julho, sábado, no Coliseu Comendador Rondão Almeida, em Elvas, e esteve esta terça-feira, dia 14, em entrevista na Rádio ELVAS.

Autor de temas como Gosto de Ti, E Agora ou Pégate a mi, Nininho Vaz Maia promete “muitas surpresas para esta espetáculo em Elvas. Eu costumo dizer que deixo o meu coração em cada concerto e dou tudo, sendo que as pessoas gostam muito e ficam com vontade de repetir”.

Nininho Vaz Maia mostra-se “muito agradecido ao público, pela forma como recebem a minha música”.

GNR regista 112 infrações entre 6 e 12 de junho

O Comando Territorial de Portalegre da Guarda Nacional Republicana (GNR), para além da sua atividade diária, levou a efeito um conjunto de operações, no distrito de Portalegre, na semana de 6 a 12 de junho, que visaram a prevenção e o combate à criminalidade violenta, fiscalização rodoviária, entre outras.

Neste período, registaram-se sete detidos em flagrante, destacando-se cinco por condução sob o efeito do álcool; um por condução sem habilitação legal e um por posse de substâncias psicotrópicas.

No que diz respeito ao trânsito, verificaram-se 112 infrações, destacando-se oito relacionadas com iluminação; seis por falta ou uso incorreto de cinto de segurança; seis relacionadas com tacógrafos e três por falta de inspeção periódica.

Ocorreram 16 acidentes de viação, dos quais resultaram três feridos leves.

Foram ainda realizadas 171 ações de sensibilização do programa “Idosos em Segurança”, tendo sido contactados 242 idosos; 98 ações no programa “Comércio Seguro”, tendo sido sensibilizados 122 comerciantes; e 57 no programa “Escola Segura”, tendo sido contactadas 856 pessoas da comunidade escolar.

Montemor assina declaração para adaptação às alterações climáticas

Foi assinado entre o Município de Montemor e a Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), uma Declaração de Compromisso para Adaptação e Mitigação das Alterações Climáticas, com o objetivo de garantir serviços de águas, para as gerações futuras.

O presidente da Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Olímpio Galvão, explica que este é um compromisso de “adaptação e mitigação das alterações climáticas nos serviços de águas”, tendo as entidades que assinaram este protocolo um compromisso “em trabalhar para se adaptarem e mitigarem as alterações climáticas, nos serviços de águas “.

O autarca acredita que desta forma é possível diminuir a pegada de carbono, acrescentando que Montemor-o-Novo já tem algum trabalho desenvolvido nesta área, “no que diz respeito aos sistemas de macromedição, de controlo das perdas de água”.

Graças aos sistemas de macromedição é possível “prevenir e identificar onde há perdas de água, onde é que há roturas e tendo esta informação o mais cedo possível consegue-se agir” prevenindo gastos de água.

Este documento vai ao encontro dos objetivos definidos nas várias estratégias europeias e nacionais, visa o compromisso na implementação de medidas de adaptação e mitigação, entre as quais as relacionadas com a economia circular e a melhoria da eficiência hídrica e energética.

Sardinhada no Barro Branco (Borba) esta quarta-feira

O município de Borba promove a iniciativa “Arraiais e sardinhadas”, neste mês de junho, em diversos locais do concelho.

Nesta véspera de feriado, quarta-feira, dia 15, há sardinhada no Barro Branco, junto à Ermida de Nossa Senhora da Vitória.

A organização é da Associação dos Amigos do Barro Branco.

PSP de Portalegre deteve sete homens em sete dias

O Comando Distrital de Portalegre da Polícia de Segurança Pública (PSP) registou, entre 6 e 12 de junho, dez operações de fiscalização rodoviária, tendo sido controlados 2041 veículos e levantados sete autos de notícia por contraordenação levantados: seis por excesso de velocidade e um por falta de inspeção periódica obrigatória.

Realizaram-se ainda cinco ações de visibilidade em zonas de maior aglomeração de pessoas e nos locais de maior acumulação de tráfego e sinistralidade rodoviária e seis ações de vigilância/fiscalização no âmbito dos incêndios rurais.

No mesmo período, foram detidos sete homens entre os 17 e os 50 anos: três por condução de veículo automóvel com excesso de álcool (taxas de álcool no sangue de 1,77; 2,39; e 2,80 gramas de álcool por litro de sangue); um por condução de veículo automóvel sem habilitação legal; um por crime de desobediência e dois por cumprimento de Mandados de Detenção e Condução, emitidos pelas Autoridades Judiciárias competentes.

Registaram-se três acidentes de viação, dos quais resultaram um ferido leve e danos materiais nas viaturas intervenientes.

Feira de São João de regresso a Badajoz já esta sexta-feira

Badajoz volta a viver o São João como não o vivia desde 2019, já a partir de sexta-feira, 17 de junho. Ainda que no ano passado o evento tenha já acontecido, após o interregno de um ano, devido à pandemia, as limitações eram ainda grandes.

Desta feita, garante o alcaide de Badajoz, Ignacio Gragera, o divertimento noturno, que em 2021 esteve impossibilitado, está assegurando, com a abertura dos bares. ”

“Estamos com muita vontade de inaugurar a feira. Este ano já recuperamos a total normalidade, com uma feira com todos os atrativos: com touros, atrações infantis e bares”, adianta o alcaide.

Igancio Gragera assegura que esta é uma feira transfronteiriça, em que os portugueses são sempre bem-vindos. “Badajoz é também a vossa casa. Entre todos, queremos fazer uma feira e uma Eurocidade melhor”, remata.

A feira decorre, como habitual, no recinto junto aos pavilhões da IFEBA e da Lusiberia.

