Évora define estratégias das cidades Património Mundial

A Câmara Municipal de Évora participa na definição de estratégias de ação da Organização das Cidades Património Mundial (OCPM). O presidente da Câmara Municipal de Évora foi convidado para integrar um painel restrito de nove presidentes de municípios que, em conjunto, vão rever e aprovar o conteúdo do programa Québec City Roadmap, que vai definir uma estratégia de ação da OCPM para os próximos anos.

O painel, composto por nove presidentes de câmara, é presidido pelo mayor da cidade do Québec, no Canadá. Para além de Évora e Québec, participam como cidades convidadas Bordéus (França), Bruxelas (Bélgica), Córdoba (Espanha), Cuzco (Peru), San Antonio (Estados Unidos da América), Tunis (Tunísia) e Dubrovnik (Croácia).

Este conjunto de municípios vai ter a primeira de duas reuniões no próximo dia 16, quinta-feira, através de videoconferência, para apreciar e decidir sobre o documento estratégico que resultou dos workshops desenvolvidos por especialistas em torno do tema do 16º Congresso Mundial da OCPM – “Melhorar a Qualidade de Vida nos Centros Históricos”, a ter lugar no próximo mês de setembro na cidade do Québec.

Nos workshops temáticos foram debatidas, analisadas e extraídas conclusões que resultaram em propostas de ação estratégica nas áreas da “Cultura e Tecnologia”, “Turismo e Economia” e “Mobilidade”. Na perspetiva urbana e histórica, os especialistas debruçaram-se em torno das mudanças de paradigma que estamos a viver. Estas mudanças, provocadas pela pandemia e pela emergência climática, estão a inspirar um “novo projeto urbano”.

O trabalho desenvolveu-se assim tendo em conta o facto de esta ser uma oportunidade para repensar a cidade, promovendo a melhoria da qualidade de vida dos seus cidadãos e garantindo ao mesmo tempo a conservação do tecido urbano histórico. É com base nestes pressupostos que vai incidir a definição de uma estratégia de ação da OCPM, que vai ser analisada e aprovada pelo painel dos nove presidentes de municípios convidados de entre o universo de mais de 300 cidades que compõem a Organização das Cidades Património Mundial.