Comando Distrital de Portalegre comemora 144 anos

A Polícia de Segurança Pública (PSP) comemora amanhã, quarta-feira, dia 15 de junho, o 144.º aniversário do Comando Distrital de Portalegre.

Em Elvas, a data vai ser assinalada com o hastear das bandeiras na Divisão Policial da cidade.

o Comando Distrital de Portalegre, em comunicado recorda que “por despacho do Governador Civil de Portalegre, em 1878, 11 anos após a promulgação da Carta de Lei de D. Luís I, que criou o Corpo de Polícia Civil nas cidades do Porto e de Lisboa, foi criado o Corpo de Polícia Civil de Portalegre. A partir de 1927 a designação “Corpo de Polícia Civil” é abolida, passando, desde essa data, a utilizar-se o termo “Polícia de Segurança Pública”.

O Comando Distrital de Portalegre “tem por missão assegurar a legalidade democrática e garantir a segurança de pessoas e bens não só na capital de distrito, como também na cidade fronteiriça de Elvas. Para além destas duas cidades, a PSP esteve ainda presente nas vilas do Crato e de Campo Maior até aos anos de 1993 e 1995, respetivamente”.

Da atividade operacional levada a cabo, no ano de 2021, destaca-se a detenção de 250 cidadãos, na sequência de vários ilícitos criminais – 97 por condução de veículo automóvel em estado de embriaguez, 52 por condução de veículo automóvel sem habilitação legal e 30 por tráfico de estupefacientes, entre outros; a realização de 206 ações no âmbito do reforço da visibilidade em zonas de grande afluência de pessoas e no âmbito da fiscalização em matéria de armas, explosivos, segurança privada e ambiente; e a realização de 276 ações de sensibilização de prevenção criminal.

O Comando destaca também a redução, em 2021, da criminalidade geral (- 7.4%).

Atualmente, a área de responsabilidade territorial do Comando Distrital de Portalegre é de, aproximadamente, 90 km², com uma densidade populacional de, aproximadamente, 337 habitantes/km², repartida pelas cidades de Portalegre e Elvas, como anteriormente referido. A sua estrutura compreende a sede do Comando Distrital em Portalegre e a Divisão Policial de Elvas. Em cada uma destas subunidades existem ainda 04 Esquadras: 01 de Competência Genérica e 03 de Competência Específica (01 de Trânsito, 01 de Investigação Criminal e outra de Intervenção e Fiscalização Policial).

A cooperação técnico-policial e o intercâmbio de informações com o Corpo Nacional de Polícia do Reino de Espanha têm sido também grandes apostas do Comando Distrital de Portalegre nos últimos anos.

Nos meses de 2022, “a grande aposta do Comando Distrital de Portalegre, em linha com a estratégia definida pelo próprio Diretor Nacional da PSP, tem sido a de “comunicar mais e melhor com a comunidade que serve”, não só direta e presencialmente, como ainda através das redes sociais e dos próprios órgãos de comunicação social locais e até nacionais”.