Arronches aborda produção de carvão vegetal em Portugal

O auditório do Centro Cultural de Arronches recebe esta sexta-feira, dia 17, o 2º Seminário “Projeto Charclean” (Produção de Carvão Vegetal em Portugal).

Uma iniciativa que é gratuita, mas carece de inscrição prévia através do contacto 931 839 443 ou aqui.

O programa deste seminário, que pode consultar na íntegra, abaixo, tem início às 14.30 horas, com a intervenção de Arlindo Matos, subordinada ao tema “O DAO-UA enquanto centro de competências em processos termoquímicos”, encerra com um debate marcado para as 17 horas.

Elvas entre os locais mais quentes do Alentejo

Elvas é um dos três locais mais quentes, nestes dias de temperaturas mais elevadas, entre os postos meteorológicos do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) no Alentejo.

Nesta segunda-feira, dia 13, às 17 horas, Elvas suportou 39,4 graus, temperatura suplantada apenas por Amareleja (Moura) com 40,6 e São Pedro do Corval (Reguengos de Monsaraz) com 39,7 graus.

As três capitais de distrito do Alentejo, nesta segunda-feira, tiveram temperaturas máximas de 38,4 graus em Beja, 38,3 graus em Évora e 36,8 em Portalegre.

A previsão do IPMA para Elvas, para esta terça-feira, dia 14, aponta para uma temperatura máxima de 40 graus, com aviso laranja (o segundo mais elevado) quanto a temperatura alta e um índice 10 de radiação ultravioleta, que desaconselha exposição direta aos raios solares entre as 11 e as 17 horas.

Barbaris Team com diversos pódios em Monforte

O Barbaris Team esteve presente no Trail Noturno de Monforte, com vários atletas distribuídos por quatro distâncias: caminhada de 13 quilómetros, mini trail de 13 kms, trail curto de 19 Kms e trail longo de 29 Kms.

Na caminhada, participaram Marlene Pataco, Irene Barata, Alexandra Pires, Sara Camões e Teresa Maneta.

No Mini Trail, o Barbaris foi a melhor equipa e alcançou os seguintes lugares de pódio: Nelinho Rodrigues – 2º do seu escalão; Sérgio Peixoto – 2º do escalão; Roberto Ameixa – 3º do escalão e Letícia Silva – 2ª do escalão. Também Carlos Folgado participou nesta distância.

No Trail Curto, a equipa de Barbacena foi a 2ª melhor com os seguintes pódios: Cláudia Batuca venceu a prova feminina. João Branquinho, Arquiminio Carretas, Fernando Silva e Carla Silva venceram todos de forma categórica o seu escalão, subindo ao 1º lugar do pódio. Nuno Martins, na sua estreia nos pódios subiu ao 3 lugar do seu escalão. Participaram ainda nesta distância Manuel Braçadas e João Carvalho.

No Trail Long, o Barbaris foi também a 2ª melhor equipa em prova, sendo que os três Atletas que concluíram esta distância tiveram acesso a lugares de pódio: Ricardo André foi o vencedor do seu escalão e 3º da geral masculina. Eduardo Camões foi o 2º classificado do seu escalão assim como Pedro Carvão também subiu ao 2º lugar do seu escalão. Rui Pataco não conseguiu concluir esta distância por motivos físicos.

GNR fiscaliza pesados entre os dias 13 e 19

A Guarda Nacional Republicana (GNR), entre 13 e 19 de junho, realiza uma operação de fiscalização seletiva de transportes rodoviários de mercadorias e de passageiros, orientando as ações de fiscalização para as vias mais críticas à sua responsabilidade e onde se verifique um maior volume de tráfego deste tipo de veículos, em todo o território nacional continental.

O Euro Contrôle Route (ECR) é um grupo Europeu de Inspeção de Transportes, que tem por objetivo melhorar a segurança rodoviária e a sustentabilidade, a concorrência leal e as condições de trabalho no transporte rodoviário. Por sua vez, a RoadPol é uma organização que foi estabelecida pelas polícias de trânsito da Europa, com a finalidade de melhorar a segurança rodoviária e o cumprimento das normas rodoviárias.

No final de 2021, a GNR tornou-se membro da RoadPol, passando a integrar no seu planeamento operacional, as operações planeadas pela referida organização. No âmbito do planeamento anual de 2022 efetuado pela RoadPol e pelo ECR, a GNR realiza uma operação de fiscalização direcionada para veículos pesados com o objetivo de melhorar a segurança rodoviária, a sustentabilidade, a concorrência e as condições de trabalho em transporte rodoviário, através do cumprimento dos regulamentos existentes.

Com esta ação, pretende-se também sensibilizar a sociedade, em especial os operadores económicos que se dedicam ao transporte rodoviário de mercadorias e passageiros, para a importância da adoção de comportamentos mais seguros por parte dos seus condutores profissionais, tendo em vista a promoção da segurança rodoviária e a salvaguarda de vidas humanas.

O aumento da concorrência no setor dos transportes rodoviários, torna-o mais suscetível à prática de irregularidades, em detrimento da segurança rodoviária, sendo o cansaço o principal fator de risco que afeta os motoristas profissionais, em resultado do incumprimento dos tempos de condução e repouso.

A fadiga e a sonolência diminuem a capacidade de reação, a visão periférica e a desconcentração para o ato da condução, e afeta os condutores profissionais em resultado do elevado número de horas diárias de condução, potenciando a probabilidade de serem atores ou vítimas de sinistralidade rodoviária, pelo que é fundamental saber reconhecer quando se deve fazer uma pausa na condução, antes que seja tarde demais.